Antigamente comprar uma bike de mtb era muito simples. Não havia muitas opções no mercado, principalmente quando se buscava rodas em tamanhos diferentes. Mas, atualmente, ficou provado que o tamanho das rodas no mtb faz diferença.

Com a variação de tamanho das rodas de mtb foi possível perceber que cada tamanho possui uma finalidade. Além disso, há vantagens que um certo tamanho traz quando comparado a outro tamanho de aro. Também é possível combinar tamanhos diferentes para buscar outras possibilidades durante uma trilha.

Portanto, nesta análise vamos ajudar-te a buscar o tamanho ideal de roda no mtb, e a importância disto. Pode não parecer, mas o tamanho interfere muito no objetivo de um ciclista de trilhas. Assim como a intensidade que sua pedalada pode ter, e por isso vamos analisar os tamanhos de aro diferentes.

Seja de 29”, 27,5”, Mullet e 26”, cada um tem suas características em uma no mtb. Então, não fique sem conferir nosso conteúdo a seguir e conheça mais sobre o tamanho das rodas no mtb.

Importância de escolher o tamanho das rodas no mtb certas

O que gira em torno do tamanho das rodas no mtb diferenciadas é o que diâmetro propõe. Cada ciclista possui uma forma de pedalar e o tamanho interfere no que se busca em uma trilha.

Assim, cada tamanho de roda possui uma aplicação diferente dentro do vasto campo do mtb. Também, as características de condução fazem parte para escolher o tamanho certo da roda. Cada detalhe de uma bike deve ser levado em conta para que sua pedalada seja eficiente lhe traga seu objetivo.

Seria muito fácil apenas pegar uma bike sem conferir o tamanho adequado. Mas, isso pode trazer alguns problemas e falta de adaptação. Assim, uma simples trilha, pode deixar de ser algo prazeroso, ou não ter o desempenho buscado. Isso pode ocorrer por conta da condução da bike, que difere conforme o tamanho das rodas o mtb.

Os tipos de modalidades de mountain bike também devem ser levados em conta. Como a condução tem interferência no tamanho da roda, algumas modalidades possuem tamanhos preferenciais. Para o downhill por exemplo, as rodas menores de 27,5” são as mais utilizadas. Em outras modalidades que se buscam mais velocidades, as rodas de 29” são mais predominantes.

tamanho das rodas no MTB
Foto: Reprodução Wikipédia

Como será o uso?

Como falado, o tamanho das rodas no mtb tem influência direta na condução e outros fatores da bike. Assim, o ciclista antes de definir qual o tamanho de roda que vai usar, precisa saber como utilizará. Só assim, a bike pode dar tudo o que se espera na atividade escolhida, com o tamanho certo da roda.

Dependendo da intensidade buscada, o tamanho de roda precisa ser escolhido com cuidado. Hoje em dia, as rodas de 29” predominaram o mercado, que anteriormente era tomado por rodas de 26”. Essa mudança é recente e notamos em muitas bikes novas, em passeios e trilhas que a maioria das pessoas usa 29”.

Elas se adaptam melhor e com mais aderência, justamente por ter maior área de contato na roda. O tamanho oferece mais estabilidade e passa mais facilmente alguns obstáculos. Mas em percursos mais técnicos devem-se preferir tamanhos menores.

Em relação a percursos mais velozes, o mesmo deve acontecer. Uma vez que as bikes com 27,5” são mais controláveis em velocidades maiores, principalmente me curvas fechadas. Assim, quando se trata de uma alta intensidade, as rodas menores tendem a ser mais recomendadas. Elas tornam o controle em alta velocidade e curvas fechadas mais fácil.

Quando falamos em percursos onde a intensidade será menor, mas com mais obstáculos, as rodas maiores são as melhores. Assim como para iniciantes, onde a aderência e estabilidade precisam ser maiores.

Mas, além disso, tudo, o tamanho de quem está pedalando é importante na hora de escolher o tamanho de rodas no mtb. Para pessoas mais altas as rodas maiores são mais recomendadas, e as rodas menores para pessoas mais baixas. Porém, isto não tem tanto impacto quanto a atividade desejada, principalmente nas rodas de 29”. Elas são muito bem desenvolvidas para atividades gerais e de entrada.

Características de cada tamanho

Cada tamanho de roda possui uma funcionalidade diferente e vantagens diferentes. Há as devantagens de cada uma também, conforme exploraremos abaixo em cada um dos principais tamanhos.

Aro 29

Vem sendo o principal tamanho usado desde a última década. Mesmo sendo maior que outros aros conhecidos, têm a melhor estabilidade por conta de sua maior área de contato. Passa melhor os obstáculos do que os aros menores. Quando embalada, mantém altas velocidades com pedaladas menos intensas, além de ter melhor tração principalmente em subidas mais íngremes.

Porém, em o aro 29 tem mais dificuldade em trilhas mais intensas e técnicas. Neste tamanho de roda, as curvas fechadas são mais complicadas em comparação com aros menores. Apresenta menos agilidade para manobras mais difíceis e rápidas.

tamanho das rodas no MTB
Foto: Reprodução Dias Bike

Aro 27,5

Ainda não se popularizou da mesma forma que os aros de 26” e de 29”, mas vem conquistando seu espaço. Este tamanho é ótimo para curvas de alta velocidade e apresenta ótima estabilidade em curvas difíceis. Atinge altas velocidades rapidamente e se mantém constantes com uma boa cadência de pedaladas. Ela é muito recomentada para competições de XC, com um rolamento comparado com um aro maior e estabilidade de um aro menor.

As dificuldades mais apresentadas são referente às reposições de peças para este tamanho. Não há muito estoque para aros de 27,5”. Ela também não rende tão bem em obstáculos mais complicados, quando comparadas com aros de 29”.

Mullet

A Mullet é uma combinação de aros com tamanhos diferentes. Na frente usa 29” e atrás 27,5”. Ela oferece estabilidade por conta da roda maior na frente, além de mais tração e facilidade em obstáculos. O peso é menor e melhora a dirigibilidade para realizar manobras difíceis, por conta da roda menor atrás. Os pontos negativos, são os que já pontuamos de cada uma das rodas, tanto de 29” quanto de 27,5”.

Aro 26, jamais!

Este era o aro mais popular até alguns anos atrás em tamanho das rodas no mtb. Ainda é um tamanho usado em na modalidade XC e downhill principalmente. Mas, possui pouca área de cntato com o solo, tornando a tração menor e diminuindo a estabilidade. Na questão de obstáculos, o ciclista precisa empregar mais força e atenção para manter o controle.

Com isso, o tamanho foi perdendo espaço para as rodas com maiores tamanhos. Ela é mais encontrada hoje em dia entre competidores, e não recomandamos para iniciantes em hipótese alguma. Então, se está começando busque uma roda de 29” ou a te mesmo de 27,5”.

Acomapanhe em nossas redes sociais e com nossos seguidores dicas sobre esse e outros assuntos.

seguro de bike