Manutenção de bikeRoupas e Acessórios

16 dicas para escolher seu bagageiro de bike

Fazer uma cicloviagem, ir trabalhar ou fazer compras de bike, exige que você tenha um bom espaço para as bagagens. Nessa hora, pesa bastante a escolha de um bagageiro de bike que atenda ao que o seu pedal mais precisa. E você deve ter alguns critérios para fazer uma ótima compra.

É cada dia mais comum o uso de bikes nas cidades. E você deve ser mais um dos milhares de ciclistas que estão pedalando ao invés de usar trem, carro ou ônibus. E para conseguir levar equipamentos e compras com segurança na bike, os bagageiros são essenciais.

Neste post, você vai conhecer 10 dicas essenciais que vão te ajudar a fazer uma escolha ideal de bagageiro para os seus passeios sob duas rodas!

1. Escolha seu bagageiro de bike pensando no seu tipo de pedal

Pode parecer óbvio, mas esse é o primeiro mandamento para escolher o seu bagageiro para bicicleta. Afinal, se você só vai usar a bike na cidade e não pretende viajar, deve comprar a peça certa para esse fim.

Então, pense em qual é o seu propósito para usar o bagageiro na bike. É para viajar longe? É para usar dentro do seu bairro fazendo compras de mercado e feira? Ou é para levar seus filhos na cadeirinha acoplada ao bagageiro?

Todas essas perguntas vão te levar a escolher um melhor equipamento, com a certeza de que ele vai atender ao que você precisa.

2. Opte por um bagageiro para bike que encaixe na sua bicicleta

Cada bicicleta tem um perfil de quadro, que pode ou não ter furações para você fixar um bagageiro de bike. Portanto, veja bem se a sua magrela tem esses furos, senão, você vai ter que adaptar a peça.

3. Veja um bagageiro que pode ser instalado facilmente por você

Instalar e desinstalar um bagageiro de bike não deve ficar a cargo só do mecânico no qual você leva a sua bicicleta. Quanto mais você tiver autonomia na hora de mexer em sua própria máquina, é melhor.

Ou seja, busque saber se o modelo de bagageiro para bike que você está de olho, pode ser instalado com facilidade. Com a ajuda de algumas ferramentas e um pouco de paciência, dar conta desse recado é ótimo para economizar tempo e dinheiro.

4. Evite muitas adaptações

Já falamos que se caso um bagageiro de bike não servir no quadro da sua bicicleta, é preciso adaptar.

Porém, se você perceber que adaptações demais serão necessárias, às vezes é melhor abandonar a ideia e partir para um modelo de bagageiro que exija o menos disso.

Como o bagageiro vai suportar pesos, é essencial que ele fique bem estável. Dessa forma o seu pedal vai ficar bem seguro e você poderá pedalar com tranquilidade.

Bagageiro de bike visto por cima

Créditos: Unsplash

5. Observe se o bagageiro não vai atrapalhar os freios

Seja para freios v-brake ou a disco, o bagageiro deve ter um formato que não atrapalhe o funcionamento deles. Pra falar a real, a peça não deve nem chegar perto deles, ou isso poderá causar acidentes.

Assim, quando você for olhar bagageiros de bike em sites e lojas físicas, uma das primeiras coisas que deverá fazer é checar se ele é próprio para o seu padrão de freio.

Esse detalhe é o que vai fazer tanto o bagageiro quanto os freios ficarem em perfeito funcionamento.

7. Olhe as opções de suportes para iluminação, do bagageiro

Uma das coisas que acontece quando você instala um bagageiro na bike, é “perder” um ponto de fixação para iluminação, que fica no canote. Especialmente se a sua ideia é levar bagagens em cima do bagageiro, e não nas laterais, em alforjes.

Logo, veja se o modelo de bagageiro que você pretende usar, tem suporte para encaixar kits de iluminação. Tanto na parte traseira dele quanto nas laterais, quanto mais espaço ou mesmo encaixes prontos ele tiver para luzes, melhor.

8. Entenda se o bagageiro de bicicleta oferece ajustes

Alguns modelos simples de bagageiro de bike não têm ajustes de ângulo ou de altura. E isso pode ser um grande problema para quem precisa usar a peça com vários tipos de bagagens em cima.

Portanto, sempre confira quais são as possibilidades de ajustes de altura e ângulo do bagageiro para bike que você está de olho. Fazer a escolha por um que ofereça essa facilidade será o melhor para alguns modelos de bikes, como as full suspension.

O padrão de quadro da suspensão dupla é bem diferente, e exige peças como o bagageiro, o mais ajustáveis possíveis.

9. Escolha um material que não te dê dores de cabeça

Assim como desde o quadro até outras peças, o material do bagageiro de bike deve ser observado antes de você sair da loja com o seu ou clicar em “comprar” no site.

O material mais simples, e nem por isso ruim, é o aço. Ele tem boa resistência para carregar cargas mais pesadas, principalmente quando o bagageiro é fixado no eixo traseiro da bike. Contudo, enferruja conforme é lavado.

Já o alumínio é o mundo perfeito dos bagageiros de bicicleta. Pois, em peças bem moldadas, ele é resistente, bastante leve e não vai enferrujar, mesmo depois de muitos pedais debaixo de chuva.

10. Considere o seu orçamento

Por fim, o seu bolso sempre manda. E acredite, mesmo com um baixo orçamento você poderá comprar uma peça excelente — é só se basear que dá para montar uma bike por até R$2 mil.

Portanto, veja as opções de bagageiro de bike aos montes, sem medo de gastar o seu tempo. Com certeza você vai encontrar um modelo que tenha todos os benefícios que você precisa, sem pesar no seu bolso.

Para não restar dúvidas na hora de escolher o seu bagageiro de bike, veja se outros ciclistas da sua área usam a peça. Ou entre em grupos no Facebook e pergunte a opinião de um produto que você está de olho, para conhecê-lo na prática.

 

11. Considere o tipo de bicicleta que você tem

Se você está pensando em adquirir um bagageiro de bike, então considerar o tipo de bicicleta que você possui é um ótimo começo. Os diferentes tamanhos e modelos de bagageiro de bike se encaixam em diferentes tipos de bicicletas, como mountain bike, speed road, BMX e muito mais.

Além disso, diferentes bagageiros possuem diferentes estilos e estruturas. É importante escolher um que seja adequado à sua bicicleta e ao objetivo que você deseja que ele cumpra.

Precisa de espaço para carregar bagagens? Um bagageiro de bike com acomodação para cestas pode ser uma boa escolha. Seja qual for o seu objetivo, certifique-se de que escolhe um bagageiro de bike que se encaixe no seu modelo de bicicleta. Isso certamente lhe ajudará a fazer a melhor escolha.

12. Determine quanto peso você precisa transportar

Escolher o bagageiro de bicicleta certo para você significa considerar quanto peso você precisa carregar. Se você estiver planejando apenas para acomodar alguns itens leves, praticamente qualquer bagageiro de bicicleta irá atender às suas necessidades.

Por outro lado, se você precisar transportar uma quantidade significativa de carga, existem alguns fatores-chave que você precisa levar em consideração ao escolher seu bagageiro de bicicleta. Observe os limites de peso dos bagageiros de bicicleta, pois cada modelo suporta uma carga diferente.

As opções leves para bikepacking geralmente suportam cargas de até 16 kg, enquanto as opções mais robustas para carregar alimentos, acampamento e outras cargas mais pesadas podem suportar até 25 kg ou mais.

Outro fator a levar em consideração é quanto espaço você deseja para transportar seus itens básicos. Se você precisa de muito espaço para carregar equipamentos, certifique-se de que o bagageiro de bicicleta que você escolhe tenha bastante espaço para acomodar todo o seu equipamento; bagageiros de bicicleta de alta qualidade variam muito em tamanho e capacidade de carga.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de escolher um modelo de bagageiro de bike que se encaixe no seu gosto. Se você está procurando por um bagageiro de bicicleta versátil e resistente, confira algumas opções de bagageiro de bike para as suas aventuras off-road.

13. Determine o tamanho do seu bagageiro

Na hora de escolher um bagageiro de bike adequado, certifique-se de verificar o tamanho do mesmo. O tamanho do bagageiro vai depender de quanto espaço você possuí e também do tamanho da bike. Os bagageiros de bike geralmente vêm em três tamanhos básicos: pequeno, médio e grande.

Se você tiver uma bicicleta de tamanho médio com uma suspensão, recomendamos que você procure por um bagageiro de bike de tamanho médio.

Se você possuir uma bicicleta de tamanho grande, certifique-se de que você possui um bagageiro de bike grande. Assim, você terá certeza de que seu equipamento estará seguro e estável.

Lembre-se também de verificar se o bagageiro de bike suporta o peso que você pretende carregar. Portanto, leva esses fatores em consideração antes de comprar o seu bagageiro de bike; você terá mais chances de escolher um produto que lhe dê satisfação e durabilidade.

14. Escolha o tipo de bagageiro certo para você

Na hora de escolher um bagageiro de bike adequado, certifique-se de verificar o tamanho do mesmo. O tamanho do bagageiro vai depender de quanto espaço você possuí e também do tamanho da bike.

Os bagageiros de bike geralmente vêm em três tamanhos básicos: pequeno, médio e grande. Se você tiver uma bicicleta de tamanho médio com uma suspensão, recomendamos que você procure por um bagageiro de bike de tamanho médio.

Se você possuir uma bicicleta de tamanho grande, certifique-se de que você possui um bagageiro de bike grande. Assim, você terá certeza de que seu equipamento estará seguro e estável. Lembre-se também de verificar se o bagageiro de bike suporta o peso que você pretende carregar.

Portanto, leva esses fatores em consideração antes de comprar o seu bagageiro de bike; você terá mais chances de escolher um produto que lhe dê satisfação e durabilidade.

15. Leia as avaliações de outros ciclistas antes de comprar um bagageiro

Um bagageiro de bike é um acessório importante para a maioria dos ciclistas. Seja para transportar roupas, produtos alimentícios, equipamento de aventura ou qualquer outra carga, ter um bagageiro de bike torna sua vida muito mais fácil.

Por isso, é essencial que você tome seu tempo para escolher o melhor bagageiro para suas necessidades. Uma das melhores formas de encontrar o equipamento certo é ler comentários de outros ciclistas.

Quando você se deparar com avaliações de clientes sobre o bagageiro de bike, é importante considerar o que os outros comentários dizem sobre a qualidade, durabilidade e design do bagageiro.

Isso lhe ajudará a tomar a melhor decisão e garantir que você tenha o equipamento certo para suas necessidades. A internet pode ser uma ótima fonte de informações sobre o desempenho de um bagageiro de bike e também lhe ajudará a encontrar o melhor preço para o seu equipamento de ciclismo.

16. Certifique-se de que o bagageiro tenha uma garantia

Um bagageiro de bike é extremamente útil para acomodar equipamentos adicionais quando você estiver andando de bicicleta. O bagageiro serve tanto a ciclistas urbanos quanto a ciclistas de montanha, para carregar bolsas ou cestas.

No entanto, é importante escolher o bagageiro certo para garantir que ele seja seguro, resistente e prático. Certifique-se de que o bagageiro de bike seja resistente ao tempo e à umidade, e que tenha uma boa garantia.

Para ajudar na sua escolha, verifique se o bagageiro é apropriado para o tamanho e o peso dos seus pertences, além de ter opções de prendê-los com segurança. Recomendamos que você procure por bagageiros de bike que sejam leves, resistentes e que tenham garantia, para ter certeza de que você está comprando o melhor para você.

Para não restar dúvidas na hora de escolher o seu bagageiro de bike, veja se outros ciclistas da sua área usam a peça. Ou entre em grupos no Facebook e pergunte a opinião de um produto que você está de olho, para conhecê-lo na prática.

Você sabia que o seguro Bike Registrada protege a sua bike completamente? Pedale com tranquilidade, assine o seguro Bike Registrada.

Artigos relacionados
Manutenção de bikePasso a passo

O que você precisa saber sobre pressão de pneu de bike

Você já parou para pensar no impacto que a pressão dos pneus tem sobre sua pedalada? Não é…
Leia mais
Manutenção de bikePasso a passo

Pressão para pneu bicicleta aro 29: qual usar?

Quando se trata de explorar trilhas e conquistar terrenos desafiadores com sua bicicleta aro 29, um…
Leia mais
Manutenção de bikeModelos de bicicletas

Passador Shimano Tourney é bom? Saiba mais aqui

Quando se trata de montar ou atualizar sua bicicleta, a escolha dos componentes certos pode…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?