A Trek bikes é uma das principais marcas de bicicletas do mundo – e uma das pioneiras na produção de mountain bikes. Líder do mercado norte-americano e presença forte no Brasil desde 2013, a Trek conta com diferenciais importantes e é ideal para quem busca uma bicicleta de alto desempenho com excelente custo-benefício.

Esse é o seu caso? Então siga lendo este artigo e entenda mais sobre a marca!

A história da Trek Bikes

A história da Trek bikes tem início em 1976 quando Dick Bruke e Bevil Hogg iniciam uma sociedade. No início, os empresários se uniram para abrir uma loja de bicicletas. Contudo, a ideia não deu muito certo e logo eles tiveram de fechar as portas. O motivo? Eles notaram que não havia bicicletas realmente boas no mercado para vender. Por isso, teriam que produzir suas próprias.

A empreitada, no entanto, era audaciosa: produzir os melhores quadros de bicicleta do mundo, com mão de obra da mais alta qualidade, fabricação norte-americana e capaz de levar a alegria do ciclismo a um público ainda maior.

Com essa visão em comum, os dois empresários iniciaram sua produção em um celeiro em Waterloo, próximo da área rural de Wisconsin. Apesar da estrutura humilde, ali iniciou-se a fabricação de produtos de altíssima qualidade, com uma perícia profissional fora de série.

No primeiro ano, a Trek tinha apenas cinco funcionários e, juntos, eles produziram e pintaram à mão os 900 quadros iniciais. Esse foi um marco importantíssimo, já que, até então, o setor era dominado por modelos italianos e japoneses.

O crescente sucesso dos quadros da Trek fizeram com que a empresa expandisse sua atuação. Em 1977, a marca abriu o primeiro revendedor a varejo, a Penn Cycle, em Minnesota. Três anos após o início da empresa, as vendas atingiram a marca impressionante de 2 milhões de dólares.

Trek Bike

A expansão foi acontecendo naturalmente, com a Trek começando a se firmar em outros países. No ano de 1995, a marca apresenta uma das suas séries mais populares, a série E, com quadros de carbono, com os inesquecíveis e aclamados modelos E50, E 33, E 22 e E 11.

Hoje a Trek Bikes é considerada uma das melhores marcas de bicicletas do mundo. Em 2006, a marca inovou com o lançamento da Trek E26, de alumínio, que até hoje compete com os modelos de maior destaque das marcas Scott e GT.

Os quadros de carbono

Sem dúvida, os quadros de carbono da Trek foram avanço significativo no mundo das bicicletas.

O processo de produção da empresa foi se aperfeiçoando continuamente: da soldagem de tubos de carbono pré-moldados em barras de alumínio, em 1988, até o processo inusitado de combinar inúmeros moldes com vários materiais de carbono de modo a criar um produto final ajustável.

Apesar de toda a tecnologia aeroespacial, as bikes são construídas, atualmente, a partir de uma manta de tecido de fibra de carbono plana, totalmente à mão. Dessa forma, paradoxalmente ao crescimento exponencial da marca, hoje a Trek produz suas bicicletas de forma mais artesanal do que nunca.

Quais são as principais bikes e acessórios da marca?

Atualmente, a Trek conta com uma grande variedade de bicicletas e acessórios no seu catálogo – e as inovações não se limitam apenas aos modelos de alto padrão, já que todas contam com detalhes que ajudam a melhorar a performance da pedalada.

Cross Country

As bikes de cross country da marca surpreendem pela leveza e inteligência nas trilhas, garantindo vantagem competitiva aos pilotos. Algumas das opções disponíveis são as bikes das linhas:

  • Top Fuel: bike full suspension e bastante competitiva, ideal para trilhas técnicas;
  • Supercaliber: conta com a revolucionária tecnologia de suspensão IsoStrut. Como tem quadro de carbono, ela é leve, rápida e suave;
  • Procaliber: bikes em carbono que combinam a eficiência de uma hardtail com o conforto do IsoSpeed, combatendo a fadiga;
  • X-Caliber: bicicletas de entrada para corridas de cross country, oferecendo velocidade, eficiência e rápida dirigibilidade em trilhas técnicas e estreitas;
  • Marlin: planejadas para aventuras em todos os tipos de terreno.

MTB

A Trek conta com bicicletas para trilhas tradicionais e também versões de mountain bikes elétricas. Entre as tradicionais, estão as linhas:

  • Slash: MTBs para todos os tipos de terreno, podendo ser usadas em trilhas acidentadas e em outras mais rudimentares. Esse é um modelo full suspension;
  • Fuel EX: MTBs para todas as pistas. Algumas das características dos modelos da linha são: rapidez e facilidade na pilotagem. Por isso é a MTB mais procurada da marca e também por ser uma full suspension;
  • Roscoe: hardtail com pneus aderentes de 2.8” e um garfo robusto de 120 mm.

Já entre as MTBs elétricas, há duas linhas. A Powerfly, uma mountain bike elétrica versátil que ajuda a explorar terrenos diversos e a Rail, ideal para trilhas de alta velocidade.

Downhill

A Trek Bikes também conta com uma linha de bicicletas de downhill, a Session, que já foi campeã da Copa do Mundo e desenvolvida para quem está em busca de excelente desempenho na modalidade.

Estrada

Você pratica Speed e achava que a Trek Bikes não tinha opções interessantes? A marca conta com 4 linhas nesta categoria, que são:

  • Madone: uma superbike veloz e que combina tudo o que é necessário para conseguir atingir velocidades impressionantes;
  • Émonda: superleve, incrivelmente equilibrada e com aerodinâmica perfeita, sendo a bike de escalada mais rápida da marca;
  • Domane: conta com tecnologia de suavização de estradas, que ajuda a pedalar com mais velocidade e conforto;
  • Checkpoint: bike de cascalho e muito versátil, para ciclistas que querem pedalar em todos os terrenos.

Bicicletas femininas

Um ponto muito positivo da Trek Bikes para as ciclistas é o fato da marca se empenhar em desenvolver bicicletas exclusivamente pensadas e projetadas para elas.

As linhas da marca contam com modelos unissex e também versões femininas, com pontos de contato (selim e guidão, por exemplo), capazes de oferecerem um ajuste mais adequado para o corpo feminino.

Todos os modelos seguem o mesmo alto padrão da Trek. Você encontra opções femininas de mountain bikes, estrada, fitness e híbridas, além da marca produzir também vestuário específico para a modalidade e para as mulheres.

Embora as bikes da Trek sejam o ponto alto da marca, ela produz e vende equipamentos, como pneus, rodas, capacetes, faróis, selins, ciclocomputadores, mesas e canotes etc. e vestuários. Esses itens são da marca Bontrager, uma das marcas do grupo.

Diferenciais

A Trek Bikes não é conhecida como uma das melhores marcas do mundo à toa. Ela conta com diferenciais importantíssimos, como:

  • garantia vitalícia, oferecida desde o primeiro quadro produzido;
  • Trek Care, programa de garantia e fidelidade oferecido para todas as bikes. De forma totalmente gratuita, as bicicletas são registradas e a marca oferece garantia contra defeitos de materiais ou de mão-de-obra. O registro ainda ajuda a recuperar sua bike em casos de extravio ou roubo e permite a marca entrar em contato com os clientes para atualizações técnicas;
  • Carbon Care, programa exclusivo que oferece descontos em substituições de peças, garfos e quadros danificados de fibra de carbono;
  • rodas com garantia vitalícia contra defeitos e suporte do programa de fidelidade Carbon Care, com reparo ou troca gratuita caso as rodas sejam danificadas nos dois primeiros anos de uso
  • substituição gratuita dos capacetes da marca em caso de acidente em até um ano a partir da data da compra.

Por tudo isso, a Trek Bikes é a preferida não apenas dos grandes atletas, mas também de muitos aficionados pelo ciclismo.

Aceitação da Trek Bikes no mercado brasileiro

Desde 2013, a Trek conta com uma filial no Brasil, atuando com uma operação enxuta e com poucos funcionários. Por aqui, as mountain bikes ainda dominam o mercado, principalmente os modelos hardtail.

As mulheres também são um público visado pela empresa no país, já que o número delas no pedal só aumenta.

Hoje, é possível encontrar a Trek Bikes em mais de 120 pontos de vendas espalhados pelo Brasil, além da possibilidade de comprar e personalizar a sua bike totalmente online.

E, então, gostou de conhecer mais sobre a Trek Bikes? Quer comprar uma bicicleta da marca? Encontre o que você precisa nos Classificados Bike Registrada!

Imagens do blogpost: danielsapp

seguro de bike