Fazer uma cicloviagem, ir trabalhar ou fazer compras de bike, exige que você tenha um bom espaço para as bagagens. Nessa hora, pesa bastante a escolha de um bagageiro de bike que atenda ao que o seu pedal mais precisa. E você deve ter alguns critérios para fazer uma ótima compra.

É cada dia mais comum o uso de bikes nas cidades. E você deve ser mais um dos milhares de ciclistas que estão pedalando ao invés de usar trem, carro ou ônibus. E para conseguir levar equipamentos e compras com segurança na bike, os bagageiros são essenciais.

Neste post, você vai conhecer 10 dicas essenciais que vão te ajudar a fazer uma escolha ideal de bagageiro para os seus passeios sob duas rodas!

1. Escolha seu bagageiro de bike pensando no seu tipo de pedal

Pode parecer óbvio, mas esse é o primeiro mandamento para escolher o seu bagageiro para bicicleta. Afinal, se você só vai usar a bike na cidade e não pretende viajar, deve comprar a peça certa para esse fim.

Então, pense em qual é o seu propósito para usar o bagageiro na bike. É para viajar longe? É para usar dentro do seu bairro fazendo compras de mercado e feira? Ou é para levar seus filhos na cadeirinha acoplada ao bagageiro?

Todas essas perguntas vão te levar a escolher um melhor equipamento, com a certeza de que ele vai atender ao que você precisa.

2. Opte por um bagageiro para bike que encaixe na sua bicicleta

Cada bicicleta tem um perfil de quadro, que pode ou não ter furações para você fixar um bagageiro de bike. Portanto, veja bem se a sua magrela tem esses furos, senão, você vai ter que adaptar a peça.

3. Veja um bagageiro que pode ser instalado facilmente por você

Instalar e desinstalar um bagageiro de bike não deve ficar a cargo só do mecânico no qual você leva a sua bicicleta. Quanto mais você tiver autonomia na hora de mexer em sua própria máquina, é melhor.

Ou seja, busque saber se o modelo de bagageiro para bike que você está de olho, pode ser instalado com facilidade. Com a ajuda de algumas ferramentas e um pouco de paciência, dar conta desse recado é ótimo para economizar tempo e dinheiro.

4. Evite muitas adaptações

Já falamos que se caso um bagageiro de bike não servir no quadro da sua bicicleta, é preciso adaptar.

Porém, se você perceber que adaptações demais serão necessárias, às vezes é melhor abandonar a ideia e partir para um modelo de bagageiro que exija o menos disso.

Como o bagageiro vai suportar pesos, é essencial que ele fique bem estável. Dessa forma o seu pedal vai ficar bem seguro e você poderá pedalar com tranquilidade.

Bagageiro de bike visto por cima

Créditos: Unsplash

5. Observe se o bagageiro não vai atrapalhar os freios

Seja para freios v-brake ou a disco, o bagageiro deve ter um formato que não atrapalhe o funcionamento deles. Pra falar a real, a peça não deve nem chegar perto deles, ou isso poderá causar acidentes.

Assim, quando você for olhar bagageiros de bike em sites e lojas físicas, uma das primeiras coisas que deverá fazer é checar se ele é próprio para o seu padrão de freio.

Esse detalhe é o que vai fazer tanto o bagageiro quanto os freios ficarem em perfeito funcionamento.

7. Olhe as opções de suportes para iluminação, do bagageiro

Uma das coisas que acontece quando você instala um bagageiro na bike, é “perder” um ponto de fixação para iluminação, que fica no canote. Especialmente se a sua ideia é levar bagagens em cima do bagageiro, e não nas laterais, em alforjes.

Logo, veja se o modelo de bagageiro que você pretende usar, tem suporte para encaixar kits de iluminação. Tanto na parte traseira dele quanto nas laterais, quanto mais espaço ou mesmo encaixes prontos ele tiver para luzes, melhor.

8. Entenda se o bagageiro de bicicleta oferece ajustes

Alguns modelos simples de bagageiro de bike não têm ajustes de ângulo ou de altura. E isso pode ser um grande problema para quem precisa usar a peça com vários tipos de bagagens em cima.

Portanto, sempre confira quais são as possibilidades de ajustes de altura e ângulo do bagageiro para bike que você está de olho. Fazer a escolha por um que ofereça essa facilidade será o melhor para alguns modelos de bikes, como as full suspension.

O padrão de quadro da suspensão dupla é bem diferente, e exige peças como o bagageiro, o mais ajustáveis possíveis.

9. Escolha um material que não te dê dores de cabeça

Assim como desde o quadro até outras peças, o material do bagageiro de bike deve ser observado antes de você sair da loja com o seu ou clicar em “comprar” no site.

O material mais simples, e nem por isso ruim, é o aço. Ele tem boa resistência para carregar cargas mais pesadas, principalmente quando o bagageiro é fixado no eixo traseiro da bike. Contudo, enferruja conforme é lavado.

Já o alumínio é o mundo perfeito dos bagageiros de bicicleta. Pois, em peças bem moldadas, ele é resistente, bastante leve e não vai enferrujar, mesmo depois de muitos pedais debaixo de chuva.

10. Considere o seu orçamento

Por fim, o seu bolso sempre manda. E acredite, mesmo com um baixo orçamento você poderá comprar uma peça excelente — é só se basear que dá para montar uma bike por até R$2 mil.

Portanto, veja as opções de bagageiro de bike aos montes, sem medo de gastar o seu tempo. Com certeza você vai encontrar um modelo que tenha todos os benefícios que você precisa, sem pesar no seu bolso.

Para não restar dúvidas na hora de escolher o seu bagageiro de bike, veja se outros ciclistas da sua área usam a peça. Ou entre em grupos no Facebook e pergunte a opinião de um produto que você está de olho, para conhecê-lo na prática.

Aproveite que você está nessa busca, e leia este post com tudo o que você precisa saber sobre os bagageiros para bike, com todos os modelos para conhecer!

seguro de bike