Se você curte andar de bike ou faz parte do mundo das bicicletas faz tempo, provavelmente já ouviu falar do bike sprint.  

Sprintar é muito importante em qualquer competição, mas também é ótimo para treinar e melhorar nossa performance

Continue lendo e descubra do que se trata o sprint no ciclismo e como levar á pratica. 

O que é o sprint no ciclismo?  

O bike sprint é uma explosão de velocidade e potência que os ciclistas profissionais utilizam nos últimos metros de uma competição. 

Embora seja uma técnica usada para ganhar uma competição profissional, muitos ciclistas de todos os níveis utilizam o bike sprint para treinar. Assim, ganham muita força, velocidade e potência, melhorando consideravelmente o seu desempenho

Além disso, sprintar permite ter uma resposta rápida do músculo para um esforço muito curto e intenso. 

É bom mencionar que o sprint não é só algo próprio de competições de ciclismo de estrada. Pode ser utilizado nas quatro modalidades de ciclismo: estrada, BMX, Mountain Bike e ciclismo de pista. 

Como fazer um sprint bike? 

Resumidamente, quando sprintamos estamos treinando:  

  • Velocidade, não só na largada ou durante mas também para o final de uma competição, por exemplo; 
  • Explosão, para garantir essa velocidade rapidamente; 
  • Uma alta cadência de pedaladas, para garantir que teremos energia e força muscular e conseguir desenvolver mais resistência. 

Para treinar a velocidade num bike sprint, devemos considerar a postura, que deve ser aerodinâmica. Para isso, o melhor é segurar o guidão pela parte inferior e levantar-se do selim. 

Manter o corpo inclinado para frente e o corpo abaixado também garante o aumento da aerodinâmica. 

Outra dica de treinamento para sprintar é colocar a marcha mais alta do que o ciclista está acostumado para, dessa forma, treinar a força. 

Quando você se levanta do selim, o sprint começa e você deve fazer uma explosão de força e velocidade na sua capacidade máxima durante, no máximo, 1 minuto, dependendo do tipo de treino. 

Treinamentos de sprint bike 

Agora vamos mencionar dos treinamentos de sprint mais populares e eficazes, independentemente de se você é profissional ou amador. 

O primeiro deles é o treino de força e potência

É um sprint que se faz sentado, utilizando a força máxima durante 15 a 20 segundos, e é preciso de um tempo de recuperação de 4 a 5 minutos. 

Esse treino é ótimo para substituir, por exemplo, os exercícios de força numa academia. Só esse treino já garante uma melhora incrível na força. 

Logo podemos treinar a velocidade, mais especificamente, o tiro de velocidade

Esse treino simula o que acontece no último ato de uma competição, onde o ciclista precisa atingir a força máxima para chegar na frente. 

Para isso, com uma posição aerodinâmica e por cima do selim, vamos pedalar com a maior velocidade possível durante no máximo 200 metros.  

Dependendo da nossa condição e experiência, pode ser menos. 150, 100 ou 50 metros estão bem para praticar. 

Vale ressaltar que este treinamento é bom para complementar com um treino longo, para justamente simular melhor uma competição. 

Dicas para treinar bike sprint  

  • Depois de um tempo treinando, se você quiser aumentar o desafio, pode sprintar numa subida. Isso fará com que você tenha que utilizar mais força, e sua performance será melhor em terreno plano. 
  • Muito cuidado com as lesões. Se não for competir profissionalmente, não é preciso fazer um treino muito forte. Só com 3 ou 4 sprints num dia é mais do que suficiente para melhorar seu rendimento. 
  • Não comece o treinamento com um bike sprint. Se for simular um sprint de competição, é bom fazer uma pedalada longa e o sprint no final. Mas se for fazer o sprint separadamente, faça um aquecimento de alta cadência e também de baixa potência por um bom tempo.  
  • Cuidado para não perder potência. Não se trata só de força, mas também de reconhecer os elementos que estão em contra e a favor. Por exemplo, se tiver vento em contra, aproveite para praticar e melhorar sua posição aerodinâmica
  • Pratique em grupo. Se você não consegue distinguir onde posicionar-se e quando fazer o sprint durante uma pedalada grupal, todo o treino e esforço será em vão. Saber chegar na frente e conquistar o seu lugar diante de outros competidores também é essencial. 
  • O sprint se mede principalmente pela distância percorrida num tempo determinado. Não exija tanto fazer mais quilômetros, mas sim diminuir o tempo para percorrer a mesma distância

Melhores bikes de sprint 

Como mencionamos acima, o sprint pode ser praticado em todas as modalidades. Portanto, para falar das melhores bikes de sprint, vamos nos concentrar apenas em alguns dos melhores modelos de bikes de speed

Audax Ventus 1000 

Ótima opção para principiantes.  

Câmbios Shimano Claris.  

  • Quadro Ventus 1000 Clari. 
  • Freio Shimano a disco mecânico Tourney TX805. 
  • Pneus Chaoyang 700X28C Kestrel. 
  • Peso aproximado 11,310 kg. 
  • Suspensão Garfo Ventus 1000 road disc Alumínio 6061. 
  • Pneus Chaoyang 700X28C Kestrel. 
  • Garantia de 1 ano para a pintura, Vitalícia para os componentes de fábrica, e dos fabricantes dos componentes de terceiros (por exemplo, Shimano). 
  • O preço sugerido é por volta dos R$ 6.000. 
Bike Sprint

Imagem: audaxbike.com 

Groove Overdrive 50 

Uma bicicleta muito versátil que serve tanto para iniciantes mas também para quem quiser dar as primeiras pedaladas em competições.  

  • Quadro Groove de alumínio. 
  • Suspensão Garfo Groove Carbono Disc Post Mount. 
  • Trocador Shimano Claris ST-R2000. 
  • Freio Shimano Mecânico BR-R317 Rotor Shimano RT54 160mm. 
  • Peso 10.5 kg aprox. 
  • Pneu Vittoria Zaffiro Pro IV 28C. 
  • Cor Verde Limão/Verde/Preto. 
  • Garantia do quadro Vitalícia Limitada, Garfo Carbono 2 anos e dos componentes 6 meses. 
  • Preço sugerido: R$6.999,90 
Bike Sprint

Imagem: groovebikes.com.br 

Oggi Stimolla 

Uma bicicleta muito versátil, ideal para treinos longos e aquele sprint poderoso no final do dia. Boa para iniciantes mas também para ciclistas mais experientes que procuram desempenho.  

  • Quadro de alumínio triplo butted com cabeçote tapered e flat mount. 
  • Pneu Kenda 700 X 28 K1067 Endurance – 60TPI. 
  • Garantia de 5 anos para o quadro, 3 meses para componentes e 6 meses para pintura. 
  • Câmbios Shimano Tiagra ST-4720 (10×2) 20v. 
  • Freio Shimano Tiagra hidráulico BR 4770 integrado com STI 
  • O peso depende do tamanho, que pode ser XXS/XS/S/M/L/XL. 
  • Cores vermelho e azul. 
  • Preço sugerido R$ 10.770 
Bike Sprint

Imagem: oggibikes.com.br 

Oggi Cadenza 500 

Sem dúvidas, uma das melhores. Seus componentes garantem conforto e ajudam a poupar energia. A bike recomendada para os profissionais.  

  • Quadro Oggi Cadenza Carbon Super Light. 
  • Pneu Kenda 700 x 28C – Valkyrie 1160A TLR 120 TPI 
  • Peso aproximado 8,4 Kg. 
  • Câmbio Shimano 105 hidráulico ST-R7000 p/disc brake. 
  • Freio 105 BR 7020 SM-RT70S 160mm dianteiro e 140mm traseiro. 
  • Cor vermelho/preto, vermelho, azul, azul claro. 
  • Garantia 2 anos para o quadro, 3 meses para componentes e 6 meses para a pintura. 
  • Preço sugerido R$ 19.750 
Bike Sprint

Imagem: oggibikes.com.br 

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