Se você é mais um dos milhares de ciclistas que está começando a dar as suas primeiras pedaladas por ruas e trilhas, já deve ter visto grupo de pedal por aí. E se bateu aquela vontade de pedalar junto com aquela turma, saiba que há diversas formas de encontrar uma.

Pode ser de hardtail, full suspension, road bikes e bicicletas urbanas. Há milhares de grupos de pedal espalhados pelo Brasil, que se reúnem em busca de um bom passeio. Ou seja, a bike provando mais uma vez que é perfeita para socializar. Mas, antes de entrar em um grupo, vale saber como eles funcionam e como encontrar o ideal a você.

Então, neste post, você vai descobrir as principais vantagens e desvantagens de pedalar em grupo, e quais são os melhores canais para encontrar um!

Quais são as vantagens de pedalar em um grupo de pedal?

Se você começou a pedalar para ganhar saúde ou para aproveitar os finais de semana ao ar livre, saiba que muitas pessoas de grupos começaram pelos mesmos motivos. O que já é um ponto em comum entre você e os outros ciclistas.

Traz maior segurança

Não dá para falar que pedalar sozinho pelas ruas e trilhas não é perigoso. E ainda que seja um pedal em lugares próximos e em um ritmo no estilo passeio de família, esse rolê tem riscos. Roubo, acidentes, quebra de peças e o clássico pneu furado são alguns.

Nesse sentido, juntar-se a um grupo de pedal é um jeito de se manter seguro contra essas e outras adversidades que, hora ou outra, podem acontecer. E a boa é que o grupo todo vai parar se você tiver algum problema no caminho, sendo um braço direito forte aos seus passeios.

Gera mais motivação

Pedalar sozinho muitas vezes é um desafio a si mesmo. No entanto, contar com o apoio de mais pessoas é crucial para se sentir motivado a vestir a roupa de ciclismo até em um dia nublado, e ir às ruas.

A insegurança de começar a pedalar é normal em qualquer ciclista novato, uma vez que tudo é novidade. Como passar as marchas? Qual é a altura ideal do selim? Quais roupas são adequadas? Quais equipamentos são necessários? Essas e outras dúvidas permeiam a cabeça de muita gente no começo.

No entanto, com um grupo de pedal, essas dúvidas vão sendo, pouco a pouco, sanadas. Afinal, você terá uma rede de ciclistas com veteranos, amadores e iniciantes. Assim, eles te ajudarão para tirar dúvidas e dar mais motivação para vencer ladeiras e a insegurança de pedalar.

É perfeito para socializar

Os círculos sociais que se formam por meio de um grupo de pedal, se estendem por uma vida — pode apostar. Muitas pessoas que se conheceram em grupos, acabam por descobrir pontos em comum para além da bike. Seja a profissão, um hobby, gostos musicais, estilo de vida etc.

E nesse ritmo, amizades e relacionamentos duradouros podem se formar, fortalecendo ainda mais a paixão pela bike e a vontade de encarar muitos pedais. De quebra, são em pedais de grupo que um relacionamento pode surgir — vai que você arruma a sua alma gêmea ciclística?

Promove oportunidades de compra e venda

É em um grupo de pedal que se encontram muitas oportunidades de negócios. Sim, você poderá vender a sua bike para alguém do próprio grupo ou algum amigo dele.

E se você está de olho em alguma bike da turma, e a pessoa a colocar à venda, pode ter certeza de que é para os amigos de grupo de pedal que ela vai anunciar primeiro. A garantia de procedência e o contato próximo com a pessoa aumentam ainda mais a confiança de levar a bike usada.

Ou seja, essa é uma prova de que entrar em um grupo de pedal é, literalmente, um bom negócio, em vários sentidos.

Quais são as desvantagens de pedalar em grupo de ciclismo?

Ainda que poucas, as desvantagens de se pedalar em um grupo de pedal existem. Por isso, você deve saber lidar com elas se quiser partir para um rolê com a turma, pelas cidades, estradas e trilhas.

É preciso seguir o ritmo do grupo, e não o seu

Essa desvantagem está mais voltada aos veteranos, pois, quem pedala há um tempo, já tem seu próprio ritmo. O que faz com que se você estiver em um ritmo de pedal mais agressivo, mas o grupo manter um pedal leve, isso vai ser um desvantajoso para os seus treinos.

Os horários e estilos de passeio podem não ser ideais a você

Nem sempre é possível encontrar um grupo de pedal que se alinhe aos seus horários e estilos de pedalar. Cada pessoa tem uma rotina e, por vezes, a localidade em que você vive pode atrapalhá-lo de se encontrar com o grupo e chegar em casa em horários bons para a sua rotina.

Alguns dos locais de encontro podem ser longe

Alguns dos grupos de bike podem se reunir longe da sua casa, o que faz com que o encontro seja de difícil acesso. Logo, pedalar até encontrar o grupo pode ser um passeio por si só, mesmo sem fazer o roteiro que eles programaram.

Grupo de ciclismo de estrada

Créditos: PxHere

Onde encontrar grupos de pedal?

Agora é hora de partir para a prática e buscar o grupo de pedal mais próximo e que esteja legal para o seu ritmo e estilo de passeio.

Lojas de bike

A maior parte das lojas de bairro contam com grupos de pedal que partem do próprio estabelecimento em direção a pontos diferentes da cidade.

Então, entre em contato com as lojas por telefone ou vá pessoalmente ao local. Pergunte aos donos e vendedores da loja, se eles têm grupos ou conhecem clientes que têm grupos. Daí em diante, pegue um contato e busque entrar no meio da galera.

Redes sociais

Nas redes sociais, o Facebook é o rei de grupos de pedal. Uma vez que dá para marcar eventos, colocar fotos e reunir todos em uma página secreta, a rede oferece os recursos ideais para grupos de ciclismo.

Desse modo, busque por palavras chaves na barra de pesquisas do Facebook, como “pedal bike zona norte (nome da sua cidade ou bairro)”. Com muita chance, você vai encontrar grupos que fazem passeios bem perto de onde você vive.

Na rua

Sabe quando você vai pedalar na rua sozinho, passa por ciclovias ou ciclofaixas e vê aquela galera vindo com camisas da mesma cor? Esses são alguns sinais dos grupos de pedal. O que você pode fazer é chegar próximo — quando for possível, claro — e perguntar a algum dos ciclistas uniformizados, de qual área eles são.

Faça isso quando eles estiverem parados, claro, assim você vai se apresentar e eles verão que você está com aquela vontade de pedalar com uma galera. E o que falta mesmo é encontrar um grupo para te dar as boas-vindas.

Boas razões para encontrar um grupo de pedal e partir para conhecer pessoas novas, roteiros, e ainda ter a chance de fazer bons negócios não faltam. Resta só você encontrar um grupo, seguindo as dicas acima. E uma vez com a turma, seus pedais vão ser cada vez mais frequentes.

Acompanhe ótimas dicas para pedalar cada vez melhor, em nosso Facebook, Instagram, YouTube e Twitter!

seguro de bike