O MTB é, sem dúvidas, uma paixão praticada por ciclistas do mundo inteiro. Desde os seus humildes primórdios, quando era praticado por poucos aventureiros, até agora, onde é uma competição desportiva profissional, foi muito caminho pedalado. Atualmente, além do treinamento necessário para suportar as demandas físicas de que necessita, é necessário ter acessórios para MTB adequados.

Se você é fã de MTB ou está planejando se aventurar nessa modalidade, continue lendo o seguinte artigo, onde falaremos dos acessórios essenciais para uma ótima pedalada de MTB.

A importância dos acesórios para MTB

MTB implica natureza. Pedalar nessa modalidade é desbravar lugares incríveis e desafiantes. Mas é preciso considerar também os possíveis contratempos.

Nenhum ciclista está isento de se perder em um lugar desconhecido, furar um pneu ou ter que fazer reparos no meio de uma trilha a vários quilômetros de casa. E é nesses momentos que se percebe a importância de certos acessórios para MTB.

Quais acessórios para MTB são essenciais?

Entrar no mundo do MTB é um caminho de ida e, ao mergulhar nesta modalidade, encontraremos todo tipo de bicicletas e acessórios incríveis.

Mas neste artigo listamos apenas os acessórios para MTB que são essenciais tanto para a segurança como para possíveis problemas durante a pedalada. Vejamos:

1. Capacete

Não nos cansaremos de repetir isso jamais: o capacete é imprescindível, seja como um dos acessórios para MTB ou para qualquer outra modalidade, na natureza ou na cidade.

Embora muitos duvidem de sua verdadeira eficácia, o capacete de bicicleta tem a capacidade de absorver ou dispersar impactos e pode fazer uma grande diferença quando se trata de uma queda.

A maioria dos capacetes disponíveis hoje contam com padrões internacionais de segurança e, embora seja verdade que sua proteção não é tão eficaz em impactos de alta velocidade, podem ser úteis para evitar traumatismos ou absorver golpes que, sem o capacete, poderiam resultar em impactos muito mais graves complicações.

2. Luvas

As luvas de ciclismo são muito úteis por uma série de razões.

Em primeiro lugar, permitem ter uma melhor aderência ao guidão, o que é uma grande vantagem considerando a necessidade de controle da bicicleta que a modalidade MTB requer.

Por outra parte, evita arranhões e lesões nas mãos devido ao contato com o guidão. É preciso ter em mente que na modalidade MTB a bicicleta treme constantemente e isso pode machucar principalmente as mãos.

E, em relação com o anterior, também é preciso considerar que no MTB o ciclista está mais exposto a quedas e, nesse caso, o instinto nos faz colocar as mãos em primeiro lugar para nos proteger do golpe.

3. Garrafa de água

A água, além de ser essencial, abrange os accessórios necessários para seu transporte e armazenamento, como uma garrafa térmica e um suporte adequado para a garrafa.

É outra coisa que jamais vamos para de repetir: a hidratação, como em qualquer esporte, é praticamente obrigatória.

4. Câmara de ar

Encarar a natureza requer um equipamento de qualidade, pronto para suportar todos os rigores. Se há uma parte da bike que mais sofre com a pedalada, são as rodas. É fundamental que os pneus da bike consigam dar conta das exigências da atividade porque influem na velocidade, na estabilidade e no peso.

Mas, além do pneu, é necessário nesse tipo de práticas ter sempre por perto uma câmara de ar extra para substituir no caso de ser perfurada.

Caso queira saber como remendar uma câmara de ar, temos um artigo no blog falando exatamente disso.

5. Kit de ferramentas

Talvez na cidade muitos prefiram dispensar o peso que um kit de ferramentas representa, porque é mais viável encontrar uma loja de bicicletas ou mesmo um mecânico para quebrar o galho no caso de algum problema.

Mas, na natureza, onde encontraremos uma bicicletaria?

Por isso um kit de ferramentas multiuso é um dos acessórios para MTB que não pode faltar na nossa viagem.

Uma opção super prática é uma chave multiuso que, além de ser leve, serve para várias coisas, como ajustar os freios e a transmissão e, dependendo da chave, podemos até consertar a corrente.

acessórios para mtb

6. GPS

Se nossa intenção é viver uma aventura na natureza pedalando por trilhas mais inóspitas, então precisamos de um GPS.

Felizmente atualmente existem várias opções econômicas. O próprio smartphone que usamos diariamente pode virar um GPS para ciclismo, mas também é possível adquirir dispositivos mais profissionais para não expor nosso celular à intempérie.

Também escrevemos um artigo falando dos GPS para ciclismo e qual é o mais conveniente para você.

7. Lubrificante para corrente

Numa pedalada difícil e exigente, é preciso ficar de olho também na corrente, porque é uma parte que sofre muito atrito e desgaste, principalmente quando não é bem lubrificada.

Portanto, levar um lubrificante permite aumentar a durabilidade da peça e melhorar o seu funcionamento, especialmente quando está exposta a condições de muita tensão, o que faz com que fique muito esticada e possa deformar-se.

8. Bomba

Atualmente não há desculpa para não levar uma bomba como um dos acessórios para MTB. Com tantos impactos, é normal que precisemos encher o pneu ocasionalmente ou no caso de furos.

O tamanho e o preço das bombas não é mais um problema. Inclusive podemos usar um cartucho de CO2 para encher muito rapidamente.

9. Sapatilha

Sempre que formos pedalar no ar livre, quanto mais protegidos estivermos, melhor, e os pés não são exceções.

Da mesma forma que as luvas protegem nossas mãos, umas boas sapatilhas cuidam dos nossos pés.

Mas o uso de sapatilhas vai além da proteção e, também como no caso das luvas, ajuda ter um maior controle da bike num terreno difícil porque especialmente projetadas para seu uso numa bike.

Bônus: Gancheira

Dependendo da dificuldade e da exigência da pedalada, pode ser uma boa ideia levar, dentre os acessórios para MTB, uma gancheira. Há gancheiras de muita boa qualidade, mas isso não evita que seja uma das peças mais frágeis da bicicleta, além de estar muito exposta.

Sabemos que qualquer peça a mais pode influir no peso, mas caso aconteça uma eventual quebra, especialmente em terrenos com pedras e terra dura, é recomendável uma gancheira extra.

Gostou do conteúdo? Então deixe sua curtida! Acha que pode ser útil para seus contatos? Então compartilhe nas suas redes!

E se você tiver alguma outra recomendação de accessórios para MTB ou já passou por alguma situação onde os accessórios foram sua salvação, então deixe seu comentário!

seguro de bike