Pedal de clip é a primeira aposta quando você pensa em pedalar melhor, certo? Bem, todo mundo que pedala forte usa eles. Ou seja, esses componentes têm motivos para que você acredite que eles são a solução perfeita para usá-los quando busca performance. Mas, e se um par de pedais plataforma te provar que dá para pedalar tão bem como se estivesse clipado?
A ideia desse post não é te convencer de que um pedal é melhor que o outro. Porém, vai te mostrar como uma empresa norte-americana está apostando em um modelo de plataforma que pode provar ser tão eficiente quanto um pedal clip.
Neste artigo você vai entender como um par de pedais plataforma pode ser a sua opção para passeio e performance. Desmistificando a ideia antiga de que para pedalar melhor, é preciso recorrer ao pedal clip. Confira!
Em quais modalidades um pedal plataforma é bem aceito?
O pedal plataforma não é uma novidade para passeios, muito menos para algumas modalidades profissionais. E se eles são usados até em campeonatos, já temos um sinal de que esse modelo é uma aposta da elite de algumas categorias de bike.
Esse tipo de pedal tem suas vantagens nas seguintes modalidades:
- Downhill.
- Enduro.
- All Mountain.
- Dirt Jump.
- Bicicross.
Por que pedalar de pedal clip?
Do outro lado do pedivela, os pedais clip são velhos conhecidos dos ciclistas que querem reduzir peso na bike e aumentar a performance. Tornando o modelo, um recurso confiável para garantir maior performance em diversas modalidades.
A principal resposta para esse pulo da plataforma para o clip, quando se busca maior performance, é que no sistema clipado, a puxada e o controle da bike são maiores. Fazer subidas então, é muito mais simples com esse padrão de pedal.
Créditos: Bike Magazine
Uma plataforma maior pode ser tão eficiente como o pedal de clip?
Lados opostos mostrados, o que então um pedal plataforma tem de tão especial que ele pode ser usado para pedaladas mais fortes; trazendo resultados tão bons como se fossem feitos com clip?
A proposta do pedal Catalyst, da empresa Pedaling Innovations, dos Estados Unidos, é oferecer um pedal bem leve, com eixo robusto de cromo e rolamentado, usinado em CNC. Até aí, outros pedais já oferecem a mesma coisa.
A virada de chave acontece quando o tal do Catalyst apresenta uma área muito maior, oferecendo uma base mais extensa aos pés. E isso tende a gerar tantas vantagens quanto pedalar com o pedal de clip, sem as desvantagens deste modelo.
O segredo está nos arcos
O grande segredo que é a essência dos pedais Catalyst, é que eles são largos o suficiente para que o arco dos pés fique apoiado.
O que é o arco dos pés? É o vão que se forma entre o retropé e o antepé — em outras palavras é o buraco entre o calcanhar e a parte da frente próxima aos dedos dos pés.
Em engenharia, o arco é uma das estruturas mais seguras para sustentar o peso de toneladas de construção. Nos pés, o princípio é o mesmo — não é à toa que essa é a base que sustenta o peso do corpo todo.
Por conta de o Catalyst ser baseado na anatomia do corpo, a plataforma oferece ampla base para que se aproveite essa estrutura rígida: oferecendo mais margem para fazer força com os pés, gerando mais energia e fazendo o pedal ser de alto rendimento.
O tênis também faz a diferença
Para além dos pedais, que podem ser tanto da marca norte-americana quanto outro de estrutura parecida, há outras variáveis que entram na conta para pedalar, de fato, melhor. O tênis é uma delas.
Diferente do que muita gente pensa, usar tênis de caminhada ou corrida para pedalar não é o ideal. Pois, apesar de eles serem bem confortáveis e terem boa respiração, eles originalmente não foram feitos para pedalar.
No lugar, usar um par de tênis com a sola dura é o melhor caminho para extrair mais performance junto aos pedais plataforma alongados.
Para provar isso, repare no solado de sapatilhas de ciclismo, seja de road bike ou mountain bike: todas são bastante rígidas e desconfortáveis para caminhar. Mas, para o pedal, essa estrutura é perfeita.
Firma-pés, por que não?
Um terceiro passo para conseguir ter o melhor desempenho para pedalar tão bem de pedal plataforma quanto de pedal clip, é usar firma-pés.
Antigamente, quando os pedais de clip eram inacessíveis para o público que pedala nas ruas, os firma-pés eram o que havia de melhor para aumentar o rendimento. E eles continuam sendo muito bons.
Os firma-pés são tiras bem fortes ou estruturas de metal acopladas ao pedal — o pedal deve ter aberturas para passar o tecido ou parafusar a peça. Assim, eles travam o pé para pedalar melhor em alta velocidade, curvas, terrenos acidentados e, principalmente, puxar o pedal nas subidas.
Ou seja, eles ainda têm sua função de fazer pedalar melhor, com a grande diferença de terem um custo inferior a um kit para pedal clipado.
Créditos: Natural Footgear
O que você pode considerar antes de usar um pedal plataforma alongado ou o de clip?
Colocadas as qualidades dos dois pedais, pensar se você pode ir com confiança em um modelo ou em outro não é uma questão de seguir novidades. É uma questão de colocar na balança o que faz mais sentido para o seu tipo de pedalada e objetivo.
Algumas perguntas que podem ser consideradas antes de escolher ir por um ou outro modelo:
- Mais passeio ou mais performance: qual desses dois lados você está buscando?
- Sem sapatilha ou com sapatilha: você faz questão de usar um par de sapatilhas?
- Brincadeiras em qualquer terreno ou restrições em algumas áreas: já pensou que alguns modelos de clip têm limitações, como os de road bike?
- Peso leve ou peso pesado: existem pedais plataforma mais leves e mais pesados que os de clip, sabia?
- Orçamento maior ou menor: pedalar de pedal plataforma exige menos investimento do que pedalar de clip; qual você está disposto a pagar?
Considerar esses aspectos de cada tipo de pedal sempre é preciso para fazer uma escolha segura e consciente dos prós e contras de cada lado. Se você puder fazer um teste de pedal com cada um deles, é a melhor alternativa. Pois, isso vai te dar a referência do que é melhor para você, sem se deixar levar por modismos na bike ou novidades de mercado.
Você já sabia que os pedais plataforma alongados oferecem essas qualidades ou foi pedalar direto de pedal de clip? Qual desses pedais você considera para fazer um upgrade na sua bike e melhorar sua pedalada? Comente aqui abaixo!
5