Resistente, leve, adaptável e hipertecnológica. Seria a fibra de carbono o material dos sonhos? Aqui, neste artigo, vamos desvendar os mistérios deste recurso poderoso, porém não tão sustentável quando poderá ser um dia. O fato é que as fibras de carbono oferecem muitas vantagens que vão até a construção civil. Saiba os detalhes da composição, sua história, processos de fabricação, cuidados necessários e também as experiências dos ciclistas de competição.
![](https://blog.bikeregistrada.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Seguro-v2.jpeg)
Fibra de carbono em detalhes: compreendendo a estrutura e composição deste material avançado
A fibra de carbono é um material sintético feito de polímeros de poliacrilonitrila, que é o resultado de uma polimerização de uma variação do acrílico. Também chamada de fibra de grafite, esses átomos estão em formato de uma tela de galinheiro, ou seja, em rede hexagonal.
![fibra de carbono fibra de carbono](https://blog.bikeregistrada.com.br/wp-content/uploads/2023/10/CapturadeTela20230928as232934.jpg)
Qualquer material que contenha carbono pode ser “carbonizado” quando levado a altas temperaturas como 1000ºC para se conseguir 99% de carbono. Já para ter 100% de carbono é preciso temperaturas ao redor dos 2.500 ºC.
A jornada da fibra de carbono: de sua descoberta à aplicação na indústria de bicicletas
Hoje as bikes, por exemplo, são comumente fabricadas com a mistura de fibra de carbono e resina. Mas, tivemos que percorrer mais de 2000 anos de invenções até a fibra de carbono chegar nas nossas bicicletas.
Assim como, um dia, o carbono já foi retirado pela queima de bambu e algodão com Thomas Edison durante a criação da lâmpada. E, também, em 1950, quando Roger Bacon começou a trabalhar com fibras de carbono em bikes de alta performance, nos Estados Unidos, com recursos da Força Aérea.
Antigamente os materiais possuíam apenas 20% de átomos de carbono, mas hoje já chegam a quase 99% com o uso do acrílico em sua composição, por exemplo.
Processo de fabricação: como a fibra de carbono é transformada em componentes de bicicletas de alta performance
A produção das fibras de carbono é dividida em quatro etapas:
1 – Primeiro, é realizada a polimerização por pirólise, que é a extração do carbono a partir do superaquecimento da poliacrilonitrila.
2- Depois, ocorre a ciclização, onde o polímero é esticado e fica paralelo ao eixo das fibras.
3 – Em terceiro, tiramos o hidrogênio e é colocado oxigênio
4 – Por último, adiciona-se um reagente como um epóxi bem potente para moldar as placas de carbono. Assim obtemos uma liga muito rígida e resistente.
Vantagens e benefícios: por que a fibra de carbono é a escolha preferida para bicicletas de alto desempenho
Leveza e resistência: a combinação perfeita para bicicletas de alto desempenho
Unindo eficiência à leveza, a modelagem e a alta tecnologia da fibra de carbono ajuda na absorção de impacto. Isso que diminui a trepidação na hora de pedalar o que, por exemplo, melhora o conforto e também o manuseio das bicicletas. Dessa forma, a fibra de carbono contribui para o desempenho excepcional dos ciclistas.
Adaptabilidade e moldabilidade: como a fibra de carbono permite designs inovadores e personalizados
![fibra de carbono fibra de carbono](https://blog.bikeregistrada.com.br/wp-content/uploads/2023/10/CapturadeTela20230928as232948.jpg)
Essa fibra de carbono permite produção de compostos e moldes diversos, o que possibilita a criação de novos tipos de designs.
O molde de cada tubo é desenvolvido de forma manual com mantas de fibras de carbono, que podem ser variáveis em mantas e tramas. Essa diferença na orientação e direção interfere na rigidez e na resistência do material.
Resistência à fadiga e durabilidade: como a fibra de carbono oferece componentes de bicicletas de longa durabilidade
A maior vilã da fibra de carbono são as bolhas de ar. Em seu processo de produção, quanto mais cuidado se tem para tratar o produto a vácuo, mais caro e mais resistente o material se torna. Entretanto, quanto mais leve, mais suscetível a quebras.
Não existe uma data de validade correta, porém a exposição aos raios solares e a produtos químicos deixam a fibra de carbono mais frágil. E, com o passar do tempo, o quadro pode começar a trincar. O próprio carbono é suscetível a fraturas ao passar por traumas e fortes impactos, que, segundo especialistas, geralmente acontecem nas emendas dos tubos.
Se você possui um quadro de MTB em fibra de carbono, veja se está na hora de trocar o seu jogo.
Manutenção e cuidados específicos: garantindo a longevidade e eficiência dos componentes de fibra de carbono
É muito comum a realização de reparos em quadros ou outros componentes de carbono. O indicado é que sejam realizados por especialistas para serem recuperados com segurança.
Evite que o quadro tenha contato com produtos derivados de petróleo como benzina, tiner, gasolina, thinner, diesel, querosene e óleos. O ideal é lavar a bike somente com sabão neutro e não usar aranhas.
Fibra de carbono no mundo das competições: como este material dominou o cenário do ciclismo profissional
A fibra de carbono se tornou um elemento dominante no mundo das competições de ciclismo de alto nível. Isso se deve a eficiência do material e também aos estudos tecnológicos que vão tornar este material ainda melhor em um futuro próximo.
É realmente vantajoso?
Seu peso é de 1 kg. Essa é uma vantagem competitiva indescritível no universo do ciclismo. Apesar das inúmeras vantagens, a fibra de carbono ainda se apresenta como um material caro e pouco sustentável. Muitos ciclistas questionam a preferência por um quadro de alta tecnologia de alumínio ou um de carbono mais simples e barato.
Existem bons quadros de qualidade e boa geometria de alumínio que são adaptáveis e podem pesar até 1,3kg, porém existem quadros mais baratos de carbono que não possuem tanta resistência e nem boa geometria pelo mesmo peso.
Se você ainda está com dúvida sobre qual material escolher, veja agora este artigo sobre aço, alumínio ou carbono e resolva essa questão.
Seja como for, se optar por uma bicicleta de fibra de carbono saiba que está levando para suas pedaladas altíssima tecnologia e uma pela incrível. Por isso, recomendamos que assine o Seguro Bike Registrada e torne sua bike a prova de roubo.