Nem só de treinos é feito um cronograma de pedais para aumentar a performance. Para chegar a resultados incríveis de ganho de força e resistência para encarar subidas e terrenos difíceis, é preciso seguir um ritual diário. E você deve começá-lo já, se quiser ter mesmo melhora de desempenho na bike.

Querer buscar o seu melhor é uma coisa que a bike traz com os pedais constantes. Afinal, conforme o seu corpo aguenta passeios mais longos e você se cansa muito menos, mais fácil fica chegar mais longe. Mas, com esse aumento de performance e distâncias, é preciso se preparar.

Então, confira neste post, 8 passos o que você deve fazer para aumentar a performance e subir vários degraus no nível de bike, em que está!

1. Para aumentar a performance na bike, é preciso ter boas noites de sono

O sono é parte fundamental para qualquer treino que visa aumentar a performance. Dormir, além de ser uma necessidade biológica do corpo humano, é também uma forma de o organismo sintetizar o que ingeriu, e aproveitar o melhor para se recompor.

Nesse momento, músculos são formados, e o corpo ganha a famosa resistência para encarar pedais cada vez mais agressivos. Também, boas noites de sono fazem com que a mente se recomponha e relaxe, ganhando mais força para encarar as tarefas do dia a dia e ainda sobrar força e foco para treinos de bike.

Algumas das melhores dicas para dormir melhor são, evitar bebidas energéticas e com cafeína antes de dormir, ter um bom colchão e um ambiente de sono calmo. Além de evitar fazer atividades físicas nas 4 últimas horas antes de se deitar.

2. Fazer atividades que promovam uma mentalidade de superação

Boa parte do seu desempenho se deve a uma mentalidade que encara desafios e supera os próprios limites para chegar a objetivos. E isso vale desde a bike a qualquer outra área da vida em que você queira chegar a uma meta.

Nesse contexto, invista em você mesmo para criar uma mentalidade que supera barreiras e chega a resultados acima do esperado.

Algumas das práticas que ajudam a ganhar resiliência — a capacidade de passar por situações difíceis — são:

  • meditar;
  • praticar outras atividades físicas, como caminhada, corrida ou musculação;
  • ler;
  • fazer terapia;
  • para quem acredita, seguir uma doutrina religiosa.

Essas e outras atividades, principalmente quando feitas em conjunto, criam  formas de encarar a vida. Alguns dos ensinamentos que elas promovem são o de ter paciência, aceitar e, especialmente, se adaptar às mudanças, chegar a objetivos e comprometer-se com as responsabilidades do dia a dia.

Esse “trabalho interior”, promovido por tais atividades, formam uma mentalidade muito mais preparada para enfrentar desafios.

3. Manter o peso balanceado

Controlar o peso é preciso para ganhar performance no pedal. E se você tem problemas com essa parte, saiba que, mesmo pedalando, é difícil manter o peso em dia.

Além de manter os pedais e fazer todos as outras dicas para aumentar a performance, equilibrar o peso exige também evitar vários alimentos e hábitos. Doces e refrigerantes, são alguns que devem ser cortados da dieta, e passar períodos sem pedalar, nem pensar.

Além disso, o sobrepeso ou mesmo a obesidade, estágio mais avançado de massa corpórea, trazem riscos à saúde, como diabetes tipo 2, problemas de circulação, entre outros.

4. Ter uma alimentação saudável

Se a alimentação é parte essencial para pedalar a passeio, imagine quando você quer ganhar performance? Por isso, investir em alimentos que tenham todos os nutrientes que o corpo precisa para garantir energia e evitar a fadiga muscular, é preciso.

Nesse sentido, é indicado fazer uma consulta com um nutricionista, para avaliar quantidades e tipos de alimentos mais adequados para o aumento de desempenho esportivo.

Alguns dos alimentos que oferecem muita força e energia são formados por carboidratos e proteínas, como massas e pães integrais e carne de frango e bovina.

Também, dica importante desse tópico é evitar ingerir bebidas alcoólicas, pois consumi-las constantemente, prejudica o aproveitamento dos nutrientes e vitaminas, pelo organismo.

Aumentar a performance, frutas

Foto: PxHere

5. Investir na hidratação diária

Água nunca é demais para quem pratica atividades físicas, pois ela é um dos principais combustíveis para manter o seu corpo trabalhando com 100% da capacidade.

Além disso, a água é responsável por auxiliar na metabolização de vitaminas e minerais que os alimentos fornecem ao seu corpo. Ou seja, com um estoque robusto de água no corpo, será mais fácil aproveitar tudo do melhor que a alimentação oferece.

Só modere o consumo de água durante o pedal, para não ficar com aquela sensação de “estômago cheio”, e ter algum desconforto durante os seus treinos. O ideal é sempre dar pequenos goles, do começo ao fim, e nunca tomar bastante de uma vez só.

Também, invista em sucos naturais e vitaminas com frutas, que são formas de, além de se hidratar, obter energia e nutrientes para o seu organismo, de forma rápida.

6. Realizar a suplementação com produtos naturais

Aumentar a performance significa que você precisará de uma força extra para fornecer as calorias e outras substâncias que o seu organismo exige para pedais brutos. Portanto, é preciso fazer uma suplementação.

Para isso, consulte primeiro um nutricionista, e explique os seus objetivos de aumento de desempenho no ciclismo. Assim, ela indicará os suplementos mais adequados ao seu biotipo e metas de ganho.

Não caia em furadas tentando ganhar desempenho por meio do uso de anabolizantes. Isso prejudicará o seu organismo e, ainda por cima, pode te tirar de competições, caso seja pego.

7. Deixar a bike sempre revisada

Além de você ficar sempre preparado e adotar várias medidas pessoais para aumentar a performance, a sua bike também precisa te ajudar quando você mais precisa.

Quando falamos em aumento de performance, isso quer dizer que tanto o seu corpo quanto o equipamento que você usa, serão submetidos a uma carga pesada. Portanto, é preciso preparar a sua magrela também.

Revisões e checagens frequentes da regulagem de freios e câmbios são essenciais para você aumentar a performance com segurança. No mais, sempre tenha a corrente da bike lubrificada, que ajuda muito a, além de deixar a pedalada macia, evitar o desgaste rápido da peça.

Aumentar a performance, cassete bike speed

Foto: PxHere

8. Usar roupas adequadas

Pode parecer exagero, mas roupas fazem a diferença para você aumentar a performance no pedal.

Você se sente bem quando está com uma roupa apertada ou larga demais, no seu dia a dia? Com o pedal é a mesma coisa. As roupas devem ser na sua medida ideal, sem causar incômodos durante os seus treinos.

Além das medidas certas, ter roupas de ciclismo que sejam de material de boa qualidade. Ou seja, que não encharquem e façam você ficar pesado de suor.

A dica extra é aumentar o seu desempenho no pedal gradativamente, pois, não há receita mágica que vai fazer o seu corpo aguentar cada vez mais pedais agressivos. E não queira resultados rápidos: aumentar a performance exige tudo isso acompanhando de tempo.

Assine a nossa newsletter e receba direto em seu e-mail, muitas dicas para pedalar melhor sempre!

seguro de bike