Preparação e prática

Selim para mtb: como escolher e melhores modelos

Escolher corretamente o selim para MTB faz toda diferença na hora dos pedais. Afinal, ele oferece conforto e também é responsável por auxiliar na melhoria do desempenho e da performance, mesmo porque não tem nada pior do que passar algumas horas pedalando em um selim desconfortável.

Encontrar o selim certo pode não ser uma tarefa das mais simples, já que não existe uma receita de bolo que funcione perfeitamente para todos os ciclistas. Mas com algumas dicas é possível encontrar o modelo ideal para suas necessidades. Confira!

Dicas para escolher o selim para MTB

Um bom selim para MTB é aquele que oferece apoio preciso para os ísquios, evitando sobrecarregar essa região e gerar dor e desconforto. Então, é fundamental que o modelo escolhido esteja de acordo com algumas características pessoais suas. Veja as dicas que separamos.

Largura dos ísquios e gênero

Um selim confortável é aquele que corresponde à largura dos seus ísquios. A média, em geral, é de 12 cm para os homens e 13 cm para as mulheres. Porém, cada pessoa pode ter uma largura diferenciada. Então, meça a largura dos seus ísquios e procure um selim que tenha, no mínimo, 2 cm a mais que essa medida.

Só não escolha um selim largo demais, porque isso poderá atrapalhar o movimento das suas pernas.

Para medir a largura dos ísquios coloque papelão ou outro material que se deforme permanentemente com a pressão e sente em cima dele, elevando sua perna com um apoio, para que seu joelho fique um pouco acima do assento.

Os ísquios deixarão duas marcas no papelão e, depois, é só medir a distância entre elas, de centro a centro, e somar de 2 a 3 cm para escolher a largura do selim. Algumas lojas de bike já têm um equipamento próprio para fazer essa medição.

As mulheres normalmente têm ísquios mais largos. Por isso a dica para elas é procurar por selins mais largos e com narizes mais curtos – ou modelos específicos para mulheres.

Modalidade e posição de pilotagem

Quanto mais inclinado o ciclista ficar sobre a bike, ou mais agressiva for a forma de pilotagem, mais estreito, comprido e plano deverá ser o selim. Quanto mais ereto e mais tranquila a pilotagem, mais curto, largo e curvo deverá ser o selim.

Então, o selim para MTB deve ser aquele com menos preenchimento, mas ainda curvo, e com nariz longo. Os selins vazados também fazem sucesso, eles aliviam a pressão do períneo, especialmente (mas não apenas), para ciclistas homens.

Geralmente, independentemente da modalidade de MTB, quem pedala em trilhas precisa de bom desempenho sentado e também em pé. Como o terreno é acidentado, o selim deve absorver um pouco de vibração e de choque. Por isso, os modelos costumam ter preenchimento em tecido, couro, espuma ou gel.

Montagem do selim

Após escolher o selim para MTB adequado, lembre-se da importância da montagem correta. Afinal, mesmo o melhor selim para você, se for montado incorretamente, poderá gerar dores e desconfortos.

Por padrão, o selim deverá ser montado na horizontal – a indicação é usar um nível para garantir o ajuste correto.

A altura também é importante. O selim deve ser alto o suficiente para que ao pedalar com o pedal na posição mais baixa, a perna fique praticamente esticada, com uma leve flexão.

Como são vários pontos e medidas a se analisar, a recomendação é, após encontrar o selim certo, investir em um bike fit.

Modelos de selim para MTB

Como você viu, escolher o melhor selim para MTB é algo muito pessoal, que dependerá das medidas dos seus ísquios e da forma como você pedala. Abaixo, selecionamos algumas sugestões de modelos para ajudar na sua escolha.

Essax Extreme CR

essax-extreme-sillin-bike-saddle-mtb-btt

A espanhola Essax é uma das marcas mais conhecidas na produção mundial de selim, e esse modelo é voltado exclusivamente para o MTB. Ele é leve, produzido com materiais de alta qualidade e tem um design interessante.

A linha é ideal para pedalar em diferentes tipos de trilhas, sendo uma evolução do modelo Adrenaline XC (um dos mais vendidos da marca). O selim é bem técnico e avançado e está disponível com a versão de trilho em cromo niquelar.

Pro Bikegear Griffon Saddle

 

Griffon Performance Saddle 3

Esse selim combina desempenho e conforto, já que possui um design diferenciado, com bordas arredondadas, que não causam incômodo mesmo nos pedais mais longos, uma superfície reta e com medidas ideais para garantir excelente performance.

O modelo está disponível em três comprimentos diferentes e apresenta acolchoamento em EVA e revestimento em material PU suave, gerando menos atrito com a roupa de ciclismo. Sua estrutura interna é de polímero reforçado com carbono, trazendo rigidez e leveza e o trilho é de carbono.

Power Comp com MIMIC Feminino Specialized

 

Selim Power Comp com MIMIC Feminino

Como dissemos, homens e mulheres têm diferenças nas medidas dos ísquios. Por isso, algumas marcas têm desenvolvido selins diferenciados para elas, como essa versão da Specialized.

Com um design patenteado e a tecnologia MIMIC, este selim se molda com perfeição ao corpo feminino. Ele ainda conta com trilhos Cr-Mo ocos e acolchoamento nível 2, o que significa conforto extra.

Assim como os demais selins da marca, ele também possui as características Body Geometry, que se adapta à posição de pedalada da ciclista, além de ser uma versão projetada para alta performance.

Selim MTB Turnix TI- Pro

Selim MTB Turnix TI - PRO

Selim desenvolvido com materiais superleves, com estofamento de EVA e tecnologia de absorção de impacto. Tudo isso com a qualidade Shimano Pro, a linha de acessórios e componentes da Shimano, uma das marcas mais renomadas no ciclismo.

Ele tem um formato arredondado, com base reforçada de fibra de carbono e é indicado tanto para MTB como para speed.

Selim MTB K6748- TSW

Imagem

Se você está começando agora e procurando por um selim para MTB mais baratinho, essa versão da TSW é uma boa escolha. Ele conta com uma superfície plana e alongada, o que varia as posições de pedalada.

O corpo é produzido em nylon, possui espuma de alta densidade e trilhos em Cromoly, além de um formato anatômico produzido exclusivamente para MTB e diferentes opções de cores.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher o selim para MTB? Se você curtiu este conteúdo, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente no seu e-mail!

Artigos relacionados
DicasPreparação e prática

Entregador de bike: o que é e como funciona

Quem gosta de pedalar e está desempregado ou é autônomo, acaba vendo a opção de entregador de…
Leia mais
DicasPreparação e prática

Dicas para ciclistas: 6 erros comuns de quem pedala

O uso da bicicleta para realização de atividade física, lazer, esporte ou mesmo como veículo vem…
Leia mais
Preparação e práticaTreinos

8 alongamentos ótimos para antes de pedalar

Os alongamentos para pedalar são aliados importantes dos ciclistas. Afinal, eles ajudam a prevenir…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?