Manutenção de bikeModelos de bicicletasSpeed

Road bikes: saiba tudo sobre as bicicletas de estrada

As road bikes, também conhecidas como bicicletas de estrada, ou só bikes speed, são a opção para quem quer cortar o vento em alta velocidade. A simplicidade e facilidade de se pedalar nessas máquinas são algumas das vantagens que ela traz. Conheça agora tudo sobre essas bicicletas leves!

Estabilidade, relação de marchas reduzida, e facilidade para manter alta cadência são benefícios imediatos dos pedais em bikes de estrada. E há muito mais do que isso para se conhecer sobre as road bikes. Confira neste artigo, tudo sobre as bikes de speed!

 

O que são road bikes?

A road bike é uma bicicleta feita para treinos de velocidade, ou simplesmente para pedalar no asfalto com maior rendimento. Com garfo rígido, quadro leve, e design aerodinâmico, estas máquinas são perfeitas para cidades e estradas.

Além disso, o guidão drop (curvo), aro 700c, pneus finos e slick (sem cravos), e poucas marchas ­— até 22 — compõem a essência de uma verdadeira máquina das pistas!

Quais são as peças de uma road bike?

Quadro e garfo

São a alma das road bikes. Com design fino para ser o mais aerodinâmico possível e cortar o vento com facilidade. A estrutura de ambos pode ser de alumínio, ou de fibra de carbono em bikes topo de linha.

Novas tecnologias são usadas hoje nas road bikes e trazem resultados ainda melhores nos pedais. A exemplo da caixa de direção cônica, fina em cima e mais larga embaixo (1.1/8” – 1.5”), e eixos dianteiro e traseiro passantes. Estes são recursos em quadros e garfos intermediários e avançados, que aumentam a rigidez e também a estabilidade da bike.

Vale reforçar que o tamanho do quadro nas estradeiras é medido em centímetros, como 50, 54, 56 etc. A regra de escolha é igual numa MTB: quanto mais alto é o ciclista, maior deve ser a medida.

Freios

Os freios ferradura ainda são usados na maioria das bicicletas de estrada devido às vantagens como o baixo peso e fácil manutenção. Porém, freios a disco são cada vez mais comuns em bikes de speed, e trazem resultados ainda melhores.

O freio a disco hidráulico melhora a modulação de frenagem, ou seja, é mais preciso na hora de brecar, exigindo menos força de seus dedos no manete. Além disso, garantem que a bike pare, mesmo na chuva!

Rodas

As rodas das road bikes são padronizadas no tamanho 700, e isso facilita o alto ritmo de pedal. Poucos raios e cubos de flange baixa também são padrões na maior parte de rodas para speed, já que menos materiais garantem redução de peso.

O material dos aros pode ser tanto de alumínio quanto em fibra de carbono, e para cada modelo há um perfil, que pode ser baixo, médio ou alto. Quanto mais alto, mais a bike corta o vento e ganha velocidade!

Pneus

Os pneus de bikes de estrada são sempre finos, girando em medidas entre 21mm e 28mm. Hoje, as medidas largas são tendência nas bikes de speed por garantir mais estabilidade, conforto, e também alta velocidade.

No mercado, há todo tipo de pneus: com ou sem arame, tubeless (sem câmara), e os tubulares, que são colados ao aro.

Relação de marchas

As relações de marchas das bikes de speed são muito variadas, e atendem de ciclistas iniciantes aos profissionais. As coroas dianteiras básicas são 50-39 dentes, mas existem de 51-39; 53-40; e até maiores. Quanto mais altos os números, mais pesada é a pedalada!

Nos cassetes, a relação 11-28; 12-28; 11; 30; 12-32 são escalas que devem ser escolhidas de acordo com o tipo de lugar que você pretende pedalar. Quanto mais íngremes os terrenos, maiores devem ser os números, e o contrário.

Os trocadores das road bikes são “marcas registradas” dessas máquinas. Apesar de cada fabricante ter o próprio sistema patenteado, o design e funcionamento dos passadores é parecido. Eles ficam integrados aos manetes de freio, e são acionados com os dedos indicadores e médios, para o lado de dentro.

Pedivela

Os pedivelas das road bikes, diferentes das MTBs, têm vários tamanhos de braços. Podem ser de 165mm; 170mm; 172,5mm; 175mm; e até 180mm, assim é possível fazer ajustes mais finos no bike fit.

Pedais

Os pedais das road bikes, em modelos simples, são de nylon ou alumínio. Já as estradeiras avançadas não possuem pedais, uma vez que cada ciclista tende a usar o pedal clip de sua preferência.

Além de todas as peças principais das road bikes, cada marca detém tecnologias diferentes para garantir pedais melhores. Cada uma com seu diferencial, o importante é que você conheça o que cada oferece e como o recurso pode ajudar nos seus pedais!

Leia conteúdos completos como este, sempre! Siga a Bike Registrada no Facebook, Instagram, Twitter, e Youtube!

Artigos relacionados
Modelos de bicicletas

8 road e gravel bikes que podem ser atualizadas em 2024

No mundo do ciclismo, a inovação nunca para. As bicicletas de estrada e gravel estão…
Leia mais
ComponentesManutenção de bike

Pedivela para MTB: tudo o que você precisa saber

O pedivela é uma peça fundamental na configuração de uma mountain bike (MTB), sendo o coração…
Leia mais
Manutenção de bikeReviews

Bicicleta TSW é boa? Saiba aqui!

Nascida em 2018, a bicicleta TSW é uma opção nacional e com um custo mais acessível. Porém…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?