O XTERRA é uma competição com diversas etapas disputada no Brasil, originado nas ilhas do Havaí que desafia os limites de atletas em percursos de off-road. Reunindo atletas de triathlon e de Mountain Bike, o objetivo era de cumprir um percurso mais desafiador que um triátlon comum.

Quer conhecer mais sobre o XTERRA? Então siga conosco

O que é o XTERRA?

Ao invés de um mar calmo, e trechos de ciclismo e corrida planos, a origem do XTERRA se deu em um mar revolto, um percurso desafiador de MTB e corrida em um terreno fora dos asfaltos. 

Assim, os ciclistas de Mountain Bike exerceram uma grande influência na criação desta nova modalidade. Isso por conta dos desafios que uma corrida de MTB possui, o que levou o off-road para as corridas de Triathlon.

Outra grande diferença que o XTERRA traz em seus eventos é o de aproximar os competidores e espectadores da natureza e de cenários paradisíacos. São diversas cidades e paisaagens, costumeiramente entre os mais conhecidos cartões postais do planeta.

Assim, o XTERRA se tornou o evento de off-road com diversas modalidades de maior alcance no mundo. 

Início do XTERRA e as principais competições do Brasil

A primeira vez que um XTERRA ocorreu foi em 1996, em Maui, no Havaí. Com o objetivo de realizar provas de Triathlon utilizando percurso off-roads, a paradisíaca ilha se tornou o principal templo das modalidades de off-road. Sendo ela, inclusive, a sede dos campeonatos mundiais XTERRA.

No Brasil as competições chegaram no ano de 2005, no litoral norte do estado de São Paulo, na turística Ilhabela. Desde então, o festival cresceu muito e modalidades foram incluídas em cada evento. Muitas cidades foram utilizadas como sedes, aproveitando toda biodiversidade do território brasileiro.

Cidades de litoral como Búzios, Paraty, Natal, Mangaratiba, Niterói e Ilhabela costumam fazer parte do calendário do XTERRA. Mas, cidades montanhosas e de interior de alguns estados, agregam outras características para o evento, como em Tiradentes, Poços de Caldas, Santa Cruz de Minas, Mariana e Itabira.

A paradisíaca Fernando de Noronha já fez parte do Festival, mesmo com todas as restrições existentes na ilha. O XTERRA seguiu todos os protocolos para a realização de um evento em um dos locais mais belos e com percursos muito desafiadores. Outros países como o Canadá, Estados Unidos, Taiwan, Nova Zelândia e Malta fazem parte do calendário mundial de festivais do XTERRA.

Principais modalidades que englobam o XTERRA

A influência que o Mountain Bike teve no desenvolvimento de triatletas foi um dos principais fatores para a criação do XTERRA. Os difíceis percursos, técnicas apuradas e evolução das bicicletas ao longo dos anos trouxeram mais desafio ao esporte. E também, acabaram diversificando as modalidades e categorias disputadas nos eventos. 

Desta forma, o festival se tornou multidesportivo, sempre com modalidades derivadas do Triathlon. Além das versões deste esporte, tanto diurna quanto noturnas há provas de:

  • Duathlon.
  • Mountain Bike.
  • Downhill.
  • Night Run.
  • Trail Run.
  • Endurance.
  • Aquathlon.
  • Swim Challenge.

Com todas estas opções, os competidores ainda são divididos em muitas categorias diferentes, que agregam praticamente todas as idades. Como o evento busca integrar as pessoas, há categorias que possibilitam crianças e adolescentes de participarem de algumas provas, devidamente adaptadas.

Além delas há as categorias de elite, com os principais atletas das modalidades e divisões por idades (desde adolescentes a partir de 12 anos até masters com mais de 60 anos), pré-estabelecidas pelo regulamento de cada modalidade. Assim, os eventos são muito democráticos, atigindo todas as faixas etárias para diversas disputas, de elite ou amadoras.

Como funciona um XTERRA?

O XTERRA do Brasil possui a duração de um final de semana nas sedes escolhidas. Sendo assim, a organização fecha parcerias com as cidades com o objetivo de oferecerem todo o suporte e infraestrutura a seus participantes e membros da organização.

Para participar do XTERRA é preciso se inscrever no site da organização dos eventos. É possível, taambém, receber descontos para as provas que serão realizadas e em produtos da loja virtual dos eventos. 

Cada prova possui a necessidade de inscrição e pagamento de valores referentes ao evento e os kits de cada atleta inscrito, com numeração, camiseta e outros itens.

Em média são contratados mais de 300 membros de staff por etapa. Eles auxiliam em cada momento do evento, desde ajudar com informações básicas até fornecer água ou outras ajudas no percurso de alguma modalidade. 

Há redes hoteleiras que são parceiras do XTERRA que recebem diversos participantes e espectadores dos eventos. Outras grandes empresas patrocinam ou possuem parcerias com a organização das provas, fornecendo materiais ou alimentos aos participantes.

x terra
Fonte: www.mundotri.com.br

Como são as provas de MTB do XTERRA?

Além de comporem uma das modalidades e Triathlon e Duathlon, as provas de MTB possuem sua versão solo, com distâncias que podem ultrapassar 50km de percurso total. Ou ainda, com versões reduzidas para participantes que não estão prontos para longas distâncias. Provas de endurance que podem chegar até 6 horas de duração já fizeram parte de algumas etapas do evento, desafiando todos os limites dos cliclistas.

As provas possuem normalmente muitas descidas técnicas em terrenos para lá de desafiadores. Isso atrai diversos competidores, tanto profissionais quanto amadores. 

Algumas etapas contam pontos para federações e Confederação Brasileira de Ciclismo, tornando algumas categorias ainda mais competitivas e emocionantes. As provas de e-bike, que contam com a energia gerada dos pedais e de um motor elétrico de até 250 watts, são apenas participativas, sem limites de idades em um percurso único.

Como participar de um evento XTERRA?

Para participar de um evento do XTERRA o competidor se inscreve no site do festival. Depois, basta realizar e pagar a inscrição em um evento e selecionar a categoria desejada dentre as modalidades existentes no festival que irá participar. Por fim, deve retirar o kit e se preparar adequadamente seguindo o regulamento das provas.

Você gostou de conhecer o XTERRA? Tem interesse em participar? Comente para nós.

seguro de bike