O ano ainda nem acabou e no mundo do ciclismo já se pensa em uma das maiores competições, o Tour de France 2023.
Veja nesse conteúdo tudo sobre o Tour de France 2023, como rotas, etapas, os principais atletas e muito mais.
Continue a leitura e aproveite!
A história do campeonato
O Tour de France começou a ser disputado há muito tempo, lá em 1903, quando o criador da competição, Henri Desgrange, jornalista renomado da época e fundador do Jornal L’Auto (atualmente conhecido como L’Equipe), aceitou a ideia de um dos funcionários do jornal, o Géo Lefèvre.
Géo acreditava que a divulgação de uma competição de ciclismo poderia aumentar ainda mais a circulação do jornal entre a população.
Ainda naquela época, o L’Auto apostou na competição como uma forma de concorrer com os jornais Le Petit Journal e Le Vélo, patrocinadores de outras grandes competições, as corridas de Paris-Brest-Paris e Bordeaux-Paris.
A primeira edição do Tour de France ocorreu no dia 1° de julho de 1963, com a largada em Montgeron, região localizada na periferia de Paris. Já a chegada foi em Ville d’Avray, também na capital francesa.
Ao total, foram realizadas cinco etapas que ligavam Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordeaux e Nantes.
O grande vencedor foi o Maurice Garin, que terminou o percurso inteiro no dia 19 de julho, com uma média de 25,68 km/h.
No início da competição, as provas eram mais duras no quesito de resistência, isso porque os ciclistas até chegavam a dormir na beira das estradas e não poderiam receber nenhum tipo de assistência.
A segunda edição do Tour de France também ficou marcada na história, já que vários atletas tentaram burlar as regras e pegaram um trem para tentar cortar caminho e chegar mais rápido ao ponto final.
Somente em 1910 a competição inseriu etapas com montanhas em percursos não pavimentamos. Para isso, os competidores carregavam pneus sobressalentes em volta do corpo e penduravam as ferramentas no guidão.
O surgimento de equipes
Quando criada, a ideia do Tour de France era uma competição que os ciclistas corriam de forma individual.
Mas, a partir de 1930, os organizadores resolveram mudar a forma do campeonato, formando equipes e desde então, a prova passou a ser disputada por equipes nacionais.
Com as participações de mais ciclistas, os custos para a organização também cresceram e foi assim que surgiu a Caravana Publicitária.
As empresas que gostariam que seu trabalho fosse divulgado na corrida, deveriam pagar 50.000 francos para acompanhar o pelotão com caminhões para atrair a atenção dos espectadores.
Como funciona o Tour de France?
Mas afinal, como funciona o torneio mais famoso do mundo? Bem, ele é disputado em 21 etapas durante 23 dias, no qual dois dias são destinados para o descanso dos atletas. Ao total, são 22 equipes e cada uma delas conta com 8 ciclistas profissionais.
O percurso é alterado a cada edição, mas a chegada não muda e acontece na avenida Champs-Élysées, em Paris.
Os percursos possuem em torno de 3.500 km que são distribuídos em terrenos planos, mistos e montanhosos. Existem modalidade de chegada em subida, contrarrelógio por equipes e o formato individual.
Em sua maioria, a primeira semana concentra as etapas de percursos mais planos, com disputas acirradas.
O primeiro descanso ocorre depois da primeira semana e quando os ciclistas voltam a competir, eles precisam chegar até as montanhas do Pirineus. Já o segundo, acontece antes da última semana e as disputas nos Alpes.
Regras do Tour de France
O vencedor do Tour de France é aquele ciclista que fizer o menor tempo ao somar todas as etapas. Existe também os bônus, onde o ciclista que chegar primeiro em cada uma das etapas terá um desconto no tempo
- 1° lugar da etapa: 10 segundos.
- 2° lugar da etapa: 6 segundos.
- 3° lugar da etapa: 4 segundos.
Existem outros bônus intermediários que servem como motivação para os pelotões de redução no tempo de 8, 5 e 2 segundos.
Não podemos nos esquecer de mencionar a explicação de cada uma das camisas. Quem liderar o Tour de France, usa a camisa amarela mundialmente conhecida.
Para o competidor de alcançar a maior pontuação durante as etapas, ganhará a camisa verde. A camisa branca de bolinhas é para o ciclista que ganhar mais pontos durante as etapas montanhosas.
No cas o das camisas brancas é bem parecido com a amarela, porém, é válida apenas para as jovens promessas, ou seja, os ciclistas que tem menos de 25 anos e estão disputando a prova.
O Tour de France 2023
Esse ano, a competição promete fortes emoções para os apaixonados pelo ciclismo, com muitas escaladas.
O Tour de France 2023 irá ocorrer entre os dias 1° a 23 de julho e sua largada será em Bilbap, no País Basco, região da Espanha.
Essa será a 110ª edição e passará os cinco maciços montanhosos do país, que serão, os Pirineus, o Maciço Central, o Jura, os Alpes e os Vosges.
A etapa de contrarrelógio será apenas uma e disputada nos Alpes, em altitude em terrenos mais íngremes, de Passy até a estação de esqui Combloux em Haute-Savoie, acumulando uma distância de 22km.
A primeira camisa amarela do Tour de France 2023 será entregue ao término de uma volta, com o ponto de partida em Bilbao e chegada, que não saíra da província da Biscaia e com uma visita na vila de Guernica.
Depois, os competidores passarão uma parte do dia seguinte pela província de Álava, a começar por sua capital, Vitoria-Gasteiz. Ao todo, serão 21 etapas, distribuídas ao longo dos dias. Vejamos a programação completa a seguir:
01/07 – Etapa 1: Bilbao – Bilbao – 182 km
02/07 – Etapa 2: Vitoria – San Sebastián – 209 km
03/07 – Etapa 3: Amorebieta – Bayonne – 185 km
04/07 – Etapa 4: Dax – Nogaro – 182 km
05/07 – Etapa 5: Pau – Laruns – 165 km
06/07 – Etapa 6: Tarbes – Cauterets – 145 km
07/07 – Etapa 7: Mont de Marsan – Bordeaux – 170 km
08/07 – Etapa 8: Libourne – Limoges – 201 km
09/10 – Etapa 9: Saint Léonard de Noblat – Puy de Dome – 184 km
10/07 – Descanso
11/07 – Etapa 10: Vulcania – Issoire – 167 km
12/07 – Etapa 11: Clermont Ferrand – Moulins – 180 km
13/07 – Etapa 12: Roanne – Belleville en Beaujolais – 169 km
14/07 – Etapa 13: Chatillon su Chalaronne – Grand Colombier – 138 km
15/07 – Etapa 14: Annemase – Morzine – 152 km
16/07 – Etapa 15: Les Gets – Saint Gervais Mont Blanc – 180 km
17/07 – Descanso
18/07 – Etapa 16: Passy – Combloux – 22 km (CRI)
19/07 – Etapa 17: Saint Gervais Mont Blanc – Courchevel – 166 km
20/07 – Etapa 18: Moutiers – Bourg en Bresse – 186 km
21/07 – Etapa 19: Moirans en Montagne – Poligny – 173 km
22/07 – Etapa 20: Belfort – Le Markstein Fellering – 133 km
23/07 – Etapa 21: Saint Quentin en Yvelines – Paris – 115 km
Os principais nomes da competição
Claro que não podemos nos esquecer das grandes estrelas do Tour de France 2023, os competidores e os seus respectivos times. Para esse ano, a lista está bem completa e com nomes importantes no cenário mundial.
Até o momento, temos os seguintes nomes na lista inicial para a Tour de France 2023:
- Lotto-Dstny
- EWAN Caleb
- KRON Andreas
- AG2R Citroën Team
- O\’CONNOR Ben
- Alpecin-Deceuninck
- PHILIPSEN Jasper
- VAN DER POEL Mathieu
- Astana Qazaqstan Team
- BATTISTELLA Samuele
- Bahrain – Victorious
- MOHORIČ Matej
- LANDA Mikel
- BILBAO Pello
- WRIGHT Fred
- BORA – hansgrohe
- MEEUS Jordi
- BUCHMANN Emanuel
- HINDLEY Jai
- JUNGELS Bob
- BENNETT Sam
- Cofidis
- MARTIN Guillaume
- EF Education-EasyPost
- HONORÉ Mikkel Frølich
- CORT Magnus
- CARAPAZ Richard
- Groupama – FDJ
- GENIETS Kevin
- GAUDU David
- INEOS Grenadiers
- BERNAL Egan
- PIDCOCK Thomas
- MARTÍNEZ Daniel Felipe
- Intermarché – Circus – Wanty
- GIRMAY Biniam
- MEINTJES Louis
- GOOSSENS Kobe
- Jumbo-Visma
- KRUIJSWIJK Steven
- KUSS Sepp
- VAN HOOYDONCK Nathan
- LAPORTE Christophe
- BENOOT Tiesj
- VAN AERT Wout
- VAN BAARLE Dylan
- VINGEGAARD Jonas
- Movistar Team
- GUERREIRO Ruben
- JORGENSON Matteo
- MAS Enric
- Soudal – Quick Step
- ALAPHILIPPE Julian
- Team Jayco AlUla
- MEZGEC Luka
- YATES Simon
- GROENEWEGEN Dylan
- MATTHEWS Michael
- Team DSM
- BARDET Romain
- Trek – Segafredo
- LÓPEZ Juan Pedro
- STUYVEN Jasper
- PEDERSEN Mads
- SKJELMOSE Mattias
- UAE Team Emirates
- POGAČAR Tadej
Onde assistir o Tour de France 2023?
É claro que não poderíamos deixar de listar para você alguns dos principais meios de assistir a Tour de France 2023 e não perder nenhum segundo dessa grande corrida no mundo do ciclismo.
O primeiro local é o canal ESPN ou ESPN Watch, transmissora oficial da prova aqui no Brasil. Para esse canal, é preciso um plano de assinatura de TV a cabo.
Outra opção é o GCN+, um pacote de assinatura exclusivo sobre o mundo do ciclismo, mas com opções em Inglês, Francês, Alemão e Italiano.
E por último, uma opção gratuita e que vem em alta nos últimos tempos é a Twich, uma plataforma de lives onde os perfis fazem transmissões ao vivo em seus canais.
Existem pessoas que transmitem as corridas de forma gratuita para você, assim como ocorreu na copa do mundo de 2022 com o Casimiro. É uma excelente opção para acompanhar o Tour de France 2023.
O documentário na Netflix
O Tour de France 2023 também marcará um grande passo do ciclismo mundial no quesito de divulgação. Isso porque, no primeiro semestre do próximo ano, antes da competição começar, será lançado um documentário sobre a Tour de France 2022.
O intuito é divulgar uma das maiores competições mundiais, além de mostrar a rivalidade entre os competidores e os bastidores de cada uma das equipes.
A série ainda está em processo de edição e contou com a parceria da ASO, organizadora do Tour de France, além de registrar o dia a dia de oito equipes, AG2R Citroën, Alpecin-Fenix, Bora-Hansgrohe, EF Education-EasyPost, Groupama-FDJ, Ineos Grenadiers, Jumbo-Visma e QuickStep-AlphaVinyl.
De forma geral, o Tour de France 2023 será uma edição muito especial, com mudanças nos percursos, caminhos mais desafiadores, materiais de comunicação e muito mais, por isso, para quem gosta da competição, não dá para perder um minuto.
Gostou do conteúdo? Não esqueça de avaliar o nosso post, comentar e divulgar nas redes sociais com as pessoas que querem manter-se atualizados com informações do mundo do ciclismo.