DicasPreparação e prática

23 Dicas de bike para iniciantes

Sem tempo para ler o artigo inteiro? Experimente então ouvir essas dicas de bike para iniciantes. Aperte o play acima!

O ciclismo é um esporte apaixonante. Seja para manutenção da saúde, superação de limites pessoais ou apenas pela sensação de liberdade e fuga do estresse diário. Não há dúvidas que o hábito de pedalar proporciona inúmeros benefícios para quem o pratica.

Se você está lendo este texto, é sinal que já tomou a decisão mais importante: começar a pedalar. Mas, antes de subir na bike, vale muito a pena pegar algumas dicas.

Veja neste artigo, 15 cuidados básicos que vão te ajudar a aproveitar todas as vantagens que o ciclismo oferece e garantir uma boa experiência de bike para iniciantes!

 

1. A primeira das dicas de bike para iniciantes é escolher a bicicleta adequada

Comecemos, como é óbvio, pelo item principal: a bicicleta. Não é necessário investir, de cara, em uma bike de última geração. Ainda assim, tenha em mente que a escolha acertada vai depender muito do tipo de ciclismo que você pretende praticar.

Se o seu objetivo é apenas passear pelos parques e ciclovias de sua cidade, pode adquirir um modelo mais simples, que é encontrado em magazines ou em lojas especializadas – melhores opções nesse caso.

Por outro lado, caso deseje fazer trilhas ou participar de competições, será necessário dedicar atenção a características como tipo de freio, suspensão etc.

Além disso, é importante que a bike seja confortável e adequada ao seu biotipo. Mesmo uma bike para iniciantes tem diferentes tamanhos de quadro e roda, assim como a altura e regulagem de selim e guidão, e tudo isso influencia na pedalada.

Por isso, a dica é fazer o bike fit, um ajuste específico da bicicleta para o ciclista, que pode ser realizado em lojas especializadas.

2. Use roupas e equipamentos adequados

O primeiro e mais importante equipamento para começar a pedalar é um capacete adequado. Item tão básico que nem precisaríamos mencionar certo?

Busque um modelo com boa ventilação, fácil travamento e de material com qualidade garantida. Depois, pense em óculos que filtrem o excesso de luminosidade e protejam seus olhos contra o vento, poeira e insetos.

As luvas também são itens que devem ser considerados, em função do conforto e firmeza que proporcionam à condução, além de claro, proteger suas mãos em quedas.

Outro item recomendado são as roupas próprias para a prática do ciclismo, que trazem grandes vantagens. Uma bermuda de ciclista tem o formato, tecido e acolchoamento certos para garantir conforto e evitar assaduras. O que é essencial para percursos de altas quilometragens ou pequenas distâncias.

Detalhe importante: há bermudas específicas para homens e outras para mulheres. Pergunte ao vendedor e leia a etiqueta sempre!

Da mesma forma, a camiseta de ciclista tem a praticidade de bolsos estratégicos e é feita em tecido que privilegia a ventilação e melhor sensação térmica. Além de ter cores que ajudam na sua sinalização e identificação na rua ou trilha.

Viu só como mesmo em um tópico de bike para iniciantes é necessário prezar pela segurança? Seja iniciante ou veterano, a segurança deve ser sempre uma prioridade.

3. Aprenda a fazer manutenção de emergência

Como o assunto aqui é bike para iniciantes, você não precisa ser um especialista em mecânica para começar a pedalar. No entanto, é recomendável que consiga realizar algumas tarefas básicas de manutenção.

Reparar e trocar um pneu, substituir a câmara de ar, consertar a corrente e efetuar ajustes em câmbio e no sistema de frenagem são algumas coisa que você deve saber.

Isso não significa, é claro, que você não possa pedalar por aí caso não tenha essas habilidades. Logo, você vai se sentir mais confiante e seguro se souber executar essas pequenas ações.

Peça conselhos a amigos, assista a vídeos na web ou procure um curso para aprender a se virar o suficiente numa situação de reparo. A cultura do ‘faça você mesmo’ é vigente no ciclismo!

4. Cuide da sua segurança

Atenção para outro aspecto importante no uso de bike para iniciantes: usar equipamentos e acessórios que garantam segurança reforçada durante o pedal.

Entram nessa categoria, as luzes sinalizadoras — na frente e atrás da bike —, os adesivos e acessórios refletores e a campainha para alertar sobre sua presença.

Na parte de tecnologia, o uso de GPS e medidores de tempo, velocidade, distância e até frequência cardíaca fornecem informações importantes que mostram o seu desempenho e outros dados.

O mais comum é o uso de ciclocomputadores que reúnem todas essas características em um único equipamento. E, há modelos do básico ao avançado!

Uma dica essencial de segurança é realizar o registro de sua bike, de forma que ela possa ser facilmente localizada em caso de furto. Ou mesmo que sejam enviadas informações vitais do próprio ciclista ao sistema de registro.

Tudo isso permite que contatos de emergência sejam realizados sempre que necessário.

5. Dê atenção à alimentação e hidratação

Como em qualquer outro esporte, o cuidado com a alimentação é muito importante na prática de bike para iniciantes e veteranos. De forma geral, quem pedala deve privilegiar uma alimentação rica em carboidratos, em função do alto consumo calórico exigido pela atividade.

No entanto, evite ingerir alimentos muito pesados e de difícil digestão antes da prática, com frituras, doces e carnes. O ideal, nesse momento, é o consumo de comidas leves e com baixo teor glicêmico, como biscoito integral, frutas e sucos.

Durante a pedalada, opte pelos suplementos específicos como gel de carboidratos, por exemplo. Ao final, invista em combinações entre proteína e carboidrato, como pão e carne — de preferência na ordem integral e frango —, além de castanhas, nozes e similares.

A hidratação é tão ou mais importante quanto a alimentação. A principal dica nesse sentido é não esperar para beber água apenas quando sentir sede. Quando isso acontece, seu organismo já está dando sinais de desidratação.

Portanto, inclua na rotina o hábito de ingerir água constantemente durante a pedalada. E também ingerir muita água nos dias anteriores e depois do exercício, assim você estará sempre resistente pra percursos mais longos!

homem, estrada, bicicleta, masculino, ciclista, cavaleiro, veículo, Treinamento, azul, esporte radical, ginástica, equipamentos esportivos, bicicleta de montanha, ciclismo, concorrência, Ciclista, Esportes, capacete, Andar de bicicleta, Esporte de ciclo, Bicicleta motocross, Freestyle bmx. Dicas de bike para iniciantes. Ciclista de Bike

Créditos: PxHere

6. Entre em um grupo de passeio

Pedalar em grupo é mais seguro do que sozinho. Existem centenas de ciclistas que se reúnem para passear e há turmas específicas para quem está iniciando como você.

Trajetos curtos, com poucas subidas e ritmo leve são as propostas de grupos para iniciantes. Geralmente eles se reúnem à noite na cidade, a fim de um bom passeio e novas amizades.

Além de ter o apoio de ciclistas mais experientes — os organizadores são veteranos na bike — você vai pedalar cada vez melhor e aprender mais sobre ciclismo.

Busque um grupo de bike para iniciantes nas redes sociais ou vá às lojas de sua região, que geralmente organizam passeios.

7. Pedale por locais conhecidos

Essa dica vale tanto se você for pedalar sozinho ou acompanhado por alguém iniciante: faça trajetos que você conheça, que tenham ciclovias ou ciclofaixas.

Pedalar por locais que você conhece fará com que se sinta mais confiante além de evitar que se perca. Com o tempo, vai ser comum você explorar novos percursos e ambientes, mas isso só com calma e experiência.

Bike para iniciantes ou ciclistas experientes exige paciência e bastante treino, e os resultados dessa são excelentes.

Ajuda digital: o Google Maps já tem diversas vias para bike mapeadas em sua rede. Dê uma olhada!

8. Respeite seus limites

Conheça os seus limites e não exagere no passeio. Querer fazer quilometragens cada vez maiores e pedalar em ritmo forte são desejos comuns de ciclistas.

Mas, cuidado, isso é possível só com treino e experiência, além do que, uma bike para iniciantes nem sempre é adequada para pedaladas fortes.

Pedalar é um exercício físico e só é bem aproveitado quando você respeita seus limites. Afinal, você não quer chegar num lugar longe, mas ter que ser socorrido porque não aguenta voltar pedalando para casa, não é?

9. Faça alongamentos antes e depois do treino

Essa dica vale ouro e é ignorada por muitos ciclistas. O alongamento, além de colocar seu corpo para movimentar antes do treino, vai aquecer seus músculos e prepará-los para a carga da pedalada.

Existem alongamentos específicos para antes e depois do treino. Levante mais cedo, tome seu café e reserve um tempinho para se alongar. Você vai ver na prática que o seu desempenho vai melhorar bastante, além de ficar com o corpo relaxado depois!

10. Busque informação

Leia sobre ciclismo, converse com lojistas e vendedores, visite os sites das marcas de bicicletas e se envolva com esse assunto com frequência.

Isso vai fazer com que você conheça sobre para que cada peça, acessório e bicicleta — seja uma bike para iniciantes ou atletas — são desenvolvidas. Informar-se sobre esse mundo vai te ajudar a compreender melhor sobre suas necessidades e o que, de fato, você precisa para pedalar cada vez mais e melhor.

Se você chegou até aqui, está no caminho certo para ser um ciclista preparado pros desafios, pois já veio com o intuito de se informar. É só continuar!

Iphone, Smartphone, Móvel, pessoa, música, menina, tecnologia, bicicleta, bicicleta, fêmea, jovem, veículo, comunicação, estilo de vida, celular, equipamentos esportivos, bicicleta de montanha, ciclismo, Mensagens de texto, fones de ouvido, Pessoa, telefone, no telefone, Ciclismo de estrada, Veículo terrestre, Freestyle bmx, Bicicleta de estrada, Bicicleta de corrida. Dicas de Bike para iniciantes. Mulher bicicletaCréditos: PxHere

11. Escolha ruas calmas ideais para bike para iniciantes

Quando o assunto é bike para iniciantes, nada melhor do que começar a pedalar por ruas calmas. Desse jeito, você vai ganhar mais confiança para fazer pedais em lugares bastante movimentados, aos poucos.

Além disso, uma rua calma transmite a sensação de tranquilidade para você sentir seu desempenho na bike e se habituar a ela, mais rápido. Seja você um iniciante, uma pessoa que voltou a pedalar depois de anos parado, é bom recomeçar desse jeito.

12. Mantenha uma distância de 1,5 m do meio-fio e veículos

Por mais intuitivo que seja no começo, não pedale perto do meio-fio, pois, isso traz um grande risco de acidentes e quedas, por um simples toque da roda na guia.

Pedalar desse jeito é normal para iniciantes, mas não é o melhor cenário, nem para veteranos na bike, e explicamos o porquê. Ciclistas são muito vulneráveis no trânsito e, para motoristas apressados, quanto mais espremido um ciclista estiver na calçada, melhor para seu carro.

Por isso, quanto mais próximo do meio fio você pedalar, mais os veículos vão pressioná-lo. Tornando o que você acha que é mais seguro, mais perigoso.

Além disso, o Artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro que determina que veículos devem ter uma distância mínima de 1,5m de ciclistas. Ou seja, é um mínimo necessário para proteger a pessoa.

Também, como um adendo aqui nesta dica de bike para iniciantes, quando você for pedalar em grupo, mantenha uma distância lateral, na frente e atrás, segura. Frenagens, trombadas e acidentes porque as pessoas pedalam muito próximas são comuns, e você deve evitá-los.

13. Pratique alguma técnica básica

Você não precisa ser um Henrique Avancini ou Nino Schurter da vida, dois dos melhores pilotos de mountain bike do mundo. Mas, é bom saber alguma técnica básica de ciclismo, para se dar bem em várias situações.

Uma tática que é usada muito desde quem está no nível de bike para iniciantes, é subir calçadas e lugares que exigem essa levantada. Para isso, você deve, na hora em que chegar perto do local para subir, puxar o guidão para cima e fazer o mesmo movimento com o corpo.

Já para não bater com a roda traseira e ter o risco de furar o pneu ou entortar o aro, faça um movimento de puxar a bicicleta para cima, com a ajuda dos pés nos pedais. Depois de dominar essa técnica, você pode aprender como fazer o bunny hop — pular com a bike.

14. Conheça o terreno aos poucos para evitar quedas

É normal cair de bicicleta às vezes, mas até para isso você precisa de uma certa astúcia. Por isso, pedale por terrenos e lugares em que não há o risco de graves ferimentos se você cair.

Claro que há locais em que você vai pedalar, mas nunca esteve e não conhece o terreno. Logo, vá com calma, para justamente conhecer e entender a superfície, que pode ter pedras, cascalho, barro ou mesmo só asfalto cheio de buracos.

Também, motivo de acidentes e ferimentos, são respectivamente, estar com a bike desregulada ou sem equipamentos de segurança. Sempre verifique freios, rodas e se tudo está sem folga. Além de usar capacete óculos, luvas e roupas adequadas para pedalar.

15. Ajuste o selim na altura certa

Um erro comum na bike para iniciantes é usar o selim baixo, por medo de não conseguir apoiar os pés no chão, quando parar com a bike em algum lugar.

O selim deve ficar em uma altura que permita que as suas pernas se estiquem no movimento de pedalar, por vários motivos. O primeiro é deixar você em uma posição confortável; o segundo é dar mais força de pedal; e o terceiro é evitar lesões.

Para ajustar a altura do selim, fique ao lado dele, com a bicicleta parada e reta — peça para alguém segurá-la para você. Então, levante o selim até ele chegar a uma altura próxima da sua cintura.

Depois, suba na bike — apoiado na parede — e veja se as suas pernas se esticam, quando pedalar para trás. Elas não devem ficar totalmente esticadas, mas sim, precisam ter uma leve folga para relaxar os seus joelhos.

Dicas de bike para iniciantes, mulher aprendendo a andar de bicicleta

Créditos: PxHere

16. Leve ferramentas básicas

Ter um kit de ferramentas é essencial para conseguir resolver algumas situações que geralmente acontecem no meio da pedalada.

Aqui vão algumas das situações que usualmente aparecem em pedais:

  • o pneu fura;
  • a corrente quebra;
  • os freios falham ou pegam no aro — no caso dos modelos de ferradura e v-brake;
  • algum cabo de aço quebra;
  • a gancheira entorta ou quebra;
  • um raio da roda quebra.

Claro que uma chave Philips ou de fenda não resolvem a maioria dos problemas aqui acima. Porém, ter um kit com as ferramentas básicas ajuda bastante em reparos simples.

Principalmente na hora de trocar uma câmara que furou, ou ajustar um câmbio ou freio que precisa de apenas um leve giro no parafuso de ajuste.

17. Faça treinos curtos

Já falamos para respeitar os seus limites. Mas, de forma geral, quem está começando a pedalar deve preferir fazer roteiros mais curtos.

Há algumas razões para isso. Uma delas é que o seu corpo não está acostumado com a atividade, e ele precisa de tempo para ganhar resistência e força. Fazer pedais mais curtos, como de 10km a 20km, é um bom começo para conquistar isso.

O outro motivo é que em um roteiro curto, se a bike tiver algum problema ou você se cansar muito, não estará tão longe para conseguir ajuda em algum local.

Além disso, bike é um esporte gradual, e você e a bike vão se integrar melhor nos caminhos curtos. Depois, você terá mais confiança para aumentar o percurso.

18. Experimente essas técnicas com a bike

Das dicas de bike para iniciantes, essa aqui vai te deixar com boa atenção e domínio da sua bicicleta. Quando falamos em técnicas, elas são simples, mas ajudam principalmente nos pedais dentro da cidade.

Algumas das dicas de bike para iniciante que devem ser praticadas nesse sentido:

  • descer e subir o meio-fio;
  • trocar marchas na subida;
  • frear em descidas colocando o corpo em posição atrás do selim;
  • passar por buracos na rua flexionando braços e pernas;
  • manter a mesma velocidade por áreas retas;
  • fazer curvas mais fechadas sem parar a bike;
  • equilibrar-se na bicicleta em baixa velocidade;
  • subir ladeiras curtas sem parar no meio delas;
  • passar por cima de obstáculos.

19. Tenha um kit completo para remendar pneu furado

Se você já tem um kit de ferramentas básicas, ótimo. Mas, e o de remendo? Esses itens salvam a vida quando um pneu fura e te colocam de volta na pista retomando o pedal.

Esse kit de remendo deve ser levado em uma bolsa de selim, de quadro ou em outro lugar. Se você achar mais conveniente guardar em uma mochila, fique à vontade.

Veja qual é o kit completo que você deve ter para remendar o seu pneu:

  • kit remendo: cola, lixa, remendos;
  • duas espátulas para tirar o pneu;
  • bomba de ar para quadro — ela ficará presa em um suporte encaixado no quadro;
  • câmara reserva.

mulher, dicas de bike para iniciantes, pessoa, pessoas, estrada, esporte, Garoto, Cidade, bicicleta, bicicleta, cidade, urbano, lazer, ciclista, transporte, transporte, meio Ambiente, Europa, veículo, engrenagem, açao, parque, passeio, moda, o negócio, Rapidez, estilo de vida, lazer, saudável, ciclo, adolescente, atividade, ecologia, equipamentos esportivos, ciclismo, Meninas, Ciclista, Rodas, Andar de bicicleta, euro, ativo, adolescentes, economia, Ecossistema, simbólico, ecológico, Cgi, Render, Ciclismo de estrada, recreação ao ar livreCréditos: PxHere

20. Calibre os pneus antes de sair para pedalar

Antes de sair para pedalar ou logo no começo do pedal, calibre os pneus da sua bicicleta. Essa é uma das principais dicas de bike para iniciantes, pois serve para evitar acidentes e furos no pneu, e ainda garante um passeio melhor.

Os pneus têm o número de calibragem inscritos nas bandas laterais — igual a um pneu de carro. A medida usada aqui no Brasil é sempre em PSI, então, baseie a calibragem nessa referência que estará no pneu.

Para você entender melhor, veja no exemplo abaixo como esse valor estará marcado no pneu:

· MIN. 20 PSI MAX 50 PSI

Ou seja, o mínimo que o pneu deve ter para rodar são 20 PSI, e o máximo são 50 PSI.

Para aprender a calibrar certo os seus pneus e garantir um pedal bem seguro, confira este post especial sobre o tema!

21. Faça pausas durante o trajeto

As pausas devem fazer parte do seu percurso, mesmo quando ele é curto e você o faz em ritmo suave. O motivo é para relaxar os seus músculos e esticar um pouco o corpo, que ainda está se acostumando com o exercício.

Não é preciso parar a cada 10 minutos de pedal, até porque isso diminui os efeitos positivos do exercício e tira parte do seu rendimento.

Cabe fazer uma breve pausa a cada 30 ou 40 minutos. Um pit stop de três a quatro minutos já é o suficiente para retomar a pedalada com o corpo mais relaxado. No intervalo, vale comer e tomar água, além de esticar as pernas e braços.

22. Evite horários de muito calor ou frio

Em qualquer estação do ano existem os dias de muito calor ou frio. E uma das dicas de bike para iniciantes que funciona bem para a sua proteção, é fugir das temperaturas extremas.

Em dias frios, os primeiros horários da manhã são bem gelados, o que vai causar aquele frio intenso no corpo, se você sair nessas horas.

Já em dias de muito calor, saia antes das 8h e volte antes das 11h. Essa faixa horária vai te proteger de pegar insolação, se queimar e ficar com o corpo muito cansado.

Outra dica de bike para iniciantes, que se encaixa aqui, é usar as roupas e proteções adequadas para cada clima. Bandana, calça e luvas no frio; óculos de sol, protetor solar e manguitos no calor são exemplos.

23. Inclua outros exercícios de fortalecimento

O ciclismo, seja ele feito com uma bike urbana, road bike ou mountain bike, faz com que o seu corpo fique mais resistente e forte. Porém, você pode incluir outros exercícios na sua rotina, para pedalar melhor ainda e ajudar na outra prática.

Os principais músculos trabalhados nas pedaladas são os inferiores. Portanto, você pode fazer musculaçãopara deixar os braços e área superior fortalecidos. Isso vai render mais preparo para pedais intensos a cada passeio.

Neste post, demos as dicas básicas de bike para iniciantes. Não se preocupe caso não consiga seguir todas elas já na sua primeira saída.

Com o tempo, você mesmo vai identificar as suas necessidades e fazer os ajustes e preparações necessárias, além de aprender técnicas que vão melhorar seu desempenho.

O mais importante é que você mantenha a disposição e o espírito livre para aproveitar todos os benefícios que o ciclismo pode oferecer. E isso vale desde a bike para iniciantes aos ciclistas profissionais.

Gostou do texto? Então compartilhe em suas redes sociais, para que seus amigos e familiares também conheçam essas dicas!

Artigos relacionados
DicasPreparação e prática

Entregador de bike: o que é e como funciona

Quem gosta de pedalar e está desempregado ou é autônomo, acaba vendo a opção de entregador de…
Leia mais
Dicas

Tecnologia sobre duas rodas: como os apps estão revolucionando o MTB

O Mountain Bike (MTB) tem evoluído rapidamente, transformando-se de um simples passatempo para uma…
Leia mais
DicasPreparação e prática

Dicas para ciclistas: 6 erros comuns de quem pedala

O uso da bicicleta para realização de atividade física, lazer, esporte ou mesmo como veículo vem…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?