Sentir-se confortável, ganhar velocidade ou mesmo ter uma bike mais ajustada para fazer longas viagens. Esses estilos de pilotagens dependem não apenas de um bom jogo de marchas, pneus adequados e altura do selim adequada. Nessa conta, uma peça tão importante quanto, faz a diferença: o guidão de bike.

Pode ser de fibra de carbono, de alumínio ou do bom e velho aço. Cada guidão de bike oferece sua melhor aplicação, mas, você deve saber por qual modelo optar na hora de escolher o seu. Seja para montar a sua bike ou mesmo fazer ajustes e upgrades.

Por isso, não deixe de conferir este post, que traz todos os modelos de guidão de bikes, para você conhecer como eles facilitam seu pedal em diferentes condições!

Guidão de bike: tipos e usos

Guidão Flat

Guidão MTB Flat RetoCréditos: Pinterest

Reto ou no nome mais bonito e original flat. Esse tipo de guidão é o mais tradicional dentro do mountain bike, pois foi basicamente um dos primeiros que foram feitos na época em que as MTBs começaram a ser fabricadas em série.

Esse guidão de bike é voltado para o mundo do pedal recreativo e competitivo de mountain bike, por isso não oferece muito conforto. Pelo contrário, com ele você vai adquirir mais performance, além de um estilo a la MTB raiz.

Se quiser usar o modelo, busque um que se adeque a sua bike e ao seu estilo de pedalar. Uma dica aqui é também buscar modelos de guidão flat que tem uma leve curvatura nas pontas, para dentro. Assim, eles ficam mais próximos das mãos.

Guidão Rise

Guidão Rise MTB

Créditos: Pinterest

Todo mundo que pedala já viu um guidão rise ou mesmo usa um, porém, nem faz ideia de que seu nome é esse. O também clássico guidão curvo tem aplicação no MTB e em outras modalidades, como as bikes urbanas e híbridas.

Mas, estamos falando aqui de guidões levemente curvos, daqueles que são feitos para mountain bikes. Tanto para passear quanto para competir, esse guidão é um pouco mais alto que o flat, oferecendo uma posição ligeiramente confortável.

Não há segredos nesse tipo de guidão de bike, apenas usar um que agrade ao seu gosto e que fique de acordo com o que pretende alcançar nos pedais. Seja performance, para treinos leves, entre outros objetivos.

Guidão Borboleta

Guidão borboleta

Créditos: Pinterest

Sim, esse guidão de bike tem exatamente esse nome popular, pois seu formato é de asas de borboleta. O modelo é uma das primeiras opções para os pedais longos e cicloviagens, pois oferece vantagens nas duas condições.

O principal benefício do guidão borboleta para quem viaja, faz pedais longos ou mesmo bikepacking, são suas diferentes posições. Como a estrutura é grande e faz curvas formando o desenho de asas de borboleta, dá para pegá-lo em vários pontos.

Esse é um ótimo diferencial para quem viaja de bike, pois ficar na mesma posição pedalando por várias horas, causa fadiga muscular. E usar o guidão borboleta alivia os músculos nesse sentido.

Guidão Comfort

Guidão comfort de bicicleta

Créditos: Pinterest

O guidão de bike do tipo comfort também é um rise, porém, é muito mais curvo e alto. Dando seu toque de “bike para tiozão” para relaxar e curtir o pedal sem pressa de voltar.

Esse modelo pode ser usado em bikes urbanas e nas famosas caiçaras, que são bikes sem marchas, feitas para andar bem em terrenos planos.

O diferencial desse guidão é que ele deixa a posição de pedalar, para você ficar praticamente sentado. Um benefício que alivia e evita muitas dores na coluna, pescoço e lombar.

No mais, o guidão comfort tem suas versões em que os locais de pegada são mais retos, enquanto outros mais curvados para dentro.

Guidão Drop

Guidão drop

Créditos: Pinterest

As bikes de estrada são feitas para pegar velocidade em poucos giros de pedal. E a posição aerodinâmica é um dos principais pontos que ajudam nesse resultado. Boa parte da posição dessas road bikes é conquistada por causa do guidão drop.

Esse é um guidão que proporciona dois tipos de pegada, para facilitar o pedal em subidas, planos e na hora de fazer sprints bem agressivos.

A primeira pegada é em cima, como se fosse uma mountain bike, que é usada para fazer subidas. Já a segunda é para pegar com as mãos embaixo, fazendo com que o corpo fique bem agachado — ideal para cortar o vento.

Ainda há uma terceira pegada que alguns ciclistas não conhecem, que é ao final do guidão, onde não há as alavancas de freio e marcha. Esse modo é o mais agressivo, usado para sprints em áreas em que não será preciso frear tão cedo.

Guidão Bullhorn

Guidão Bullhorn

Créditos: Pinterest

No mundo das bikes há a categoria de bicicletas fixas, que são aquelas em que o pedivela gira junto com a roda traseira. Isso é por causa da catraca fixa, ou seja, não roda livre para trás, como em uma mountain bike ou road bike.

O guidão bullhorn, que em tradução livre do inglês significa chifre de touro, existe para atender a essa categoria de bicicletas fixas. O nome da peça não poderia ter sido melhor escolha, já que tem o mesmo formato da parte do animal — claro, sem ser pontiagudo.

Como a proposta da bike fixa é correr em velódromos, participar de competições urbanas e jogar bike polo, esse desenho de guidão não atrapalha o controle da bike. Mas, claro, a categoria atende também quem quer uma bike estilosa para passear pela cidade.

Guidão Cruiser

Guidão Cruiser Seca Sovaco

Créditos: Pinterest

Essa é uma versão extrema do guidão comfort, que leva o famoso nome “seca-sovaco”, mais conhecida no meio de motociclismo assim.

A comparação engraçada é por causa de os braços se esticarem tanto para ficarem na posição do guidão, a ponto de o vento bater direto nas axilas.

No mais, essa versão, ainda que não seja de grande vantagem em conforto, existe no meio da bike. E algumas pessoas gostam de usá-la por causa do estilo único.

Para além de conhecer os tipos de guidão, sempre é bom contar com a ajuda de alguém mais experiente em bikes, para ajudá-lo na escolha. Por exemplo, um profissional de bike fit, pode te indicar qual é o modelo mais adequado a você. Até porque escolher algo só pelo estilo pode render dores e um pedal mais curto.

Descubra mais sobre o mundo do mountain bike, ciclismo de estrada e muito mais. Assine a newsletter da Bike Registrada e receba nossos melhores conteúdos novos todo mês!

Classificado de bikes; marketplace de bikes