Se você anda descontente com o seu desempenho, talvez seja a hora de começar a procurar um pedal MTB que combine com o seu estilo no esporte. Os pedais da bicicleta fazem total diferença e podem impactar negativamente o desenvolvimento do ciclista

Ele é um componente muitas vezes considerado secundário, quase fútil, mas que deveria ser visto como um dos mais importantes. O investimento em um novo pedal MTB é relativamente baixo, se comparado com os benefícios que o modelo certo pode oferecer a você.

Para auxiliar na sua melhor escolha, preparamos um artigo completo com as principais dicas de como escolher o melhor pedal MTB. Acompanhe a postagem! 

Pedal mtb: aumente a sua performance  

Juntamente com o guidão e o selim, o pedal forma os cinco pontos fundamentais de contato entre o ciclista e a sua bicicleta. Sua função é praticamente gerar o movimento da bicicleta, apoiando os pés e transferindo a força.

Porém, quando falamos de pedalar em diferentes terrenos, a história muda. Um bom pedal MTB deve acompanhar a fluidez do ciclista, independente do ambiente em que ele esteja. 

Para escolher o melhor tipo, é fundamental testar cada um deles. Somente com a sua experiência pessoal é que será possível ter a certeza de qual modelo é mais recomendado para o seu tipo de pedalada

No entanto, existe outro fator relevante que é o tipo de calçado que você prefere pedalar. Alguns modelos exigem o uso de sapatilhas. Porém, sabemos que nem todos os ciclistas conseguem se adaptar à sua utilização. 

O pedal clip para quem é iniciante pode assustar, porém com alguns treinos prévios, é possível pegar o jeito tranquilamente. Já o pedal flat, normalmente aparenta passar uma maior segurança, por ser um modelo mais tradicional.

Porém, para quem está começando em trilhas, manter o pé no pedal, sem ter algo que o segure, pode ser desafiador.  

Como escolher o melhor pedal mtb

Saber bem qual o tipo de pedal MTB você procura, faz toda a diferença na hora de fazer a escolha certa. Ao pesquisar qual comprar, é importante ficar atento a estes quatro fatores: 

Fique atento ao peso

A matemática é fácil: pedais leves cansam menos. E claro, dentro da alta performance, um pedal MTB menos pesado é bem melhor. 

Encontre o melhor material

Quem procura uma melhor performance pode encontrar melhor resultado nos modelos com materiais em aço ou alumínio. Já para os que buscam conforto para ambientes mais urbanos, o convencional, em nylon mesmo, pode ser uma ótima opção. 

Verifique o tamanho

Como em quase tudo na vida, não adianta querer encaixar o que não cabe. O pedal deve ser compatível com o tamanho do seu pé. Por questões de segurança, é necessário que ele não escape. 

Opte por uma boa marca

Muitas vezes é necessário fazer alguma reposição, por isso, vale a pena investir em marcas fáceis de encontrar. Ao mesmo tempo sabemos que a qualidade anda junto com as principais empresas do mercado. Já que vai investir em um novo, não vale a pena arriscar. 

Tipos de pedal mtb: flat e clip

Tipos de pedal mtb: flat e clip

Quer saber quais são os tipos de pedal MTB e como cada um deles funciona e suas principais vantagens? Confira abaixo a explicação dos dois modelos. O flat e o clip:

Pedal Mtb – Flat

Os pedais flat, que literalmente significa “plano” em inglês, são os mais conhecidos. Também chamado popularmente de plataforma, ele é um pivô sobre o qual é montado um corpo plano. Sem possibilidade de acoplamento, o pedal flat deixa o pé livre para se movimentar e levantar à vontade. 

Os pedais planos diferem no uso: os mais simples são feitos de plástico, geralmente preto com inserções refletivas nos ombros, que encontramos em bicicletas de baixo custo. 

Há também pedais flat em aço revestido e pintado, com grande superfície de apoio. Como uma espécie de pinos que são usados ​​para dar aderência ao sapato, trazendo uma maior firmeza. 

Os benefícios do modelo flat: 

  • Possibilidade de uso com sapatos específicos, porém mais confortáveis;
  • Liberdade para levantar os pés dos pedais;
  • Maior superfície de apoio;
  • Ideal para manobras;
  • Não possui ganchos, ou seja, possui menos chances de problemas em situações críticas;
  • Fácil manutenção.

Os pedais do estilo flat são mais baratos em relação ao clip. É possível encontrar lojas que vendem modelos por até R$ 100,00. 

Pedal Mtb – Clip 

O pedal MTB modelo clip, conta com um sistema de encaixe. Com ele, o ciclista deve utilizar uma sapatilha especial para ciclismo, que é presa totalmente no pedal.

Oferecendo maior velocidade e potência, o pedal clip auxilia no movimento, proporcionando um melhor aproveitamento. Seja em terrenos irregulares ou planos, o pedal MTB em clip, sempre oferece maiores vantagens. 

Um dos principais modelos de pedal MTB clip é o SPD. Os pedais SPD, que derivam de Shimano Pedaling Dynamics, também são conhecidos como pedais de liberação rápida.

Eles foram introduzidos no mercado em 1990, pela Shimano ,e representaram na época uma importante novidade. No padrão Shimano, o pedal MTB possui o formato em triângulo, com uma base mais espessa e larga. 

Os benefícios do modelo clip: 

  • Melhor desempenho;
  • Conforto e melhor sensação de liberdade com a bicicleta; 
  • Maior aperfeiçoamento da pedalada;
  • Ajuste perfeito da posição do pé no pedal;
  • Pedal sempre em prontidão;
  • Menor chances de lesões;
  • Melhor transmissão de força. 

Como já vimos, os modelos de pedal clip são mais caros em relação ao estilo flat. Isso porque, os materiais utilizados possuem os custos mais altos. Os preços variam muito, porém a média inicial é de R$ 249,00. 

Clip ou flat: qual o melhor pedal mtb? 

Esta é a pergunta que muitos ciclistas se fazem. Porém, não é possível dar uma resposta universal e que se adeque a realidade de todos. Ambas as soluções são válidas e oferecem vantagens e desvantagens. 

A escolha final, de qualquer modo, depende do seu estilo de condução. Ela está ligada não apenas às necessidades pessoais, mas também ao nível de experiência de cada um.

Para você, qual o melhor modelo de pedal MTB? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Classificado de bikes; marketplace de bikes