Pedalar com os pequenos é um jeito de aproveitar os poucos momentos de lazer com a família, em meio a correria do dia a dia. Mas, se eles ainda não pedalam, o negócio é levá-los em uma cadeirinha para bike. E para garantir a segurança e o conforto tanto dele como o seu, você deve conhecer tudo antes de comprar uma.

As cadeirinhas para bike são antigas, mas já passaram por várias evoluções ao longo dos anos. Tudo para dar o melhor passeio às crianças e aos pais. Hoje, com tantos modelos, escolher uma cadeirinha para levar o seu pequeno ficou até mais difícil.

Neste post, vamos explicar todas as vantagens, cuidados, modelos e as principais dicas para escolher a cadeirinha para bike. Acompanhe!

Quais são as principais vantagens da cadeirinha para bike?

Oferecem mais segurança

Cadeirinhas para bike oferecem mais segurança — pelo menos para as crianças que ainda têm dificuldade para pedalar junto aos pais. Sem perder de vista o pequeno e ao lado dele a todo momento do pedal, pais e mães têm a garantia de que os eles estão seguros mesmo.

Garantem o pequeno sempre por perto

Se você já viu cenas de pais e filhos pedalando, e um deles está mais à frente enquanto o outro some no meio do trajeto, deve ter percebido o perigo que isso traz.

Mesmo para crianças que já sabem pedalar, a cadeirinha para bike evita que cada um se separe no meio do pedal e corra o risco de se acidentar. Principalmente para as crianças, que adoram correr e fazer o que bem entenderem com a bike.

Melhora a relação entre pais e filhos

A cadeirinha para bike proporciona mais proximidade entre pais e filhos. Bem próximos, vocês podem curtir o momento com conversas, carinho e bastante diversão. Isso é ótimo, pois proporciona muita sensação de segurança e acolhimento para a criança.

Possibilita pedalar mais longe

Esticar o pedal com o pequeno na bike infantil, é quase sempre fazê-lo sofrer. Afinal, ele ainda está desenvolvendo força e resistência para fazer exercícios físicos.

Nesse sentido, a cadeirinha para crianças na bike resolve esse problema, possibilitando pedais mais longos. Porque quem vai pedalar é o adulto, e só depende dele até aonde o passeio poderá levar.

Quais são os modelos de cadeirinha para bike?

Cadeirinha para bagageiro traseiro

As cadeirinhas para bike que são para bagageiros traseiros garantem mais capacidade para peso e geralmente oferecem maior espaço para a criança.

O motivo é que o acessório que também leva alforjes, é feito para suportar mais peso, além do que, a traseira da bicicleta oferece mais espaço.

Cadeirinha para guidão

Essa cadeirinha para bike é clássica, porém, só conseguem levar crianças em idade bem primária — 1 a 3 anos.

A razão para isso é que o espaço próximo ao guidão é pequeno e essa área da bike não pode levar muito peso. Isso prejudica a sua pilotagem e torna frenagens bem arriscadas.

Cadeirinha com suporte no quadro, para frente ou traseira

Existem cadeirinhas para bike que são instaladas em suportes posicionados no quadro, e que servem para ficar na dianteira ou traseira — a escolher na hora. Esse é um modelo que ficou popular porque é bem simples de usar e oferece boa segurança para pais e crianças.

Cadeirinha para bike, crianças e pai pedalandoCréditos: Unsplash

Como escolher a melhor cadeirinha para levar criança na bike?

Veja se o material é resistente

Não se assuste quando ver que a cadeirinha para bike são feitas de plástico. Porém, elas devem oferecer boa resistência para que nada dê errado na hora de colocar o seu pequeno ou pequena na garupa.

Uma parte que deve ser checada sempre também, é o material do suporte onde a cadeirinha será apoiada — caso seja esse modelo. A parte acoplada ao quadro pode ser de plástico; já as hastes devem ser de aço bem resistente.

Confira se há travas de segurança

Um dos grandes segredos de levar a melhor cadeirinha para o seu pequeno ficar junto com você durante o pedal, é que ela deve ter travas de segurança. Isso impedirá qualquer desajuste que leve a cadeira ou suporte a cair.

As travas impedem que a própria criança mexa no acessório e solte a cadeirinha, sem que você veja. Nesse quesito, cada marca tem o seu sistema de travas, então, veja se há esse dispositivo na peça, antes de levar.

Olhe se a marca é confiável

Quando falamos em olhar a marca da cadeirinha antes de comprá-la, não é pensando em escolher a mais famosa ou de maior preço. Esse critério leva em conta uma marca que tenha popularidade no mercado, para que você tenha como conhecer a procedência da fabricante.

Tenha a garantia da cadeirinha

Confira como funciona a garantia da cadeirinha que você vai escolher. Ela deve cobrir o prazo mínimo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Também, veja se o equipamento acompanha o manual de instalação e peças como parafusos e apoios. Pois, se você sair da loja de bike e quiser instalar a cadeirinha em casa, mas faltar algo, você poderá recorrer ao lojista com a garantia do produto.

Cheque o tipo de instalação

Veja qual é o tipo de instalação que a cadeirinha para bike exige, e confira se ela poderá ser instalada com facilidade na sua bike. No caso das cadeirinhas para bagageiro, você deve checar se a sua bicicleta comporta um, com segurança.

Quais são os principais cuidados para pedalar com a cadeirinha de criança na bike?

Pedalar com o pequeno na cadeirinha para bike não é brincadeira de criança. Então, é preciso tomar alguns cuidados essenciais para que vocês desfrutem do melhor passeio juntos, e queiram sempre ir mais longe.

Confira todos os cuidados básicos para pedalar com seu filho ou filha na cadeirinha:

  • não pedale rápido;
  • confira toda a mecânica da bike antes de pedalar;
  • não calibre os pneus ao máximo, pois isso vai deixá-los duros e tirar um pouco do conforto;
  • leve água e comida para a criança — e para você, é claro;
  • esteja treinado para levar o pequeno, pois a bike ficará mais pesada;
  • confira a capacidade de carga da sua bike, antes de instalar a cadeirinha;
  • para as cadeirinhas de bagageiro, veja qual é a carga máxima que ele suporta, para ter a certeza de que ele aguentará;
  • não abuse nas curvas com a bike;
  • coloque capacete na criança, assim como protetor solar, roupas adequadas e leves para o clima que estiver; óculos para a criança é essencial;
  • evite pedalar com a criança quando estiver tanto frio quanto calor intensos;
  • conte com a ajuda de alguém para colocar a criança na cadeira, suba primeiro na bike e depois a outra pessoa deverá lhe auxiliar a pôr a criança;
  • para fazer paradas, apoie-se em muros, paredes ou calçadas, para evitar quedas;
  • procure pedalar mais por terrenos planos.

Com a cadeirinha para bike, o seu filho não vai pedalar, mas ele deverá se sentir seguro para sempre querer ir com você. Faça o melhor dessas dicas e garanta ótimas experiências de pais e filhos para que vocês levem para a vida.

Continue a acompanhar dicas e novidades do mundo do pedal. Assine a newsletter da Bike Registrada e receba conteúdos como este, direto no seu e-mail!

seguro de bike