Os óculos são praticamente indispensáveis na prática do ciclismo. Além de protegerem a visão em dias de sol e contra o ressecamento dos olhos, melhora a visualização de obstáculos. Outra vantagem é a proteção contra sujeira e insetos, que podem entrar nos olhos durante uma trilha ou passeio. Assim, uma marca tem se destacado muito nos últimos anos, são os óculos 100%.

Pouco conhecida ainda no mercado brasileiro, os óculos 100% chamam a atenção no mundo do ciclismo. Inicialmente desenvolvidos para o MotoCross, a marca expandiu seus negócios e passou a fazer muito sucesso no ciclismo de estrada e no mountain bike.

Com modelos inovadores e tecnologia avançada, os óculos 100% possuem lentes próprias para a prática do ciclismo. Desde a proteção para raios UV, até lentes que não sujam ou ficam molhadas, a marca possui diversos modelos para diferentes modalidades.

Há pouco tempo no Brasil, a 100% é a marca utilizada por dois dos maiores atletas da atualidade. O holandês Mathieu Van Der Poel, astro nas estradas e no xco, e o eslovaco Peter Sagan utilizam os óculos 100% . A marca é muito versátil em seus modelos, disponíveis para diversas modalidades do ciclismo, como mostraremos a seguir.

Como há uma grande variedade de modelos dos óculos 100% pode haver confusão na escolha deste acessório. Mas, vamos mostrar alguns dos principais modelos e inovações que a marca traz em seu portfólio, bem como suas diferenças.

Óculos Speedcoupe 100%
Fonte: mx bikes

Inovações da 100%

A marca desenvolvida na década de 1980 foi inicialmente voltada para pilotos de MotoCross. Com o passar dos anos, foram desenvolvidos óculos 100% para o ciclismo, tanto de estrada quanto mountain bike. Além deles, a 100% produz óculos para passeios casuais de bicicleta, com design simples, mas grande qualidade e tecnologia.

As lentes dos óculos 100% são feitas com policarbonato, resistentes a impactos, arranhões e muito leves. As armações também possuem grande durabilidade, além de flexíveis para facilitar na substituição de uma lente. Algumas lentes possuem tecnologias exclusivas e inovadoras que só os óculos 100% tem, veja algumas delas abaixo.

Hiper Lens

É uma tecnologia que os óculos 100% possuem para aumentar a definição e a profundidade dos obstáculos na vista do ciclista. A alta definição da lente permite a visualização com maiores detalhes e deixando as cores mais vivas.

Peakpolar

É uma tecnologia que apresenta uma polarização de 55% nas lentes. Isso significa que elas filtram as luzes para eliminar os reflexos nos óculos.

Photochromic

Estas lentes apresentam um pigmento que percebe as luzes ultravioleta, alterando a intensidade da proteção. Assim, as lentes coloridas mudam de categoria automaticamente sem que haja a necessidade de trocá-las, e em menos de 15 segundos.

Hydrophobic + Oleophobic

Este tratamento das lentes garante que água, oleosidade e outros tipos de sujeira não fiquem acumulados nelas. Ao entrar em contato estes elementos, as lentes não permitem que as gotas de água, oleosidade ou sujeiras fiquem grudadas. Com isso, manchas são evitadas e a manutenção é mais simples.

Grilamid TR90 Frame

É uma tecnologia empregada na armação dos óculos, que é muito resistente a impactos. Além disso, possui muita flexibilidade e leveza no rosto dos ciclistas.

Frame Ventilation

Essa é uma das maiores novidades dos óculos 100%. São pequenas passagens de ar estrategicamente posicionadas, próximas as lentes e nas hastes para não embaçar a visibilidade e ventilar.

Ultra Grip Rubber

É uma outra novidade que aumenta o conforto do ciclista. São borrachas que ficam na posição do nariz e no final das hastes que aumentam o atrito com o ciclista. Assim, conforme o ciclista pedala, os óculos não vão sair da posição dependendo do impacto. O ultragrip prende o acessório sem machucar o rosto do ciclista e sem que ele precise levar a mão ao rosto soltando a bike.

Principais modelos

Para diferentes tipos de modalidades do ciclismo, os óculos 100% possuem alguns modelos com diferentes finalidades. Além disso, a marca conta com algumas opções de cores diferentes de lentes que permitem diferentes atividades para cada uma. Todas as lentes permitem o encaixe com as diferentes armações.

Speedcraft

É o modelo utilizado pelo tricampeão mundial e sete vezes camisa verde no Tour de France, Peter Sagan. O modelo é apropriado tanto para a estrada quanto para o MTB. As lentes possuem a tecnologia Hiper Lens, além das ventilações para diminuir a umidade delas. O Ultra Grip também faz parte do modelo top de linha da marca, além da tecnologia Hydrophobic.

Na versão Air, os óculos possuem peças que acoplam no nariz um dilatador nasal, que se ajusta ao rosto dos ciclistas.

S2

S2 100%

O modelo é inspirado no principal modelo da marca, o Speedcraft, com um design mais aerodinâmico. Isso permite um alcance maior da visão lateral e segurança por conta de sua armação mais fechada.

Speedtrap

Speedtrap 100%

Esse é outro modelo em que se privilegia a aerodinâmica no rosto do ciclista. Tem amplo alcance de visão periférica e ventilações em pontos estratégicos que não embaçam as lentes. Seu visual é mais chamativo e arrojado, e disponível nas tecnologias Hiper Lens e Hydrophobic.

Speedcoupe

speedcoup 100%

Um óculos que pode ser utilizado para o mountain bike e para outros esportes, como a corrida de rua. Com lentes duplas, diferente dos outros modelos, mas com lentes com as mesmas tecnologias em proteção de raios UV. Conta com o ultragrip característico dos óculos 100% e resistência nas armações e nas lentes como outros modelos.

Centric

Centric 100%

Um modelo que pode ser utilizado tanto para a prática do ciclismo quanto para o dia a dia. Seu visual casual permite tal versatilidade, mas sem perder sua essência esportiva dos óculos 100%. Tem lente dupla com as tecnologias protetivas e durabilidade que a marca apresenta nos outros modelos, além do ultragrip nas hastes e no nariz.

Como escolher seu óculos 100%?

Para escolher seu óculos 100% é necessário saber qual será sua finalidade no ciclismo. Caso queira um óculos próprio para alta performance e mais completo, o Speedcraft é o mais indicado. Ele é o carro-chefe da marca e apresenta as tecnologias mais avançadas de ventilação, encaixe, aerodinâmica e acessórios extras, com proteção para o nariz e outra lente.

Saber qual será a modalidade praticada também facilita na escolha do modelo. Mas, a maioria deles pode ser utilizado tanto para o mtb quanto para as estradas. O desenvolvimento das lentes que repele a sujeira, oleosidade e a água são indicados para ambas as modalidades. Os modelos mais fechados no rosto também favorecem isso, com proteção lateral impedindo sujeiras e aumentando o campo de visão.

Gostou dos óculos 100%? Agora saiba como escolher seu óculos mais apropriado e outros acessórios em outros artigos do nosso blog.

seguro de bike