Quem quer começar a pedalar precisa pensar no melhor tipo de bike para iniciante. E nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que existem vários modelos, estilos, diferentes tamanhos de quadros e muitos outros pontos que precisam ser considerados.
Para lhe ajudar, nós separamos 6 tipos de bicicletas diferentes que podem ser ideais para você começar a pedalar e curtir a adrenalina de um passeio de bike. Confira!
O que você vai ver nesse conteúdo?
1- Bicicleta urbana
A bicicleta urbana é ideal para os passeios com os amigos e a família e para se deslocar pela cidade. Geralmente, ela é um dos principais tipo de bike para iniciante, porque é bastante versátil.
Dentro dessa classificação, existem diferentes tipos de bicicletas, como as urbanas clássicas, as retrôs, as híbridas e assim por diante. A questão do estilo está diretamente ligada ao gosto e a personalidade do ciclista e não, necessariamente, ao desempenho.
Essa bike é perfeita para quem deseja passear pelas ruas da cidade, em parques, praças e em ambientes urbanos, seja sozinho ou em família e com os amigos. Também é uma ótima ideia para se deslocar até o trabalho, porque é bem resistente, confortável e permite incluir itens adicionais para transportar cargas.
As bicicletas urbanas, normalmente, são de tamanhos aro 26 para adultos e aro 24 para crianças, com pneus mais grossos para trajetos mais irregulares. Os tamanhos com rodas 700 mm são indicados para estradas de asfalto e estradas lisas.
2- Bicicleta dobrável
A bicicleta dobrável é um tipo de bicicleta urbana e ideal para quem precisa de mais facilidade na hora de se deslocar pela cidade – ou ainda tem o hábito de levar a bike para curtir momentos em outras cidades.
Como ela é dobrável, tem a vantagem de ser fácil de transportar, podendo ser levada no ônibus, no metrô ou mesmo no carro. Essa é a melhor opção de bike para quem deseja começar a pedalar para o trabalho. Afinal, é só dobrar a bicicleta e guardá-la no escritório mesmo. Também é uma boa ideia para quem vive em apartamentos, sem muito espaço para acomodar a magrela.
Na hora de comparar os modelos, considere alguns pontos, como: o peso (pode oscilar entre 9 a até 18 kg), a facilidade na dobragem, o tamanho (em geral, elas medem entre 70 a 80 cm de comprimento, 20 a 40 cm de largura e 60 a 70 cm de altura), a transmissão (nem todas as bikes dobráveis têm troca de marcha) e se o modelo é elétrico ou tradicional.
Outro ponto importante é o tamanho das rodas. Esse valor é dado em polegadas e existem versões de 26, 20 ou 16 polegadas. As de 20 polegadas são as mais comuns e que oferecem maior estabilidade, sendo ideais para trajetos mais longos.
3- Bicicleta elétrica
Um tipo de bike para iniciante muito procurada atualmente é a elétrica. Ela tem sido usada como uma ótima substituta de carros e motos para realizar diversas atividades cotidianas.
Basicamente, existem dois tipos de motores nessa bike que variam conforme a propulsão oferecida. O pedal assistido ou pedelec são os modelos nos quais o motor ativa o modo de propulsão conforme o ritmo das pedaladas cai, fornecendo um impulso adicional.
E os modelos com aceleradores são os mais completos que fornecem a propulsão sem a necessidade de pedalar. A partir da bateria carregada, o ciclista consegue controlar a aceleração na manopla, poupando o fôlego.
Na hora de escolher o modelo, considere o tipo de trajeto que você fará e o seu condicionamento físico. Se você for pedalar longas distâncias diariamente, a bike com acelerador é uma boa escolha.
Outro ponto é conferir a bateria. Existem modelos de chumbo-ácido que são mais baratas, porém também são mais pesadas, com menor vida útil e demoram mais para carregar. Já as de íons de lítio são mais leves, rápidas de carregar e têm durabilidade maior, porém também têm preços mais elevados.
4- Bicicleta Híbrida
A bicicleta híbrida é um modelo muito usado atualmente. Ela é uma mistura de mountain bike, speed e bikes de turismo, sendo uma verdadeira “faz tudo”, ideal para quem deseja pedalar em diferentes terrenos e momentos do dia.
Essas bikes estão equipadas com uma ampla gama de marchas. Para escolher o ideal, pense no seu perfil de ciclista. Se você vai apenas fazer passeios urbanos, não precisará de tantas marchas leves – as quais são indispensáveis para quem fará grandes subidas, por exemplo.
Além disso, a bicicleta híbrida pode ser encontrada nas versões sem ou com suspensão. Caso você vá pedalar em ruas pavimentadas e suaves, poderá dispensar a suspensão. Porém, em ruas difíceis e terrenos acidentados, é ideal optar por bikes com garfos de suspensão dianteira.
O mais bacana é que com essa bike você poderá pedalar em cidades, trilhas mais leves e até estradas de terra batida. Quando você olha para essa bicicleta, ela tem um design parecido com uma mountain bike, mas a diferença está nos pneus híbridos que rodam bem no asfalto e oferecem um pouco de tração em estradas de terra batida.
5- Estrada/ Speed
As bicicletas de estrada, também chamadas de speed, são voltadas para quem deseja velocidade e performance no asfalto. E também existem modelos específicos para pedalar nos velódromos. Essas bicicletas são direcionadas para a prática esportiva e são mais difíceis de pilotar.
Sua principal característica é o pneu bem fininho. Ela é indicada para quem deseja praticar ciclismo de estrada ou provas em velódromos. Antes de usar essa bike, a dica, contudo, é praticar, primeiro, em uma mountain bike, que é um modelo mais confortável e fácil de conduzir. Só depois dessa prática, parta para a bicicleta de estrada.
6- Mountain Bike
Essa é a bicicleta mais popular no Brasil e sem dúvida o principal tipo de bike para iniciante. E o motivo para a popularidade é que essa magrela é muito versátil. Embora ela seja planejada para pedais em áreas de terra, também pode ser usada para outros tipos de terreno, incluindo o asfalto, ainda que com menos velocidade.
A principal característica da mountain bike é a presença da suspensão, que pode ser dianteira ou full supension (dianteira e traseira). Os pneus também são mais largos e contam com cravos que dão mais aderência para quando for pedalar na terra.
Elas são indicadas para todas as modalidades de mountain bike e também para quem está começando a pedalar e deseja fazer passeios na cidade e pegar algumas trilhas em terra batida.
O quadro difere muito em termos de tecnologia e de peso dependendo do material. Você poderá encontrar modelos de aço (mais pesado e mais barato), alumínio (intermediário) e carbono (mais leve e mais caro). Além disso, existem diferenças em relação ao freio e ao conjunto de marchas – e tudo deve ser pensado baseando no uso que você fará da bicicleta.
Depois de conhecer todos esses modelos, já sabe qual tipo de bike para iniciante escolher? Ajude seus amigos: compartilhe essas dicas nas redes sociais!

Matéria super interessante adorei, bem sugestiva.
Seria interessante colocar uma foto de cada tipo de bike, pois quem está iniciando não tem noção só pela descrição e deve sair para outra pesquisa para ver a imagem.
Agradecemos pelo feedback, Alexandre!