Você pedala há um tempo ou vai começar a pedalar agora, mas ainda não sabe que existe uma altura do selim da bike, que seja a correta para o seu uso? Calma, se você não reconhece esse nome, tudo bem. Ele nada mais é do que o banco da bicicleta e, assim como o quadro de uma bike, ele tem sua medida certa, para te ajudar a pedalar melhor em todos os sentidos.

Quando você é criança, não existe essa de bike certa, altura disso ou daquilo. O que importa é pedalar. Mas, quando um adulto usa uma bike, ela deve ser ajustada para ajudar a pedalada e proteger o seu corpo. E quanto mais tempo em cima da bike, mais sentido faz deixar tudo no lugar.

Não entendeu? Então, confira este post com tudo o que você precisa saber sobre a altura do selim da bike, e aprenda como ajustar essa peça em sua bicicleta, de vários jeitos!

Qual é a importância de usar a altura do selim da bike corretamente?

Imagine ficar em uma cadeira trabalhando por horas a fio, em uma posição desconfortável. Com certeza isso renderia aquela dor na lombar para te deixar sem o pedal de final de semana com a família ou os amigos.

Agora, pense nessa mesma lógica com uma bicicleta. Imagine você pedalando por horas, pegando subidas, descidas com terrenos acidentados e retas intermináveis. Adicione a isso uma posição desconfortável e, pronto, você chegou a várias lesões.

Falando do jeito técnico, deixar a altura do selim da bike, errada para o seu corpo, prejudica-o. Isso pode causar lesões especialmente na sua coluna e joelhos. E, às vezes, a situação pode se complicar para um problema crônico.

Dito isso, o outro ponto importante sobre a altura do selim correta é que, com ela ajustada, você vai se sentir mais confortável ao pedalar. E consequentemente, o seu rendimento vai subir. É o caminho perfeito para buscar sempre evoluir e pedalar mais.

O ajuste de altura para o selim vale para todos os terrenos e, às vezes, é uma questão de milímetros para que a sua pedalada seja muito melhor. Você vai entender e sentir quando aprender a regular a altura e a pedalar com tudo ajustado.

Altura do selim da bike, bicicleta urbana

Créditos: Pexels

Como calcular a altura do selim da bike?

Existem vários jeitos de você ajustar a altura do selim da sua bike, cada um com um grau de precisão. Mas, não é preciso que o seu selim tenha a altura milimetricamente calculada para os seus pedais, e sim, que ele fique o mais próximo do melhor ajuste.

A dica geral para todos os ajustes é que um bom resultado vai fazer com que as suas pernas não fiquem nem muito esticadas quando pedalar, nem folgadas. Esse é o sinal de que você ajustou do jeito certo.

É muito importante que em todas as medições você use o mesmo tênis ou sapatilha que usa para pedalar, pois esse vestuário influencia no ajuste correto.

Com base no osso ilíaco

Esse modo de medir qual é a altura certa do selim da bike é o mais simples, mas, já vai te colocar em uma posição mais acertada em cima da bike. Além disso, fará os seus pedais renderem muito.

Para ajustar desse jeito, basta ver onde fica o seu osso ilíaco. Ele está localizado logo acima da sua bacia, e serve de referência para colocar o selim da bike “nivelado” com ele.

Depois, fique com a bike em um local plano, suba o selim, abrindo a abraçadeira do canote e elevando-o até a altura próxima do osso ilíaco. Depois, é só subir na bike e testar para ver se está conseguindo pedalar sem esticar demais as pernas, nem sobrar.

Calcular em cima da bike

Desse jeito, você deve medir a altura em cima da bike, usando a perna como “régua”. Para isso, busque primeiro ficar com a bike próxima a uma parede, que é onde você vai se apoiar para fazer o ajuste.

Suba na bike e se apoie-se na parede, com uma das mãos. Em seguida, gire o pedivela para trás e deixe o pedal reto, com a perna que está do lado sem a parede. Assim, você deve ter uma perna esticada totalmente e a outra contraída.

Então, coloque o calcanhar — com a perna esticada — no pedal. Se a sua perna não ficar folgada e nem muito esticada, é porque você conseguiu ajustar o selim na altura certa.

Se ela estiver muito dobrada, desça da bike e levante mais o selim. Se estiver muito esticada, abaixe-o. Sempre fazendo isso aos poucos, para acertar a altura mais rápido.

Calcular o cavalo

Esse é um jeito mais “avançado” de calcular a altura do selim da bike, mas, pode funcionar melhor do que os outros se você busca mais precisão de ajuste e performance na pedalada.

Para isso, é legal que você use um nivelador — daqueles para construção, que medem se uma parede ou piso estão no nível certo. Se não tiver, pode usar uma régua ou outra peça reta que sirva de referência de nível.

Então, encoste em uma parede e coloque o nivelador ou a outra peça, no meio de suas pernas, no mesmo local que o selim ficaria. Com uma caneta, marque na parede, a posição da peça.

Agora, com uma fita métrica, meça do ponto marcado na parede, ao chão. Com essa medida, calcule do centro do pedivela — peça com coroas dianteiras — ao selim da sua bike.

A medida da altura do selim da bike entre os dois pontos na sua bicicleta, deve ser exatamente a mesma que você mediu na parede.

Fazer um bike fit

Esse é o método mais eficaz de todos, e que vai fazer com que a sua bike fique 100% ajustada para o seu corpo.

Contudo, o bike fit não é necessário a todos os ciclistas. Por exemplo, se você vai passear aos finais de semana em um parque ou por ruas próximas, talvez ele seja um exagero para o seu uso da bike. Mas, claro que vale conhecê-lo.

O fit, como também é conhecido, ajusta todos os principais pontos de contato do ciclista com a bike, para que os dois funcionem de maneira integrada. É um “casamento perfeito” entre a pessoa e a máquina.

Para fazer o bike fit, é preciso recorrer a um profissional da área, que estuda a anatomia humana e as características das bikes. Assim, ele irá, com a ajuda de equipamentos, deixar a altura do selim da bike, entre outras medidas, acertadas só para você.

Ajuste melhor do que o fit não há, mas, veja se ele é preciso para o seu caso. Se não, vá em frente e faça um dos outros ajustes que ensinamos neste post. Com a altura do selim da bike acertada você terá ganhos de rendimento, além de prevenir aquela dor na coluna que pode te tirar do seu lazer. Bons pedais.

Errar o ajuste de altura das partes da bike provoca dores. Se você já teve dor nos joelhos depois de pedalar, veja este post sobre o assunto!

seguro de bike