Preparação e práticaTreinos

Saia da sua zona de conforto no ciclismo

Criar uma rotina para o seu dia a dia é muito importante para obter bons resultados, tanto no ciclismo quanto em toda a sua vida. E esse perigo ocorre quando os ciclistas entram na zona de conforto no ciclismo.

E sair dessa zona é sempre o maior desafio de um atleta e de todo o ser humano. Então, veja nesse conteúdo como sair da zona de conforto e começar a ter melhores resultados no ciclismo. E de bônus, dicas que pode aplicar em todos os âmbitos.

 

A dificuldade de sair da zona de conforto

É normal criarmos alguns métodos para o nosso dia a dia, visando facilitar nossa rotina. De certo modo, isso nos ajuda a otimizar desempenhar as nossas atividades diárias.

E claro, com o passar do tempo vamos nos acostumando a viver desse modo, fazendo as coisas no modo automático, sem nenhum tipo de melhoria no nosso desempenho.

Conforme vamos chegando nesse ponto, fica mais difícil mudar os processos de forma repentina, porque estamos confortáveis com o modelo de trabalho. E é assim que encontramos a dificuldade de sair da zona de conforto.

O maior problema de manter-se nessa zona de conforto é que não evoluímos e sabemos que as coisas evoluem com o tempo, seja em tecnologia, modelos de trabalho, entre outras.

Um ótimo exemplo disso foi a pandemia do covid-19, nos ensinando que, precisamos sempre nos atualizar. Os ciclistas, durante a pandemia, desenvolveram novas maneiras de treinar e isso os ajudou até mesmo a repensarem seus processos e métodos.

A zona de conforto no esporte

No mundo esportivo não é diferente. Com o tempo, acabamos criando nossa zona de conforto. E esse nome é justamente pelos sintomas de apatia, quando você se contenta com seu estado da forma que está e com os resultados obtidos, sem objetivos e aspirações.

Sem procurar um próximo nível, você se sente confortável da forma que está. É nesse momento que você descobre que está na sua zona de conforto esportiva.

Não é nada grave e que você tenha que se preocupar, afinal, todo ser humano vive uma época com esse tipo de sentimento, principalmente no ciclismo.

Mas no esporte é um ponto em que devemos nos atentar mais, pois essa zona de conforto no ciclismo poderá levá-lo a uma desconexão, perder seus principais objetivos. O treino vai se tornar algo chato e repetitivo e, com isso, há até o risco de você querer abandonar o esporte.

Geralmente esse sentimento vem quando você repete diversas vezes os mesmos exercícios, os mesmos trajetos, aqueles que você tem um controle melhor que os demais. Felizmente, no ciclismo, isso é mais fácil de ser superado.

Isso porque, as opções de modalidades são diversas, Mountains Bike (MTB), Ciclismo de estrada, Ciclismo de pista ou até mesmo BMX (Bike Motocross). Além de diversos lugares que você pode treinar, diversificando as paisagens, sem entrar na zona de conforto no ciclismo.

Como sair da zona de conforto no ciclismo

Como apresentamos, para quem anda de bike é mais fácil de conseguir sair um pouco da zona de conforto no ciclismo, isso porque a atividade que você pratica tem muito dinamismo, independente da modalidade.

Os percursos serão diferentes e existe uma vasta lista de exercícios que possa praticar para melhorar o seu desempenho.

Que tal mais um empurrãozinho para sair da zona de conforto no ciclismo? Então, vamos às dicas!

Alterne suas atividades

O primeiro e mais importante tópico é, mude seu percurso e as atividades de forma periódica, sem se dedicar aos mesmos caminhos e treinar sempre as mesmas capacidades. Pratique até os exercícios opostos do que está acostumado.

Troque as técnicas do seu treino, pratique atividades mais intensas em pedaladas mais descontraídas, com sua família e amigos e até trocando as peças que compõem a sua bike.

Se arrisque em trechos que não costuma pegar, por exemplo, se você curte mais o asfalto, procure percursos montanhosos ou que exija um pouco mais de força.

Caso opte por seguir no asfalto, faça essa alternância entre as atividades. Então se você trabalha força em subidas mais específica, comece a buscar o equilíbrio nessa mesma subida.

Treine até alcançar seus objetivos

Coloque objetivos para as suas performances — mas claro, aqueles que você pode alcançar. Não adianta apenas mudar seu treino para cair em outra zona de conforto. Ter metas e buscar superá-las irá forçá-lo a sair da zona de conforto.

Defina suas metas com certo tempo e frequência, pensando sempre no seu bem-estar, isso ajudará a quebrar diversas barreiras. Coloque tempo para completar percursos, principalmente se mantiver a mesma rota, isso ajudará a incentivar ainda mais os desafios.

Desafia-se em novas modalidades

É importante procurar novas modalidades. Além de ajudar a sair da zona de conforto, você expandirá suas habilidades ainda mais.

Com isso, você vai se tornando perfeito no ciclismo como um todo e em constante evolução, sempre tendo um esforço para se reinventar.

Além disso, é um exercício prático de imaginação, mantendo-o criativo quando sai da bike e evita a falta de entusiasmo para sair a pedalar.

Pratique o ciclismo em grupo

Ciclista homem conversando com ciclista mulher; zona de conforto no ciclismo

Imagem: Reprodução prostooleh

As atividades com os amigos sempre se tornam mais divertidas e o nosso ânimo sempre melhora, afinal, quem não gosta de uma boa companhia, não e mesmo?

É fundamental para nós termos esse momento de descontração, além de praticar seus objetivos e metas. Façam percursos com uma velocidade mais rápida ou mais lenta do que costumam ir, mudem as rotas etc.

Compartilhar experiências e métodos é importante para aprendizagem. Novos pontos de vistas, jeitos de fazer uma curva, posicionamento do corpo, subir uma ladeira ou frear em um certo ponto.

Tudo isso enrique e melhora você como um ciclista. Então, monte já o seu grupo e comece a pedalar!

Tenha os tempos de descanço e/ou treino de pouca intensidade

Apesar de parecer um pouco estranho, no ciclismo é primordial que você tenha os momentos de descanso e períodos que possa se desconectar e ter uma boa recuperação, para voltar ainda melhor.

Quando voltar, vao invés de começar a todo vapor, faça isso com calma. Faça as atividades e percursos como se fosse a primeira vez. Isso quebrará os seus limites e e o fará voltar ainda melhor do que quando parou.

Todas essas dicas são voltadas para o ciclismo, mas não quer dizer que você não possa utilizá-las em outras atividades ou até mesmo na sua vida pessoal. Às vezes precisamos de um tempo para nós mesmos, para que possamos recomeçar e melhorar nossas entregas.

E aí, você acha que está na sua zona de conforto no ciclismo? Teria mais alguma dica bacana? Comente e partilhe sua ideia conosco.

Artigos relacionados
Preparação e prática

Treinamento de força para ciclistas: um guia completo

O treinamento de força é uma prática essencial para ciclistas que desejam melhorar seu…
Leia mais
Preparação e prática

Plano de treinamento de 4 semanas para ciclistas: como ficar mais rápido

A velocidade é um dos principais objetivos de muitos ciclistas. Para alcançá-la, é necessário…
Leia mais
Preparação e práticaSaúde e bem-estar

Dor atrás do joelho ao pedalar: causas e soluções

Pedalar ao ar livre, sentir o vento no rosto e a liberdade de explorar trilhas e estradas é uma das…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?