O suporte para pendurar bike na parede é uma excelente alternativa para quem não tem muito espaço em casa para guardar a magrela. E a boa notícia é que, além dos modelos prontos, você mesmo poderá produzir o seu suporte.

Está precisando otimizar a área da sua casa e não sabe como fazer um suporte para pendurar bike na parede? Siga conosco e descubra!

Por que pendurar uma bike na parede?

Alguns ciclistas ainda têm dúvidas se pendurar a bike na parede é uma boa ideia – ou se a prática é capaz de trazer algum dano a bicicleta. Na verdade, não há problema nenhum em guardá-la desse jeito.

O único problema é caso você deixe a magrela pendurada por muito tempo. Em situações como essas, há relatos de ciclistas que tiveram problemas com o freio hidráulico e a suspensão – mas para isso é preciso deixar sua bike pendurada por muito tempo, sem nenhuma manutenção.

Se essa não for a sua ideia, saiba que pendurar a magrela traz uma série de vantagens. A mais óbvia, claro, é a economia de espaço, já que você poderá guardar sua bike mesmo em locais pequenos.

Quem mora em apartamentos, por exemplo, tem muito a ganhar com essa ideia, podendo pendurar a bike em alguma parede dentro de casa, na varanda ou na vaga de garagem.

Além disso, dependendo do suporte, a bicicleta acaba contribuindo com a decoração e o design, dando um toque diferenciado a sua casa.

Como fazer um suporte para pendurar bike na parede?

Já está decidido a suspender sua bicicleta, mas não sabe como fazer um suporte para pendurar bike na parede? Montamos um pequeno passo a passo para ajudar.

Para fazer o suporte, você precisará de cano de PVC de 32 milímetros ou uma polegada, 2 tê de PVC e 6 joelhos de PVC (ambos para canos de 1 polegada). Para fixar na parede, você usará: 2 buchas de 8 mm e 2 parafusos. Além de um pouco de cola de PVC e uma lixa.

Passo 1: antes de cortar os canos, você precisará medir sua bike, especialmente a distância entre o selim e o guidão e a distância mínima que a bicicleta ficará da parede.

Passo 2: o formato do suporte será um retângulo com dois ganchos. Mas em cada ponta do retângulo, você colocará os joelhos. Então, o cano de pvc precisa ter um tamanho um pouco menor do que a medida que você tirou entre o selim e o guidão.

Passo 3: marque com o lápis o tamanho do cano e faça o corte com um arco de serra. Lixe bem as pontas e dentro dos joelhos. E depois cole os joelhos nos canos.

Passo 4: agora você precisará cortar os canos que serão encaixados nos joelhos. No meio desses canos, irão os dois tês para os ganchos.

Passo 5: marque os canos com lápis, corte com arco de serra, lixe dentro dos canos e cole os canos nos joelhos e nos tês.

Passo 6: agora você encaixará os ganchos que irão pendurar a bicicleta (eles ficarão encaixados nos tês e também serão feios com canos, da mesma forma que já explicamos). A medida é a que você tirou da distância da bicicleta à parede. Quanto menor for o gancho, mais forte ele fica. Então, o gancho menor, deverá suportar a parte mais pesada da bicicleta. Na ponta dos ganchos, instale os joelhos.

Passo 7: fure a parte de cima do seu retângulo, no joelho, para fixar o suporte na parede.

Passo 8: lixe bem o seu suporte e depois pinte para ficar com acabamento mais bonito.

Passo 9: instale o seu suporte, em uma altura que você não bata a cabeça e nem comprometa a sua circulação.

Quais os melhores suportes para pendurar bike na parede?

Está achando o passo a passo para fazer suporte para bike na parede muito complicado? Você encontra bons modelos prontos, bastando instalar.

Para escolher o melhor, você precisa ponderar sobre alguns pontos, como:

  • a forma que irá armazenar a bicicleta (pendurada na parede pelo quadro, pelos aros etc.);
  • o tipo de bicicleta e o peso dela;
  • a resistência dos materiais;
  • o quanto você pode gastar nesse suporte;
  • se precisará pendurar mais de uma bicicleta; 
  • se é preciso optar por um suporte com alta segurança, como no caso de pendurar sua bike em garagens compartilhadas e outros lugares que precisem de um mecanismo para as pessoas não retirarem sua bicicleta do suporte;
  • qualidade do suporte como um todo, como marca, parafusos, buchas, formas de fixação, entre outros detalhes.

Abaixo, separamos alguns modelos interessantes para você conferir.

Rack de Parede Velo Feedback

como fazer um suporte para bicicleta

Imagem: Amazon

Esse é um suporte para pendurar 1 bike e compatível com bicicletas de estrada, mountain bike e bicicletas infantis.

Para instalá-lo, você terá que montar um parafuso prisioneiro na parede. A bicicleta ficará suspensa por dois braços laterais. Os braços deslizam independentemente para cima e para baixo, assim o rack consegue acomodar qualquer tipo de bicicleta com um par de ajustes.

A opção é bacana até para as bicicletas mais pesadas. O final dos braços são feitos de borracha macia, evitando riscar a sua bicicleta ou que ela escorregue da parede.

Atrio com gancho acolchoado

suporte para bicicleta

Imagem: Amazon

Precisando de um suporte para pendurar bike na parede simples e barato? Esse modelo da Atrio é uma boa ideia.

Ele é produzido em aço carbono, acompanha parafusos e buchas para fixação, apoios laterais para a bicicleta não escorregar e proteção em plástico para não machucar a roda.

Thule Wall Hanger

 

Suporte para bicicleta

Esse é um suporte horizontal clássico e muito charmoso, ideal para diferentes tipos de bicicletas. Para armazenar a bike, é só levantá-la ligeiramente do chão e encaixá-la dentro do suporte.

A retirada da bicicleta também é muito fácil, é só desencaixar a bicicleta do suporte e colocá-la no chão.

Ele tem capacidade de carga de 40 kg.

Suporte Tramontina

suporte para bicicleta

Imagem: Amazon

Esse é um suporte compacto, ideal para quem tem pouco espaço em casa. Ele conta com apoios emborrachados que evitam arranhões no quadro da bike e um dispositivo imantado para manter o suporte recolhido quando estiver sem a bicicleta.

O suporte acompanha parafusos e bucha para instalação, garantindo mais facilidade.

Com todas essas dicas, já sabe como fazer um suporte para pendurar bike  na parede ou comprar o ideal para suas necessidades? Aproveite e compartilhe essas dicas com seus amigos ciclistas nas suas redes sociais!

seguro de bike