Atletas

Marconi Ribeiro: um ciclista que inspira qualidade de vida e paixão

Atleta multifacetado e apaixonado por esportes, Marconi Ribeiro se destaca por sua ampla experiência como profissional de educação física, treinador e bikefitter. Conheceu o esporte em 1990, por meio de um amigo, e nunca mais parou. A paixão pelo ciclismo virou amor e, em 1991 ele já estava enfrentando a primeira competição dentro da modalidade.

De lá para cá, tem sido um agente muito importante na disseminação do ciclismo de qualidade no país. Representando o Brasil em diversas competições pelo mundo, Marconi Ribeiro é inspiração. Para quem é louco por bike e quer alcançar seus sonhos esportivos, deve conhecer a sua história.

Um dos nossos compromissos aqui no blog da Bike Registrada é dar espaço para os grandes nomes do ciclismo brasileiro. Por essa razão, neste artigo, vamos explorar detalhes da trajetória profissional desse atleta. Além, claro, de suas significativas contribuições para inúmeros esportistas.

Paixão pelo esporte além da competição

Para Marconi Ribeiro, o esporte representa mais do que simplesmente buscar vitórias em competições. Ele o enxerga como uma fonte de qualidade de vida, amizades e momentos de diversão. Essa perspectiva o levou a construir uma carreira sólida, buscando as mais variadas experiências dentro do ciclismo.

Em reportagens, ele se descreve como uma pessoa calma, alegre, tranquila e observadora. É um atleta competitivo sim, mas pensa além. Não gosta de jogar sujo com artimanhas desleais, ao contrário. Usa da sua disciplina com treinos, sono e alimentação, para buscar a tão desejada perfeição no esporte.

Uma jornada ciclística desde os 13 anos de idade

A paixão pela bicicleta e o início da carreira na MTB não demorou muito. Nascido em Brasília-DF, Marconi Ribeiro iniciou a sua trajetória no ciclismo aos 13 anos. Naquela fase, ele já começou entregando-se de corpo e alma ao tão inspirador universo das Bikes. Seu primeiro contato com esse novo mundo foi por meio do Mountain Bike.

Em 1994, participou da primeira prova de MTB na categoria infanto-juvenil. Teve o apoio do irmão que o incentivou a praticar. Era o ponto de partida que ele precisava, já que sempre teve uma conexão especial com a natureza.

O mato verde, o som dos animais, o barulho das folhas enquanto pedalava próximo a elas. Esses elementos sempre fizeram com que ele se identificasse profundamente com esse tipo de ambiente.

Percebeu que poderia seguir dentro do MTB à medida que foi competindo. É que os resultados naturalmente foram aparecendo. Na época, a parte técnica ainda era muito intuitiva. Os percursos também antigamente não eram tão elaborados, eram mais estradas batidas de terra.

Marconi Ribeiro: conquistas de um competidor exemplar no Mountain Bike

 

É de se imaginar, que não demorou muito para que as vitórias chegassem. Pouco a pouco, os títulos começaram a elevar o seu nome dentro do ciclismo nacional.

Como competidor de Mountain Bike, Marconi Ribeiro acumula títulos notáveis. Destacando-se como Campeão Brasileiro de Maratona e XCO. Além de conquistas no Iron Biker, na Copa Internacional e vice-campeonatos mundiais.

Convocações para a Seleção Brasileira de Ciclismo

Marconi Ribeiro teve a honra de ser convocado por dois anos consecutivos para representar o Brasil. Na categoria Sub-23, ele disputou competições mundiais e pan-americanas. Entre tantos torneios, conseguiu o 4°lugar nas competições do México.

Essas oportunidades foram fruto de seu intenso treinamento técnico e dedicação incansável ao esporte. Orgulhosamente, ele levou a bandeira do Brasil a diferentes competições. Mostrando sempre sua habilidade e paixão pelo ciclismo em cenários de alto nível competitivo.

Superação por amor ao ciclismo

Foi em 2004, que Marconi Ribeiro passou por um momento que marcou a sua vida e carreira. Começou a sentir fortes tonturas e seguidas enxaquecas, enquanto pedalava ou corria. Foi nessa época que, após uma bateria de exames, recebeu o diagnóstico de ser portador de uma disritmia cerebral, conhecida também como epilepsia.

O acompanhamento médico e psicológico foram fundamentais para que ele superasse com vigor e força essa dura fase. Por conta do tratamento, ficou 3 anos sem pedalar. Com o auxílio de remédios e a regressão da doença, logo se mostrou 100% apto para seguir as suas atividades esportivas.

O medo de cair da bicicleta durante uma trilha fez com que ele voltasse a pedalar aos poucos. O retorno se deu mesmo em 2007, já na categoria Master.

Marconi Ribeiro e os novos horizontes no ciclismo de estrada

Buscando ir além e conquistar novos horizontes, Marconi decidiu direcionar seu foco do MTB para uma nova paixão: o ciclismo de estrada. Na jornada do speed, alcançou notáveis títulos de Campeão Brasileiro de Estrada e Contrarrelógio, além de vitórias em competições prestigiadas, como a Volta do Paraná e a Volta do Uruguai.

Sua versatilidade e determinação o levaram a se destacar em diferentes modalidades do ciclismo, consolidando sua posição como um atleta exemplar e inspirador.

Realizações de destaque: mundiais e pan americanos

Marconi Ribeiro marcou a sua participação na história do ciclismo brasileiro ao conquistar o título no cross triathlon no Havaí durante o Campeonato Mundial XTerra, realizado no final de outubro de 2017 em Kapalua, Maui. Mesmo com uma carreira já consagrada no ciclismo, ele resolveu mais uma vez inovar.

Para quem não sabe, o Campeonato XTerra é uma série de competições multiesportivas que envolvem provas de triathlon off-road, como natação em águas abertas, ciclismo em MTB e corrida em trilhas.

O atleta completou a prova com um tempo impressionante de 3 horas e 53 segundos, demonstrando sua habilidade e determinação. Se consolidou entre os 20 ciclistas mais velozes da competição geral, consolidando sua posição como um dos melhores na modalidade.

Essa é apenas uma das tantas conquistas de Marconi Ribeiro. Podemos destacar:

  • Campeão Brasileiro de XCO, em 2014.
  • Campeão Panamericano, em 2014.
  • Brasileiro de Contra-Relógio, em 2012.
  • Campeão da Volta do Uruguai, em 2010.
  • Vice-Campeão Mundial de MTB, em 2010.
  • Brasileiro de MTB Maratona, em 2009.

Da prática ao conhecimento científico

 

O interesse do Marconi Ribeiro em ampliar o seu repertório, para cursar uma universidade e abrir uma assessoria esportiva, surgiu espontaneamente. É que muitas pessoas já o procuravam para pedir dicas e perguntar como poderiam melhorar seus treinos. Foi então que ele resolveu prestar vestibular e se dedicar aos estudos acadêmicos.

Complementou sua experiência prática com estudos em Educação Física no Centro Universitário Unieuro, aprimorando seu entendimento em anatomia, fisiologia e treinamento esportivo. Ao terminar a universidade, já contava com alunos para as suas consultorias e treinos.

Marconi Ribeiro: o profissional que alia vivência à ciência

Encontrando o equilíbrio certo entre sua experiência prática e conhecimento científico, Marconi Ribeiro começou a não apenas fornecer treinamento. Ele tornou-se o seu próprio treinador e preparador físico. Isso o transformou em um profissional respeitado, capaz de oferecer orientação sólida, fundada tanto em sua própria vivência quanto em estudos.

Nessa fase, Marconi Ribeiro também administrava um comércio, um pet shop. No entanto, devido à grande demanda, precisou encerrá-lo para se dedicar integralmente à assessoria esportiva. Sua expertise na área e a busca constante por aprimoramento o consolidaram como referência no ciclismo.

Inspirando atletas em busca de excelência

O legado de Marconi Ribeiro no mundo do ciclismo é tanto que resulta na grande procura pela sua assessoria esportiva. Quem busca excelência e aprimoramento em suas performances esportivas, vê nele uma grande inspiração.

Em seu canal no Youtube, Respiro Bike, o atleta fala sobre ciclismo no geral, MTB, corrida em trilhas, triathlon e outros assuntos. É ali que ele compartilha gratuitamente dicas, orientações especializadas e técnicas avançadas que ajudam a melhorar o desempenho. Aliás, é um canal excelente, nós recomendamos muito.

Com mais de 600 vídeos voltados para pessoas iniciantes ou atletas mais experientes, o ciclista ajuda a compartilhar o conhecimento que aprendeu em anos de trabalho. Não é à toa que conta com mais de 8 milhões de visualizações.

Atualmente: Assessoria Marconi Ribeiro

 

Por meio da Marconi Ribeiro Treinamento & BikeFit, o atleta disponibiliza, desde 2013, uma série de treinos especializados em ciclismo de estrada e mountain bike.

O serviço é focado em atletas de todos os níveis e de diversas partes do país. Para quem é de Brasília, é possível participar pessoalmente dos treinos. Mas, por meio do seu site, ele atende também alunos de outros estados, que buscam um acompanhamento mais profissional em seus treinos.

Avaliação física personalizada e definição de objetivos

No ciclismo, a avaliação física prévia desempenha um papel crucial ao guiar o atleta em direção aos seus objetivos. Com base em dados concretos, é possível monitorar o progresso e determinar o descanso necessário para os treinos.

O desempenho deve ser sempre avaliado, levando em consideração o que o ciclista é capaz de realizar. Já a expectativa de rendimento deve estar sempre alinhada com suas capacidades individuais. Até porque, o overtraining, uma condição de exaustão extrema, apenas atrasará os avanços, reforçando a importância de evitar esforços excessivos.

Na Assessoria Marconi Ribeiro, a avaliação física é uma das principais ferramentas para determinar como o aluno irá começar os seus treinos. O atendimento presencial é essencial, pois a prática esportiva assistida demanda um conhecimento físico aprofundado. Todo o estado atual do aluno deve ser levado em conta.

Para agendar a avaliação, é necessário evitar exercícios físicos no dia, vestir roupas adequadas, utilizar sapatilhas e levar uma toalha. A avaliação física é realizada por meio de:

– Modalidades antropométrica: são obtidas as medidas como peso, altura e dobras cutâneas;

– Aferição de limite anaeróbico e de potência: realizado em bicicletas com rolo de treino. No caso, pode ser utilizada a bike do próprio aluno.

Com base nesses dados, é possível criar um programa de treino específico e individualizado. Levando sempre em consideração a singularidade de cada ciclista.

Planilhas de treino personalizadas

Um dos serviços oferecidos pela assessoria do Marconi Ribeiro são as planilhas de treino personalizadas. Ele alia os conhecimentos acadêmicos da Educação Física com a vivência de uma carreira consolidada no ciclismo. Por isso, o atleta é o responsável direto por criar as planilhas.

Elaborada com metodologia científica, de periodização de carga de treinamento, a planilha irá preparar o aluno para alcançar os seus objetivos. Semanalmente o ciclista recebe o documento com a carga diária de treino, contando inclusive com o importante dia de descanso.

Com ela, além da descrição da atividade diária que deve ser realizada pelo aluno, será possível utilizar os parâmetros de frequência cardíaca (FC). Além, da percepção subjetiva de esforço e potências.

Proporcionando um caminho claro para o progresso, após os treinos o ciclista terá que registrar os dados do seu smartphone, cinta cardíaca e GPS no aplicativo de treinos da assessoria. Assim, o Marconi Ribeiro poderá analisar as marcações e preparar o planejamento seguinte, sempre em conjunto com o próprio aluno.

Treino a distância com ajustes semanais

Para atender atletas que vivem em outras localidades fora de Brasília, a assessoria do Marconi Ribeiro oferece um monitoramento de treino a distância. Esses treinos específicos para Speed ou MTB, incluem ajustes semanais de acordo com a evolução de cada atleta, proporcionando um acompanhamento personalizado e eficaz.

Com planilhas individuais, a comunicação semanal entre o aluno e o treinador pode ser realizada da maneira que for mais conveniente: e-mail, telefone ou Whatsapp. Além disso, a assessoria disponibiliza um canal de troca de mensagens no aplicativo.

Bike Fit: ajuste sob medida para cada ciclista

Ele é essencial para quem alcançar novos objetivos, aumentar a segurança e gerar uma eficiência no seu treino. O Bike Fit é um procedimento técnico e personalizado realizado em bicicletas, com o objetivo de otimizar a posição e o ajuste do ciclista para garantir uma pedalada mais eficiente, confortável e segura.

É certo dizer que o BikeFit é a ciência que ajusta a bicicleta ao corpo do ciclista e não o corpo que se adequa a bike. Na Marconi Ribeiro, o procedimento acontece dentro de um estúdio, onde o atleta é filmado pedalando com a sua bike no rolo de treinamento. A partir disso, inicia uma análise total dos ângulos da pedalada. Com ela é possível:

  • Identificar possíveis causas de desconforto;
  • Personalizar a posição do ciclista na bicicleta de acordo com sua anatomia e estilo de pedalada;
  • Ajustar a bicicleta de acordo com as características físicas e preferências do ciclista.

Esse é um tipo de serviço que pode ser realizado por qualquer pessoa independentemente do nível, modalidade ou tipo de bicicleta. Acima de duas bicicletas, o ciclista tem desconto no atendimento.

A assessoria do Marconi Ribeiro possui o conhecimento e estrutura necessária para intensificar o desempenho de quem está pronto para melhorar no pedal. Treinando corretamente é certeza que você irá potencializar seus resultados!

Você sabia que, assinando o Bike Registrada, terá acesso ao serviço personal fitness do atleta Marconi Ribeiro?

Descubra o segredo para atingir seus objetivos fitness de forma personalizada com o serviço de Personal Fitness do Bike Registrada. Ao assinar conosco, você terá orientação profissional focada em treinos que se adequam perfeitamente ao seu biotipo.

Realizamos uma avaliação minuciosa do seu condicionamento físico para criar um programa de treinamento específico, potencializando seus resultados de forma rápida e eficaz. Além disso, você escolhe a atividade física que melhor se alinha aos seus objetivos e perfil.

Não perca tempo com abordagens genéricas. Invista em você com o Personal Fitness  e alcance um corpo mais saudável e sua melhor performance no pedal.

Viu como vale a pena confiar em quem realmente entende do assunto? A Bike Registrada também é uma empresa criada por gente que ama o ciclismo. Faça agora mesmo uma simulação do seu seguro e conte com a expertise de quem vive o esporte!

SUPER PROMOÇÃO

Para quem é assinante do seguro Bike Registrada ganha o primeiro mês de planilhas de treinamento grátis! E ganha 10% de desconto no Bike Fit!

Quer saber como? Fale conosco no Whatsapp que nós orientamos. 🙂

Artigos relacionados
AtletasCuriosidadeEsporte e FitnessModelos de bicicletasNotícias

Bicicleta de Remco Evenepoel: o campeão belga de corrida em 2024?

Remco Evenepoel não é apenas um nome no mundo do ciclismo; ele é uma lenda em ascensão.
Leia mais
Atletas

A incrível história de Samuel Bortolin: triatleta deficiente que conquistou o impossível

Para quem tem determinação, os obstáculos se tornam combustível. É deste modo que podemos…
Leia mais
AtletasEsporte e Fitness

Tudo sobre o Iron Biker 2023

Chega a 30ª edição do maior campeonato maratona de MTB do mundo! O IRON BIKER 2023 acontece nos…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?