Ciclista de primeira viagem? Então, este é o post certo para você aprender a, antes de comprar uma bike, entender que existe uma exclusiva para o seu tamanho. E antes de optar por uma apenas pelo visual, é preciso escolher o tamanho da bicicleta certo para o seu biotipo.

Você compra um tênis sempre do número exato para os seus pés, não é? Assim como esse exemplo, uma bike tem o tamanho adequado para o seu corpo. Logo, usar uma bike “um número maior” pode ser motivo para você desistir de andar, porque nada se encaixa.

Então, para você entender como funcionam os números em relação a cada tipo de bike e saber escolher o tamanho da bicicleta ideal para usar, confira este post completo. Aqui reunimos todas as informações sobre o assunto!

 

A importância de escolher o tamanho certo para o seu corpo

Continuando o exemplo do tamanho de um tênis que você usa, você acha que teria dores nos pés por usar um par de número maior ou ainda, menor? Pois saiba que com a bike, esse é o principal ponto de usar um quadro do tamanho certo.

A prevenção de lesões e dores, e mesmo problemas crônicos de coluna, é o principal motivo de prestar atenção ao escolher o tamanho da bicicleta. E isso com certeza traria pedais mais curtos e faria você desistir de pedalar, por sentir muitas dores.

Além de prevenir lesões ao seu corpo, uma bike no tamanho certo promove um pedal muito mais produtivo — aquele que rende mesmo e faz você não querer parar. Com o seu corpo posicionado do jeito certo, o seu desempenho só vai melhorar.

A sua altura e demais membros influenciam na escolha do tamanho da bike

Parte importante para entender o motivo de escolher o tamanho da bicicleta certo, é baseado na sua altura e no tamanho dos seus membros. Especificamente os seus braços e pernas que contam nessa escolha.

Cada pessoa tem um tamanho e, entre esses três comprimentos — altura total, pernas e braços — há uma série de variações de pessoa para pessoa.

Por exemplo, alguém pode ter exatamente a sua altura, mas, as pernas dele são mais curtas. O que faria com que você precisasse de uma bike 1 polegada maior do que a que ele precisaria.

Portanto, escolher o tamanho da bicicleta não envolve apenas se basear na sua altura, mas sim, em como o seu corpo se adequa a todas as dimensões da bike. Uma vez que cada modelo de bicicleta tem tubos do quadro, de tamanhos diferentes.

ESCOLHER O TAMANHO DA BICICLETA
Créditos: PxHere

Os tamanos de bicicletas vs modalidade de ciclismo

Nas diferentes categorias de bicicletas, os tamanhos têm várias referências. E, para complicar, cada marca usa numerações e formas de classificar o tamanho do quadro, de um jeito.

Mountain bike (MTB)

Usam as letras S, M, L e XL, respectivamente Extra Small, Small, Medium, Large e Extra Large — traduzindo são extra pequeno, pequeno, médio, grande e extra grande.

Mas, algumas marcas também adotam o padrão de números para facilitar a você escolher o tamanho da bicicleta. Boa parte do mercado usa a sequência 15”, 17”, 19” e 21” — todas são polegadas, medidas do centro do movimento central ao começo do tubo do selim.

Bikes de estrada (speed)

Usam uma referência de tamanho exclusiva, classificada em centímetros. Então, do menor para o maior tamanho de quadro, você vai encontrar, no geral, 52cm, 54cm, 56cm, 58cm e 60 cm.

Bikes híbridas e urbanas

Essas categorias de bike usam uma marcação de tamanho bem parecida, e que não segue uma regra específica. Ou seja, você vai encontrar bikes para cidade, que usam a polegada, as letras ou os centímetros para marcar a dimensão do quadro.

Dobráveis e elétricas

Há ainda as bikes que não usam tamanhos de quadro, como é o caso da maioria das bicicletas dobráveis e alguns modelos de bike elétrica.

O que esses tipos de bike têm em comum, é que eles são projetados para atender a maioria das pessoas, levando em conta as dimensões médias de uma população.

No Brasil, a altura média é 1,73 para homens, e 1,60 para mulheres, segundo pesquisa da revista científica eLife. Logo, bikes desses tipos vendidas aqui, têm suas dimensões voltadas para atender a ambos, de forma padronizada.

Mas, claro, por causa da padronização, algumas vezes um modelo que você queira comprar, não tenha o tamanho mais adequado. O jeito é partir para outra.

O que é cavalo e como medir?

Para a saúde do ciclista e para tornar as suas pedaladas mais fáceis e confortáveis, o principal aspecto que se deve prestar atenção é a escolha do tamanho da bicicleta.

Se o seu objetivo é pedalar com o máximo conforto e melhorar seu desempenho, só há uma medida absolutamente fundamental a saber o tamanho do cavalo, do qual dependem diretamente o tamanho do quadro e a altura do selim.

Nada poderia ser mais fácil: o cavalo representa a distância entre a virilha e o solo. Para medir, basta ficar descalço, com as pernas ligeiramente afastadas e os ombros e o corpo encostados à parede. Com um lápis marque a altura da virilha e meça a distância do solo. Pronto, essa medida representa seu cavalo.

Já para encontrar o tamanho de quadro, tudo que você precisa fazer é um cálculo com resultado da numeração do seu cavalo e um outro número fixo. Segundo o engenheiro suíço, Wilfried Hüggi, a altura do cavalo deve ser multiplicada por 0,65 cm polegadas e letras e ajuda nenhum ciclista a se perder.

A tabela de tamanhos de quadros de bicicletas

Para te ajudar a entender e a ter como referência para escolher o tamanho da bicicleta, há uma tabela geral de tamanho de bike. Ela vale tanto para os números, polegadas e letras e ajuda nenhum ciclista a se perder.

Veja a tabela abaixo, com as modalidades de bike e seus respectivos tamanhos, com as comparações do que seria o mesmo tamanho, na outra categoria.

 

Vale ressaltar que a tabela não fornece uma medida totalmente exata para escolher o tamanho da bicicleta, uma vez que as proporções físicas das pessoas variam de indivíduo para indivíduo. Além disso, cada um tem seu próprio \”estilo de pilotagem\” que nunca será o mesmo se comparado a outro. Ela funciona apenas como uma base.

Também não se deve subestimar que mesmo duas bicicletas do mesmo tamanho, mas de marcas diferentes, podem apresentar diferenças entre si em termos de ajustes.

Como o tamanho do aro influencia na escolha do tamanho de bike

ESCOLHER O TAMANHO DA BICICLETA
Créditos: Unsplash

Não é uma regra e nem deve ser a primeira coisa que você deve observar na hora de escolher o tamanho da bicicleta. Mas, o aro da bicicleta tem uma influência em alguns casos na escolha de uma bike.

Isso serve especialmente para quem tem estatura baixa ou alta, e está ligado aos aros 26 e 29, que são basicamente os dois padrões mais usados de bike.

Como os aros 26 e 29 impactam na escolha do tamanho da bicicleta?

Em uma bike aro 29, o projeto de quadro é ligeiramente alongado, em relação a uma bicicleta de aro 26. Justamente para que as rodas maiores caibam. Por isso, esse modelo de bike se encaixa bem para pessoas altas.

Já para quem tem altura de 1,65m para menos, por exemplo, as bikes de aro 29 podem não ser a melhor opção.

O motivo é que com uma roda maior, é preciso fazer mais força para arrancar com a bicicleta. E pessoas com pernas curtas tem que suar mais para isso, diferente de alguém mais alto, que tem uma “alavanca” maior na perna.

É como o experimento de mover um objeto pesado na ponta de um pedaço de madeira apoiado sobre uma pedra. Se a viga é curta, é preciso muita força, mas, se for longa, parece que o objeto pesa pouco, porque se usa menos força.

Como o bike fit pode ajudar a ajustar o tamanho da bicicleta?

Depois de escolher o tamanho da bicicleta ideal, se você puder, vale investir em um bike fit, um serviço para alinhar ainda mais a bike ao seu corpo.

O profissional de bike fit fará um estudo completo do seu corpo, estilo de ciclismo e objetivos. E o resultado final é a indicação das bikes ideais para você.

Assim, a posição do selim, a altura do guidão, entre outros pontos são ajustados, para que a bicicleta fique exatamente na sua medida. O bike fit reforça que a sua bike não cause lesões e ainda faz com que o seu rendimento de pedal seja bem melhor.

Dentre os principais benefícios estão:

  • Diminuição dos riscos de dores e lesões.
  • Proporciona conforto para pedalar.
  • Aumenta o rendimento dos treinos.
  • Amplia a confiança tão importante entre o ciclista e sua bicicleta.

Por meio de cálculos matemáticos e o uso de novas tecnologias, o profissional consegue preparar uma análise de acordo com as medidas físicas do ciclista. Além disso, ele irá observar a pedalada, estudando todos os pontos de melhora entre o atleta e a sua bicicleta.

Feitas as suas mudanças dentro dos critérios para escolher o tamanho da bicicleta, é só aproveitar o melhor que a sua bike, as ruas, as trilhas e as estradas têm a oferecer. Porque com a magrela na medida certa, cada giro vai parecer melhor em qualquer passeio e treino.

Como escolher o tamanho da bicicleta para crianças

ESCOLHER O TAMANHO DA BICICLETA
 

A variedade de bicicletas para crianças que existem no mercado para o público infantil é realmente enorme. Há uma vastidão de cores, personagens e modelos que podem até confundir. Escolher o tamanho da bicicleta não é tão simples, pois como nós, adultos, os pequenos também possuem bikes específicas.

No caso das crianças, é preciso levar em conta dois aspectos: a idade e a altura do cavalo. Com estas informações já conseguimos descobrir qual aro é mais indicado para cada fase.

tabela tamanho de bike para crianças
 

No caso das crianças, é preciso levar em conta dois aspectos: a idade e a altura do cavalo. Com estas informações já conseguimos descobrir qual aro é mais indicado para cada fase.

De qualquer modo, é bom que os pais e responsáveis saibam:

  • Os pequenos não possuem o senso de equilíbrio totalmente desenvolvido.
  • Uma bicicleta muito grande tende a ser muito pesada.
  • Tamanho errado de aro pode tornar o passeio de bike perigoso.
  • Crianças precisam ter o apoio total dos pés no chão.

Sabemos que as crianças se desenvolvem e crescem muito rápido. Porém, não adianta querer economizar comprando uma bicicleta de tamanho maior, para durar mais. Isso não funciona quando o assunto é bike infantil.

O que pode ser feito sempre é a troca da bicicleta a cada mudança de roda. Como praticamente cada fase da criança dura entre 2 e 3 anos, convém investir e, depois de usada, anunciar na internet, como nos Classificados da Bike Registrada.

Evite comprar bicicletas com imagens fixas de personagens. Crianças ganham e perdem o interesse muito rápido por certas figuras animadas. Por este motivo, vale mais investir em uma bicicleta colorida e com acessórios que despertam a atenção deles. Lembrando sempre que é de extrema importância o uso do capacete, sempre!

Errei ao eescolher o tamanho da bicicleta: e agora?

Se você é nosso leitor frequente aqui do blog da Bike Registrada, já sabe que é muito importante escolher o tamanho da bicicleta. Porém, não é todo mundo que possui essa informação. Comprar uma bicicleta com o tamanho errado, é mais recorrente do que possamos imaginar.

O comportamento dinâmico de uma bike precisa estar totalmente de acordo com o corpo do ciclista. Um desencontro neste sentido, pode acarretar em problemas sérios a curto e longo prazo, como:

  • Problemas na região lombar, dorsal ou mesmo cervical.
  • Formigamento nas mãos e nos pés.
  • Rigidez muscular.
  • Esforço nas articulações do joelho.
  • Dormência na região dos órgãos sexuais (por conta da pressão errada do selim).
  • Dores nos ombros.

Existem algumas soluções para este problema. A primeira realmente seria tentar negociar a devolução da bicicleta e a troca para o tamanho correto. Já a segunda saída, poderia ser a contratação de um Bike Fit. Como nós vimos, o auxílio deste profissional é uma alternativa para tentar ajustar a bicicleta ao seu corpo.

Pode ser que, em alguns casos, realmente não tenha jeito de melhorar. Já em outros, ele pode conseguir fazer algumas modificações em áreas como a mesa, o guidão, o canote, os tacos da sapatilha e até o próprio selim, sempre de acordo com as suas medidas físicas.

Além do tamanho do quadro, aprenda também a escolher o aro mais adequado, pensando na sua altura, uso, manutenção e nos benefícios de cada um deles!

Artigos relacionados
ComponentesManutenção de bike

Pedivela para MTB: tudo o que você precisa saber

O pedivela é uma peça fundamental na configuração de uma mountain bike (MTB), sendo o coração…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Bicicleta TSW é boa? Saiba aqui!

Nascida em 2018, a bicicleta TSW é uma opção nacional e com um custo mais acessível. Porém…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Bicicleta KSW é boa? Veja nossa análise

Sabemos que é muito comum surgir dúvidas na hora de comprar uma nova companheira de aventuras. A…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?