Fundada em 2014, a Bike Registrada nasceu com o propósito de inibir o comércio de bicicletas roubadas, proporcionando mais segurança aos ciclistas e, consequentemente, estimular o uso da bicicleta como modal de transporte público.

Com o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas, a empresa criou o primeiro sistema de cadastramento de bikes, ajudando a identificar, de forma rápida e simples, os dados das bicicletas e de seus respectivos donos, inibindo o comércio e ajudando a recuperar bikes roubadas. O cadastro é gratuito e, atualmente, já são mais de 280 mil unidades cadastradas em todo o País.

Neste post iremos explicar mais sobre como funciona o Registro de Bicicletas. Além de mostrar os serviços de Seguro de Bike e o Classificados Bike Registrada, onde você compra e vende em uma rede especializada em bikes!

Como surgiu e funciona o Registro de Bicicletas da Bike Registradas?

“Imagine um carro sem placa. Antes do Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de bicicletas, dificilmente a polícia, ou qualquer pessoa, conseguiria identificar a procedência de uma bike.

Infelizmente, sabemos que os roubos são comuns e, mesmo quando os policiais recuperavam estas bicicletas, dificilmente conseguiam localizar os seus donos. Com a Bike Registrada, mudamos este cenário.

Hoje, qualquer ciclista pode registrar a sua bike, de forma gratuita. Assim, inibimos o comércio de bikes roubadas e ajudamos os policiais a localizarem os proprietários no caso de bicicletas recuperadas”, reforça o Co-founder da Bike Registrada, Alexandre Ramos.

A Bike Registrada nasceu no Distrito Federal a partir da iniciativa de quatro amigos. Convidados por amigos para pedalar, descobriram o volume de roubos e a insegurança que faz parte do dia a dia de todo ciclista.

Instigados pela situação e pela falta de informação sobre as bicicletas, desenvolveram um aplicativo para cadastramento das bicicletas. Nele, o proprietário inclui todos os dados da bicicleta e as informações de contato.

Dessa maneira, qualquer pessoa pode consultar os dados da bicicleta e, se ela for roubada, o sistema emite um alerta de roubo.

“Neste modelo, os policiais conseguem os dados para devolver as bikes recuperadas e, quando qualquer pessoa for comprar uma bike usada, pode consultar previamente para saber a sua procedência.

A consulta é feita em tempo real por meio do aplicativo. Já temos várias parcerias com policiais de cidades como Brasília e Manaus, além de parceria com os Estados do Pará, Espírito Santo e Santa Catarina.

Também já estamos em mais de 300 lojas em todo o País. No caso de venda legal da bicicleta, assim como acontece com outros veículos, o ciclista e o lojista podem transferir o registro para o novo proprietário”, explica o Co-founder da Bike Registrada, Marcos Samarone.

Como surgiu a ideia para a criação da Bike Registrada?

A ideia nasceu quando quatro amigos — dois economistas e dois especialistas em tecnologia da informação — identificaram que um dos maiores medos dos ciclistas é ter a bicicleta furtada.

A partir disso, nasceu o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas. Com o propósito de inibir o comércio de bicicletas roubadas, proporcionando mais segurança aos ciclistas e, consequentemente, estimular o uso da bike como modal de transporte público.

Como a Bike Registrada funciona na prática?

A ideia do Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas é ajudar a identificar, de forma rápida e simples os dados das bicicletas e de seus respectivos donos, inibindo o comércio de bikes roubadas e ajudando a recuperá-las.

Quais são os serviços oferecidos pela Bike Registrada?

A Bike Registrada oferece o sistema para cadastro no site, que é totalmente gratuito e permite a realização de consultas de bikes por meio do número de série.

A empresa oferece a possibilidade de compra do Selo de Segurança, que permite uma consulta ágil por meio de aplicativo, além de oferecer o Bike Loc para a localização da bike, e o Bike Vida, que são as informações vitais do ciclista armazenadas em um banco de dados e contato de emergência.

Todas essas informações nos serviços do app, ficam à disposição para consultas em caso de emergência.

Também, a Bike registrada oferece os serviços de seguro de bicicleta, com diversos modelos de seguros para atender a perfis distintos de ciclistas.

Além do serviço, a última novidade da empresa, criada em 2020, é o Classificados Bike Registrada. Um marketplace especializado para comprar e vender bikes com muita segurança.

O que é e como funciona o Selo de Segurança Bike Registrada?

Para facilitar ainda mais a identificação, a Bike Registrada lançou o Selo de Segurança Bike Registrada.

Ele foi desenvolvido com material de alta resistência e cola específica, agilizando a consulta. “O Selo Bike Registrada, apesar de ser opcional, ajuda a inibir o roubo”, reforça o Co-founder da Bikie Registrada, Rubem Vasconcelos.

Além de inibir o comércio de bicicletas roubadas, o selo e o cadastro das bicicletas ajudam e facilitam o trabalho dos policiais que, hoje, mesmo quando recuperam bikes roubadas, tem dificuldade em localizar os seus donos.

“Visitamos muitas delegacias em todo o País, e, em muitas delas, há inúmeras bicicletas recuperadas. Porém, os policias não conseguem devolvê-las aos seus donos. Com a Bike Registrada, acabamos também com este problema.”

Um dos principais objetivos da Bike Registrada é fechar parceiras com as Secretarias de Segurança dos Estados para incentivar ainda mais o uso e a consulta das bicicletas.

“Além disso, queremos ampliar os pontos de venda do selo e fazer parceiras com as próprias indústrias para incentivar a todos os ciclistas a cadastrarem as suas bikes. Somente assim, vamos conseguir inibir o roubo de bicicletas.”

Qual é o valor e onde é possível adquirir o Selo Bike Registrada?

O selo é comercializado no valor de R$ 49,90. É possível comprá-lo aqui no site da Bike Registrada e em lojas parceiras pelo Brasil.

Quais são os diferenciais para o ciclista que compra o Selo de Segurança?

Além de toda a qualidade e segurança em serviços, quem compra o Selo de Segurança da Bike Registrada recebe um produto que foi desenvolvido com material de alta resistência. Junto ao selo, dois serviços são oferecidos: o Bike Vida e o Bike Loc.

O Bike Vida permite a consulta das informações vitais de um ciclista e ainda fornece contatos de emergência que poderão ser acionados em caso de acidentes.

Já o Bike Loc permite a localização de onde a bike foi consultada. Ou seja, mesmo que o selo seja arrancado, se o “chassi” for consultado, o proprietário vai receber o alerta de roubo com a localização aproximada de consulta.

Como surgiu o Seguro Bike Registrada?

O Seguro Bike Registrada foi colocado em prática em 2018, pensado para ser o seguro que todo ciclista busca, mas que o mercado ainda não oferecia.

Esse serviço de segurança para o ciclista conta com a seguradora Essor, do grupo SCOR, que atua em mais de 41 países. Sendo uma das maiores empresas do mudo, no segmento de seguros.

Assim, a Bike Registrada e a Essor atuam em parceria oferecendo um seguro personalizado ao ciclista.

Como funciona o Seguro Bike Registrada?

O Seguro Bike Registrada funciona de forma muito simples e prática, para qualquer ciclista contratar o serviço rapidamente e sem burocracias.

100% online

No app ou direto no site, toda a contratação é 100% online. Ou seja, não é preciso ligar para um corretor de seguros, aguardar ele vir à sua casa para ver a bike, fazer a simulação de seguro e só então você dar o “ok” ou o “não”.

Todo o processo, da cotação à contratação, é feito em minutos, com transparência nas informações.

Já na cotação você informa o valor de sua bike, seja ela montada peça por peça, comprada nova ou usada. Assim, você fica sabendo do valor da apólice logo na primeira etapa.

Nesse instante, é oferecido o melhor plano de seguro — existem três modelos — de acordo com o seu perfil de uso da bike, que é preenchido antes.

Assim, basta se cadastrar e fazer a sua ativação, que em poucos minutos a sua segurança é garantida.

Contratação imediata

A contratação do Seguro Bike registrada é imediata. Isso mesmo, não existe carência, ou seja, o tempo que o serviço leva para começar a valer depois que você contrata.

Assim, basta o app da Bike Registrada dar o ok e as notificações chegarem ao seu e-mail, em segundos depois do seu “ok” no sistema, que ele está ativado.

 

Pago mês a mês

O Seguro Bike Registrada conta com um sistema que não te prende a um plano anual, semestral ou de outro tipo. Ou seja, mesmo se você quiser cancelar o serviço um ou dois meses depois de contratado, pode fazer.

Dessa maneira, o Seguro Bike Registrada funciona com um pagamento mês a mês. Esse sistema foi pensado assim, para aliviar s suas contas e garantir o limite do seu cartão de crédito sempre com folga.

Logo, nesse sistema de cobrança, o seu cartão de crédito não fica preso a uma conta de, por exemplo, 12 meses — como os planos de internet te cobram.

Cada parcela é cobrada no mesmo dia do mês em que você contratou o seguro. Trazendo segurança e transparência para você acompanhar o histórico de cobrança.

Vistoria online

Para garantir que a bicicleta seja segurada no valor que ela realmente representa no mercado, o Seguro Bike Registrada faz a vistoria online na hora da contratação. Para isso, a Bike Registrada conta com a parceira Bike Inspec, especializada em vistorias.

Na equipe da Bike Inspec, profissionais — que também são ciclistas — fazem a cotação de acordo com citérios técnicos como valor de mercado, modelo e configuração da bike. Tudo isso é feito em tempo real, com base nas fotos da bicicleta enviadas por você.

Seguro para bikes a partir de R$1 mil

O Seguro Bike Registrada não exige que a bike segurada tenha alto valor. Bicicletas a partir de mil reais são válidas para serem asseguradas.

Plano personalizado

Os planos de Seguro Bike Registrada não se restringem a apenas um modelo para todos os perfis de ciclistas.

Afinal, existem pessoas que usam a bike apenas aos finais de semana, enquanto outros competem — e cada qual precisa de um serviço à altura de suas necessidades.

Dessa forma, o Seguro Bike Registrada funciona com os planos:

  • Bike Ativo
  • Bike Performance
  • Bike Urbano

Bike Ativo

Esse é o plano feito para quem usa a bike com frequência, incluindo para fazer aquelas cicloviagens dentro do país. Ou seja, para quem precisa se proteger de contratempos comuns em cidades grandes, pequenas, trilhas e estradas.

As coberturas do plano Bike Ativo incluem:

  • Roubo e furto qualificado.
  • Acidente ou quebra do equipamento.
  • Assistência 24h por dia.
  • Transporte e reboque.

Bike Performance

Para o ciclista que busca sempre aumentar o seu rendimento e vai mais longe nas trilhas e estradas dentro e fora do país. Ideal para quem treina quase todos os dias e compete com frequência.

As coberturas do plano Bike Performance incluem:

  • Roubo e furto qualificado.
  • Acidente ou quebra.
  • Responsabilidade civil.
  • Assistência 24h por dia.
  • Transporte e reboque.
  • Extensão para transporte internacional.

Bike Urbano

Esse plano de seguro de bike é voltado para quem usa a bicicleta mais na cidade, passeia aos finais de semana, e precisa de uma garantia de segurança nesse contexto. Um serviço ajustado para quem ir e vir seguro, nas ruas do bairro e em parques.

As coberturas do plano Bike Urbano incluem:

  • Roubo e furto qualificado.
  • Assistência 24h.
  • Transporte e reboque.

Franquia

A franquia do Seguro Bike Registrada funciona de duas formas, trazendo vantagens em ambas. Vale reforçar que a franquia é o valor pago para que a seguradora reembolse o restante do preço da bicicleta.

Por exemplo, se a bicicleta foi segurada em R$3.500, e o valor da franquia é de R$400, o reembolso em caso de sinistro será de R$3.100.

Veja como funciona a franquia da do Seguro Bike Registrada:

  • Bikes até R$1.499,99 – mínimo de R$250 ou 10% do valor da bike.
  • Bikes até R$5.999,99 – mínimo de R$500 ou 10% do valor da bike.
  • Bikes acima de R$6 mil – mínimo de R$800 ou 10% do valor da bike.

Como surgiu o Classificados Bike Registrada?

O Classificados Bike Registrada foi o passo mais recente da Bike Registrada no mercado de serviços para ciclistas.

A plataforma foi criada em 2020, e reúne mais de 300 mil ciclistas em um marketplace dedicado a compra e venda de bikes novas e usadas, com total segurança nas transações.

Dessa maneira, a Bike Registrada usou toda sua base de dados e experiência em oferecer serviços alinhados aos diferentes perfis de ciclistas, para criar o marketplace. O que faz do Classificados Bike Registrada, o serviço online 100% feito para comprar e vender bikes.

Como funciona o Classificados Bike Registrada?

O marketplace da Bike Registrada funciona de maneira bastante simples e intuitiva, com os anúncios, descrições, fotos e contato do vendedor.

Tudo em um ambiente dotado de tecnologias de segurança para transações financeiras seguras, e com uma logística de compra e venda que o ciclista precisa.

Busque as melhores ofertas

As ofertas do Classificados Bike Registrada funcionam de forma inteligente. Depois que o seu cadastro é criado, tanto a página como e-mails são enviados com regularidade, avisando sobre novos anúncios que estejam dentro do seu perfil de busca.

Ou seja, a inteligência artificial do Classificados Bike Registrada busca a bike que você quer enquanto você faz outras tarefas no seu dia a dia.

Negocie direto com o vendedor

Não precisa comprar o produto para só então ter o contato com o vendedor. Você pode conversar e pedir mais informações sobre a bicicleta, antes de arrematar a sua nova bike.

Desse jeito, tudo fica mais seguro: você vai entender melhor o produto, e o vendedor poderá lhe informar outros dados sobre o anúncio — uma boa hora de negociar um desconto!

Anuncie grátis

A plataforma de classificados é muito democrática para quem compra e vende, por isso, conta com anúncios grátis.

Assim, você aumenta bastante as chances de vender uma magrela que está parada há um tempo, recebe o seu dinheiro e não tem que devolver parte do lucro para o marketplace.

A Bike Registrada inibe o roubo e furto de bicicleta?

O nosso propósito é criar a cultura de registro de bicicleta. Assim, conforme os registros aumentarem e tivermos o apoio das respectivas Secretarias de Segurança Pública de todos os estados brasileiros, inibiremos o desejo de roubos e furtos.

Nesse contexto, será difícil fazer a revenda das bikes, considerando que o “chassi” poderá ser consultado pelo possível comprador ou pela polícia. E o bem será devolvido ao proprietário.

Na consulta do “chassi” da bicicleta e acesso ao contato do ciclista, isso pode apresentar algum risco ao proprietário?

Nós identificamos como positivo o fato de disponibilizar os contatos do proprietário da bicicleta — deixamos essa opção livre durante o cadastro.

Assim, o ciclista pode escolher se vai ou não disponibilizar as informações pessoais caso o número de série seja consultado. Portanto, indicamos que seja disponibilizado o nome e telefone para contato, pois, facilitará a localização e devolução do bem ao proprietário.

Caso a bike seja registrada em São Paulo, depois seja roubada e alguém tente vendê-la em outro estado, se ela for consultada, o alerta de roubo vai funcionar?

Sim, pois a Bike Registrada oferece o cadastro nacional de bicicletas, ou seja, o alerta de roubo funcionará em todo o território nacional.

Quais os Estados têm parceria com a Bike Registrada e de que forma se dá essa parceria?

Contamos atualmente com parcerias em forma de acordo de cooperação técnica nas cidades de Brasília e Manaus. Além dos estados do Pará, Espírito Santo e Santa Catarina.

A nossa orientação é a de que os policiais militares utilizem o aplicativo da Bike Registrada como complemento de abordagem em casos suspeitos. Quanto mais disseminarmos a cultura de registro de bikes, mais diminuímos o interesse pelo roubo.

Existe interesse da Bike Registrada em realizar parceria com outros Estados? Se sim, quais são eles?

Nosso objetivo é realizar parceria com as Secretarias de Segurança Pública de todos os Estados.

Já estamos em contatos avançados em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Já realizamos parcerias com as Secretarias públicas de Brasília e Manaus.

Vocês pretendem ampliar o sistema de vendas do Selo de Segurança em lojas físicas? Se sim, de qual forma?

Hoje contamos com mais de 600 lojas parceiras distribuídas pelo Brasil, e queremos expandir esse número para mil lojas até o final de 2022.

Vocês podem citar um exemplo de índice de recuperação de bicicletas roubadas?

No Distrito Federal, por exemplo, houve um aumento de 70% em recuperação de bikes roubadas com o uso do Selo de Segurança da Bike Registrada.

Vale dizer que a Polícia Militar do Distrito Federal foi a primeira do país a usar de forma espontânea a Bike Registrada, o que gerou grande repercussão ao redor das demais corporações do Brasil.

No ponto de vista dos fundadores da Bike Registrada, como é possível combater o comércio de bicicletas roubadas no país?

A proposta da Bike Registrada é a de auxiliar, por meio de uma plataforma única e que funcione com agilidade e segurança. Por meio de desenvolver a cultura de combate ao comércio de bikes roubadas, assim como já ocorre com os veículos.

Como vocês chegaram a criação do registro seguro para as bikes?

O Registro Seguro foi desenvolvido por meio de algoritmos específicos para o modelo da Bike Registrada. Chegamos a ele por intermédio de uma sequência de operações que nos possibilitaram oferecer uma solução completa e segura.

A PATENTE É NOSSA!

O INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL concede a BIKE REGISTRADA a patente do SISTEMA DE CADASTRO NACIONAL DE REGISTRO DE BICICLETAS, válido por 50 anos, em conformidade com o art. 3º da Lei Nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998.

seguro de bike