Qualquer ciclista que leva o esporte a sério já pensou alguma vez em montar uma equipe de ciclismo, tanto para competição profissional como para treinar e conformar uma equipe de pedalada.

No caso da competição, como em qualquer empreitada, surgem dúvidas de vários tipos, principalmente aquelas relacionadas com aspectos mais técnicos e burocráticos.

Com isso em mente, preparamos este artigo para responder às perguntas mais frequentes e, assim, começar a montar uma equipe de ciclismo com o pé direito ou, no caso, no pedal direito.

Equipe de ciclismo: por que montar um?

É normal que alguém que pratica ciclismo faz tempo e descobre que tem aptidões para o esporte queira entrar numa competição. Embora muitas modalidades possam ser praticadas de forma individual, na hora de competir é necessário contar com uma equipe de ciclismo, principalmente no ciclismo de estrada.

O ponto é o seguinte: o ciclismo de estrada é um esporte de equipe, e cada membro faz parte do time para cumprir uma função. Caso contrário, as oportunidades de ganhar são mínimas.
 
Para entrar numa competição, é essencial conhecer, considerar e pensar o seguinte:

  • A performance de cada membro do time.
  • Os detalhes do percurso.
  • A estratégia.

Conhecendo o nível de experiência e rendimento de cada membro, é possível definir o papel que cada um deles vai assumir na competição. Isso, mais o conhecimento dos detalhes do percurso, permite traçar uma estratégia.

Para competir, uma equipe de ciclismo precisa ter pelo menos 3 membros: o gregário, o passista, e o velocista. O gregário é o apoio, o passista é quem marca o ritmo, e o velocista é aquele ciclista que aparece no final e dá tudo para ganhar a competição.

Geralmente a estratégia consiste em definir quem vai ser o líder ou capitão da equipe de ciclismo, ou seja, o velocista. O objetivo é que o líder se canse o mínimo possível para que, mais perto da linha de chegada, vá para a frente e vença a competição.

As estratégias para que o velocista não fique tão cansado ao longo da corrida são várias. A mais popular é que o líder não sofra muita resistência do ar. Para isso, os companheiros ficam à frente e ele pode ir no vácuo do time.

Outra função dos companheiros da equipe, principalmente dos gregários, também consiste em pegar água ou qualquer coisa que o líder necessite. Para isso, atrás do pelotão há um carro de apoio com os elementos disponíveis.

Se o líder tiver algum problema técnico, pode trocar de bike ou de peça com um companheiro.

Outra estratégia bem popular consiste em que um companheiro acelere e fique na frente separado da equipe. Isso vai fazer com que outros times acelerem e, assim, a equipe pode aproveitar o vácuo deixado por eles. Se os outros times não aceleram e o companheiro ganha a competição, melhor ainda.

Não é preciso que o líder seja sempre a mesma pessoa, ou ser uma pessoa só. A escolha do líder depende, por exemplo, da estratégia ou do terreno onde ocorre a disputa.

equipe de ciclismo

Antes da competição: atitudes e regras

É bom considerar algumas dicas importantes antes de pensar sequer em entrar numa competição.

Primeiramente, o compromisso. Monte um grupo e pratique com regularidade, senão jamais vai acabar de conhecer o rendimento de cada membro. O conhecimento em conjunto das possibilidades da equipe de ciclismo e de cada membro pode ser decisivo na hora de tomar uma decisão rápida na competição, o que pode ser a linha divisória entre a vitória e a derrota.

Em segundo lugar, dê uma identidade à sua equipe. Um nome, uniforme, fanpage no Facebook, grupo no WhatsApp. Oficialize sua equipe e gere um senso de pertença nos membros.

Em terceiro lugar, é preciso conhecer o que exige a Confederação Brasileira de Ciclismo para montar uma equipe.

Segundo o regulamento:

uma equipe registrada é uma organização esportiva pertencente a um clube, composta por ciclistas e pessoas contratadas ou que os apoiam com o objetivo de participar de eventos de ciclismo”.

Ou seja, um dos caminhos para montar uma equipe é pertencer a um clube e para isso existem umas regulamentações específicas (ser pessoa jurídica, filiação a uma Federação Estadual, etc.), mas se você quer criar uma equipe que não forme parte de um clube, deve montar uma Equipe Patrocinada.

As Equipes Patrocinadas estão sujeitas à aprovação e liberação da Federação Estadual e compreendem atletas com o mesmo patrocínio. Os membros devem estar filiados na CBC ou, caso contrário, não poderão entrar numa competição. Para a emissão da licença de filiação, além dos documentos requeridos, a CBC deixa em claro que talvez seja preciso pagar uma quantia anual fixada por eles. Além disso, a equipe deve nomear uma pessoa como diretora esportiva.

As categorias dos membros da equipe de ciclismo são determinados pelo ano de nascimento dos ciclistas e, uma vez filiado na CBC, o ciclista só poderá competir nessa categoria, mas é possível solicitar uma mudança de categoria.

No caso das Equipes Patrocinadas, é fundamental considerar antes de burocratizar o time a questão dos custos, principalmente no que tem a ver com o equipamento solicitado pela CBC (bicicletas, camisetas, capacetes, etc.).

É uma realidade no Brasil que as equipes esportivas nem sempre conseguem cobrir todos os custos, mesmo com um patrocinador. Portanto, é preciso ter os pés na terra e considerar seriamente a viabilidade da equipe e se realmente você está disposto a levar isso tudo para frente.

No site oficial da CBC pode dar uma olhada mais profunda nos regulamentos e entrar em contato com alguém da Confederação para tirar suas dúvidas ou para solicitar ajuda com sua filiação. Vale destacar que para obter uma licença, é preciso falar com sua Federação Estadual para fazer o cadastro e pagar a taxa anual, caso houver alguma. A CBC pelo geral não cobra taxa.

Sabemos que é um assunto complexo, mas a CBC é o caminho para oficializar uma equipe de ciclismo, porque é a única entidade responsável pela administração do ciclismo no Brasil.

Gostou do conteúdo sobre como montar uma equipe de ciclismo? Você pode se interessar, também, sobre manutenção de bicicleta. Então aproveite esse ebook que fizemos especialmente para você. Basta clicar aqui.

Classificado de bikes; marketplace de bikes