Imagine um lugar, no meio de um paraíso natural, com mais de 30 km de trilhas para que ciclistas de todos os níveis de experiência possam andar a vontade, treinar e se divertir fazendo o que eles mais gostam: pedalar. Esse lugar existe e se chama Zoom Bike Park.

Nesse post falaremos desse imperdível parque desenhado por e para ciclistas de mountain bike. Se já conhece, sabe que estamos falando de um lugar de sonho. Mas se nunca ouviu falar, então leia nosso artigo, porque o parque é o lugar perfeito para todas suas necessidades como ciclista.

O que a Disneylândia é para as crianças, o Zoom Bike Park é para os ciclistas. Não perca!

Os primórdios do parque Zoom Bike Park

O Zoom Bike Park é uma ideia de Márcio Prado, quem pratica na modalidade MTB desde 1990. Ele inspirou-se em outros parques similares ao redor do mundo, mas a iniciativa provém principalmente do seu trabalho como voluntário na construção de trilhas e a percepção do impacto econômico positivo que o mountain bike gera nas regiões que incentivam a prática do esporte.

Não demorou muito para materializar o que estava pensando e no ano 2011 começou a construção em São Bento do Sapucaí do que seria a primeira versão do parque, que consistia em 16 km de trilhas. O lugar funcionou do 2012 ao 2013, mas alguns problemas fizeram encerrar as atividades. Porém, Márcio não desistiria do seu sonho.

Entre 2014 e 2015, graças à ajuda da Lígia Eisenhlor, começou a construção do parque definitivo na Fazenda Rancho Santo Antônio. No primeiro semestre, foram feitos mais de 20 km de trilhas, além de estruturas em madeira e curvas.

Nesse momento, César Roberto juntou-se ao Márcio, contribuindo com mais qualidade e criatividade e, no dia 16 de agosto de 2015, foi inaugurado o Zoom Bike Park, com mais de 30 km de trilhas, a maioria delas construídas do zero.

Com o tempo foram adicionados mais espaços que descreveremos abaixo, mas é importante destacar que ainda hoje o parque é melhorado constantemente.

Zoom Bike Park

Imagem: Zoom Bike Park

Infraestrutura

O Zoom Bike Park fica na Av. Pedro Paulo 7997, em Campos do Jordão, e possui infraestrutura tanto para ciclistas experientes como para famílias e crianças.

No momento conta com trilhas mantidas e sinalizadas para MTB nas modalidades XC e All Mountain/Enduro. No total são 46 km de trilhas em todos os níveis de dificuldade: Fácil, Médio, Difícil e Extremamente Difícil que vão desde os 400 até os 2400 metros.

No total são 18 trilhas, com mais de 32 km de “single tracks” e 2200 metros de desnível acumulado. O parque possui também uma área de Pump Track e espaço Flow para diversão e aprendizado.

Vale mencionar que as trilhas foram feitas seguindo orientações internacionais no padrão IMBA, ou seja, International Mountain Bicycling Association, pelo qual não têm nada que invejar aos grandes parques do resto do mundo.

Algumas das trilhas do Zoom Bike Park já foram comparadas com as melhores do mundo, graças aos padrões de qualidade e criatividade no momento da construção, e a iniciativa do Márcio de trazer esse nível de infraestrutura para o Brasil.

Como funciona o Zoom Bike Park?

O parque conta tudo o necessário para só ter que se preocupar com uma coisa: pedalar.

A infraestrutura do Zoom Bike Park possui:

  • Estacionamento de carros e bikes.
  • Vestiários.
  • Loja de conveniência.
  • Box lava-bikes.
  • Mini oficina para reparos básicos.
  • Aluguel de Mountain Bike.

Ou seja, você não precisa se incomodar nem sequer em ter uma bike, porque no parque você pode alugar uma com a diária. Portanto, recomendamos não esquecer de conferir as promoções de aluguel de bike + ticket de diária. O parque conta com umas ótimas bikes para alugar.

zoom bike park

Imagem: Zoom Bike Park

E, se você estiver começando no mundo da magrela, também pode assistir algumas aulas individuais ou grupais com o próprio Márcio, ou ter o privilégio de uma aula com Adriana Nascimento (campeã Brasileira XCO, Campeã Panamericana XCO, Campeã Brasileira XCM e DH e Bi Campeã da Brasil Ride), ou com Cesar Roberto, todos eles formados e certificados pela organização canadense Professional Mountain Bike Instructors Association.

As aulas oferecem um aprendizado progressivo onde convivem a aventura com a natureza, seguindo o manual técnico e metodologia de instrução reconhecida pelo Whistler Bike Park e muitos outros dos melhores parques do mundo.

É possível passar o dia com opções individuais ou em grupos, mas você também pode ficar vários dias, porque o Zoom Bike Park oferece chalés com cozinha, deck com churrasqueira e mesa externa para ficar hospedado no próprio parque, além de outras hospedagens por perto.

No caso dos grupos, o parque oferece importantes descontos quanto maior for o grupo. A opção para virar Sócio também está disponível, e permite pedalar no parque por um ano pagando um preço mais do que accessível.

O Zoom Bike Park fica num lugar especial, que é a Fazenda Rancho Santo Antônio. Ou seja que, além de pedalar, dá para curtir outras atividades com a família e principalmente as crianças.

Seus meninos podem aproveitar a Aventura no Rancho, que conta com paintball, passeios a cavalo, tirolesa e trilhas.

Também não precisa se preocupar com a comida, porque o Rancho possui restaurante e lanchonete.

A segurança é um dos principais pontos de relevância para o pessoal do parque, portanto não só é feita constante manutenção e melhora das trilhas e estruturas, mas também trabalham sob um sistema de gestão de riscos e estão capacitados em primeiros socorros.

Para tirar suas dúvidas ou agendar uma reserva, só precisa entrar no site oficial do Zoom Bike Park ou falar pelo WhatsApp ou telefone, também disponíveis na web. Além disso, pode tirar suas dúvidas na seção de perguntas mais frequentes, conhecer as dicas de hospedagem e assistir vídeos de cada uma das trilhas.

Recomendamos agendar previamente tanto para conferir a disponibilidade quanto para evitar aglomerações e fazer seu check-in mais rápido.

Para conhecer mais informações úteis, práticas e relevantes do mundo das bikes, faça sua inscrição na nossa newsletter e não perca nenhum post!

seguro de bike