Esporte e FitnessMTB

6 dicas para iniciantes em Mountain Bike

Aproveitar ao máximo uma trilha e reduzir as chances de algum imprevisto acontecer: um passeio esperado para qualquer mountain biker. E você pode ter esses resultados no off road mesmo sendo um principiante nesse esporte.

Descubra agora seis dicas essenciais para iniciantes em Mountain Bike para ter ótimas pedaladas!

 

1. Escolha uma bike para iniciantes em Mountain Bike e do tamanho certo

A escolha da bike é o começo de tudo! Hoje em dia há diversas opções de mountain bikes para diferentes terrenos e perfis de ciclistas.

Dê preferência às bikes de alumínio e hardtail — com suspensão dianteira —, já que elas são leves e absorvem os impactos da roda dianteira. Além disso, é mais do que necessário que a bicicleta tenha o quadro ideal para a sua altura.

As mountain bikes podem ser de tamanhos pequeno, médio, grande ou extra grande, para acomodar diversas estaturas. Uma bike do tamanho certo para você faz com que seus pedais sejam mais confortáveis, eficientes e vão livrar você de ir ao ortopedista!

2. Use equipamentos de proteção

Alguns equipamentos são tão importantes quanto a bicicleta! O principal deles é o que protege a cabeça: o capacete. Escolha um modelo leve e com boa ventilação. Cheque o seu material para ver se é bem resistente.

Usar luvas é uma boa forma de evitar calos, absorver o suor das mãos e protegê-las em quedas. Há modelos de dedos abertos e totalmente fechados, basta escolher qual usar!

A bermuda de ciclista também deve ser usada por iniciantes de Mountain Bike, pelo fato de que ela oferece mais conforto e evita assaduras nas virilhas. Mesmo na categoria de vestuário, ela cumpre a função de proteger você!

3. Alimente-se bem antes de pedalar

A alimentação sempre é uma das principais dicas! O porquê disso? Alguns iniciantes em Mountain Bike podem comer pouco porque julgam que não vão gastar tanta energia no pedal, ou por desconhecimento mesmo.

Separe frutas, pães, um café e um chocolate para dar energia às suas pernas! E não se esqueça do principal, que é tomar bastante água antes de sair e levar uma garrafinha — se for térmica, melhor ainda — para a trilha!

Depois que você voltar do passeio, comer bem e tomar muita água e sucos vão fazer com que sua recuperação seja perfeita.

4. Faça a manutenção na bike

Sua bike também precisa de cuidados antes de pedalar! Deixar a bike sempre limpa e principalmente com freios e câmbios sempre regulados, vai proporcionar um pedal mais seguro. Além disso, lubrificar a corrente com o óleo correto aumenta sua durabilidade e deixa a pedalada mais suave.

Se você for lavar a bike em casa, use sempre detergente neutro e espumas não abrasivas, para não danificar nenhuma peça.  Manter a manutenção em dia facilita a pedalada e estimula mais ainda os iniciantes em Mountain Bike a continuarem com os treinos!

5. Treine com frequência

Reservar mais de um dia da semana para o pedal faz a diferença! Mesmo para os iniciantes em Mountain Bike, treinar de duas a três vezes por semana faz com que a adaptação e a continuidade nos pedais sejam mais rápidas.

Mas, para isso acontecer, é bom intercalar mais treinos leves e menos pedais brutos. Assim você não vai se desgastar tanto e sempre terá uma boa disposição para pedais mais longos. Pedalar com frequência prepara seu físico e deixa você mais resistente para o próximo passeio!

6. Pedale sempre acompanhado

Tão importante quanto as outras cinco dicas! No começo, tudo pode ser facilitado com a ajuda de novos amigos mais experientes na bike.

Além de dar mais segurança a você para resolver um pneu furado, a corrente quebrada ou outro problema na bike, a companhia pode te ajudar numa emergência. Quedas e acidentes podem acontecer e com a ajuda de alguém, o socorro é mais rápido.

Fora essas vantagens, os iniciantes em Mountain Bike podem pegar dicas de como pedalar melhor e conhecer caminhos e trilhas novas por meio das amizades ciclísticas!

Para se preparar para um pedal de ciclista de primeira trilha, você já viu que é preciso preencher alguns critérios básicos.  E como diz o velho ditado “o tempo é rei”, com paciência e dedicação você vai pedalar cada vez melhor!

Agora que você viu seis dicas para os iniciantes em Mountain Bike, continue vendo mais materiais para melhorar seu desempenho na bike. Siga a gente nas redes sociais!

Artigos relacionados
MTB

Guia completo da bicicleta MTB: peças, componentes e mais

Bicicletas de montanha (MTB) e bicicletas de estrada (Speed) são desenhadas para propósitos muito…
Leia mais
Esporte e FitnessMTB

Bike de downhill: tudo que você precisa saber

O downhill é uma das modalidades mais antigas da mountain bike e consiste em descer o mais rápido…
Leia mais
Esporte e FitnessMTBSegurança do Ciclista

Equipamentos de segurança para MTB: o que você precisa para trilhas seguras

Aventurar-se por trilhas de mountain bike é uma experiência sem igual. Entre subidas desafiadoras…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?