Sair para fazer um pedal na estrada é sua praia? Então você deve ficar atento para evitar muitos erros que causam acidente de ciclista. Dos imprevistos às falhas por falta de atenção ou achar que se sabe muito de pedal, há acidentes que podem ser muito prevenidos.

Com muito mais gente pedalando nas ruas e estradas, diversos locais contam com ciclovias, ciclofaixas e vias compartilhadas. Isso ajuda a dar mais segurança para pedalar. Mas, mesmo com essas condições favoráveis, você não deve relaxar. Acidentes que levam a pequenos machucados aos atropelamentos de ciclistas ainda são comuns.

Neste post você vai conhecer muitas dicas para prevenir acidente de ciclista, e garantir muitos pedais saudáveis e seguros, seja só ou em grupo!

Checar sempre a bicicleta antes de pedalar para evitar acidente de ciclista

Obrigatório para quem começa a pedalar e ato comum de veteranos, dar uma olhada na bike antes de pedalar é essencial para evitar acidentes de ciclista. Problemas nos freios e rodas são alguns dos principais causadores de imprevistos do tipo.

Não ficar na frente do pelotão se você não é treinado para isso

Você já é fera em manter a velocidade alta, pedalando? Se ainda não, nem pense em ficar em frente ao pelotão de ciclismo.

O tal do pelotão é aquele grupo que sai em comboio para correr forte, então, para evitar qualquer acidente de ciclista, fique no fim da fila.

Segurar firme no guidão

Pode parecer meio óbvia essa dica, mas faz todo o sentido quando você pensa em pedalar sem uma mão ou as duas — isso é comum para muita gente, mas é errado. O motivo é que a qualquer imperfeição no solo, a bike pode sair de equilíbrio.

Então, para evitar acidente ou mesmo um atropelamento de ciclista, segure firme no guidão, em qualquer terreno.

Não abaixar a cabeça e olhar para baixo

Mais um dos motivos comuns que causam acidente de ciclista. Olhar para baixo quando se está pedalando pode até ser uma ação despercebida, mas é nesse exato momento que um imprevisto pode acontecer.

Logo, mesmo que esteja pegando mais velocidade e tenha que abaixar para cortar o vento, sempre mantenha os olhos na pista.

Não cortar ciclistas ou veículos pela direita

Essa dica está no Código de Trânsito Brasileiro, voltada para carros, motos, ônibus e caminhões, e serve para a bicicleta também — ela é um veículo.

O lado direito foi estabelecido como proibido de servir para ultrapassagens, para evitar acidentes de ciclistas, motociclistas e demais pessoas. Portanto, nunca faça isso.

Como previnir acidente e atropelamento de ciclista

Não exagerar na velocidade nas descidas

O vento na cara, a bicicleta correndo mais rápido e o velocímetro marcando alta velocidade podem ser deliciosos, mas, não abuse. Principalmente nas descidas, a bike pega muita velocidade, porém isso é perigoso.

Se você tiver que frear de repente, em alta velocidade, isso não é possível, pois os freios — no aro ou a disco — esquentam demais e não pegam. Portanto, pegue leve nas descidas.

Sinalizar qualquer movimento

À esquerda e à direita, frenagens, curvas, entradas e qualquer outro movimento que você vá fazer em cima da bike, devem ser sinalizados bem antes. Assim, os motoristas terão tempo de diminuir ou desviar, sem o risco de causar um atropelamento de ciclista.

Mas, ainda que você sinalize, não confie nas pessoas no trânsito — sempre vá devagar e olhe para confirmar que nenhum veículo atrás está muito perto.

Não frear tudo de uma vez só

Essa dica vale para as frenagens tanto em baixa quanto principalmente em alta velocidade. Nas bikes de hoje, os freios são muito mais potentes, e podem travar as rodas e causar um sério acidente de ciclista.

Portanto, sempre use os dois freios com moderação, para nem derrapar na roda traseira e nem ser jogado para frente, quando a roda dianteira trava.

Não frear em uma curva

Apesar de as curvas exigirem frenagens, estas não devem ser feitas quando você está fazendo a curva. O motivo é que é que quando a bike está com os pneus sem tocar totalmente o chão, é que o acidente de ciclista tende a acontecer.

Então, o ideal é frear antes de fazer a curva e entrar nela com a velocidade mais baixa. Dessa forma você vai ter mais controle da bike e ela vai sair da curva com tração.

Não querer competir com outros ciclistas

Sempre existem os “caçadores de pelotão” — são ciclistas que teimam em querer correr junto com outros, no mesmo ritmo, sem que ele conheça ninguém da turma. Ou seja, não tente imitar esse tal sujeito, para evitar acidente de ciclista.

Encontre o seu ritmo dentro do grupo e mantenha-o, assim como não queira competir com ciclistas que você não conhece.

Ficar longe dos veículos

Mais do que óbvio, mas que precisa ser sempre dito. Ficar longe de carros e veículos pesados, como ônibus e caminhões é “meio caminho andado”, para evitar atropelamento de ciclista.

Logo, ao invés de cobrar a distância mínima de 1,5m dos veículos, fique você longe deles e garanta mais segurança à sua vida.

Usar roupas próprias para ciclismo

Isso pode parecer dica de etiqueta, mas não é. As roupas de ciclismo têm acessórios que garantem maior segurança para evitar acidente de ciclista.

A exemplo das faixas refletivas em alguns modelos de camisas, bermudas e calças de ciclismo. Esses dispositivos ajudam a refletir a luz dos veículos, e fazer você ser visto à distância.

Usar um kit de iluminação

Para que tanto você veja o seu próprio caminho e evite passar em buracos que causam acidente de ciclista, quanto os outros te enxerguem, use iluminações de bike. Esses acessórios são baratos e devem ser usados sempre, mesmo de dia.

Nas primeiras horas da manhã, e principalmente à noite, as luzes fazem com que você seja notado nas pistas, com facilidade.

Não atravessar a pista

Um acidente fatal ocorrido dessa forma foi quando um senhor atravessou uma rodovia no Rio de Janeiro, e o filho do empresário Eike Batista colidiu com o homem.

Além da falta de iluminação local e da alta velocidade do veículo, a posição como o homem atravessou a via, aumentou as chances do acidente. Portanto, não atravesse vias, principalmente estradas, desse jeito.

Não pedalar na contramão

Você deve pensar “na contramão eu consigo ver quem vem na rua e desvio”; mas isso aumenta as chances de você sofrer um acidente. Além do erro de estar na mão oposta, espaços apertados e vias com buracos e mal feitas contribuem para acidente de ciclista dessa maneira.

Garantir a sua segurança também depende de como os outros ciclistas e os veículos ao redor se comportam. Mas, como tudo isso está alheio ao seu controle, faça a sua parte e siga as dicas deste post. Esse é o primeiro passo e o principal para evitar qualquer acidente de ciclista.

Ajude mais ciclistas a se protegerem. Compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe essas dicas de segurança no pedal!