Participar de uma competição é viver o verdadeiro espírito do mountain bike. As provas de MTB são pedais desafiadores e testam os limites físicos e mentais de seus competidores. Para encarar uma aventura dessas é preciso se preparar muito, mesmo que a prova seja aparentemente leve!
O Brasil reúne trilhas e cenários perfeitos para competições de MTB. Não é por menos que algumas das principais competições mundiais acontecem no país tropical, e são duras até para atletas de elite como o brasileiro Henrique Avancini.
Você pode não contar com toda a assessoria que atletas como o Avancini tem, mas dá para se preparar bastante seguindo estas 5 dicas para competições de MTB. Confira!
1. Faça um planejamento antes das provas de MTB
Depois de fazer a inscrição, pesquise sobre o local onde será feita a prova e, quando puder, visite o espaço. Isso é o conhecido reconhecimento de terreno, que garante uma visão ampliada de como será o desafio na hora em que o “bicho pegar”.
Fique atento também ao horário da prova, para não se atrasar. Se você tiver que viajar para o circuito, pesquise hotéis e lugares bacanas e seguros para se hospedar.
Além disso, veja a estrutura do evento, buscando saber se contará com restaurante, pontos de apoio, equipe médica e tudo o que for seguro para a prova.
2. Treine com foco na competição
Os treinos preparatórios para competir devem começar no mínimo dois meses antes da competição. Isso serve para acostumar seu corpo a cargas pesadas de pedal, além de também reforçar seu lado psicológico.
Faça um programa que intercale treinos intervalados, de distância, de giro, de subida, regenerativos, e não se esqueça dos dias de descanso.
Além disso, treine por distâncias sempre maiores do que o trajeto total da prova. Isso fará com que seu corpo esteja preparado para uma carga excedente de força, que no dia da prova será muito exigida.
Treinar em terrenos e condições que sejam as mais parecidas com o local da prova, também fará com que você se adapte às dificuldades do percurso facilmente.
3. Tenha uma alimentação adequada
A alimentação é parte essencial da preparação para provas de MTB. Por isso, dobre a atenção nessa parte.
Faça refeições ricas em carboidratos e proteínas. Assim você obtém a energia e a resistência que seus músculos precisam para aguentar os treinos e competir. Além disso, evite comidas gordurosas e cheias de açúcar, que causam incômodos no estômago.
Evite álcool durante todo o treinamento, e nem pense em beber dias antes da prova. Invista também em frutas e alimentos naturais, para manter o corpo abastecido.
Água e isotônicos são fundamentais para o preparo alimentar, e devem ser tomados em doses altas nos dias de treino, para recuperar o corpo do cansaço, rapidamente.
4. Prepare a bike
O preparo da sua bike é tão importante quanto o seu. Afinal, é junto a ela que você poderá chegar ao pódio.
Faça uma manutenção geral na bike cerca de 15 dias antes das provas de MTB e teste a máquina logo depois, para ver se nada está desregulado ou com problemas.
Você deve realizar a prova com a bicicleta exatamente igual como você pedala em dias de treino. O motivo disso é que você estará com o equipamento ajustado ao seu uso e que não irá exigir sua adaptação, diminuindo chances de problemas.
A exceção de trocas antes de provas de MTB fica para pneus. Pode trocá-los, mas teste-os com bastante antecedência para se acostumar e ver se eles “aguentam o tranco”.
5. Separe os equipamentos
Colocar tudo em cima da cama e ver cada ferramenta, equipamentos e acessórios que você precisa levar é parte de qualquer competição de MTB. Fizemos uma lista aqui de itens que devem ser levados no dia. Veja:
- kit remendo;
- 2 câmaras reserva;
- 1 pneu reserva — de kevlar (dobrável);
- 2 cilindros de CO2 e bico para uso;
- bomba de mão pequena;
- kit multiferramentas;
- chave de corrente;
- power link e pino de corrente;
- luvas;
- óculos de ciclismo;
- garrafas de água;
- isotônicos;
- mochila de hidratação;
- géis de carboidrato;
- barras de cereal;
- capacete;
- camiseta e bermuda de ciclismo;
- sapatilha;
- celular para garantir as fotos!
Além disso, você deve levar também um conjunto de roupas para usar depois da competição, assim que tomar um banho e tirar a terra do corpo.
Fora essas dicas, você deve dormir cedo no dia antes da prova, para acordar disposto e pronto para o pedal. Também não se esqueça de bater uma água na relação de marchas e nos pneus depois das provas de MTB, para não sujar o seu carro ou o do seu amigo!
Ajude mais ciclistas a se prepararem para competições. Compartilhe este post em suas redes sociais!
