DicasPreparação e práticaSaúde e bem-estarTreinos

Bike fit: o que é como funciona?

Tem certeza de que a sua bike está ideal para você pedalar? Quando falamos isso, não queremos dizer apenas se câmbios e freios estão regulados e pneus calibrados. Estamos falando da posição em que você fica e de ajustes finos que só um bike fit faz.

Além de deixar a bicicleta com câmbios e freios acertados, pneus na pressão certa e a corrente lubrificada, há um outro aspecto que influencia muito na sua pedalada. O ângulo e a posição em que você pedala.

Não sabe o que é o bike fit e como ele pode ajudar na sua pedalada e principalmente na preservação da sua saúde? Confira este post que explica o assunto!

 

O que é o bike fit?

Bike fit, mountain bike full suspension

Bike fit funciona para todos os tipos de bicicletas, desde MTBs hardtail e full suspension às de triatlo (Foto: Pinterest)

O bike fit é um ajuste voltado para adequar a bicicleta totalmente ao tipo físico do ciclista. Em outras palavras, é deixar a bike só para você — um casamento perfeito entre máquina e corpo.

Esse serviço é feito por um bike fitter, um profissional que, por meio de medições e de equipamentos, constata todos os membros envolvidos no exercício do pedal. Pernas, braços, tronco e como o seu corpo se comporta durante o pedal, são avaliados, para fazer ajustes na bicicleta.

Qual a importância desse ajuste da bicicleta ao corpo?

Bike fit, road bike

Fit usa todas as medidas possíveis para o ajuste perfeito (Foto: Pinterest)

O bike fit é muito importante para qualquer ciclista, desde o iniciante ao profissional. Já que assim, a bicicleta fica ajustada de acordo com o biotipo da pessoa, evitando lesões e melhorando a experiência do pedal, com maior rendimento e ergonomia ao pedal.

É importante reforçar que bike fitters experientes recomendam que o ajuste seja feito pelo menos a cada oito meses. A justificativa é a de que o corpo passa por alterações constantes. Ou seja, você não tem o mesmo perfil no pedal de segunda-feira à noite e no sábado de manhã.

Há vários fatores que influenciam nas mudanças do seu corpo, que vão desde alimentares, físicas e até psicológicas. Por exemplo, em um mês você pode seguir uma dieta para perder peso e realizar treinos para subidas. Em um outro momento, sua alimentação é voltada para ganho de massa e treinos de sprint.

Ou seja, cada situação acima promove mudanças, mesmo que ligeiras, no organismo e que se refletem no corpo como um todo.

Dessa forma, o bike fit não é um objetivo a ser alcançado e concluído apenas uma vez, mas sim, um processo que deve ser sempre feito e revisado. Para só então, garantir o melhor desempenho e saúde nos pedais.

Como funciona o ‘fit’?

Bike fit, ajuste bicicleta

Selim inadequado é um dos maiores motivos de dores (Foto: Pinterest)

Tais ajustes garantem desde um maior rendimento no pedal até a preservação da sua saúde, evitando dores em mãos, região lombar, pescoço e pernas. Além de, claro, não forçar nenhuma peça da bicicleta, que pode estar errada para o seu tipo físico.

Em um bike fit, estão inclusas as possíveis mudanças e ajustes nas peças abaixo:

  • avanço de guidão;
  • braço do pedivela;
  • manetes de freio;
  • trocadores;
  • manoplas;
  • sapatilha;
  • canote;
  • pedais;
  • selim.

Não necessariamente todas as peças acima serão trocadas em um bike fit. Dependendo da situação, alguma servem para o biotipo do ciclista, sendo necessário apenas um ajuste de altura ou ângulo.

Quais são os bike fitters pelo Brasil?

Há uma série de profissionais no mercado que realizam o bike fit. Abaixo, separamos alguns nomes para você conhecer, buscar e fazer o seu ajuste em diversas regiões do país.

Só lembramos que não estamos fazendo propaganda deles, mas sim, sugerindo indicações de alguns fitters para você conhecer o trabalho. O custo em média deste serviço, com os profissionais abaixo, sai por R$350 para uma bike.

Confira bike fitters pelo Brasil :

Além deles, diversos lojistas no país fazem o serviço no próprio local, o que facilita ainda mais a escolha, compra da bike e ajuste.

Resumindo, fazer um bike fit não é um privilégio para ciclistas profissionais, mas sim, um serviço que deve ser praticado por qualquer pessoa que pedale com frequência. Dessa forma, o ajuste entra antes de um investimento em performance esportiva, em saúde.

Receba conteúdos especializados em bike, com dicas de saúde, equipamentos e de MTB, Road e outras modalidades. Assine a nossa newsletter!

Artigos relacionados
Saúde e bem-estar

Caiu e bateu a cabeça? Veja o que fazer em caso de concussão

As concussões são mais comuns e sérias do que muitos imaginam, especialmente entre ciclistas. A…
Leia mais
DicasPreparação e prática

Entregador de bike: o que é e como funciona

Quem gosta de pedalar e está desempregado ou é autônomo, acaba vendo a opção de entregador de…
Leia mais
EstudosNotíciasTreinos

Descobrindo o poder do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) no ciclismo

O ciclismo, mais do que um simples meio de transporte ou uma atividade de lazer, é uma paixão que…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?