Na hora de transformar as pedaladas, deixando-as mais seguras e confortáveis, os acessórios para bike são fundamentais. Eles ajudam a trazer mais segurança ao ciclista, ao mesmo tempo em que lhe prepara para enfrentar possíveis situações adversas.

Existem opções de acessórios para quem pedala na cidade, em trilhas, em rodovias e assim por diante. Esses itens farão a diferença nos seus pedais e no seu desempenho. Confira!

Capacete

O capacete é um dos acessórios para bike mais importantes. Afinal, é ele que oferecerá a segurança necessária para pedalar em diferentes terrenos. Então, toda vez que for andar de bicicleta, não se esqueça de usar o capacete.

Você encontrará modelos variados, de acordo com a prática de ciclismo a ser exercida. Também varia entre modelos femininos, masculinos e infantis. O mais importante é optar por um capacete que seja confortável, esteja de acordo com o tamanho da sua cabeça (ficando bem ajustado) e que tenha adesivos refletores.

Avalie, ainda, se o capacete respeita as normas ISO, como a ventilação, por exemplo. Os capacetes aero têm um design mais fechado, para quem deseja ganhar mais tempo e os capacetes de mountain bike têm mais sistemas de ventilação, sendo mais fresco. Veja, também, se ele é confortável.

Camisa e bermuda de ciclismo

A bermuda de ciclismo é um dos acessórios para bike indispensáveis, que trará muito mais conforto e permitirá que você faça pedais mais longos. A camisa também é diferenciada e tem um corte mais justo, com tecido adequado a transpiração e bolsos estratégicos que ajudam o ciclista a guardar garrafas de água e outros equipamentos.

Se quiser, também poderá optar por um bretelle, que nada mais é do que uma espécie de bermuda com alças. Ele é mais indicado para ciclistas que se incomodam com o elástico da bermuda ou que sentem dores nas regiões que sofrem os impactos com o selim. Para as mulheres, existem os bretelles femininos.

Em relação à bermuda, a principal dica é ficar de olho no forro. A maioria dos fabricantes utiliza a forração de espuma — e existem diferentes tipos. As de maior densidade conseguem absorver mais impactos. Também há opções de espumas com memória ou reativas com alta capacidade de absorção de impactos e ajudam muito em pedais de longa distância.

Algumas marcas indicam o tempo que cada forração oferece em termos de conforto, indo de 1 a até 12 horas de uso contínuo.

Luvas de ciclismo

Ainda entre os acessórios de bike obrigatórios, não se esqueça de comprar um bom par de luvas de ciclismo. Além de protegerem contra as quedas, elas ajudam a otimizar a performance, porque melhoram a aderência das mãos e a sensibilidade no aperto das manetes de freio e alavancas de câmbio.

Basicamente, existem dois tipos de luvas: as abertas e as fechadas. Os modelos fechados (ou com dedo longo) cobrem toda a mão e são mais usadas nos dias de inverno — ainda que existam materiais que ofereçam uma boa ventilação e também sejam confortáveis nos dias de verão. Esse é o modelo que oferece mais proteção, porque encobre toda a mão no material protetor.

Já a luva aberta (ou de dedo curto) cobre apenas uma parte da mão, deixando metade dos dedos de fora. Ela é mais usada em dias quentes, porque proporciona melhor ventilação, porém não oferece tanta proteção quanto o modelo anterior.

Além do modelo, confira também: o nível de conforto da luva, os reforços protetivos (que podem estar presentes na parte dos dedos e na palma da mão), a fixação e a sensibilidade das mãos.

Óculos

Ao pedalar é natural que seus olhos sofram com poeiras, sol e insetos. Para proteger sua visão, os óculos de ciclismo são essenciais.

acessórios para bike obrigatórios

Fonte: Unsplash

É importante que o modelo escolhido tenha proteção ultravioleta, ventilação adequada para evitar que os óculos embacem ou que o vento resseque os olhos do ciclista e seja confortável (por isso, alguns modelos contam com partes ajustáveis e emborrachadas).

Em relação às lentes, elas podem ser:

  • escuras: indicadas para dias de sol e com muita luminosidade;
  • amarelas: recomendadas para dias nublados ou para pedalar na transição do dia para noite ou da noite para o dia;
  • transparentes: essenciais para pedais noturnos;
  • fotocromáticas: lentes que escurecem conforme a incidência de raios ultravioletas e ficam transparentes à noite.

Caramanhola

Manter a hidratação é extremamente importante, por isso a caramanhola é sempre citada como um dos acessórios para bike indispensáveis. O ideal é que haja um suporte no quadro da bicicleta para poder colocar a sua caramanhola e não deixá-la em uma mochila nas costas, porque ela poderá esquentar.

Existem opções de caramanholas tradicionais e térmicas. Essas últimas são as mais usadas para quem faz deslocamentos maiores, como trilhas ou até viagens. Enquanto as tradicionais podem ser usadas em percursos menores, como passeios dentro da cidade.

Bolsa

Se a ideia é pegar trilhas mais longas ou até fazer viagens de bicicleta, as bolsas são muito importantes, ajudando a levar a sua bagagem. Existem diferentes modelos, dependendo da sua necessidade.

As bolsas menores são ideais para levar pequenos pertences ou kit de ferramentas, para pedais mais curtos. As que ficam debaixo do selim são as mais usadas. Já quem precisará levar mais itens, poderá optar por bolsas e alforjes maiores.

Também existem a opção da mochila de hidratação, que oferece um reforço além da caramanhola e é ideal para viagens, trilhas e competições.

Luzes e faróis

Para quem tem o hábito de realizar pedais noturnos, as luzes traseiras e os faróis são acessórios para bike obrigatórios, porque aumentam a segurança, fazendo com que outros veículos, pedestres e ciclistas consigam lhe enxergar na via.

Existem opções variadas como luzes traseiras para estradas, cidades, trilhas e também faróis com alcance variado e diferentes tipos de luz. Avalie as suas necessidades, sempre pensando na sua segurança.

Kit de ferramentas e bomba de ar

Nenhum ciclista está imune aos desafios do percurso, como pneus furados e problemas com a bike. Por isso, é sempre bom estar prevenido. Um kit básico de ferramentas poderá lhe ajudar bastante, assim como remendo para pneus e uma boa bomba de ar.

Esse kit pode ser levado em uma bolsa pequena debaixo do selim e a bomba pode ser acoplada no próprio quadro da bike.

Retrovisores e buzinas

Os ciclistas que pedalam na cidade precisam estar preparados para enfrentarem o trânsito. Assim, equipar a sua bike com retrovisores e buzina fará toda a diferença. Os espelhos laterais ajudam o ciclista a visualizar melhor o seu redor, evitando acidentes.

Já a buzina é uma ótima sinalizadora de presença e alerta, ajudando em casos de fechadas ou de outras situações emergenciais no trânsito.

Coletes refletores

Os coletes refletores também são acessórios para bike obrigatórios de quem pedala a noite ou ao entardecer. Eles ajudam os demais motoristas e pessoas a enxergarem você, evitando acidentes.

Com estes acessórios para bike, com certeza os seus pedais se tornarão mais seguros e confortáveis. Gostou dessas dicas? Aproveite e veja o nosso conteúdo completo sobre sapatilhas para bike!

seguro de bike