Para calibrar o pneu de bicicleta do jeito que ela vai te render bons pedais, há uma série de dicas para usar em cada aro — 26, 27.5, 29 e o 700. Cada um deles tem suas diferenças e particularidades, e você deve conhecer cada uma, além de outros detalhes que influenciam na calibragem.

Rendimento, segurança e a garantia de um pedal do jeito que você espera são em boa parte proporcionados por como você calibra os pneus. Definitivamente eles não são um detalhe em uma bike. O que faz com que você tenha cuidado na hora de calibrá-los, para acertar a pressão do jeito ideal.

Descer, subir, ganhar velocidade e ter tração. Neste post você vai aprender a alcançar tudo isso, aprendendo a calibrar o pneu de bicicleta em todos os aros. Confira!

Quais são as principais dicas para calibrar o pneu de bicicleta?

Antes de você entender qual é a de cada calibragem de pneus de bike, é preciso conhecer várias dicas que servem para todos os aros. Ou seja, calibrar pneu de bicicleta, na prática, não é algo de outro mundo, mas sem conhecer alguns detalhes, você vai errar.

Tenha atenção ao tipo de tereno

A primeira dica para acertar na calibragem de pneu de bike é pensar no terreno em que você vai pedalar. Terra, asfalto, barro, pedras, subidas e descidas devem guiar a sua calibragem.

Para as mountain bikes, se você vai para as trilhas de barro, areia, deve usar uma calibragem mais baixa. O motivo é que esses tipos de solo são “fofos”, e exigem que a tração seja maior.

Já se vai fazer mais subidas e pegar trechos de asfalto, deve investir em uma calibragem próxima ou mesmo igual ao limite indicado de pressão no pneu. Desse jeito os pneus terão boa rolagem, sem o risco de furarem ou de você fazer muita força para manter a velocidade.

Sempre considere o peso do ciclista

O peso do ciclista faz a diferença na hora de calibrar o pneu de bicicleta. É igual a um carro: quanto mais carga, mais pressionado os pneus vão ficam.

Assim, para pessoas com maior peso, por exemplo, acima de 100kg, é recomendável usar calibragens mais altas, para não ter o risco de o aro bater no chão. Pois, com o pneu mais pressionado, isso tende a acontecer.

Já para pessoas com menor peso, devem seguir as recomendações descritas os pneus da própria bike, e considerar o tipo de terreno em que vão pedalar.

Entenda o que é pressão e volume de ar

Uma coisa é a pressão de ar, e outra é o volume de ar calibrado em um pneu de bicicleta. E você deve saber a diferença entre cada para evitar acidentes.

Quando você enche um pneu de bike no posto de gasolina ou em casa, com uma bomba de pé, no manômetro — indicador de pressão — aparece qual é a calibragem dele. Essa é a pressão do ar, e não o volume.

Quando você percebe que um pneu demora para encher, exigindo várias bombadas ou cargas de ar do aparelho, esse é o volume de ar.

Nas road bikes, a pressão de ar sempre é alta, mas, o volume é baixo; enquanto nas mountain bikes, o volume é grande e a pressão é pequena.

Logo, não tente colocar mais ar ou pressão em um ou outro pneu, achando que todos são iguais, pois cada um tem sua marcação na lateral — em PSI ou LBS.

Calibrar o pneu de bicicleta, aro 700

Créditos: PxHere

Conhecer os pneus tubeless

Os pneus tubeless têm maior resistência para aguentar mais pressão de ar. Isso ocorre porque sem câmara, há menos material dentro do pneu, exigindo mais ar para preenchê-lo.

O outro motivo é que os pneus sem câmara levam selante por dentro, um líquido que fecha um furo quando ele acontece, sem que você precise remendar ou trocar a câmara. E para que o produto tenha esse efeito, o pneu precisa de muito mais ar do que um pneu que usa câmara.

Saber o que é um pneu de kevlar e um pneu de arame

Outro aspecto importante para você calibrar o pneu de bicicleta do jeito certo, é levar e conta se ele é de arame ou de kevlar.

O motivo é que os pneus de kevlar têm menos borracha na composição, o que os faz mais sensíveis para alguns terrenos — como os de cascalho e rochas. Por isso, você não deve colocar tanta pressão neles, pois eles ficarão muito “esticados” com mais áreas vulneráveis.

Já os pneus de arame suportam mais pressão justamente por causa do arame que rodeia as duas bordas do pneu — as partes que ficam presas ao aro. Além disso, esse tipo de pneu tem mais borracha na composição, que o torna muito resistente.

Tomar cuidado com os aros de parede simples

Até os tipos de aros interferem na hora de calibrar o pneu de bicicleta. Quando o aro é de parede simples ele é menos resistente a altas pressões, e quando é de parede dupla, consegue aguentar mais volume e pressão de ar.

Logo, até mesmo se for preciso desmontar as rodas para confirmar se a parede do aro da sua bike é simples ou dupla, é o ideal. Assim, nos aros de parede simples, você não vai correr o risco de explodir o aro, o pneu e a câmara da sua bike, e ter um grave acidente.

Calibrar o pneu de bicicleta, aro 29Créditos: PxHere

Tenha uma bomba de pé

A bomba de pé facilita a vida de qualquer ciclista, seja para encher os pneus ates de sair para o pedal de manhã, ou para calibrá-los antes de uma competição.

Esse modelo também é muito melhor para quem pedala com bike de estrada, pois mesmo no posto de gasolina é difícil calibrar os mais de 100 PSI exigidos pelos pneus.

No mercado, existem bombas de pé que chegam a calibrar até 140 PSI, facilitando seus treinos e passeios, nesse sentido.

Como calibrar o pneu de bicicleta?

Agora que você já sabe quais são as principais dicas para calibrar os pneus de bike, veja as tabelas com os números de base para calibrar cada aro corretamente.

Aro 26 – Pneus 2.0 a 2.25

Peso do ciclista (kg)

Com câmara (PSI)

Tubeless (PSI)

60 a 69

30 a 32

25 a 26

70 a 79

32 a 34

27 a 28

80 a 89

34 a 36

29 a 30

90 a 99

36 a 38

31 a 32

+ de 100

38 a 40

33 a 34

 

Aro 27,5 (650B) – Pneus 2.0 a 2.25

Peso do ciclista (kg)

Com câmara (PSI)

Tubeless (PSI)

60 a 69

32 a 34

27 a 28

70 a 79

34 a 36

29 a 30

80 a 89

36 a 38

31 a 32

90 a 99

38 a 40

33 a 34

+ de 100

40 a 42

35 a 36

 

Aro 29 – Pneus 2.0 a 2.25

Peso do ciclista (kg)

Com câmara (PSI)

Tubeless (PSI)

60 a 69

30 a 32

25 a 26

70 a 79

32 a 34

27 a 28

80 a 89

34 a 36

29 a 30

90 a 99

36 a 38

31 a 32

+ de 100

38 a 40

33 a 34

 

Aro 700c – Pneus 23 a 30

Peso do ciclista (kg)

Com câmara (PSI)

Tubeless (PSI)

60 a 69

80 a 85

90 a 95

70 a 79

85 a 90

95 a 110

80 a 89

90 a 100

120 a 130

90 a 99

100 a 115

120 a 135

+ de 100

115 a 130

130 a 140

Agora que você já sabe como calibrar o pneu de bicicleta corretamente, é hora de partir para pedais muito melhores em todos os sentidos. Pode parecer besteira, mas o simples fato de usar os pneus com a pressão e o volume de ar adequados, muda muito o seu rendimento e segurança nos terrenos. Bons pedais!

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