CriançasPreparação e prática

Conheça as vantagens das bicicletas de equilíbrio infantis?

O aprendizado para andar de bicicleta evoluiu com o tempo, assim como os equipamentos. Até pouco tempo atrás, era unanimidade usar rodinhas de apoio para ensinar, principalmente crianças, a andar de bike. Usadas uma de cada lado na roda traseira, ela ajudava na familiarização com uma bicicleta. Mas, não com o equilíbrio, e por isso, as bicicletas de equilíbrio ganharam espaço no mercado.

É muito importante desenvolver o equilíbrio antes de começar a praticar o ciclismo. Com isso, tem sido cada vez mais comum vermos crianças aprendendo a andar de bike com bicicletas de equilíbrio. Por isso, vamos expor as vantagens deste modelo usado no aprendizado e familiarização com as bikes. Usá-los pode ajudar muito no desenvolvimento das crianças não somente no esporte e lazer, mas nos reflexos e desde cedo.

 

As bicicletas de equilíbrio

A bicicleta de equilíbrio usada para ensinar as crianças a andar de bike tem um design diferente. Diferente das normais, as bicicletas de equilíbrio não possuem pedais e a criança se equilibra com seus pés no chão. O restante do equipamento se assemelha a uma bicicleta convencional, com guidão, selim e freios.

Claro que possuem tamanhos próprios para crianças, normalmente com rodas aro 12’’. A força feita para a movimentação nas bicicletas de equilíbrio vem dos pés da criança. Assim, a ausência dos pedais neste momento de aprendizado não se faz necessária. O objetivo é desenvolver outras habilidades em cima da bicicleta antes de pedalar uma bicicleta “convencional”

Bicicleta de equilíbrio vs de rodinha

Até hoje é possível encontrar diversas crianças e adultos começarem a pedalar com as rodinhas de apoio. No entanto, esse método perdeu espaço para as bicicletas de equilíbrio.

Recomenda-se, hoje em dia, que o aprendizado comece pelas bicicletas de equilíbrio, que possuem mais vantagens do que rodinhas.

Com as rodinhas, não é possível desenvolver certas habilidades importantes, como o equilíbrio. Assim, a transição para uma bicicleta sem as rodinhas, neste processo, é mais dificultosa.

Além disso, ao pedalar com as rodinhas, a bicicleta pode ganhar velocidade em declives. Para alguém que está começando, fica mais difícil controlar o equipamento. Já nas bicicletas de equilíbrio, o controle é feito com os pés, dando mais confiança no exercício.

Outro ponto é em relação a acidentes. A criança consegue evitá-los com mais facilidade nas bicicletas de equilíbrio. Isso se dá por conta do autoconhecimento adquirido usando esse modelo, e no controle dele. Bem diferente na bicicleta com rodinhas, que não há muito controle por parte da criança. Em um eventual acidente, o risco de uma queda na bicicleta com rodinhas é maior e mais difícil de evitar.

criança em uma bicicleta de equilíbrio amarela com cestinha
Fonte: Pinterest

Com qual idade começar a prática?

É muito comum ver crianças bem pequenas serem introduzidas no ciclismo, principalmente com triciclos. Normalmente, é uma etapa de transição usada antes de a criança começar a pedalar. Mas, com as bicicletas de equilíbrio, muitas vezes essa etapa não é mais usada, sendo possível desde cedo seu uso.

Desta forma, a idade que se recomenda para começar nas bicicletas de equilíbrio é partir de 2 anos. O momento é considerado ideal por conta do desenvolvimento do equilíbrio da criança. Por ser um período comum logo depois de aprenderem a andar, principalmente.

Assim, as bicicletas sem pedal ajudam, ou melhoram, no desenvolvimento do equilíbrio. Além disso, facilita muito na transição antes de começarem nas bicicletas com pedal, recomendadas a partir dos 4 anos.

Vantagens

Como falamos, as bicicletas de equilíbrio trazem diversos benefícios no aprendizado das crianças. São vantagens como as que explicaremos a seguir que colocaram esse modelo em evidência. Elas ajudam em diversos pontos, como no equilíbrio, confiança, segurança e mais pontos que falaremos adiante.

1. Equilíbrio

Talvez seja o principal objetivo das bicicletas de equilíbrio, presente até no nome delas. As balance bikes, como são conhecidas em outros lugares são excelentes ferramentas no desenvolvimento do equlíbrio da criança.

Isso ocorre porque o foco dela é em aprender a controlar o equilíbrio, sem se preocupar em pedalar. Toda concentração é voltada para esse desenvolvimento, pegando impulso com os pés e os levantando quando ganhar certa velocidade.

2. Noção de espaço

Como a idade indicada para o uso dessa bicicleta é para crianças de 2 a 4 anos, a noção de espaço é importante. Nesta fase, a criança está se descobrindo e aprendendo a se equilibrar logo depois de aprender a andar.

Assim, com as bicicletas de equilíbrio, ela terá todo controle do que fazer em cima da bicicleta. Aumentar a velocidade e parar usando seus pés, uma vez que nelas não há freios. Com esse controle, fica mais fácil ter noção de espaço ao redor quando se está praticando o exercício.

bicicleta de equilíbrio vermelha
Fonte: Pinterest

3. Reflexos e concentração

Esse ponto se junta com o anterior. Com o controle da bicicleta de equilíbrio, a criança desenvolve seus reflexos quando está em movimento. Todo controle depende delas, e assim, seus reflexos aumentam na medida em que se ganha mais confiança e concentração.

4. Menos acidentes

Nestas bicicletas, as crianças estão menos sujeitas a acidentes do que nas bicicletas com rodinhas. Os pés, além e gerarem a força para a movimentação, são apoiados no chão. Com isso, o risco de acidentes é menor, uma vez que é só se apoiar para não cair.

5. Exercícios para o bem-estar

Andar de bicicleta é uma das atividades físicas mais saudáveis que existe. Além de ajudar na locomoção e explorar paisagens fantásticas, o exercício ajuda na saúde e a adquirir um estilo de vida mais saudável. Desta forma, o ciclismo une o útil ao agradável, auxiliando no bem-estar com diversos pontos positivos.

Para o desenvolvimento infantil também só se encontra vantagens. Começando com as bicicletas de equilíbrio, as crianças tornam-se mais confiantes e com mais equilíbrio em seus corpos. Além disso, gastam suas energias com o ciclismo, melhorando seus momentos de repouso e no sono. A pratica ao ar livre pode prevenir diversas doenças respiratórias e melhorar no desenvolvimento de seus corpos.

Já conhecia as bicicletas de equilíbrio? Conte-nos nos comentários.

Artigos relacionados
DicasPreparação e prática

Dicas para ciclistas: 6 erros comuns de quem pedala

O uso da bicicleta para realização de atividade física, lazer, esporte ou mesmo como veículo vem…
Leia mais
Preparação e práticaTreinos

8 alongamentos ótimos para antes de pedalar

Os alongamentos para pedalar são aliados importantes dos ciclistas. Afinal, eles ajudam a prevenir…
Leia mais
Preparação e prática

Como usar sua bicicleta spinning para melhorar seu desempenho no ciclismo + dicas de treinos

Você está pronto para revolucionar seu treinamento de ciclismo? Descubra como a bicicleta spinning…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?