ComponentesEsporte e FitnessManutenção de bikeMateriaisSpeed

Qual é o material do quadro na bike speed?

O mundo do ciclismo de estrada é altamente influenciado pelo peso da bicicleta para pedalar. Com isso, o material do quadro na bike speed é fundamental para definir isso e garantir uma boa pedalada. Ao longo dos anos, foram usados diversos materiais diferentes na confecção das bikes, e muitos deram certo. Outros, nem tanto, e acabaram substituídos e esquecidos com o passar do tempo.

Outro ponto importante, é que no material do quadro na bike speed influencia diretamente no valor da bicicleta. Há produções de quadros que deixam as bikes com bons valores, mas performances ruins. Ou com performances excelentes e valores altíssimos. Com isso, há outros materiais usados que trazem esse equilíbrio, com boas performances e valores acessíveis para iniciantes.

Porém, ainda é preciso identificar se o material usado em um quadro de bike é resistente. Todos sabemos que no ciclismo todos estão sujeitos a acidentes. Neles, um quadro pode ser totalmente descartado dependendo da gravidade, e claro, da sua qualidade. Se for um quadro confeccionado com um material não muito resistente, um acidente pode trazer prejuízos. Além disso podem trazer riscos em caso de acidentes, não absorvendo devidamente os impactos.

No ciclismo de estrada há uma grande variação de bicicletas, e com isso o material do quadro tem influência. Portanto, se deseja conhecer mais sobre os quadros das bikes de speed acompanhe a seguir nossas conclusões.

Como identificar o material do quadro na bike speed?

Para quem é leigo no mundo do ciclismo, muitas vezes é complicado identificar o material usado num quadro. Nas bikes de speed os materiais mais utilizados são o aço, titânio, carbono e alumínio. Mas, como falamos, as vezes não é tão fácil identificar cada um sem o devido conhecimento.

Canyon de quadro de carbono

Há alguns métodos usados para conhecer o material do quadro na bike speed em questão. Um deles é usando um imã, onde ele irá se atrair em algum material específico. Ele é o aço. Neste material, o imã irá se atrair, e assim dá para concluir sua composição. No alumínio e no carbono o imã não irá “grudar”.

Outra forma de identificar o material é analisando com os olhos a solda do quadro. Nos quadros de alumínio a marca da solda é maior do que nos outros componentes. Esta marca da solda normalmente é menor nos quadros de aço ou de carbono, facilmente identificável comparando com alumínio.

Já nas bikes fabricadas com o carbono a identificação é mais fácil por conta de seu peso. São bikes muito leves e quando comparadas com o aço e o alumínio fica fácil identificar. Quanto ao titânio, uma forma de identificá-lo é em sua durabilidade e peso leve, mas é dificilmente encontrada por aí. Por isso, não há uma forma específica em identificar se é de titânio sem buscar as especificações com os fabricantes.

Qual é material mais resistente?

Dentre as principais opções no mercado, o aço, alumínio e o carbono, todos eles apresentam boas resistência. Mas, qual deles oferece mais resistência? Sem que haja muito conhecimento, o aço parece ser o mais resistente deles, muito por conta de seu peso. Isso de fato é verdade, mas o carbono oferece maior resistência e durabilidade dentre estes três.

O alumínio oferece um ótimo custo-benefício para ciclistas iniciantes, mas peca na durabilidade. Sua resistência é menor, principalmente em caso de acidentes, onde se danifica com mais facilidade. O aço, por ser mais pesado, tem maior resistência a impactos, mas não é resistente com tempo. Ele pode se deteriorar se não for bem cuidado, principalmente com influência climática podendo enferrujar.

Assim, o carbono é um material que possui mais tecnologia empregada na sua produção. Ele é muito leve e oferece muito mais resistência do que os outros. Inclusive, é um dos materiais mais utilizados, e seguros, usados nos carros de Fórmula 1. O titânio é tão resistente quanto o carbono e durável a corrosões e outros problemas. Ele é tão forte quanto o aço e resistente quanto o carbono, e junto com este considerado o mais resistente.

Quais os materiais mais leves para quadro de bicicleta?

O peso influencia diretamente no desempenho nas bikes de speed. Nas estradas o peso das bikes é fundamental para uma melhor performance e menos desgaste na pedalada. Assim, como os materiais usados são diferentes, cada um possui suas vantagens e desvantagens. E o peso deles é o que influência diretamente no que se busca ao comprar uma bicicleta nova.

Então, o material do quadro na bike speed mais leve no mercado é o carbono. Mas, como seu custo é muito mais elevado não é o mais comum entre os ciclistas. Ele é mais comum em ciclistas profissionais, mas menos acessível para amadores ou em bikes de lazer.

Então o alumínio é o material mais usado entre a maioria dos ciclistas, principalmente entre os iniciantes. Ele possui o melhor custo-benefício, em relação ao peso e desempenho oferecido pelo material. Ele é leve o suficiente para não afetar a performance e tem preço ais acessível do que o carbono. Porém, sua resistência é um pouco menor que dos outros materiais, mas oferece melhor preço e leveza.

Por fim, o aço tem o peso mais elevado dentre eles. Sua resistência por conta da rigidez pode até ser melhor, mas não ajuda na performance em estradas. Hoje em dia, é o material menos utilizado do que alumínio e carbono. Elas são menos confortáveis por serem mais pesadas e menos flexíveis.

Outros materiais usados em quadros.

Além destes materiais que citamos, existem bicicletas confeccionadas com materiais exóticos ou extravagantes. Acreditem se quiserem, há uma bike toda revestida em ouro 24 quilates. Claro que ela, a Aurmania Crystal Edition, não busca uma melhor performance. Ela é uma edição limitada produzida na Suécia com apenas 10 exemplares.

Achou a bike de outro extravagante? A Trek Butterfly supera a anterior com seu quadro e rodas revestidos com borboletas reais. Isso não influencia no desempenho, mas criou grande polêmica pelo de uso das borboletas reais.

Por fim, as bikes com quadro de titânio, como já falamos, tem ótima durabilidade e leveza. Porém, o metal por ser nobre tem um alto custo e poucas fábricas produzem quadros de titânio. Assim, são pouco encontradas e são consideradas mais exclusivas, mesmo com o bom desempenho oferecido por elas.

Agora que já conhece material do quadro na bike speed, conheça nossos seguros.

Artigos relacionados
Componentes

Guia completo do quadro aro 29

Neste guia, vamos desvendar todos os segredos do quadro aro 29, uma escolha popular entre ciclistas…
Leia mais
Componentes

Análise completa do quadro Hupi Naja

Imagine um quadro de bicicleta que não apenas complementa sua paixão por trilhas desafiadoras, mas…
Leia mais
Esporte e FitnessMTB

O que é Downhill?

O estilo mountain bike conta com diferentes categorias – e uma das que mais impressionam é o…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?