Segurança do Ciclista

Como prevenir acidente e atropelamento de ciclista

Sair para fazer um pedal na estrada é sua praia? Então você deve ficar atento para evitar muitos erros que causam acidente de ciclista. Dos imprevistos às falhas por falta de atenção ou achar que se sabe muito de pedal, há acidentes que podem ser muito prevenidos.

Com muito mais gente pedalando nas ruas e estradas, diversos locais contam com ciclovias, ciclofaixas e vias compartilhadas. Isso ajuda a dar mais segurança para pedalar. Mas, mesmo com essas condições favoráveis, você não deve relaxar. Acidentes que levam a pequenos machucados aos atropelamentos de ciclistas ainda são comuns.

Neste post você vai conhecer muitas dicas para prevenir acidente de ciclista, e garantir muitos pedais saudáveis e seguros, seja só ou em grupo!

Checar sempre a bicicleta antes de pedalar para evitar acidente de ciclista

Obrigatório para quem começa a pedalar e ato comum de veteranos, dar uma olhada na bike antes de pedalar é essencial para evitar acidentes de ciclista. Problemas nos freios e rodas são alguns dos principais causadores de imprevistos do tipo.

Não ficar na frente do pelotão se você não é treinado para isso

Você já é fera em manter a velocidade alta, pedalando? Se ainda não, nem pense em ficar em frente ao pelotão de ciclismo.

O tal do pelotão é aquele grupo que sai em comboio para correr forte, então, para evitar qualquer acidente de ciclista, fique no fim da fila.

Segurar firme no guidão

Pode parecer meio óbvia essa dica, mas faz todo o sentido quando você pensa em pedalar sem uma mão ou as duas — isso é comum para muita gente, mas é errado. O motivo é que a qualquer imperfeição no solo, a bike pode sair de equilíbrio.

Então, para evitar acidente ou mesmo um atropelamento de ciclista, segure firme no guidão, em qualquer terreno.

Não abaixar a cabeça e olhar para baixo

Mais um dos motivos comuns que causam acidente de ciclista. Olhar para baixo quando se está pedalando pode até ser uma ação despercebida, mas é nesse exato momento que um imprevisto pode acontecer.

Logo, mesmo que esteja pegando mais velocidade e tenha que abaixar para cortar o vento, sempre mantenha os olhos na pista.

Não cortar ciclistas ou veículos pela direita

Essa dica está no Código de Trânsito Brasileiro, voltada para carros, motos, ônibus e caminhões, e serve para a bicicleta também — ela é um veículo.

O lado direito foi estabelecido como proibido de servir para ultrapassagens, para evitar acidentes de ciclistas, motociclistas e demais pessoas. Portanto, nunca faça isso.

Como previnir acidente e atropelamento de ciclista

Não exagerar na velocidade nas descidas

O vento na cara, a bicicleta correndo mais rápido e o velocímetro marcando alta velocidade podem ser deliciosos, mas, não abuse. Principalmente nas descidas, a bike pega muita velocidade, porém isso é perigoso.

Se você tiver que frear de repente, em alta velocidade, isso não é possível, pois os freios — no aro ou a disco — esquentam demais e não pegam. Portanto, pegue leve nas descidas.

Sinalizar qualquer movimento

À esquerda e à direita, frenagens, curvas, entradas e qualquer outro movimento que você vá fazer em cima da bike, devem ser sinalizados bem antes. Assim, os motoristas terão tempo de diminuir ou desviar, sem o risco de causar um atropelamento de ciclista.

Mas, ainda que você sinalize, não confie nas pessoas no trânsito — sempre vá devagar e olhe para confirmar que nenhum veículo atrás está muito perto.

Não frear tudo de uma vez só

Essa dica vale para as frenagens tanto em baixa quanto principalmente em alta velocidade. Nas bikes de hoje, os freios são muito mais potentes, e podem travar as rodas e causar um sério acidente de ciclista.

Portanto, sempre use os dois freios com moderação, para nem derrapar na roda traseira e nem ser jogado para frente, quando a roda dianteira trava.

Não frear em uma curva

Apesar de as curvas exigirem frenagens, estas não devem ser feitas quando você está fazendo a curva. O motivo é que é que quando a bike está com os pneus sem tocar totalmente o chão, é que o acidente de ciclista tende a acontecer.

Então, o ideal é frear antes de fazer a curva e entrar nela com a velocidade mais baixa. Dessa forma você vai ter mais controle da bike e ela vai sair da curva com tração.

Não querer competir com outros ciclistas

Sempre existem os “caçadores de pelotão” — são ciclistas que teimam em querer correr junto com outros, no mesmo ritmo, sem que ele conheça ninguém da turma. Ou seja, não tente imitar esse tal sujeito, para evitar acidente de ciclista.

Encontre o seu ritmo dentro do grupo e mantenha-o, assim como não queira competir com ciclistas que você não conhece.

Ficar longe dos veículos

Mais do que óbvio, mas que precisa ser sempre dito. Ficar longe de carros e veículos pesados, como ônibus e caminhões é “meio caminho andado”, para evitar atropelamento de ciclista.

Logo, ao invés de cobrar a distância mínima de 1,5m dos veículos, fique você longe deles e garanta mais segurança à sua vida.

Usar roupas próprias para ciclismo

Isso pode parecer dica de etiqueta, mas não é. As roupas de ciclismo têm acessórios que garantem maior segurança para evitar acidente de ciclista.

A exemplo das faixas refletivas em alguns modelos de camisas, bermudas e calças de ciclismo. Esses dispositivos ajudam a refletir a luz dos veículos, e fazer você ser visto à distância.

Usar um kit de iluminação

Para que tanto você veja o seu próprio caminho e evite passar em buracos que causam acidente de ciclista, quanto os outros te enxerguem, use iluminações de bike. Esses acessórios são baratos e devem ser usados sempre, mesmo de dia.

Nas primeiras horas da manhã, e principalmente à noite, as luzes fazem com que você seja notado nas pistas, com facilidade.

Não atravessar a pista

Um acidente fatal ocorrido dessa forma foi quando um senhor atravessou uma rodovia no Rio de Janeiro, e o filho do empresário Eike Batista colidiu com o homem.

Além da falta de iluminação local e da alta velocidade do veículo, a posição como o homem atravessou a via, aumentou as chances do acidente. Portanto, não atravesse vias, principalmente estradas, desse jeito.

Não pedalar na contramão

Você deve pensar “na contramão eu consigo ver quem vem na rua e desvio”; mas isso aumenta as chances de você sofrer um acidente. Além do erro de estar na mão oposta, espaços apertados e vias com buracos e mal feitas contribuem para acidente de ciclista dessa maneira.

Garantir a sua segurança também depende de como os outros ciclistas e os veículos ao redor se comportam. Mas, como tudo isso está alheio ao seu controle, faça a sua parte e siga as dicas deste post. Esse é o primeiro passo e o principal para evitar qualquer acidente de ciclista.

Esteja ciente do seu entorno

Os acidentes e atropelamentos de ciclistas são uma triste realidade que sempre devem ser considerados. O primeiro passo para preveni-los é cientes do seu entorno. É por isso que todos os ciclistas devem estar sempre atentos ao que está acontecendo ao redor. Se algo ou alguém parece suspeito, fique longe.

O principal problema para os ciclistas é que não há uma barreira protetora entre eles e o que está à sua volta. Por isso, é essencial que eles estejam o mais conscientes possível a fim de prevenir acidentes e atropelamento de ciclistas.

Outra medida crucial para evitar tais acidentes é tendo o equipamento certo. Sempre utilize equipamentos seguros e projetados especificamente para os ciclistas. Isso inclui capacetes, cotoveleiras, luvas, luzes, etc., tudo para garantir que os acidentes sejam minimizados.

Uma vez que estes equipamentos importantes estejam sendo usados, os ciclistas devem lembrar de seguir as regras de trânsito. O trânsito é feito para manter a harmonia e a segurança no trânsito. Então, preste atenção para não correr ou andar pela calçada. Isso garantirá que você não seja vítima de um acidente ou atropelamento de ciclista.

Se você costuma andar de bicicleta, então as principais regras para prevenir acidentes e atropelamentos de ciclistas são: prestar atenção ao seu entorno, usar equipamentos seguros e seguir as regras de trânsito. Além disso, certifique-se de contar com ajuda de profissionais especializados, caso precise. Seguindo estas simples orientações, você pode garantir uma viagem segura e saudável sempre que estiver de bicicleta.

Use equipamentos de segurança

Nos últimos anos, a prática de andar de bicicleta tem crescidos cada vez mais. Ao longo dos anos, temos visto muitos casos de atropelamentos de ciclistas. Para prevenir acidentes e atropelamentos de ciclistas é importante usar equipamentos de segurança.

Eles são projetados especificamente para proteger o ciclista enquanto anda. Os equipamentos básicos de segurança para ciclista incluem capacete, luzes LED, retrovisores, faróis e sinais sonoros.

Estes equipamentos têm seu próprio propósito e são essenciais para assegurar a segurança do ciclista. O capacete pode ajudar a prevenir lesões graves da cabeça. Já as luzes LED ajudam a manter o ciclista visível enquanto anda à noite.

Os retrovisores podem ajudar o ciclista a ver os carros ao seu redor, bem como os outros ciclistas, enquanto os faróis podem ajudar a iluminar o caminho na escuridão. Por último, os sinais sonoros também são extremamente úteis, pois ajudam a alertar a outros ciclistas da presença do ciclista.

Em suma, se você for um ciclista, é importante levar estes equipamentos de segurança a sério. Eles ajudarão a prevenir acidentes e atropelamentos de ciclistas.

Seja previsível

Cada vez mais pessoas estão optando pela prática de pedalar para suas atividades diárias, seja para lazer ou para deslocar-se ao trabalho. Infelizmente, isso vem acompanhado de um elevado número de acidentes envolvendo ciclistas e motoristas.

Sendo assim, é necessário tomar algumas medidas para prevenir acidentes e evitar atropelamentos de ciclista. O principal objetivo é prever os movimentos dos veículos ao seu redor, pois isso pode garantir uma viagem segura.

Para evitar um acidente, é importante seguir algumas orientações, como ter sempre os olhos bem abertos para identificar e reconhecer as intenções dos outros veículos ao seu redor, saber usar as faixas de segurança e usar pontos de referência para se localizar no trânsito.

Para prevenir acidentes e atropelamentos de ciclistas, é importante ser previsível e usar sinais de direção para que os outros veículos saibam onde estamos e para onde estamos indo.

É importante usar vestimentas e equipamentos de segurança, como capacetes, luzes e sinalização para que se destaque no trânsito e assim evitar acidentes e atropelamentos de ciclistas.

Não faça curvas fechadas

Prevenir acidente e atropelamento de ciclistas é extremamente importante para qualquer pessoa que vai andar de bicicleta. Se você está procurando por uma maneira de dirigir de forma segura, uma das coisas mais importantes a se lembrar é não fazer curvas fechadas.

Isso significa evitar fazer viradas bruscas, viradas demais e qualquer outra manobra que possa causar desequilíbrio. Ao tomar curvas, é importante manter uma velocidade controlada para não perder o equilíbrio e evitar possível acidente ou atropelamento.

Você também deve sempre manter seus olhos e ouvidos atentos, a fim de detectar outros veículos e pedestres que possam compartilhar a rua. Por último, é importante verificar se sua bicicleta está em boas condições.

Verifique se os freios estão funcionando corretamente, ajuste os amortecedores, calibrar as rodas e outros ajustes necessários. Esses pequenos passos ajudarão na prevenção de acidentes e atropelamentos de ciclistas.

Não ande de bicicleta na calçada

Se você é um ciclista urbano, então você sabe que existem alguns riscos de se andar de bicicleta nas ruas. Atropelamento e acidentes envolvendo ciclistas são bem comuns, especialmente em áreas de tráfego intenso e mão dupla.

A melhor maneira de prevenir acidente e atropelamento de ciclista é não andar de bicicleta na calçada. Embora pedalar na calçada possa, à primeira vista, parecer mais seguro do que pedalar na rua, na verdade, é muito mais perigoso.

Isso porque, na calçada, os pedestres não estão acostumados a ver ciclistas e eles não têm a possibilidade de ceder o caminho para ciclistas. Portanto, é recomendável que os ciclistas tenham consciência e mantenham sua bicicleta nas ruas onde motoristas e outros ciclistas podem ver e prever a sua presença.

Não ande de bicicleta sob a influência de álcool ou drogas

Andar de bicicleta pode ser uma forma saudável de transporte, entretenimento e de cuidar da saúde, mas é preciso ter cuidado para não colocar sua própria segurança em risco.

Andar de bicicleta sob a influência de álcool ou drogas pode ser muito perigoso e contribuir para o aumento dos acidentes de trânsito e atropelamentos de ciclistas.

Por isso, é importante que você tenha em mente medidas básicas de prevenção para evitar acidente e atropelamento de ciclista. Para começar, nunca ande de bicicleta sob a influência de álcool ou drogas, pois isso pode prejudicar sua habilidade de executar manobras de direção de maneira segura e aumentar a probabilidade de se envolver num acidente grave.

Assim, além de manter-se alerta ao caminhar ou pedalar, certifique-se de ter consciência de sua própria segurança e saúde, evitando beber ou usar drogas antes de andar de bicicleta. Dessa forma, você estará ajudando a prevenir acidentes e atropelamentos de ciclistas.

Ajude mais ciclistas a se protegerem. Compartilhe este post em suas redes sociais e espalhe essas dicas de segurança no pedal!

Artigos relacionados
Esporte e FitnessMTBSegurança do Ciclista

Equipamentos de segurança para MTB: o que você precisa para trilhas seguras

Aventurar-se por trilhas de mountain bike é uma experiência sem igual. Entre subidas desafiadoras…
Leia mais
EstudosNotíciasSegurança do Ciclista

Mortalidade de ciclistas em São Paulo: uma análise de duas décadas

Bem-vindo ao nosso blog no Bike Registrada! Hoje, vamos mergulhar em um tópico crucial para todos…
Leia mais
Segurança do Ciclista

12 Responsabilidades e deveres dos ciclistas

Quem anda de bicicleta tem o direito de exercer as suas atividades com segurança e liberdade, mas…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?