Ciclista de primeira viagem? Então, este é post certo para você aprender a, antes de comprar uma bike, entender que tem uma para o seu tamanho. E antes der optar por uma bike pelo visual, é preciso escolher o tamanho da bicicleta certo para o seu biotipo.

Você compra um tênis sempre do número ideal para os seus pés, não é? Assim como esse exemplo, uma bike tem o tamanho adequado para o seu corpo. Logo, usar uma bike “1 número maior” pode ser motivo para você desistir de andar, porque nada se encaixa.

Então, para você entender como funcionam os tamanhos de bike e saber escolher o tamanho da bicicleta ideal para usar, confira este post com tudo sobre o assunto!

A importância de escolher o tamanho da bicicleta certo para o seu corpo

Continuando o exemplo do tamanho de um tênis que você usa, você acha que teria dores nos pés por usar um par de número maior ou ainda, menor? Pois saiba que com a bike, esse é principal ponto de usar um quadro do tamanho certo.

A prevenção de lesões e dores, e mesmo problemas crônicos de coluna, é o principal motivo de prestar atenção ao escolher o tamanho da bicicleta. E isso com certeza traria pedais mais curtos e faria você desistir de pedalar, por sentir muitas dores.

Além de prevenir lesões ao seu corpo, uma bike no tamanho certo promove um pedal muito mais produtivo — aquele que rende mesmo e faz você não querer parar. Com o seu corpo posicionado do jeito certo, o seu desempenho só vai melhorar.

A sua altura e demais membros influenciam na escolha do tamanho da bike

Parte importante para entender o porquê você tem que escolher o tamanho da bicicleta certo, é baseado na sua altura e no tamanho dos seus membros. Especificamente os seus braços e pernas que contam nessa escolha.

Cada pessoa tem um tamanho e, entre esses 3 comprimentos — altura total, pernas e braços — há uma série de variações de pessoa para pessoa.

Por exemplo, alguém pode ter exatamente a sua altura, mas, as pernas dele são mais curtas. O que faria com que você precisasse de uma bike 1 polegada maior do que a que ele precisaria.

Portanto, escolher o tamanho da bicicleta não envolve apenas se basear na sua altura, mas sim, em como o seu corpo se adequa a todas as dimensões da bike. Uma vez que cada modelo de bicicleta tem tubos do quadro, de tamanhos diferentes.

Escolher o tamanho da bicicleta, MTB full suspension

Créditos: PxHere

Os tamanhos de bicicletas em categorias diferentes

Nas diferentes categorias de bicicletas, os tamanhos têm várias referências. E, para complicar, cada marca usa numerações e formas de classificar o tamanho do quadro, de um jeito.

Mountain bike

Usam as letras S, M, L e XL, respectivamente Extra Small, Small, Medium, Large e Extra Large —traduzindo são extra pequeno, pequeno, médio, grande e extra grande.

Mas, algumas marcas também adotam o padrão de números para facilitar a você, escolher o tamanho da bicicleta. Boa parte do mercado usa a sequência 15”, 17”, 19” e 21” — todas são polegadas, medidas do centro do movimento central ao começo do tubo do selim.

Bikes de estrada

Usam uma referência de tamanho exclusiva, classificada em centímetros. Então, do menor para o maior tamanho de quadro, você vai encontrar, no geral, 52cm, 54cm, 56cm, 58cm e 60 cm.

Bikes híbridas e urbanas

Essas categorias de bike usam uma marcação de tamanho bem parecida, e que não segue uma regra específica. Ou seja, você vai encontrar bikes para cidade, que usam a polegada, as letras ou os centímetros para marcar a dimensão do quadro.

Dobráveis e Elétricas

Há ainda as bikes que não usam tamanhos de quadro, como é o caso da maioria das bicicletas dobráveis e alguns modelos de bike elétrica.

O que esses tipos de bike têm em comum, é que eles são projetados para atender a maioria das pessoas, levando em conta as dimensões médias de uma população.

No Brasil, a altura média é 1,73 para homens, e 1,60 para mulheres, segundo pesquisa da revista científica eLife. Logo, bikes desses tipos vendidas aqui, têm suas dimensões voltadas para atender a ambos, de forma padronizada.

Mas, claro, por causa da padronização, algumas vezes um modelo que você queira comprar, não tenha o tamanho mais adequado. O jeito é partir para outra.

A tabela de tamanhos de quadros de bicicletas

Para te ajudar a entender e a ter como referência para escolher o tamanho da bicicleta, há uma tabela geral de tamanho de bike. Ela vale tanto para os números, polegadas e letras e ajuda nenhum ciclista a se perder.

Veja a tabela abaixo, com as modalidades de bike e seus respectivos tamanhos, com as comparações do que seria o mesmo tamanho, na outra categoria.

Altura

Tamanho de quadro de Mountain Bike

Tamanho de quadro de Bike de Estrada

1,50 a 1,60m

14” (XS)

48cm

1,60 a 1,70m

16” (S)

50, 52, 54cm

1,70 a 1,80m

17” a 18” (M)

54, 55,56cm

1,80 a 1,90m

19” a 20” (L e XL)

57 e 58cm

Acima de 1,90m

22” ou mais (XL ou XXL)

60 e 62cm

Como o tamanho do aro influencia na escolha do tamanho de bike

Não é uma regra e nem deve ser a primeira coisa que você deve observar na hora de escolher o tamanho da bicicleta. Mas, o aro da bicicleta tem uma influência em alguns casos na escolha de uma bike.

Isso serve especialmente para quem tem estatura baixa ou alta, e está ligado aos aros 26 e 29, que são basicamente os dois padrões mais usados de bike.

Como os aros 26 e o 29 funcionam

Em uma bike aro 29, o projeto de quadro é ligeiramente alongado, em relação a uma bicicleta de aro 26. Justamente para que as rodas maiores caibam. Por isso, esse modelo de bike se encaixa bem para pessoas altas.

Já para quem tem altura de 1,65m para menos, por exemplo, as bikes de aro 29 podem não ser a melhor opção.

O motivo é que com uma roda maior, é preciso fazer mais força para arrancar com a bicicleta. E pessoas com pernas curtas tem que suar mais para isso, diferente de alguém mais alto, que tem uma “alavanca” maior na perna.

É como o experimento de mover um objeto pesado na ponta de um pedaço de madeira apoiado sob uma pedra. Se a viga é curta, é preciso muita força, mas, se for longa, parece que o objeto pesa pouco, porque se usa menos força.
Escolher o tamanho da bicicleta, mountain bike aro 26

Créditos: Unsplash

Como o bike fit pode ajudar a ajustar o tamanho da bicicleta

Depois de escolher o tamanho da bicicleta ideal, se você puder, vale investir em um bike fit, um serviço para alinhar ainda mais a bike ao seu corpo.

Assim, a posição do selim, a altura do guidão, entre outros pontos são ajustados, para que a bicicleta fique exatamente na sua medida. O bike fit reforça que a sua bike não cause lesões e ainda faz com que o seu rendimento de pedal seja bem melhor.

Feitas as suas escolhas dentro dos critérios para escolher o tamanho da bicicleta, é só aproveitar o melhor que a sua bike, as ruas, as trilhas e a estradas têm a oferecer. Porque com a magrela na medida certa, cada giro vai parecer melhor em qualquer passeio e treino.

Além do tamanho do quadro, aprenda também a escolher o aro mais adequado, pensando na sua altura, uso, manutenção e nos benefícios de cada!