O uso das bikes elétricas tem se tornado cada vez mais comuns. Com um bom custo-benefício, velocidade e potência aliado com um esforço menor e do cuidado com o meio ambiente, as e-bikes são ótimas para o dia a dia. Por esse motivo, surgiu também a ideia de instalar um kit conversor para bicicleta elétrica.
Os kits variam entre opções mais baratas e mais sofisticadas. Mas a ideia é a mesma: transformar uma bike convencional em uma elétrica. Essa conversão traz mais economia e facilidade, já que não é necessário passar por um processo de venda e compra.
Conhecidas como e-bikes, ter o motor elétrico na bicicleta é uma facilidade principalmente para os brasileiros. As cidades no Brasil não costumam ter terrenos planos e fáceis para pedalar. Assim, a conversão permite que os apaixonados por bicicleta adicionem essa prática na sua rotina com tranquilidade.


Como funciona um kit conversor para bicicleta elétrica
As bicicletas elétricas, conhecidas como e-bike, são aquelas cujas pedaladas são assistidas por um motor elétrico. Ele não ultrapassa 250W e a velocidade máxima é de 25km/h. Acima dessa velocidade, o motor desliga.
A velocidade e potência são atrativos para o uso desse tipo de bikes. E para quem busca ter uma elétrica sem gastar muito, o kit de conversão é uma alternativa.
Um kit conversor para bicicleta elétrica é formado por um motor, bateria, módulo de controle e sensores de aceleração. A maioria deles envolve a troca de uma das todas, por isso, o motor pode vir com o aro ou não, dependendo do modelo que se adequa a sua bike. A bateria é a responsável por alimentar o sistema elétrico da bicicleta, enquanto o módulo de controle comanda esse sistema. Os modelos podem ser acompanhados de display de velocidade.
Ter esse conhecimento é essencial para a instalação. Depois, é importante saber as características da sua bicicleta, como o tamanho do aro, diâmetro do tubo de assento e tipo de quadro. Essas informações influenciam na escolha do kit.
Em seguida, pesquise por opções e selecione qual se adequa mais a sua realidade e objetivo. Saber para que vai usar a sua bike impacta diretamente na compra de um kit mais caro ou barato, mais simples ou sofisticado.
Após a compra, é o momento de você avaliar qual o grau de dificuldade de instalação. Caso tenha selecionado um kit mais barato, pode seguir o manual de instalação. Se você escolheu um kit mais robusto, busque por um profissional que faça a instalação com cuidado.
O que preciso saber sobre uma bicicleta elétrica?
Antes de instalar o kit conversor para bicicleta elétrica, você precisa conhecer algumas especificações sobre esse tipo de bike. O primeiro deles é saber que, para bicicletas elétricas de até 250W e que alcançam 25km/h, não há a necessidade de ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, deve-se ter mais de 16 anos. Há alguns acessórios que são obrigatórios, como faróis, lanternas e o uso de capacete.
Sobre a bateria, há um cálculo para determinar o valor. Basta multiplicar a voltagem (V) pelo ampère-hora (Ah) e pela velocidade máxima (que costuma ser 25km/h). Depois, divida pela potência do motor (W).
Cuidados com uma bateria de bicicleta elétrica
O kit conversor para bicicleta elétrica conta com uma bateria. Como é o item com o maior valor, cuidar dela auxilia na manutenção. Assim, não deixe a bateria no sol ou carregue nas horas mais quentes do dia. Os danos causados pela temperatura acima de 30ºC são irreversíveis.
Dessa forma, define-se como o momento ideal para recarregar a bateria quando 50% da sua capacidade total já está consumida. Para armazenar, busque por um lugar frio e seco e guarde a bateria com 40% de carga.
Esses cuidados são essenciais porque elas se desgastam com o tempo e com o número de cargas. Ela passa a armazenar menos “eletricidade”, que é quando ela carrega muito rápido. Nesse momento, ela terá menos autonomia e deve ser trocada em breve. Uma bateria deve ser trocada a cada dois anos, mas esse período pode alterar de acordo com o uso e modelo da sua e-bike.
Melhores kits do mercado
Existem diversos tipos de um kit conversor para bicicleta elétrica. Os kits com motor de cuba na roda são os mais tradicionais. Esse tipo de motor exige poucas manutenções e apresenta um desgaste mínimo. Já os kits com motor central tem uma relação direta de transmissão de força com a da bike. Esse tipo de motor tem uma posição estratégica, mas possui um alto custo.
Os kits caseiros não tem uma padronagem industrial ou teste de qualidade. São experimentais e, apesar do baixo custo, oferecem riscos de acidentes. Outro grupo são os conceituais. Eles saem dos modelos básicos e possuem opções diferentes para os usuários.
O kit com motor de cuba mais indicado do mercado é o Bafang com 500W e 48V na roda traseira.Essa marca é a líder mundial em acessórios para bicicletas elétricas. O motor é confiável e oferece desempenho de primeira classe. O kit contém o motor atado a rodas de aros que você pode selecionar. Também inclui controle de motor, visor LCD, acelerador de pulso, pedal, entre outros. A instalação conta com a troca da roda traseira padrão e exige uma bateria de lítio.

Já entre os conceituais, o kit Rubbee é um dispositivo que tem rápida instalação e gera um impulso por acelerador. A bateria vem junto e o botão de alimentação funciona como um interruptor de liga/desliga. A Rubbee garante uma força constante no pneu, o que permite ser instalada em qualquer bike.

O Add-e conta com um design discreto, em formato de garrafa. Pode ser instalado na maioria dos modelos e conta com componentes eletrônicos e sensores modernos. O carregador é fácil de transportar, para que seja carregado a qualquer momento e em qualquer lugar.

Manutenção
Promover a manutenção dos componentes do kit conversor para bicicleta elétrica traz muitas vantagens. Mudar os itens é barato e cuidar da bateria não é difícil. Porém, com o aumento do uso das e-bikes, é essencial garantir a segurança dela e do ciclista.
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