ComponentesEsporte e FitnessManutenção de bikeMTB

Quais são as peças e componentes de uma bike MTB?

Muitos ciclistas se preocupamem conhecer as peças e componentes de uma bike mtb ao comprá-la. São os itens que estão na bicicleta que vão determinar se o atleta comprará ou não o produto ofertado nas lojas e sites.

Sendo assim, decidimos criar esse artigo para facilitar sua vida trazendo as peças e componentes de uma bike MTB. Confira!

Quais são as peças e componentes de uma bike MTB?

 

Quais os equipamentos essenciais para praticar MTB?

O MTB é uma modalidade do ciclismo mais arriscada e a segurança deve estar em primeiro lugar na mente de todo ciclista antes de iniciar qualquer pedalada. Uma das maneiras de aumentar a segurança e ainda tirar mais proveito da trilha é levando os acessórios e equipamentos de segurança.

Confira um checklist de itens de segurança indispensáveis para qualquer ciclista MTB:

Acessórios essenciais para o ciclista:

  • Capacete.
  • Mochila.
  • Garrafa de água ou isotônico.
  • Barras de cereais e alimentos líquidos (géis).
  • Aplicativo de trilha, GPS, mapa ou guia.

Itens do kit de reparo para cada passeio:

  • Multi-ferramenta de bicicleta com chaves Allen. Alguns também possuem ferramentas de corrente, chaves de raio, chaves Torx e chaves de fenda de ponta chata e Phillips integradas.
  • Tubo sobressalente, mesmo se você for tubeless (traga 2 se estiver planejando ficar fora por um tempo).
  • kit de remendo.
  • Alavancas de pneus.
  • Mini bomba de bicicleta.

Roupas adequadas para pedalar

  • Bermuda de ciclismo com ou sem forro acolchoado.
  • Sapatilhas de bicicleta.
  • Meias de bicicleta.
  • Luvas de ciclismo.
  • Proteção para os olhos/óculos de sol.

Para que você tenha uma ótima prática no MTB é necessário sempre levar estes itens mencionados, pricipalmente, se você for competir e o percurso é desconhecido. Dito isso, agora vamos ao que interessa: peças e componentes de uma bike MTB.

Peças e componentes de uma bike mtb

Foto: Reprodução macrovector

Quais os componentes de uma bicicleta?

Agora vamos conhecer quais os principais componetes que a MTB possui. São diversos, porém, vamos destacar todos para você!

Quadro

Vamos começar com o próprio quadro – o coração de qualquer bicicleta. Geralmente feito de alumínio ou fibra de carbono, ele serve como um local centralizado ao qual todas as partes móveis são fixadas. O guidão, garfo, rodas, pedivela e assento são mantidos no lugar pelo quadro.

Garfo

O garfo conecta a roda dianteira ao avanço. Possui um longo tubo cilíndrico que passa pelo quadro do tubo de direção, permitindo que o piloto dirija a bike. Enquanto encontram resistência de uma mola helicoidal ou pneumática, para ajudar a absorver o choque do terreno rochoso que a modalidade MTB apresenta.

Amortecedor traseiro

Amortecedores traseiros são encontrados nos quadros de bicicletas com suspensão total. Eles normalmente separam o triângulo dianteiro e traseiro e são fixados à articulação do quadro, permitindo que o eixo traseiro suba e desça para absorver o choque do terreno acidentado.

Rotor de Freio

Rotores de freio são uma parte essencial do mecanismo de parada em bicicletas com freios a disco. Eles são fixados aos cubos e giram simultaneamente com a roda. Quando as alavancas de freio são puxadas, as pastilhas apertam o rotor e param o movimento da roda.

Pinça de freio

As pinças de freio seguram as pastilhas de freio e se encaixam nos rotores de freio. Assim, elas são mantidas no lugar por pistões, que são acionados pelo movimento da alavanca do freio. Existem dois tipos de pinças de freio: hidráulicas e mecânicas.

Cubo

O cubo é a parte da roda que permite que ela gire. No centro do cubo está o eixo, que o fixa aos encaixes na frente e na traseira da bicicleta. Montado no eixo é um conjunto de rolamentos, o que permite que ele gire. Finalmente, uma casca cilíndrica flangeada forma o exterior.

Pneu

Eles apresentam padrões de piso com compostos e designs variados, permitindo que os ciclistas encontrem a aderência adequada em uma variedade de condições climáticas e terrenos, para MTB os pneus são mais grossos.

Guidão

Feitos de alumínio ou fibra de carbono, os guidões vêm em formatos e tamanhos variados. Largura, elevação, curvatura para trás e curvatura ascendente – ou a forma – são todos fatores que determinam como o guidão se sente na pegada do piloto no MTB.

Canote

O canote é um tubo de metal ou fibra de carbono que conecta o selim ao quadro da bicicleta. Nos últimos anos, os dropper posts tornaram-se cada vez mais populares. Um conta-gotas permite que o piloto ajuste a altura do assento com um gatilho montado no guidão, facilitando a conexão de subidas e descidas.

Pedivela

O pedivela refere-se a um par de braços e um eixo que conecta os pedais ao quadro da bicicleta. Os braços vêm em alumínio ou fibra de carbono, e o eixo é tipicamente de alumínio.

Cadeia

Uma corrente é um laço contínuo de elos de metal e uma parte fundamental do sistema de transmissão de uma bicicleta. Ao conectar a coroa ao cassete, a corrente gira a roda traseira conforme o ciclista pedala.

Cassete

É uma pilha de anéis de corrente em forma de cone que é fixada ao corpo do freehub de uma bicicleta. Os anéis maiores (baixos) facilitam a subida do ciclista, e os anéis menores (altos) são úteis quando um ciclista está descendo ou se movendo em alta velocidade.

Ainda assim, não são todos os itens que foram mencionados. Então abaixo vamos compementar os faltantes!

  • Falou.
  • Aro.
  • Tronco.
  • Punhos.
  • Alavanca de freio.
  • Alavanca de câmbio.
  • Selim.
  • Braçadeira do Selim.
  • Movimento Central.
  • Coroa.
  • Pedais.

Agora sim, temos os elementos para que sua seja referência entre os caminhos montanhosos e mesmo assim chegar em uma ótima posição. São muitos detalhes sobre peças e componentes de uma bike MTB, não é mesmo?

Qual são as principais características das bicicletas de MTB?

As mountain bikes modernas são projetadas para ter uma maior distância entre eixos visando uma maior estabilidade ao pedalar em trilhas mais retas em alta velocidade e um ângulo de inclinação menor para melhorar as capacidades de descida da bicicleta.

Quando se trata de MTB, os freios também são muito importantes. Se você estiver andando com velocidade em terrenos acidentados e seus freios não tiverem poder de parada suficiente, você provavelmente acabará caindo e talvez se machucando.

As mountain bikes são equipadas com pneus largos e nodosos porque você precisa de toda a tração possível ao pedalar em trilhas de montanha. A perda de tração em alta velocidade é um dos principais motivos de acidentes e lesões.

Elas são equipadas com sistemas de transmissão que as tornam capazes de subir quase qualquer colina e oferecem alta velocidade em trilhas suaves com suas peças e componentes de uma bike MTB.

Estas bicicletas precisam ser resistentes o suficiente para serem percorridas em trilhas de montanha, portanto, o material do quadro precisa ser capaz de lidar com isso. Praticamente os materiais mais utilizados para quadros de mountain bike são o alumínio e o carbono.

O que envolve o Mountain Bike em relação as peças e componentes de uma bike MTB?

Caso você seja novo no MTB, procurar a bike certa pode parecer um pouco difícil. Pois existem diferentes bicicletas disponíveis para cada tipo de ciclista e terreno. Você deve visitar uma loja de bicicletas local especializada em mountain bikes para aprender sobre os tipos de mountain bike e também para encontrar uma bicicleta adequada para você.

Bicicleta de montanha de 26 polegadas

As primeiras mountain bikes dedicadas foram fabricadas com rodas de 26 polegadas, pois são mais fortes e resistentes ao impacto quando o aro tem uma circunferência menor do que as rodas maiores, como rodas de 29 polegadas. Hoje em dia, as bicicletas de 26 polegadas não são tão populares quanto costumavam ser.

Bicicleta de montanha de 29 polegadas

Um tamanho de roda maior, como um de 29 polegadas, fornece mais velocidade e aumenta a tração, mas diminui a capacidade de manobra geral. Por isso, é importante estar por dentro sobre peças e componentes de uma bike MTB.

Enfim, agora conhecemos as peças e componentes de uma bike mtb para que você possa realizar uma boa escolhar e fazer sua melhor aquisição para praticar esse esporte que traz tanta satisfação em nossa saúde.

Gostou do artigo? Então ao comprar sua bike, ou caso já tenha feito isso, assine o seguro conosco e tenha total segurança!

Artigos relacionados
MTB

MTB e meio ambiente: como unir paixão por trilhas e sustentabilidade

Em um mundo onde a consciência ambiental se torna cada vez mais uma prioridade, o mountain bike…
Leia mais
Manutenção de bike

Diagnóstico de ruídos comuns na bicicleta: guia completo

Pedalar é uma atividade prazerosa, mas nada pode ser mais irritante do que ruídos indesejados…
Leia mais
MTB

Dominando as trilhas: técnicas de pilotagem para MTB

Cada pedalada é uma mistura de adrenalina, liberdade e, claro, o desafio de dominar o terreno.
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?