Muitos ciclistas acalentam o sonho de iniciar o seu próprio negócio no mundo das bicicletas. Abrir uma bicicletaria é uma grande possibilidade de transformar a paixão pela bike em um trabalho real e bastante rentável. 

Porém, antes de simplesmente abrir uma bicicletaria, é bom estar por dentro das oportunidades que o setor oferece. Em um mundo cada vez mais tecnológico, os impactos da abertura de uma loja de bike física devem ser devidamente estudados. 

Neste artigo, você encontrará todas as informações necessárias para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, vamos compartilhar dicas para que você possa ter uma bicicletaria de muito sucesso. 

O que é uma bicicletaria 

Mais do que apenas um ambiente para vender bicicletas, uma bicicletaria hoje deve ser um lugar que acolhe todas as necessidades do ciclista. Dentre as principais funções oferecidas, ela deve ser um local para manutenção de bikes, venda de peças, acessórios e suplementos. 

Por qual motivo ter uma bicicletaria? 

O ciclismo é um esporte que vive atualmente um momento mágico. A cada dia o número de ciclistas crescem no país, seja como um simples meio de transporte até a necessidade da prática esportiva ao ar livre. Do mesmo modo, as atividades dentro de uma bicicletaria são amplas, o que pode gerar um potencial de ganho

O que é necessário para abrir uma bicicletaria? 

Para se ter uma loja especializada em bikes, é preciso conquistar algumas habilidades que são realmente muito úteis para os negócios. Existem pontos que antecedem a própria estrutura física. Primeiro é preciso conhecer muito bem sobre o universo da bike, sejam clássicas e elétricas. Estude os detalhes técnicos e práticos. Isso vale também para todas as modalidades. 

Mesmo que você contrate um funcionário para atuar como mecânico de bicicletas. O lojista deve estar sempre muito bem preparado para transmitir tranquilidade, competência e confiabilidade ao cliente. Assim, o ciclista terá a certeza de estar em contato com quem realmente entende do .

Construção de autoridade é um dos principais itens que você e o seu negócio precisam conquistar. Além disso, é preciso estar sempre atento às novidades de um mercado que está em constante mudança. Siga antenado ao que há de novo. Quais os novos modelos e tendências, o design que mais atrai e os materiais de cada componente. A tal da moda afeta todos os setores e não seria diferente no universo das bicicletas. 

Desde já, tenha em mente que uma bicicletaria é um trabalho. Por mais que ela seja uma paixão, ela é uma atividade comercial como qualquer outra, com custos de aluguel, impostos e funcionários. Sua rentabilidade depende muito de como você encara o negócio. 

LIGAÇÕES COMERCIAIS 

A definição do conceito de como será o trabalho da bike Shop passa também pelas relações comerciais com parceiros de negócios. Algumas bicicletarias são revendedoras autorizadas e possuem a livre decisão de escolher trabalhar com um mix de marcas. 

Já outras, optam por serem representantes diretas de marcas e atuam exclusivamente com um único fornecedor. Ressaltamos que essa decisão deve partir de um estudo de mercado e não da sua preferência pessoal por um determinado estilo de produto. 

Questões estruturais 

A construção de uma estrutura para abrir o seu negócio é uma das despesas mais significativas. Escolher uma sala grande com um anexo onde possa organizar uma oficina, requer tempo. A elaboração de um conceito de acordo com o layout da loja, também demanda atenção especial. 

Custos com equipamentos devem fazer parte da lista. Eles não são particularmente caros, porém são muitos. Alicates, cortadores, furadores, puxadores, extratores, medidores, chaves de diferentes medidas. Estes são apenas alguns dos instrumentos necessários.

Em uma lista geral, podemos inserir:  

  • Balcão de atendimento ao cliente; 
  • Banqueta; 
  • Vitrines para produtos; 
  • Adesivação decorativa; 
  • Estantes para estoque. 

Na área da oficina, será necessário:  

  • Bancada para desmontagens das bikes; 
  • Estante para depositar peças; 
  • Quadro de ferramentas; 
  • Tanque para lavagem; 
  • Morsa; 
  • Compressor de ar; 
  • Equipamentos de proteção individual. 

Mercado nacional e perspectivas de ganho
  

bicicletaria

  

A recomendação inicial é preparar um plano de negócios capaz de relatar detalhadamente os investimentos que devem ser realizados. Paralelo a isso, liste os objetivos, tanto de longo quanto de curto prazo. É importante ter o controle de tudo e reduzir os possíveis erros e riscos. 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) disponibiliza assessorias gratuitas para auxiliar quem está querendo iniciar um novo negócio. Porém, todos os processos podem ser executados de maneira autônoma. 

O investimento geral de um negócio do ramo gira em torno de 25 mil reais, contando com a lista de equipamentos necessários, reformas, materiais de trabalhos e o tão importante capital de giro. 

Mão de obra especializada também deve ser prioridade dentro do negócio, com profissionais qualificados e comprometidos. Uma bicicletaria de pequeno porte, necessita minimamente de três funcionários: um gerente, um vendedor e um mecânico. Todos eles devem estar alinhados com o assunto. 

Lucro de uma bicicletaria 

Uma bicicletaria instalada em uma área de grande circulação, com uma variedade de serviços e trabalhando com multimarcas, pode apresentar um ganho médio de 12 mil reais, com base nos estudos do site Ideia de Negócio. Com este valor, é possível obter um ganho líquido entre 5 e 7 mil reais. 

PARTICULARIDADES DE CADA REGIÃO 

É interessante também ter em mente que, em alguns lugares do Brasil, o trabalho na bicicletaria tende a ser sazonal. Isso porque, em meses com baixas temperaturas e chuvosos, a tendência é diminuir o fluxo de negócios. Ter tudo isso detalhado no plano de negócios, faz toda a diferença.

Neste ramo é importante: 

  • Avaliar as perspectivas reais: faça uma pesquisa de mercado na cidade ou bairro onde você pretende abrir o negócio; 
  • Analisar os concorrentes locais: caso exista, é importante buscar um diferencial de mercado; 
  • Definir os objetivos de longo prazo da loja: avalie até onde você está disposto a chegar com o seu trabalho e se isso pode gerar um retorno financeiro; 
  • Ter referências: busque conhecer histórias de outros ciclistas que transformaram suas vidas com os novos negócios. 

Dicas para ter uma bicicletaria de sucesso 

Confira algumas recomendações práticas que podem ajudar o seu negócio alavancar

  • O Classificados Bike Registrada é uma ótima oportunidade para expandir os seus negócios a nível nacional. A plataforma funciona como um marketplace, onde é possível cadastrar gratuitamente todas as bikes que estão disponíveis em seu negócio. Com ele suas chances de venda aumentam já que você terá contato direto com milhares de ciclistas dentro de uma comunidade totalmente engajada. 
  • Um dos movimentos que vem agitando algumas bicicletarias é a personalização do serviço de Bike Fit. Para isso é preciso de um investimento mas a expectativa é de retorno. 
  • Existem diversos exemplos espalhados pelo país de bicicletarias que se transformaram em verdadeiros points de ciclistas. Com um espaço para bar e café, os amantes do pedal passam o dia inteiro no local, fazendo a manutenção e conversando entre eles sobre bike. 
  • É muito comum que bicicletarias criem os seus próprios passeios ciclísticos ou pequenos campeonatos. Assim, além de ampliar a divulgação do seu negócio você estará construindo uma comunidade própria na sua região.

    Pensando em criar uma bicicletaria? Conte com a Bike Registrada para todas as fases do seu negócio!

Classificado de bikes; marketplace de bikes