NutriçãoPreparação e práticaSaúde e bem-estar

Perder gordura corporal no ciclismo vs. perder peso: qual a diferença

A frase perder gordura corporal parece até um mantra da nossa sociedade. Pudera! Somos frequentemente bombardeados com produtos, chás e as invenções mais mirabolantes sobre o assunto. Porém, um fato que muitos desconhecem é que perder gordura corporal no ciclismo não está totalmente relacionado com perder peso.

Com um treino adequado, o ciclista pode sim otimizar seus objetivos em relação ao próprio corpo. No entanto, ao emagrecer, a perda de peso pode não se tratar apenas de gordura. Por isso, focar sua atenção apenas nos números da balança, nem sempre é o ideal.

Neste artigo, iremos explicar detalhadamente a diferença no ciclismo entre perder gordura corporal e perder peso. Além disso, mostraremos algumas dicas para intensificar o seu treino e ajudar você a alcançar o seu objetivo. Vamos lá?

 

Perder gordura corporal no ciclismo vs. perder peso: qual é o melhor?

Antes de tudo, vamos começar trazendo uma verdade: o número expresso na balança é apenas uma indicação do peso corporal. Ele não é uma indicação real de que precisamos perder gordura. É comum ver pessoas que são consideradas magras, mas que possuem um nível alto de gordura corporal.

Definida por muito elementos, a composição corporal se constitui de:

  • Água: Não é à toa que dizem que água é vida. O corpo humano é composto por mais de 70% de água. Por isso, ela é tão importante para uma vida mais saudável e com bem-estar.
  • Massa óssea, magra e gorda: elas são diferentes entre si. A massa óssea está relacionada ao peso dos ossos do indivíduo. Por sua vez, o peso da massa magra se refere aos músculos, pele, líquidos e órgãos internos. Já a massa gorda, indica a parte do peso do corpo composto por gorduras.

O peso em si não tem um valor intrínseco. É sempre relevante monitorar são as variações entre a massa magra e a massa gorda. Porém, para que a saúde esteja em equilíbrio, o ideal é sempre focar na perda dessa gordura.

Perder peso não significa perder gordura corporal

Geralmente acreditamos que uma pessoa com a estrutura física magra é mais leve. Nem sempre isso é uma verdade. Conhecer a situação fisiológica de cada um é muito importante para estabelecer metas.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida usada pela Organização Mundial da Saúde para auxiliar no cálculo do peso ideal de uma pessoa. Ele compara o peso com a altura, sem avaliar a real composição corporal. Por isso, ele não serve de base para quem pretende perder gordura corporal.

É necessário recorrer a outras ferramentas, com o intuito de melhor compreender a composição do corpo de cada pessoa. O teste Dual Energy X-Ray Absorptiometry (DEXA) é uma boa opção, bem como as balanças específicas de bioimpedância, que trazem números reais.

Treinos para perder gordura corporalno ciclismo

perder gordura corporalno ciclismo

Quando temos o objetivo de perder gordura corporal, complementar o treino com outras atividades se torna primordial. Só andar de bike não é o suficiente. Precisamos também aliar o pedal com a musculação, pelo menos 2 vezes na semana.

Exercícios aeróbicos com pedais de mais de 60 minutos, em baixa intensidade, pode ser uma boa, pois ajudam a otimizar o consumo de gordura. Praticando duas vezes na semana, juntamente com outros exercícios, já será possível ver algum resultado.

Porém, nada substitui a força de um treino High Intensity Interval Training (HIIT), a prática de exercícios que intercalam alta e baixa intensidade. Com ele, os tiros rápidos são alternados com as fases de recuperação.

Há quem preferia trabalhar com os treinos para queima de gordura tendo como base o jejum intermitente. Com saídas de no mínimo 1 hora e no máximo 2, o ideal é treinar com uma intensidade reduzida.

Ao criar um plano de treino, não se esqueça de intercalar as atividades com dias para descanso. Deixar que o corpo se recupere naturalmente dos pedais mais pesados e intensos também faz parte do treino.

Dicas úteis para perder gordura corporal com o ciclismo

Esteja ciente de que perder gordura corporal não é de um dia para o outro. Mas, sempre é preciso dar o primeiro passo. Fazer um acompanhamento de cada etapa do processo é fundamental. Seja quinzenal ou semanal, o monitoramento das ações se torna essencial.

Definir o quanto de gordura corporal você está disposto a perder, é sempre um bom começo. Assim, fica mais fácil calcular a rota e saber o que é preciso fazer para chegar lá. Fazer uma fotografia de cada um dos períodos, pode ser uma ótima maneira de acompanhar o processo (e não desanimar). Além disso, anote os índices:

  • Peso corporal;
  • Níveis de água;
  • Porcentagem da massa óssea, magra e gorda.

Crie a rotina de se pesar sempre no mesmo dia da semana e horário. Se possível, sempre no período da manhã, após acordar e antes de tomar o café. Achando melhor, utilize uma fita métrica para calcular as suas medidas.

A tendência no corpo masculino é armazenar mais gordura na região do abdômen. Já as mulheres, tendem a se concentrar mais na região das nádegas e das coxas.

Não se esqueça de uma boa alimentação

Se você quer perder gordura corporal, é preciso se concentrar também na sua alimentação. E não estamos falando de cortar radicalmente as calorias, mas sim comer tudo com moderação. Fazer boas escolhas e substituições podem ajudar no déficit calórico.

Pedir uma água ao invés de um suco, substituir as batatas fritas por uma salada, não adotar o café. Tudo isso são práticas fáceis de serem adotadas.

Ao perder gordura corporal sem prejudicar a massa magra, a ingestão de proteínas é sempre recomendada, mesmo para quem atua com resistência. Carne, peixe, ovos, amêndoas, iogurte e leguminosas são alimentos bem-vindos.

Elaborando um cardápio completo, um nutricionista será capaz de estabelecer, junto com você, o melhor caminho para atingir o seu objetivo. Para alcançar melhores resultados, busque sempre o atendimento de um profissional da área

Imagem: Kaur Kristjan (Unsplash) e Thelearningcurvedotca (Visual Hunt)

Agora que você já conhece a diferença entre perder gordura corporal e perder peso, deixe seu comentário! Conte para nós como está sendo o seu processo de transformação do corpo com o ciclismo.

Artigos relacionados
Preparação e prática

Zonas de treinamento para o ciclismo: o que são e como usá-las para treinar

Nesse artigo vamos falar de um assunto mais específico e técnico: as zonas de treinamento para o…
Leia mais
CriançasPreparação e prática

Para qual idade é recomendada a bicicleta de equilíbrio

Você sabia que o equilíbrio é uma das habilidades motoras fundamentais que as crianças devem…
Leia mais
Preparação e práticaTreinos

Treinamento de VO2 máximo para ciclistas: como melhorar e ficar mais rápido

Você quer pedalar mais rápido e com mais potência? Surpreendentemente, o segredo pode estar…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?