Saúde e bem-estar

O que queima mais esteira ou bicicleta?

O que queima mais esteira ou bicicleta? Na busca pelo bem-estar e saúde, essa é uma dúvida comum, sobre a qual falaremos ao longo do artigo. 

A prática da atividade física vai muito além de resultados estéticos, pois ela traz inúmeros benefícios para a saúde: mais disposição, uma mente mais ativa e saudável, além de regulação de taxas importantíssimas para o bem estar do indivíduo.

E uma das etapas do treino – principalmente da musculação – é o famoso cárdio, que pode ser feito em bicicletas, esteiras, escadas e muito mais. Mas, é muito comum encontrar pessoas perdidas sem saber qual exercício é melhor para os objetivos dela (de saúde, estético, ambos os casos), em especial quem está começando recentemente a levar uma vida mais saudável.

Por isso, a seguir, o Bike Registrada, vai te responder uma das perguntas mais feitas ao Google, sobre as duas formas de fazer cardio: esteira ou bicicleta – qual queima mais calorias? Qual escolher para ter um treino eficiente?

Para saber a resposta para essas perguntas, leia nosso artigo até o final.

O que queima mais esteira ou bicicleta?

Escolher esteira ou bicicleta: eis a questão. Mas, nós temos certeza de que se você já começou a treinar alguma vez na vida, essa também foi a sua dúvida.

O que queima mais esteira ou bicicleta?
Foto: reprodução flickr/academia bio ritmo

Isso porque as bicicletas e esteiras são duas ótimas opções disponíveis de exercícios cardiovasculares, principalmente nas academias. E essa escolha vai depender muito do seu objetivo e acesso, mas a gente te conta pequenas diferenças que há com treino com esteira e do treino com bicicleta e até o final deste artigo você vai entender qual é a melhor quando o assunto é queima de calorias.

A esteira é um equipamento que permite que todo o seu corpo seja movimentado, já a bicicleta o foco é o movimento dos membros inferiores. No entanto, se não houver o auxílio de um profissional, quando o treino é intenso na esteira, de forma errada, pode causar lesões, quando há um excesso no impacto das articulações.

Como falamos anteriormente, a escolha entre esses dois meios é um pouco particular e de acordo com o acesso que você tem às mesmas. Mas, com os resultados que te mostraremos a seguir fica mais fácil de escolher.

O que queima mais esteira ou bicicleta: comparando a queima de calorias

Sem dúvidas, quando se fala em gastos calóricos, a esteira leva vantagem sob a bicicleta. Isso porque, como falamos anteriormente, a esteira exige de você um trabalho em conjunto de todo o corpo; ao contrário da bicicleta, que há um trabalho maior apenas da parte inferior do seu corpo.

Todavia, é importante ressaltar que caminhadas na esteira tendem a apresentar um gasto enérgico de calorias bem menor. A intensidade – em ambos os equipamentos – é o que vai ditar a quantidade de calorias gastas neste processo.

Impacto nas articulações: avaliando o estresse físico de correr na esteira e pedalar

Todo o processo deve ser analisado e o impacto que nossas articulações é um dos itens deste artigo. Afinal, queremos ganhar saúde e não lesões.

Correr na esteira de forma intensa, sem qualquer preparo e auxílio de um profissional, gera muito mais riscos para suas articulações, principalmente no joelho, e no quesito lesões, pois é um exercício de alto impacto.

Por isso, a bicicleta tem um grande respiro quando o assunto é pedalar. Já que a progressão da mesma é de forma gradual, respeitando os limites do corpo. Todavia, isso não significa que você não precise de auxílio quando o assunto é bike, ein? Pedalar de forma errada pode trazer prejuízos para sua saúde, como dor no tendão de Aquiles.

Variedade e diversão: como a bicicleta pode tornar seu treino mais motivador e engajante

Ao optar por bicicleta, você ganha versatilidade e motivação para treinar. E o motivo é muito simples: você pode treinar bike numa academia, nas bicicletas ergométricas ou pode pedalar na rua, contemplando a cidade e a natureza.

O que queima mais esteira ou bicicleta?
Foto: reprodução flickr/luis camelo

Ou seja, o seu treino vai se tornando dinâmico e motivador. Sem contar que com treinos de cardio na bike, você tende a ter uma progressão muito mais visível, já que você pode auxiliar o peso da bicicleta com o peso do seu corpo.

Se quer diversão e mudanças constantes já sabe qual a escolha ideal, não é?

Treino de resistência: como a bicicleta pode contribuir para o desenvolvimento muscular

Essa é mais uma do item: como falamos anteriormente, a bicicleta exige muito mais dos membros inferiores durante o treino. Logo, por ter uma progressão de força ali no exercício – tanto nas ergométricas quanto nas de casa -, é possível ter um melhor desenvolvimento muscular na região inferior do corpo.

Logo, por ter um melhor desenvolvimento muscular, é possível ter também um melhor rendimento nos treinos de força, por exemplo.

A importância do equilíbrio: por que combinar ambos os exercícios pode ser uma estratégia vencedora

O cenário ideal é você conseguir equilibrar os dois exercícios, pois assim você ganha força e condicionamento físico. E esses dois são extremamente importantes para uma vida saudável e de treinos.

E a dica para conseguir conciliar tudo é sempre procurar profissionais qualificados, que entendam a sua necessidade, como os que são formados pelo Bike Fit. Assim, você consegue aproveitar o melhor dos dois mundos, sem nenhum tipo de lesão.

Treino intervalado: como a esteira e a bicicleta podem ser incorporadas para melhorar sua aptidão cardiovascular

Para uma vida saudável e segura, com uma melhoria na aptidão cardiovascular, o ideal é um treino intervalado. Assim, você fortalece e desenvolver a sua musculatura inferior com a bicicleta e trabalha o corpo todo com a esteira, ganhando principalmente o condicionamento físico para treinos mais intensos.

Considerações de segurança e lesões: minimizando riscos ao escolher entre esteira e bicicleta

Ninguém está ileso de lesões, principalmente quando se fala em uma carga de treinos mais intensas. A melhor forma de minimizar os riscos é tendo o auxílio de profissionais capacitados, que te auxiliem nesse processo.

Lembrando que o impacto de pedaladas é bem melhor para o corpo todo, já que o exercício de esteira tende a ser de alto nível de intensidade.

A escolha é sua: conclusão sobre esteira vs. bicicleta – encontre o melhor para seu estilo de treino

A melhor escolha é aquela que te deixa feliz e te faz ser constante na prática de exercícios físicos. Ambos podem ser implementados na sua rotina, trazendo mais qualidade de vida, queima de calorias e, principalmente, mais saúde.

Caso essa seja sua escolha, conte com profissionais do Bike Fit, programa do Marconi, que capacita profissionais a treinarem com excelência esses profissionais.

Artigos relacionados
Manutenção de bikeModelos de bicicletasSaúde e bem-estar

Conheça a handbike, bicicleta adaptada para cadeirantes

Pedalar ou “mãodalar”? Esta segunda opção fica a cargo da handbike, a bike adaptada para…
Leia mais
Saúde e bem-estar

Sou ciclista e sinto pressão na parte íntima constantemente. O que pode ser?

O ciclismo é mais do que apenas um meio de transporte ou uma forma de exercício; para muitos, é…
Leia mais
Preparação e práticaSaúde e bem-estar

É ciclista e tem dor no ombro? Veja como aliviar

Você, ciclista apaixonado, conhece bem a sensação de liberdade ao pedalar por trilhas e estradas.
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?