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Graxa slickoleum é a melhor mesmo? Saiba mais aqui

A graxa é indispensável na manutenção das bikes. E, entre as diversas opções, uma que faz bastante sucesso é a graxa slickoleum. Afinal, ela reúne características únicas, como baixa viscosidade, proteção anti-corrosão e excelente custo-benefício.

Mas, será que realmente a graxa slickoleum vale a pena? Descubra neste conteúdo completo que montamos!

 

O que é a graxa slickoleum?

Essa é uma graxa super leve para bikes. Ela possui baixa viscosidade e proteção anti-corrosão.

Juntas essas características promovem excelente lubrificação sem travar o movimento dos componentes da bicicleta.

A graxa slickoleum é produzida sem adição de lítio. Além disso, é resistente à água e é enriquecida com aditivos premium, que garantem mais proteção contra oxidação aos componentes da bicicleta.

Para que ela é indicada?

A graxa slickoleum é indicada para uso em retentores de garfos de suspensão e amortecedores traseiros, anéis de vedação, cabos, conduítes e freehubs.

Também pode ser usada para lubrificação interna de câmbios e trocadores de marcha.

Atenção, porque ela não é indicada para uso no rolamento central e caixa de direção, pois não exige alta temperatura para ser manuseada.

Assim, a recomendação de uso é apenas para partes mecânicas, evitando o aumento do atrito. Nos trocadores de marcha, por exemplo, o uso da graxa slickoleum aumenta a durabilidade e promove uma troca de marcha mais macia e precisa.

Então, se você precisa de uma graxa que ofereça lubrificação precisa e reduza o desgaste das peças, gerando menos atrito, pode investir na slickoleum.

A graxa é encontrada em 3 opções de embalagem: 425 gramas e versões econômicas de 100 e 500 gramas.

graxa slickoleum
 

Quais os diferenciais da graxa slickoleum?

Um dos principais diferenciais da graxa slickoleum é a sua composição. Ela é livre de lítio, formulada à base de sabão de cálcio.

Na prática, essa composição traz muitos benefícios. Primeiro, ela é fácil de ser fabricada e, por isso, tem um custo menor para o ciclista.

Segundo, apresenta uma boa resistência à água e, terceiro, não ataca os componentes plásticos e nem de borracha. Por isso pode ser usada para a lubrificação interna de componentes de amortecedores e garfos de suspensão.

Além desses pontos, a graxa slickoleum apresenta excelente taxa de adesividade e baixa consistência, podendo ser usada na lubrificação dos retentores e componentes internos das suspensões.

Enquanto outras marcas, que não possuem essas características, podem danificar o funcionamento dos amortecedores e, com isso, levar a perda de garantia dos mesmos.

Quais os benefícios de usar a graxa slickoleum?

A graxa slickoleum traz muitos benefícios. Vamos ver em detalhes?

Adesividade perfeita para os cabos

Esta é uma graxa muito adesiva, então mesmo com a movimentação do cabo, por exemplo, ela não vai se movimentar da parte superior para a parte inferior, mantendo o cabo engraxado do começo ao final do curso.

O resultado é uma marcha super leve, fácil de trocar e que traz mais durabilidade na regulagem da marcha.

Retentores lubrificados por mais tempo

Na manutenção da bike, os retentores são partes essenciais, eles precisam de uma ótima lubrificação, sem ter tanto atrito com as hastes.

Como a slickoleum é muito leve e adesiva, mesmo com a movimentação da haste, ela não vai se mover no retentor. Ou seja, ela ajuda a manter a lubrificação por mais tempo. E, como é mais adesiva, faz com a graxa se mantenha no lugar certo.

Custo-benefício

Quando comparada à concorrente direta (SRAM Butter), a slickoleum tem uma vantagem extra: ela é muito mais barata. Por isso, acaba sendo a preferida de muitos ciclistas e mecânicos.

Quais outras graxas existem?

A graxa slickoleum, como explicamos, é uma versão produzida à base de sabão de cálcio. Além desse componente, existem outros que podem ser usados para a produção da graxa, criando produtos com características e indicações diferentes.

Lítio

Essa é a graxa mais comum nas oficinas. Porém, seu uso indiscriminado pode causar danos a alguns componentes da bike.

As graxas à base de lítio têm alta resistência à água, boa estabilidade térmica e inibição de ferrugem, além de preço acessível.

Mas é importante lembrar que essas graxas apenas são indicadas para rolamentos e caixas de direção, na espessura máxima de 2 NLGI.

Nunca use graxas de sabão de lítio nos demais componentes da sua magrela, principalmente na manutenção das suspensões. Porque o lítio pode reagir com os componentes plásticos, como selos e retentores, e também com o óleo do interior das canelas.

Além de tudo isso, o lítio é muito danoso à fibra de carbono.

Poliureia

Esse é um material que começou a ser usado nas graxas de bicicleta no final dos anos 90 e começo dos anos 2000.

São graxas bem resistentes à água, com boa estabilidade térmica e inibição de ferrugem, além de não atacarem os componentes plásticos e nem as fibras sintéticas, como o carbono. Por isso, são ótimas graxas gerais para as oficinas de bike.

Possui características como boa adesividade e viscosidade, o que permite o uso na manutenção de amortecedores e garfos de suspensão. Também pode ser usada em outros componentes, como rolamentos e até em bombas de ar.

Silicone

As graxas de silicone são pouco espessas e têm alto poder de penetração. Por isso, são indicadas para lubrificar cabos e conduítes de marcha e freios mecânicos.

Possuem boa resistência à água e têm uma cor translúcida, o que evita as famosas manchas de graxa.

Porém, como tem um ponto de fusão baixo, não pode ser usada na manutenção de rolamentos.

Teflon

É uma graxa sintética de alta qualidade patenteada pela DuPont. Ela é mais resistente à água e apresenta maior durabilidade que as graxas de lítio. Mas tem uma resistência à rolagem um pouco menor e custa mais bem mais caro que as graxas comuns.

Outro ponto negativo é a sua toxicidade. O teflon é tóxico tanto para quem usa, como para o meio ambiente.

Cerâmica

Essa graxa é formulada a partir de micropartículas de cerâmica e fluoropolímeros. Uma característica é que ela consegue dissipar o calor mais eficientemente do que as graxas comuns.

Por isso, é a graxa indicada para a manutenção de rolamentos de cubos, tanto de cerâmica como de aço. Porém, como tem um custo elevado, dificilmente acaba sendo usada como graxa de uso geral.

Anti-seize

Essa graxa usa metais como espessante. Ela é usada para evitar que peças de metal (alumínio, titânio e aço) sofram corrosão galvânica. Esse é um processo químico de corrosão dos metais, que causa uma espécie de soldagem a frio.

Por isso, a graxa anti-seize deve ser usada na montagem dos parafusos de mesa, conjunto de coroas e pedivelas e no canote do selim, além dos parafusos de fixação dos taquinhos das sapatilhas.

A graxa anti-seize é obrigatória na montagem das peças de titânio, escândio e magnésio. Como tem ótima resistência à temperatura, também pode ser usada nos parafusos de fixação dos rotores de freio.

Conclusão

Neste conteúdo você conheceu a graxa slickoleum. Ela é uma graxa à base de sabão de cálcio, sem lítio, indicada na manutenção de retentores de garfos de suspensão e amortecedores traseiros, anéis de vedação, cabos, conduítes e freehubs.

Também pode ser usada para lubrificação interna de câmbios e trocadores de marcha.

Entre suas vantagens estão o custo acessível, ótima adesividade e leveza. Por isso, é uma das preferidas dos ciclistas, considerada, sem dúvida, uma das melhores graxas para bicicleta do mundo.

É claro que, além dela, existem outros tipos de graxas que são indicados para peças específicas. Antes de comprar graxa, é importante sempre verificar a sua indicação.

Você já conhecia a graxa slickoleum? Deixe sua opinião pra gente!

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