Barro, pedras, descidas, subidas e muitos desafios que levam você a superação pessoal. O mountain bike é um esporte que concentra todas essas e muitas outras características. Além delas, uma história incrível, que se renova a cada ano. E saber o que é MTB e descobrir o que faz parte desse mundo, aumenta a relação entre você e esse esporte incrível.

Antes de ser o MTB dos campeonatos mundiais, com feras como Henrique Avancini, o ciclismo de montanha era uma brincadeira. E de uma invenção despretensiosa de amigos, se transformou no que é hoje. Cheio de modalidades, tipos de bikes e muitas possibilidades de pedal para iniciantes.

Neste post, você vai descobrir um pedaço sobre o que é MTB, desde sua história, categorias de mountain bike e dicas para começar bem nesse esporte. Confira!

O que é MTB?

Difícil dizer em algumas palavras o que é MTB. Afinal, como um esporte, ele envolve sensações, e você vai conhecê-las só quando pedalar. Porém, em termos técnicos fica fácil explicar o que é esse esporte adorado em vários países.

Mountain bike é o esporte que coloca o ciclista na montanha e em qualquer lugar fora dela. Ou seja, é a modalidade mais versátil, pois, a MTB tem peças e um design que permite que você pedale por qualquer terreno.

Não é à toa que em Portugal, o MTB é conhecido como Bike Todo Terreno (BTT), uma sigla que fala na lata, até aonde essa modalidade é capaz de te levar.

Como o MTB começou?

Basicamente, o que é MTB hoje, se originou nos anos 1970, nas montanhas da Califórnia, nos Estados Unidos. Naquela época, não existiam bikes preparadas para andar em terrenos acidentados e em descidas fortes.

Foi então, nessa falta de uma modalidade para pedalar pelas montanhas, que ciclistas como Gary Fischer e Joe Breese montaram as primeiras mountain bikes. Para a façanha, peças de motos e de bicicross foram usadas.

Com as bikes preparadas, eles começaram a descer as montanhas e, ao mesmo tempo, criaram o mountain bike, pode-se dizer que também inventaram o downhill, a modalidade de descidas.

E desde os anos 1970 até hoje, o que é MTB só foi para o melhor caminho, com novas bikes, tecnologias, peças e muitos eventos. E, claro, milhões de ciclistas, que viram nela não só um esporte, mas um estilo de vida.

O que é MTB, ciclistas na montanha

Créditos: Unsplash

Quais são as modalidades do Mountain Bike?

Desde a sua criação, o mountain bike passou por diversas inovações e se multiplicou em diversas categorias. Cada uma para atender as invenções de ciclistas que viram o potencial da MTB para pedalar por praticamente qualquer lugar, incluindo na neve.

Cross Country

O MTB clássico. Também conhecido como XC, a categoria tem bikes de passeio às de competição, com suspensão na dianteira ou full suspension. Aqui, a regra é pedalar rápido e por distâncias curtas e grandes, em qualquer lugar.

Maratona

Essa é a extensão do cross country, pois reúne os mesmos desafios que o XC clássico, mas, em percursos muito maiores. A prova mais famosa do tipo aqui no país, é a Brasil Ride, uma ultramaratona de vários dias e centenas de quilômetros.

Dirt Jump

Manobras, pulos e muitas técnicas são os principais ingredientes do Dirt Jump, uma modalidade que requer bikes resistentes para pedalar em pistas de rampas grandes.

Pump Track

Parecido com o Dirt Jump, porém, uma modalidade mais leve, por assim dizer. Tudo o que é preciso fazer no Pump Track é andar por circuitos de rampas, das menores às maiores, com a regra de que você não pode pedalar, e só usar a inércia dos saltos.

Cicloturismo

Derivado do mountain bike, ele pode ser encaixado em o que é MTB, porque as bicicletas do tipo exigem resistência e facilidade de manutenção. Duas coisas que o mountain bike tem de sobra. Além disso, áreas para bagageiros não faltam nas MTBs.

Dowhnill

Vamos dizer que essa foi a primeira modalidade do mundo MTB. Porém, hoje é impossível pedalar com as bikes da época, em pistas atuais.

Entre as principais características de uma bicicleta de downhill são a suspensão dupla de curso longo e pneus cheios de cravos, para descer pistas técnicas e escadarias.

Enduro e All Mountain

Essas são “categorias irmãs” sobre o que é MTB, pois, envolvem o mesmo tipo de bike, mas com propostas diferentes. Enquanto a alta velocidade nas descidas é priorizada no Enduro; passar por trechos técnicos e curtir o visual é o que há no All Mountain.

Fatbike

Nem tão recente, mas, uma das últimas novidades em o que é MTB, as fatbikes são as mesmas mountain bikes de sempre, porém, em sua versão “gorda”.

Pneus gigantes, quadros baixos e peças resistentes montam uma fatbike. A categoria garante pedais em que outras MTBs não conseguem chegar, como areia, grama alta e neve.

O que é MTB, ciclistas e fatbikesCréditos: Pexels

Quais são as principais dicas para quem vai começar no MTB?

O que é MTB é como qualquer esporte para quem está começando. Ou seja, tem suas dicas e segredos para que você aproveite o melhor que ele oferece, sem passar aperto.

  • Bike preparada: pneus calibrados, bike no tamanho certo e câmbios e freios regulados — isso é o básico para sair às ruas e trilhas.
  • Acessórios: kit de iluminação, garrafa d’água, bolsa para levar suas coisas pessoais, são alguns dos itens que não podem faltar.
  • Vá aos poucos: pedale por locais próximos, comece devagar e não queira correr ou pegar ladeiras logo nos primeiros pedais.
  • Alimentação: invista em bons alimentos antes e depois de pedalar, como frutas, massas e muita água.
  • Equipamentos: capacete, óculos, luvas, bermuda de ciclismo dão conta para que você comece bem.
  • Entre em grupos: nada melhor do que contar com a ajuda de pessoas mais experientes no MTB; por isso, entre em grupos de pedal — busque contatos em lojas de bike ou em redes sociais.

Vale bastante também, fazer um seguro de bicicleta, seja você um iniciante ou um veterano na bike. O serviço é uma boa saída para pedalar com a cabeça tranquila e evitar dores de cabeça maiores caso aconteça algo de ruim com sua bike.

Não é necessário que todo ciclista iniciante conheça a história do que é MTB e suas modalidades. Mas, entender tudo isso ajuda ainda mais a fazer parte desse mundo. Afinal, você começa a pedalar na mountain bike, mas, no meio do caminho pode experimentar outras categorias.

Acompanhe a Bike Registrada no Facebook, Instagram e YouTube e aprenda várias dicas para pedalar melhor!