Perfeita para se deslocar pela cidade, comprar bikes fixas é o sonho de uma galera que pedala por aí. Pode parecer estranho, mas usar as bikes fixas faz parte de todo um modo de vida. É uma espécie de apelo pela volta de bicicleta com a estética limpa.
O foco ao comprar bikes fixas é na simplicidade e na experiência de uma pedalada mais redonda, que elas são capazes de proporcionar. Não é à toa que pessoas que buscam a vivência do minimalismo, preferem ser adeptas a elas. Sua essência está relacionada a um marcador cultural, uma tendência dos ciclistas urbanos.
Ficou curioso para saber mais sobre como comprar bikes fixas? Mostraremos os detalhes do seu funcionamento e dicas para um melhor investimento. Além claro, de apresentar os pontos positivos e negativos de ter uma bicicleta como esta. Continue a leitura!
O que são bikes fixas?
A chamada bike fixa é uma bicicleta de uma simples engrenagem, com um encaixe fixo e sem travas. Em resumo, é uma bicicleta sem alavanca de câmbio, com apenas uma relação e sem qualquer mecanismo de roda livre. Os pedais dela se movimentam, portanto, sempre em conjunto com a roda, independentemente da direção e da velocidade.
A frenagem ocorre sempre pedalando para trás. Ou seja, exercendo uma contrapressão com os pés nos pedais, para que ele consiga ir parando a roda traseira por completo. Sim, no começo é um desafio conseguir fazer um passeio tranquilo com ela. Mas, não se esqueça: tudo é questão de treino.
Perfeita para se mover rapidamente em viagens curtas, a bicicleta fixa tem apenas o quadro, o guidão, o par de rodas, a coroa, a corrente e o famoso encaixe fixo. E só!
Em termos técnicos, para comprar bikes fixas é preciso saber alguns detalhes. Sua principal característica é o encaixe fixo interdependente do cubo traseiro, que obriga a pedalar até que a roda gire. É bem diferente da bicicleta tradicional montada com a roda livre que lhe permite parar de pedalar sem efeitos no movimento.
Depois de alguns passeios, não usar mais os freios se torna algo bem normal e você aprende a gerenciar a velocidade com o movimento do pedal.
Vale a pena comprar bikes fixas? Prós e contra
Se está se perguntando quais os motivos para escolher uma bicicleta de encaixe fixo, você está no lugar certo! Iremos apresentar alguns aspectos positivos e negativos ao comprar bikes fixas. Confira!
Pontos negativos
– Ela é ótima para cidades planas, mas se você precisar enfrentar subidas e descidas frequentemente, abandone totalmente a ideia. Ela não servirá para você;
– A bike fixa não é uma bicicleta sentou, pedalou. É preciso de treino e prática para que você sinta uma confiança total nela.
Pontos positivos
– Há quem diga que comprar bikes fixas é investir em liberdade, tudo isso por conta do controle da velocidade do pedal. Ou seja, a possibilidade de abrandar a dose da energia depositada nos pedais, leva a ter mais domínio sobre a bicicleta. Cada pensamento é imediatamente traduzido em movimento;
– Normalmente uma bike fixa possui cerca de 33% menos peso do que uma bicicleta tradicional;
– A manutenção é reduzida a quase zero, pois não há a complexidade da caixa de velocidades com as suas engrenagens, fios e a necessidade de lubrificar;
– Estas bicicletas possuem não apenas uma estética e leveza diferenciada, mas também a praticidade. É evidente que transportar uma bicicleta fixa ao longo de um lance de escadas ou do metrô, é muito mais fácil do que com uma bike tradicional.
Dicas de como comprar bikes fixas
Quer pedalar livre e rapidamente pela cidade com um certo estilo? Então aqui estão algumas dicas para você escolher o modelo certo!
Mas, antes de tudo, é preciso que compreenda se o seu interesse está em comprar bikes fixas ou uma singlespeed. Existe uma diferença significativa entre elas e muitos ciclistas acabam se confundindo.
Mesmo as duas possuindo a velocidade única, na bike fixa o encaixe é interdependente do cubo. Enquanto na singlespeed, ela utiliza a roda livre, que lhe permite parar de pedalar sem impedir que a roda traseira gire.
Outra coisa importante para se considerar na hora de comprar bikes fixas, é o uso que pretende fazer delas e qual é o ambiente em que você vive. Uma vez que as fixas clássicas são livres, pode ser arriscado conduzir em alguns ambientes específicos.
Para quem gosta das bikes fixas, mas não é adepto ao minimalismo, existem formas de transformá-las, imprimindo a sua personalidade. Existem componentes e acessórios específicos que podem ajudar na personalização da sua bicicleta.
Modelos usado: como comprar bikes fixas com segurança?
A bicicleta fixa é destaque no mundo do ciclismo urbano pelo seu estilo e pela ligação entre o ciclista e a sua bike. Por isso, para encontrar uma boa companheira no mercado de usados, é preciso pesquisar bem.
Não apenas conferir se os equipamentos estão bem conservados, se a bike é bonita e o preço está bom. O ideal é ficar atento a possíveis golpes com a venda de bikes roubadas. Infelizmente isso é mais comum do que imaginamos.
Dentre das principais dicas de como evitar comprar bikes fixas roubadas estão:
– Investigar os dados do proprietário e sua reputação na internet.
– Checar a pintura e número de série da bike (para ver se não está raspado).
– Bater as fotos anunciadas com o que está sendo apresentado.
– Pedir a nota fiscal.
– Suspeitar de preços muito fora da média.
Comprar a bike em plataformas de compra e venda conhecidas também é uma ótima solução. O Classificados Bike Registrada proporciona a confiabilidade necessária para esse tipo de negociação.
É que todas as bicicletas são registradas na base de dados e passam por uma validação prévia de procedência. Assim, tanto quem compra, quanto quem vende, se sente mais seguro.
Independente se você está pensando em comprar bikes fixas ou tradicionais, uma coisa é fato: você irá precisar de um bom seguro de bicicleta. O seguro Bike Registrada é o mais completo e oferece cobertura para todos os estilos de pedal. Para a galera mais tranquila ao pessoal mais aventureiro. Não deixe de conferir!