Escolher um bom óculos para ciclismo parece uma missão quase impossível para algumas pessoas. Mas na verdade não existe tanto mistério. Esse é um acessório bastante importante, ajudando a aumentar a segurança e o conforto do ciclista.

Se você não sabe quais as vantagens de usar o óculos para ciclismo e nem como escolher o modelo certo, continue com a gente!

O que são os óculos para ciclismo?

Os óculos para ciclismo são acessórios indispensáveis durante os pedais, ajudando a proteger e trazer mais conforto. Normalmente são modelos mais “fechados” ou ajustados ao rosto do ciclista.

Embora existam diferentes formatos, a maioria conta com o conjunto de armação e lentes mais próximo do rosto, deixando um pequeno espaço entre o acessório e a face do ciclista, justamente para aumentar o grau de proteção.

Além disso, esse acessório pode contar com diferentes tipos de lentes, favorecendo a visão durante os pedais, inclusive com modelos de óculos de ciclismo para quem usa óculos de grau.

Quais as vantagens de usar óculos para ciclismo?

óculos para ciclistas
Imagem: Freepik

Quando estamos pedalando, atingimos velocidades muito superiores a uma caminhada ou corrida. Assim, também há um aumento do risco de impacto de objetos que estejam no caminho com os olhos do ciclista.

Partículas de poeira, pequenos insetos e outros itens presentes no caminho podem provocar sérios problemas, desde a queda da bike até a perda da visão. Para evitar tudo isso, os óculos de proteção são essenciais.

Além disso, como contam com diferentes tipos de lentes, eles favorecem o conforto visual. Por exemplo, protegendo contra os raios UVA e UVB, que podem causar uma série de danos aos olhos e melhorando a visibilidade em determinados horários (como pedais à noite ou ao entardecer).

Quem tem problema de visão, poderá optar por um óculos de ciclismo próprio, que tem um adaptador interno de lentes. Ou ainda é possível comprar um óculos com lentes intercambiáveis e até pedalar com lentes de contato e um óculos de ciclismo tradicional.

Benefícios

Em resumo, podemos citar como benefícios dos óculos de ciclista:

  • protegem contra os raios solares nas pedaladas durante o dia;
  • evitam contato de corpos estranhos com os olhos;
  • melhoram o conforto visual para pedaladas noturnas ou ao entardecer;
  • para quem pedala em trilhas, os óculos protegem os olhos contra choques com obstáculos e galhos;
  • evitam o ressecamento dos olhos pelo vento e o consequente lacrimejamento (que pode ser bastante incômodo);
  • garantem boa ventilação, impedindo que as lentes embacem;
  • melhoram a visualização de obstáculos, como pedras e buracos.

Quais os principais tipos?

Se você já começou a pesquisar sobre óculos para ciclismo, deve ter notado que existem vários modelos no mercado, não é mesmo? Conhecer cada um dos tipos ajuda a encontrar o ideal para a sua necessidade e modalidade.

Armação

Em relação à armação, você encontrará opções em diferentes materiais, como plástico, nylon e até fibra de carbono, que é bem mais resistente, porém também tem um preço superior.

Outra possibilidade é optar entre os óculos com ou sem narigueira. Aqui, a questão depende muito mais do formato do seu rosto e do nível de conforto.

Também existem armações com lentes intercambiáveis, ou seja, você poderá trocar a lente, aumentando o leque de possibilidades. É possível, dessa forma, usar apenas um óculos para pedalar durante o dia, à noite ou em outros horários, além de você poder escolher entre lentes mais claras ou mais escuras.

Lentes

Em relação às lentes, existe uma vasta possibilidade e é importante conhecer bem cada uma das opções, comprando aquela que esteja mais de acordo com suas necessidades e o tipo de pedal que pratica.

De uma forma geral, é muito importante que a lente escolhida tenha proteção UV, além de tratamento antiembaçante e antirriscos. Os tipos mais comuns de lente são:

1) escuras: ideais para pedais em ambientes muito claros, como dias ensolarados ou ainda em locais com neve. Também existem as lentes escuras espelhadas que aumentam a filtragem dos raios solares;

2) amarelas: indicadas para pedalar nos dias nublados ou durante o entardecer. Elas aumentam o contraste dos objetos, permitindo que o ciclista os enxergue com maior nitidez, além de diminuir o incômodo causado pelos faróis;

3) transparentes: indicadas para dias nublados, com pouca incidência de luz e também para pedais noturnos. Elas garantem, principalmente, a segurança do ciclista, impedindo que corpos estranhos, obstáculos e insetos machuquem os olhos;

4) fotocromáticas: são as lentes que escurecem conforme a incidência de raios solares aumenta e ficam claros durante à noite. É ideal para usar em pedaladas mais longas, que começam durante o dia e terminam à noite, ou para quem deseja ter óculos mais versáteis;

5) alaranjadas: recomendadas para pedaladas durante à noite, porque ampliam o campo de visão e melhoram a visualização da pista;

6) polarizadas: são lentes que contam com uma tecnologia capaz de tornar os reflexos de luzes imperceptíveis (tanto do sol como de faróis de carro), trazendo ainda mais conforto ao ciclista.

Como escolher o melhor óculos para ciclismo?

óculos para ciclistas
Imagem: Freepik

Para escolher o melhor óculos para ciclismo é preciso, primeiro, avaliar qual modalidade você pratica e quais horários costuma pedalar. Veja as dicas que separamos.

Modalidade

Dependendo da modalidade que você pratica, existem óculos que são mais ou menos indicados.

Para MTB, por exemplo, é importante optar por óculos com lentes que reduzam o ofuscamento e o brilho e aumentem o contraste. Assim, o ciclista conseguirá notar com mais facilidade as imperfeições do terreno, como pedras e buracos.

Já os ciclistas de estrada devem preferir modelos com design aerodinâmico (algo que não é tão importante para o MTB).

Horário das pedaladas

Esse ponto influencia totalmente a escolha das lentes. Dependendo da sua rotina, será melhor contar com mais de um modelo ou comprar um óculos com lentes intercambiáveis.

Quem gosta de pedalar de dia, mas eventualmente também faz treinos à noite, pode investir nas lentes fotocromáticas.

Resistência

Bons óculos para ciclismo precisam ser resistentes. Afinal, ninguém deseja ver as lentes riscadas ou quebradas no primeiro tombo.

Então, avalie o material dos óculos e tente preferir pelas lentes de policarbonato, que costumam resistir melhor aos impactos (além de serem mais leves e confortáveis na hora de usar).

Conforto

Passar horas pedalando com óculos desconfortáveis é um martírio. Assim, antes de comprar seus óculos, sempre busque experimentá-los, conferindo se o acessório está bem ajustado ao seu rosto.

Confira se ele está bem rente à face e se não irá cair durante os pedais. Alguns modelos contam com hastes e narigueiras flexíveis, ajudando a ajustar melhor ao formato de rosto. E também há versões emborrachadas que não trazem desconfortos.

Ventilação

Se a ventilação não for bem pensada, suas lentes começarão a embaçar durante os pedais. E o que era para facilitar a visão, trará mais perigo.

Por isso, tente optar por óculos para ciclismo que contem com um sistema de ventilação, com entradas e direcionadores de ar nas armações ou lentes.

Design

Por último, é claro, não se esqueça de conferir o design dos seus óculos para ciclismo, por exemplo avaliando as cores das hastes, o formato do acessório e outros pontos que combinem com seu estilo.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil escolher os seus óculos para ciclismo? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário!