É difícil pensar na prática de algum exercício físico sem a energia que vem de uma boa playlist. Com o som deixamos nossa mente vagar enquanto nosso corpo responde aos estímulos sonoros. A música ajuda a aumentar o desempenho atlético e faz tudo ficar mais fácil. Mas, é seguro pedalar com fones de ouvido?

Na parte em que diz respeito a bicicletas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe nenhuma especificação que fale contra o uso do dispositivo durante a pedalada. Porém, sabemos que o ciclista necessita, principalmente durante trajetos em grandes cidades, ter a atenção plena no trânsito. 

Afinal, é seguro pedalar com fones de ouvido?

A discussão sobre o uso do fone de ouvido no pedal é um tanto quanto polêmica. Há quem prefira e defenda a utilização, dizendo que é seguro pedalar com fones de ouvido. Mas, existe também quem seja radicalmente contra o uso. No entanto, uma coisa é certa. Devemos ir além das opiniões e avaliar a questão friamente, sem o calor das emoções.

Convenhamos que é muito bom escutar música. Dependendo da canção ela tem o poder de estimular pensamentos positivos e mudar totalmente o nosso estado de espírito. Ouvir nossos artistas preferidos ajudam a aumentar a resistência, ao mesmo tempo em que diminui a percepção em relação ao cansaço do corpo com a atividade.  

Porém, o uso de dispositivos sonoros nas ruas das cidades podem colocar nossa própria vida em risco e também comprometer a integridade física de outras pessoas. Ainda mais em um país que não possui ainda a cultura do pedal e a infraestrutura necessária para o compartilhamento do trânsito geral com bicicletas. 

Definitivamente, não é seguro pedalar com fones de ouvido. Eliminar o risco de acidentes deve ser também um dos lemas de qualquer ciclista. Por este motivo, em lugares onde possa existir perigo, devemos sim abrir mão de um gosto pessoal por conta do bem comum.

Precisa fazer uma ligação ou quer dar uma relaxada com música? Não existe nenhum problema em parar um pouco a bike e utilizar o telefone!

relaxando com a bike

Não é seguro pedalar com fones de ouvido: entenda o porquê

Conheça os motivos que fazem com que o uso de fones de ouvido não sejam recomendados durante uma pedalada: 

  • Ouvir música ou qualquer outro áudio em alto volume durante o pedal não nos permite tomar conhecimento dos ruídos da estrada, como buzinas, uma moto se aproximando ou mesmo sirenes de emergência. Ou seja, com o ouvido ocupado, você fica distante dos avisos de perigo à sua volta. 
  • Outro fato que sinaliza que não é seguro pedalar com fones de ouvido é que, em caso de acidente, pode haver um impacto lateral na região do ouvido. Um empurrão do fone para dentro da cavidade pode causar sérias lesões. 
  • Fones no modelo headsets, estilo concha acústica, possuem o efeito de privação sensorial. Com ele é possível realizar comportamentos perigosos por não estar totalmente conectado com o mundo real. Quando estamos no trânsito, nosso cérebro não consegue se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo.  
  • Mesmo no ciclismo de estrada estar atento para escutar os sons é fundamental para perceber qual tipo de veículo se aproxima, ainda mais em rodovias com a presença massiva de caminhões.
  • Ainda no ciclismo de velocidade, mesmo em um pelotão, durante um treino de equipe é imprescindível ouvir o outro. Por um descuido bobo, ao não conseguir escutar um aviso do companheiro na frente, pode acontecer acidentes como atropelamentos, ocorrendo em alguns casos, acidentes fatais. 

Como pedar escutando música (com cuidado) 

Reforçamos aqui que não é seguro pedalar com fones de ouvido. A recomendação é não utilizar qualquer aparelho que possa desviar a atenção do ciclista enquanto estiver utilizando a bicicleta. Contudo, muitas empresas vêm lançando produtos com esta finalidade.

DISPOSITIVOS SONOROS: NOVAS TECNOLOGIAS 

Cada vez mais somos impactados com uma variedade de aparelhos sonoros. Alguns deles buscam diminuir a exposição do ciclista aos perigos, propondo uma condução mais segura. Existem modelos de fones de ouvido chamados de condução óssea. É um dispositivo que fica na altura das maçãs do rosto, cerca de dois dedos na frente das orelhas. Com ele é possível ouvir o trânsito e os sons ao redor. 

Já outro dispositivo que vem com tudo é o alto falante acoplado no capacete da bicicleta. Existem modelos básicos, que vem com velcro e podem ser colados na aba, reproduzindo as informações do smartphone. Outros são praticamente um intercomunicador completo, onde o próprio capacete é o aparelho sonoro. 

Dicas úteis de segurança 

Existem hoje no mercado diferentes dispositivos que prometem auxiliar a vida dos ciclistas que curtem pedalar com música. Mas, nenhum deles é realmente seguro, pois o problema não está apenas no abafamento do som urbano, mas também no desvio de foco e atenção. 

Porém, sabemos que muitos insistem em escutar. De qualquer modo, preparamos uma lista com algumas dicas para intensificar a segurança durante o uso: 

  • Nunca deixe o volume no som máximo. É necessário conseguir escutar o trânsito a sua volta.
  • Exclua o uso de fones de ouvido no modelo headsets, eles abafam o som ambiente. 
  • Prefira utilizar uma pequena caixa de som, acoplada na mochila ou em um bolso fechado. Mantendo, claro, o volume baixo.
  • No modelo intra-auricular, faça uso apenas de um fone no ouvido, deixando o outro sem som. Assim, será possível escutar os ruídos da cidade.
  • Evite os fones sem fios com conectividade Bluetooth, eles podem ser perigosos. Durante um trajeto ele pode cair, gerando uma distração ou desequilíbrio ao fazer o movimento para pegá-lo.
  • Se você for iniciante, é importante primeiro ter mais afinidade com as vias, antes de escutar música ou atender ligações telefônicas, mesmo que seja em volume baixo.
  • Não adianta largar mão do uso do fone de ouvido, mas não utilizar os acessórios de segurança, principalmente o capacete. Use capacete!

Se for utilizar os fones, prefira fazer o uso em treinos nas estradas de terra, onde os riscos são menores comparados com o cenário urbano. Por outro lado, já saiba, você perderá a incrível oportunidade de escutar os sons únicos da natureza. O barulho das pedras que quicam no caminho, o canto dos pássaros, o ruído que a água faz no correr do riacho. 

E você, costuma escutar música enquanto pedala? Pensa que é seguro pedar com fones de ouvidos? Compartilhe com a gente, aqui nos comentários, a sua opinião sobre o assunto!

seguro de bike