A Audax é uma marca nacional, reconhecida por suas bikes de qualidade. E um dos destaques é a Audax FS 900, a versão top de linha da marca.
Se você está em busca de uma bicicleta completa, para competir ou para treinos técnicos, precisa conferir o review que montamos dessa magrela. Veja se a Audax FS 900 é boa para suas necessidades e exigências!
Foto da capa: Audax FS900 da Raiza Goulão, disponível em redbull.com.br
Quem é a Audax?
Se você ainda não conhece, a Audax é uma marca de bicicletas brasileira. Ela surgiu em 2015, com uma proposta audaciosa, como o próprio nome sugere.
Desde a sua abertura, a Audax já lançou mais de 20 modelos de bike, entre MTB e Speed e todas equipadas com grupos Shimano ou SRAM de altíssima qualidade, além de acabamentos de primeira.
Os quadros também merecem um destaque à parte, já que são resultado de parcerias com grandes fabricantes estrangeiros.
São muitos os diferenciais das bikes Audax, como: componentes de alta qualidade, quadros com excelente durabilidade e geometria, pintura líquida de alta durabilidade e fabricação nacional, o que ajuda a oferecer bikes excelentes com custo mais acessível.
Por todas essas características, a marca já conquistou prêmios importantes, como o Prêmio Guidão de Ouro, de melhor marca nacional de bike.
Audax FS 900: especificações técnicas
Na nova linha da Audax, o modelo FS 900 é encontrado em duas versões, a SLX e a GX Carbon.
Ambas são bikes full suspension e em fibra de carbono. Que tal conferir as especificações técnicas de cada uma delas para descobrir a magrela perfeita para você?
SLX Carbon
Essa versão está disponível nos tamanhos: 16,5, 17,5, 19 e 21. Veja as especificações:
- Quadro: FS 900 Full Suspension Carbon UD, toray t1000, boost com cabeamento interno, eixo E-THRU
- Suspensão: Rockshox Sektor RL e Rockshox Recon Gold RL 29
- Shock: Rockshox Monarch RT3 165×38
- Câmbio traseiro: Shimano M7100 SLX 12v Shadow +
- Movimento central: MT500 – PA Press Fit
- Pedivela: Shimano M7100-1170/175mm 12V
- Cassete: Shimano SLX M7100-12-10-51 / Shimano CS-M6100-12 Deore 12v 10-51D
- Pedais: plástico
- Freio: Shimano SLX M7100 Hidráulico
- Pneus: Continental Cross King 29×2.3/ Race King 55-622 29×2.2 sem arame ou Vittoria 29×2.35 Barzo XCR G2.0 com faixa / 29×2.35 Mezcal III XCR G2.0 com faixa
- Preço sugerido: R$24.499
- Grafismo: preto e azul
- Peso: não informado pela fabricante
GLX Carbon
A GLX Carbon está disponível nos tamanhos 16,5, 17,5, 19 e 21. Ela é bem semelhante a anterior, porém com alguns upgrades que fazem a diferença dependendo do nível técnico que você se encontra. Confira.
- Quadro: o mesmo da SLX Carbon
- Suspensão: Fox Float 32 performance Step- Cast 15×110 mm, 2 posições Remote PTU – 100 mm de curso
- Shock: Fox Float DPS P-SE 6.5 1.5 2pos, remote
- Câmbio traseiro: Sram GX Lunar Eagle 12v
- Movimento central: Sram DUB Pressfit
- Pedivela: Sram GX Eagle 170/175 mm 34d
- Cassete: Sram X-Glide 1275 Eagle 10-52D
- Pedais: de plástico
- Freio: Shimano SLX BL -M7100 Hidráulico
- Pneus: Vittoria 29×2.35 Mezcal III XCR G2.0 com faixa e 29×2.35 Barzo XCR G2.0 com faixa com selante incluído / Continental Cross King 29×2.3 / Race King 55-622 29×2.2 sem arame
- Preço: R$31.999
- Grafismo: azul e vermelho
- Peso: sem informações da fabricante
O que muda entre as bikes?
Ambas as Audax FS 900 são bikes top de linha. Porém, a GLX Carbon conta com alguns diferenciais interessantes.
O primeiro é a suspensão. Ainda que a Recon Gold que integra a SLX seja uma excelente suspensão, a Flox Foat possui um poder de leitura do terreno muito melhor, o que traz mais confiança e segurança ao ciclista na hora de realizar descidas mais técnicas, por exemplo. Além de ser mais leves, as duas têm 100 mm de curso.
O Shock também muda entre as duas.Na SLX, temos uma Rockshox Monarch, que é muito boa, porém é uma das linhas de entrada da Rockshox, enquanto a GLX possui uma Fox Float DPS, que é uma versão superior.
Os cassetes são outro ponto de diferenciação, já que a GLX possui uma versão mais leve e com range maior, o que é sentido, principalmente, nas primeiras marchas e também na durabilidade. Para quem pedala bastante, essa é uma informação interessante.
Em relação aos pneus, a GLX pode vir com pneus superiores, o que é interessante para os ciclistas que pegam trilhas mais técnicas.
Prós e contras
A Audax FS 900 é uma excelente bicicleta, tanto na versão SLX como na GLX. Ambas são indicadas para ciclistas em nível superior, sendo a GLX ainda mais completa e perfeita para quem pega trilhas técnicas ou para quem está competindo.
Nada impede, contudo, que você compre uma SLX que tem um preço menor e faça pequenos upgrades para que ela fique ideal para suas competições ou para o seu estilo de pilotagem.
Ambos os modelos são full suspension, com quadro de fibra de carbono e componentes de qualidade. Ainda que existam pequenas diferenças entre elas, as duas contam com equipamentos de qualidade e reconhecidos entre os ciclistas.
Contudo, nenhuma das duas possuem canote retrátil, o que é esperado pelo preço da bike.
Audax FS 900 é boa?
Sim. A Audax FS 900 é boa e muito interessante para ciclistas com nível avançado e mais técnico.
O custo-benefício de ambas é bastante interessante, especialmente da versão SLX que por ser mais barata permite ajustes finos para o seu estilo de pedal.
Contudo, se você é daquele tipo de ciclista que prefere comprar uma bike pronta, apenas fazer o bikefit e já sair pedalando, a GLX sem dúvida é uma magrela completa, com componentes de qualidade e que vão lhe ajudar a conquistar seus objetivos.
Conclusão
Neste conteúdo você conheceu as duas versões da Audax FS 900 e descobriu que elas são bicicletas completas, de alto nível, perfeitas para quem deseja começar a se aventurar em trilhas mais técnicas e em competições.
A SLX é ideal para quem ainda não possui um nível de competição, mas já deixou de ser um ciclista iniciante há algum tempo. E a GLX é a mais completa, voltada para ciclistas técnicos e de competição.
Ambas oferecem componentes de ótima qualidade e uma configuração precisa, que vão transformar seus pedais.
E aí, gostou de conhecer mais sobre a Audax FS 900? Qual das duas versões você escolheria? Conta pra gente nos comentários!