A bike elétrica é uma realidade e está presente em diversas cidades brasileiras, tornando o deslocamento mais simples e sustentável. Uma inovação do setor é a Oggi elétrica — a marca brasileira agora também conta com uma linha exclusiva de bikes elétricas, inclusive com modelos bem inovadores, como a E-Bike Lite Tour E-500.

Quer saber mais e descobrir se essa novidade é ideal para seu perfil? Siga conosco!

O que é a Oggi Elétrica?

A Oggi é uma marca nacional de bicicletas, que tem se esmerado em criar bikes com muita qualidade e configurações interessantes, a preços acessíveis.

A Oggi Elétrica é a linha de e-bikes da marca, com 5 opções para agradar diferentes tipos de ciclistas.

Modelos

Abaixo, separamos alguns detalhes dos modelos elétricos da Oggi.

E-Bike Big Wheel 8.3

 

oggi elétrica

A Big Wheel 8.3 é a mountain bike elétrica da Oggi, ideal para quem deseja pedalar em diferentes terrenos. Ela conta com motor central Shimano E7000 250W, suspensão Rock Shox e sistema de transmissão Shimano Deore de 11 velocidades.

A bike tem autonomia entre 40 km a 81 km e tempo médio para recarga total da bateria de 6,5 horas. Para uma recarga de 80%, o tempo médio é de 3,5 horas.

E-Bike Big Wheel 8.0

oggi elétrica

Desenvolvida para acrescentar mais potência nos pedais, essa e-bike vem equipada com Shimano Tourney, suspensão com curso de 100 mm, aros Alexrims e ciclo-computador com 5 níveis de assistência.

A autonomia estimada é entre 20km a 60 km, com uma carga completa, dependendo do peso total do ciclista, da quantidade de aclives e da porcentagem de inclinação, do nível de assistência do motor, da calibragem dos pneus, da quantidade de força imposta pelo ciclista, do vento contra e de outros fatores.

Para melhor autonomia, a recomendação é pedalar, na maior parte do tempo, nos níveis 2 e 3 de assistência — deixando os níveis 4 e 5 apenas para as subidas mais íngremes.

E-Bike Flex 200

oggi elétrica

A Oggi Flex 200 foi desenvolvida para oferecer mais conforto e desempenho aos ciclistas, sendo a bike elétrica perfeita para atender as principais demandas do seu dia a dia. Ela tem 5 níveis de assistência e é ideal para os trajetos urbanos. Possui autonomia estimada entre 20km a 60km com carga completa da bateria.

E-Bike Flex 700

oggi elétrica

Novidade da Oggi, a E-Bike Flex 700 conta com alguns diferenciais que a tornam uma ótima bicicleta urbana, como sistema de assistência elétrica Shimano Steps E-5000, que permite o ciclista ajustar e personalizar o nível de assistência de acordo com suas preferências, motor central Shimano E5000 250W, capaz de rodar até 150km no modo Eco, suspensão Rock Shox e sistema de transmissão Shimano Altus de 9 velocidades.

E-Bike Lite Tour E-500

oggi elétrica

Sem dúvida, essa é uma das bikes elétricas da Oggi mais interessantes, principalmente graças ao seu design, que não transparece ser uma e-bike. Isso porque a bateria fica embutida no quadro, e o motor fica no cubo traseiro.

Além disso, ela vem equipada com câmbio traseiro Shimano Acera de 8 velocidades, motor com 250W, 36 Volts e 40Nm de potência, ciclo-computador com 6 funções e 5 níveis de torque.

Oggi elétrica: quais os diferenciais?

Todas as bikes elétricas da Oggi contam com qualidade, com motor Shimano. Mas, em especial, gostaríamos de destacar a E-Bike Lite Tour E-500, a novidade da marca.

Isso porque ela conta com alguns diferenciais interessantes, além de um ótimo custo-benefício. Visualmente, ela é uma bike que agrada muito, principalmente aqueles ciclistas que ainda têm certo “receio” de investir em uma elétrica.

Motor e sistema elétrico

A bike é montada com quadro de alumínio 6061 T6 e uma célula de energia totalmente integrada feita pela Samsung, com 7.8Ah e 280Wh.

O motor é outro ponto interessante. Ele está montado no cubo traseiro e tem 250W de potência e 40Nm de torque, além de 5 configurações diferentes de assistência que podem ser ajustadas de acordo com as necessidades do ciclista.

O sistema é controlado eletronicamente e possui sensor de torque na pedivela, com uma entrega suave e natural da potência. A autonomia é outro ponto positivo e pode chegar entre 70 a 80 km, dependendo do peso do ciclista e do terreno.

Design

O projeto é muito limpo e até o plugue do carregador fica escondido atrás de um tampinha muito discreta.

Além de bonita, essa bike também é funcional. Além do plugue do carregador, você encontrará uma saída USB para carregar um celular, por exemplo, um LED que muda de cor, indicando a carga da bateria e o botão de liga e desliga.

A e-bike está disponível em 2 opções de cores e 3 tamanhos diferentes, com uma geometria com a frente levemente encurtada, mas com o headtube a uma altura que permite o posicionamento mais esportivo. No tamanho pequeno (S), o tubo superior tem um desenho bem rebaixado, perfeito para mulheres e pessoas de menor estatura.

Freios

Outro diferencial da Oggi elétrica são seus freios a disco hidráulicos Shimano (linha Altus). Quem pedala, já conhece a eficiência e a qualidade dos freios Shimano, que oferecem excelente potência e controle mesmo em situações climáticas variadas, além de baixa necessidade de manutenção. Como a bicicleta elétrica é um pouco mais pesada, o freio hidráulico é um adicional que faz toda diferença na sua experiência.

Conforto

Pedalar na sua Oggi elétrica é uma experiência confortável. Isso porque a e-bike conta com alguns diferenciais interessantes, como manoplas ergonômicas, selim Velo, pneus Kenda Kwick Bitumen 700 cc com 32 mm de largura e detalhes que favorecem o uso da bike no meio urbano, como faixa reflexiva e proteção contra furos.

A Lite Tour vem equipada com câmbio Shimano Acera de 8 velocidades, com cassete 12-32 e coroa de 44 dentes, o que proporciona velocidades elevadas aos ciclistas que, nas subidas, podem contar com a assistência do motor para compensar a ausência de marchas mais leves.

Sensor de torque por algoritmo

Geralmente, as bicicletas com motor no cubo têm sensor de giro. Então, quando você pedala, ela entrega toda a potência do motor (de acordo com a configuração que você realizou no nível de assistência).

As bikes com sensor de torque por algoritmo funcionam um pouco diferente. Elas permitem que o ciclista faça manobras em baixa velocidade e até em curvas fechadas, sem que você receba toda a potência do motor. Isso traz mais segurança e conforto durante o uso, evitando quedas e acidentes, que podem acontecer nas bikes elétricas com sensor de giro.

Isso porque o sensor de torque por algoritmo mede a força que você está imprimindo no pedal para entregar a quantidade de potência necessária.

Preço

Entre os pontos positivos dessa Oggi elétrica, não podemos deixar de citar seu custo-benefício. No site da marca, a e-bike tem preço mínimo sugerido de R$7.990.

Esse é um ótimo valor, considerando todos os componentes de qualidade que ela apresenta, o design diferenciado, a ótima autonomia e a confiança do motor.

Pontos negativos

Um ponto negativo é que você não consegue tirar a bateria da bike, pois ela fica integrada ao quadro. Então, toda vez que precisar carregar, terá que deixar sua Oggi elétrica próxima de uma tomada.

Se após alguns anos de uso, você precisar trocar a sua bateria, é só tirar o garfo para fazer a troca.

Também é importante salientar que, como essa e-bike tem o motor no eixo traseiro, quando a bateria acaba, ela se torna um pouco mais pesada para pedalar do que as bikes tradicionais (que não são elétricas). No plano, isso não fará tanta diferença, mas na subida, pode ser mais difícil.

As bikes com motor no eixo central são mais leves para pedalar quando a bateria acaba. Por isso, é importante pensar na autonomia da e-bike e na distância que você percorrerá usualmente.

Pela legislação brasileira, as e-bikes deixam de dar assistência ao atingir os 25 km/h. A Oggi elétrica corta a assistência um pouco antes, próxima dos 24 km/h – essa também é uma informação que você deve considerar quando for escolher sua bicicleta elétrica.

Conclusão

Se você está em busca de uma bike elétrica com geometria esportiva, ideal para rodar nas cidades, que não custe tão caro, mas que tenha ótimos componentes, sem dúvida, a Lite Tour E-500 é perfeita.

Mas, como você viu, além dela, a Oggi possui várias outras opções de bikes elétricas – por isso, a dica é sempre buscar uma opção que esteja de acordo com seu perfil de ciclista e com o terreno onde você deseja pedalar.

E aí, curtiu conhecer mais sobre a Oggi elétrica? Está em busca de uma e-bike para transformar seus pedais? Confira as opções no Classificados Bike Registrada!

seguro de bike