Saber como remendar pneu de bicicleta é algo que, em tese, todo ciclista precisa conhecer. Afinal, é impossível prever quando o pneu resolverá furar no meio de um pedal.

A boa notícia é que essa é uma missão mais simples do que parece. Para lhe ajudar, montamos este passo a passo bem bacana. Siga conosco!

Materiais necessários

O primeiro passo é dispor de todos os materiais necessários para fazer o remendo no pneu, que são:

  • bomba manual de ar;
  • duas alavancas plásticas de pneu (não é obrigatório);
  • kit de reparação (com cola, lixa e remendos ou adesivos de reparação) ou uma nova câmara de ar;
  • bacia com água.

Alguns kits de remendos são versões “sem cola”. Esses adesivos, portanto, apenas ficam grudados na câmara e aguentam pouco. Eles devem ser usados em situações de emergência (como quando o pneu fura no meio de uma trilha, para você conseguir sair de lá e chegar em casa). Depois, será preciso fazer um remendo mais firme.

como remendar pneu de bike

Como remendar pneu de bicicleta: passo a passo

Esse nosso passo a passo é bem simples e funciona para a maioria das bikes e tipos de pneus.

Passo 1: remova a roda que está com o pneu furado

É muito importante que você sempre remova a roda antes de fazer o remendo no pneu, assim terá como trabalhar de maneira mais tranquila. Aproveite e separe as ferramentas que você precisará usar, deixando tudo à mão.

Passo 2: retire a câmara de ar

Para conseguir retirar a câmara de ar, você precisa esvaziar todo o pneu usando a válvula de ar. Depois, é preciso soltar o rebordo do pneu e empurrá-lo em direção ao centro para dentro do aro.

Neste momento, use as alavancas plásticas entre o aro e o pneu. Assim será mais fácil fazer a ação e não irá danificar o aro das rodas. Caso você não tenha as alavancas, não tem problema, é só pressionar o lado do rebordo do pneu para cima sobre a borda do aro e usar o espaço para a remoção da câmara.

Passo 3: localize o furo

Após retirar a câmara de ar, é preciso encontrar onde está o furo. Os maiores são bem fáceis de reconhecer, contudo, alguns pequeninos podem dar trabalho. Para que o processo fique mais simples, a dica é encher a câmara com a ajuda de uma bomba manual e perceber por onde ela está esvaziando.

Caso ainda não consiga visualizar o furo, use o truque da bacia de água, mergulhando a câmara na água e analisando onde aparecem bolhas de ar (que é no local no qual os furos estão localizados).

Se você estiver em uma trilha, poderá procurar um riacho, nascente de rio ou outra fonte de água para usar esse truque.

Mas, se não tiver nenhuma fonte de água perto, você ainda poderá encher a câmara com ar e depois rodá-la junto ao pescoço. No local onde você sentir um “friozinho” é onde estará o furo.

Caso o furo seja próximo da região da válvula, contudo, é provável que não haja como remendar pneu de bicicleta.

Quando encontrar o furo, você poderá marcá-lo fazendo um círculo com um pedaço de giz ou uma caneta de marcação. Se estiver na trilha, use um graveto fino (tipo um palitinho de dente) e enfie na câmara, assim você conseguirá visualizar mais facilmente onde está o furo. Cuidado para não furar de vez a câmara.

Passo 4: lixe o furo

Depois de localizar o furo, use uma lixa (que vem no kit de remendo) para lixar a zona afetada e retirar todas as impurezas que possam estar presentes na câmara. Esse passo é muito importante, porque é ele que garantirá que a cola do remendo conseguirá aderir facilmente e ficar bem colado.

Passo 5: cole o remendo

Após lixar, passe uma camada fina de cola sobre a área lixada e espere uns 5 minutos. Coloque um remendo ou adesivo na câmara e aguarde até a secagem completa. Teste antes para ter certeza de que está tudo bem colado: encha a câmara de ar antes de colocá-la na roda, verificando se não está fugindo ar pelo local onde você remendou.

Se você tem uma câmara de ar extra, não precisa fazer o reparo na hora. Guarde a câmara furada e faça esse passo a passo na sua casa. (Não jogue a câmara furada no meio da trilha ou em qualquer lugar do seu passeio).

Para substituir a câmara, é importante escolher uma que tenha o tamanho coincidente. Verifique isso analisando o tamanho indicado na lateral do pneu. A válvula também precisa ser adequada a sua bike.

Passo 6: avalie o pneu

Depois de remendar a câmara, é hora de conferir o pneu, comparando o local do furo na câmara com a posição correspondente no pneu. Tire o pneu do aro da bicicleta, limpe a área do furo e avalie se o interior do aro não tem raios danificados ou vestígios de ferrugem.

Não se esqueça de retirar o “culpado” pelo furo, como espinhos, pregos, vidros etc. Passando a mão levemente por dentro do pneu. Tome cuidado para não se machucar.

Passo 7: recoloque a câmara de ar

Após avaliar minuciosamente o seu pneu e os aros e raios, monte um lado do pneu no aro. Assim você terá espaço para colocar a câmara de ar reparada. Use uma bomba manual para encher a câmara apenas o necessário para lhe dar forma.

Na sequência, insira a válvula de ar pelo orifício do aro, evitando que ela se torça.

Passo 8: coloque o pneu no aro

Encaixe a parte restante do pneu em cima do aro, empurrando o rebordo para o centro. Cuidado para que o pneu fique na posição correta e para que a câmara de ar não fique presa no aro.

Passo 9: encha a câmara de ar

Agora é só usar a bomba manual para encher a câmara de ar reparada até que o pneu ganhe forma. Verifique se o rebordo do pneu ficou bem colocado no aro e, depois, calibre o pneu.

Passo 10: recoloque o pneu no quadro

Depois de remendar o pneu, é necessário recolocá-lo no quadro. Avalie se está tudo bem ajustado e curta a sua pedalada.

Dica bônus

Você já tentou esse passo a passo de como remenda pneu de bicicleta, mas sempre sofre porque seus remendos não colam? Uma dica é fazer o processo de remendo com a câmara cheia de ar.

É claro que o ar ficará escapando pelo furo. Então, você enche a câmara e segura o furo com o dedo. Aí passa a cola, espera ela secar (sempre enchendo a câmara) e coloca o remendo. Depois é só montar no pneu.

Não se esqueça que a cola deve estar bem seca para que o remendo fique bem aderido. Se você não quiser esperar, pode usar um isqueiro para ajudar a secar, sempre mantendo uma distância segura para que a câmara não pegue fogo, é claro.

Então, já sabe como remendar pneu de bicicleta? Se você curtiu essas dicas, se inscreva na nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente no seu e-mail!

seguro de bike