Se para adultos o tamanho da bicicleta é determinado pela estrutura, no caso das crianças, a situação é bem diferente. Nas bikes infantis o que estabelece o tamanho não é o quadro e sim o aro. Mas, como escolher o aro de bicicleta por idade?

Essa é a típica dúvida clássica na hora de presentear os pequenos com uma magrela. Parece simples, mas uma bike muito pequena ou muito grande pode não ser segura para uma criança. Cada polegada faz diferença e saber acertar o aro de bicicleta por idade pode evitar acidentes. 

Um dos critérios mais importantes na hora de comprar uma bicicleta é certamente o tamanho. Quer saber como escolher o aro de bicicleta por idade? Neste artigo você encontrará todas as informações importantes sobre o assunto. 

Aro de bicicleta por idade: rumo as primeiras pedaladas 

Normalmente as crianças aprendem a andar de bicicleta mais facilmente se já tiverem experiência com outros veículos infantis. Se uma criança já puder andar de bicicleta sem rodas, também chamada de bicicleta de equilíbrio, ou mesmo triciclo, ela aprenderá a pedalar com mais facilidade. 

Aliando essa preparação com a escolha certeira do aro de bicicleta por idade, será mais tranquilo garantir o equilíbrio necessário. 

Nas primeiras pedaladas, não é exagero dizer que a bike deve vestir como um calçado. Isso mesmo, ela deve possuir a medida certa da criança. Ou seja, não adianta ser bonita, se não oferecer o conforto, estabilidade e segurança. 

Por que o tamanho certo da bicicleta infantil é essencial?

Crianças de até 12 anos não têm um forte senso de equilíbrio. Portanto, é importante escolher uma bicicleta que tenha a altura correta do selim e um bom comprimento da distância entre os eixos. Isso porque, as crianças devem ser capazes de ficar de pé, com os sapatos no solo, a qualquer momento. 

Uma bicicleta muito grande corre o risco de sobrecarregar seu filho, por ser muito pesada. Além disso, no processo de aprendizagem, andar de bicicleta pequena é bem mais fácil. 

Aro de bicicleta por idade: tabela completa

Para ajudar você a compreender melhor e ter uma referência em relação ao aro de bicicleta por idade, preparamos uma tabela. Ela apresenta a idade correspondente da criança, o tamanho do cavalo e o aro indicado. Para obter a medida certa do cavalo, é preciso analisar a distância entre a virilha e o chão. 

ARO DE BICICLETA POR IDADE
De 2 a 4 anos 35 a 42 cm Aro 12
De 4 a 6 anos 40 a 50 cm Aro 14
De 5 a 8 anos 41 a 55 cm Aro 16
De 7 a 10 anos 55 a 63 cm Aro 20
Para 9 anos ou mais 60 a 72 cm Aro 24

Aro de bicicleta por idade: particularidades de cada tamanho

Aro de bicicleta por idade

Descubra os parâmetros a serem considerados sobre os aros, para não cometer erros na hora de comprar uma bike infantil. Disponibilizamos abaixo, detalhadamente, quais as especificações de cada tamanho: 

Aro 12: faixa etária entre 2 a 4 anos 

As rodas menores, do tamanho de 12 polegadas, são destinadas a crianças pequenas, entre 2 e 4 anos. A altura geralmente é entre 85 e 110 cm. Seu filho deve ter o tamanho do cavalo de 35 a 42 cm. Bicicletas infantis de 12 polegadas geralmente têm rodas de apoio.

Aro 14: faixa etária entre 4 a 6 anos 

A bicicleta infantil de 14 polegadas é para meninos e meninas que estejam em idade de 4 a 6 anos. Nessa fase, sua altura é entre 100 a 120 cm. O comprimento do cavalo deve ser entre 40 e 50 cm. Esses tipos de bicicletas infantis estão disponíveis com e sem rodas para treinamento.

Aro 16: faixa etária entre 5 a 8 anos

Se a criança tem entre 110 e 150 cm de altura , então uma bicicleta infantil de 16 polegadas é a escolha certa. O tamanho do cavalo desses modelos infantis varia de 42 a 55 cm. O guidão e a haste das bikes desta faixa de idade, geralmente são acolchoados para que a criança não se machuque se cair com força no chão. 

Aro 20: faixa etária entre 7 a 10 anos 

A partir de 120 cm de altura, até 155, a bike mais recomendada para crianças da faixa etária de 7 a 10 anos é a com o aro de 20 polegadas. Os modelos deste tamanho começam a apresentar uma maior variedade. Diferentes tipos de bicicletas já estão disponíveis como bikes urbanas e de mountain Bike. 

Aro 24: faixa etária acima de 9 anos

Bicicletas de 24 polegadas são destinadas a crianças mais velhas e também adolescentes com uma altura acima de 130 cm. O tamanho do cavalo para essa faixa etária é entre 60 a 72 cm. Geralmente o estilo desse tipo de bicicleta já é para adultos. Conforme o aro anterior, este já é possível encontrar os modelos mais diferenciados. As bikes disponíveis no mercado são melhores equipadas, com componentes de maior qualidade e mais potentes. 

Hora de trocar de bicicleta 

As crianças durante os primeiros anos de vida se desenvolvem muito rápido. É normal perder roupas, calçados e também bicicleta. Porém, fica um alerta. Não adianta querer economizar e comprar uma bike de tamanho maior, para que assim dure mais. 

Essa prática pode tornar o passeio de bike com a criança, uma atividade insegura. A mesma coisa pode acontecer durante a compra. Se ao experimentar a bicicleta na loja, a dúvida persistir, opte por um modelo menor. Não coloque a criança em risco!

A fase completa de uma criança com cada aro de bicicleta possui a duração entre 2 e 3 anos. Ou seja, convém comprar o modelo correto e, depois de usado, anunciar na internet. O Classificados da Bike Registrada é uma ótima opção. 

Mantendo a segurança no aro de bicicleta por idade 

Agora que você já sabe como escolher o aro de bicicleta por idade, confira algumas dicas de segurança essenciais para o pedal dos pequenos: 

  • Para garantir que seu filho pedale com segurança, a bicicleta deve ser do tamanho certo. 
  • A criança deve ser capaz de ficar com os dois pés firmes no chão. 
  • Bicicletas infantis com aros do 12 ao 16 são principalmente bicicletas de brinquedo e não são seguras para o tráfego urbano.
  • Para as bicicletas com aros maiores, o uso de itens de segurança como faróis, lanternas e sinalizadores são fundamentais. 
  • Nunca se esqueçam do uso do capacete. Ele salva vidas! 
  • Assim como as bikes dos adultos, as bicicletas infantis também precisam estar com a manutenção em dia! 

Gostou da dica? Então confira nosso Classificados da Bike Registrada! Todas as bicicletas anunciadas na plataforma são registradas em uma base de dados. Elas passam por uma validação total de procedências, sendo assim, uma compra muito segura.

seguro de bike