Percursos e trilhas

Conheça a linda ciclovia no Largo de Garda

A linda ciclovia no Largo de Garda, localizada na Itália, é um dos destinos mais sonhados pelos ciclistas, e caso você ainda não tenha visitado, temos certeza que entrará na sua lista de desejos. A seguir você vai conhecer as belas paisagens, hospedagens e culinária local. 

Aproveite a leitura e comece a planejar essa viagem maravilhosa!

Apresentando o Largo de Garda: um destino pitoresco para os amantes do ciclismo

Em 2018, foi inaugurada uma pitoresca ciclovia ao longo do maior lago da Itália. Como resultado, o Lago de Garda acabou se tornando o centro do turismo de bicicleta europeu. 140 quilômetros de ciclovias foram planejados como parte do projeto Garda by Bike, abrangendo 19 comunidades e toda a região lacustre.

ciclovia no Largo de Garda
Foto: pinterest.

A província de Garda, com 368 quilômetros quadrados, faz fronteira com as regiões de Trentino, Veneto e Lombardia. Oito ilhéus, vales repletos de vinhas, montanhas ideais para passeios de aventura e um clima agradável o rodeiam, tornando o local ideal para a prática de diversas atividades.

Também há a vantagem de já ser uma atração turística muito apreciada. Afinal, estamos falando da Itália. Além disso, ciclistas e cicloturistas são bem-vindos na maioria dos hotéis e albergues da região. Existem também empresas dedicadas, como o Bike Garda Hotel, que fornecem informações sobre rotas, além de alugar bicicletas e oferecer pacotes de serviços para motociclistas.

A experiência da ciclovia: descrevendo o percurso e as paisagens deslumbrantes ao redor do lago

O Largo de Garda conta com vistas panorâmicas e pontos de interesse ao redor do lago. Para quem deseja viajar com orçamento limitado, explorar novas áreas e ter uma experiência inesquecível, a região oferece passeios de baixo custo, que vão caber no seu orçamento de viagem.

Aproveite o fato de a Itália receber mais uma vez turistas brasileiros explorando estes cinco roteiros abertos a todos: a rota de ciclismo de Munique a Veneza.

A rota de ciclismo Munique-Veneza se estende por 560 quilômetros dos Alpes ao Mediterrâneo e chega a uma altura de 3.000 metros. Ele viaja pela Alemanha, Áustria e Itália com vistas deslumbrantes sobre estradas secundárias e ciclovias pouco utilizadas.

A rota oferece a oportunidade de viajar por cidades importantes como Munique, Innsbruck, Cortina d\’Ampezzo e Veneza, bem como vales pitorescos como Wipptal, Eisacktal, Puster e Cadore no coração das Dolomitas, bem como lagos e rios como o Isar em Achen, Tirol, e os lagos Toblacher, Valdaora e Santa Croce.

Dicas para ciclistas: orientações úteis para aproveitar ao máximo a ciclovia no largo de garda

O trajeto é plano em sua maior parte. Por isso, ele se torna perfeito não só para ciclistas avançados, mas também para aqueles menos experientes. Além disso, é recomendado que o passeio seja feito em baixa temporada, uma vez que nesta época as temperaturas são mais amenas, e o tráfego é bem menor.

largo de garda
Foto: pinterest.

É sempre bom lembrar da importância de usar equipamentos de segurança adequados, protetor solar, capacete e também tênis próprios para a prática do exercício. Manter a segurança durante o ciclismo é essencial para que você consiga aproveitar o passeio do início ao fim.

Atrações ao longo do caminho: pontos de interesse e atividades para complementar o passeio de bicicleta

Durante o percurso você pode aproveitar para conhecer inúmeros vilarejos italianos. O Rival Del Garda fica no norte do lago e é uma das mais populares. O Canale di Tenno conta com apenas 50 habitantes e atrai turistas por ter uma estética ainda medieval.

A Cascata Del Varone também é bem atraente por causa das suas grutas. A Gardone Riviera é uma verdadeira aldeia jardim por ser rodeada de muito verde. Por fim, a Salò é uma antiga cidade pequena, ideal para quem gosta de trekking e caminhadas.

Opções de hospedagem e comodidades: onde ficar e o que esperar durante sua estadia no Largo de Garda

Confira 4 opções de hotéis: 

Du Lac Et Du Parc Grand Resort: fica nas margens do Lago de Garda, e por isso oferece lindas paisagens para os hóspedes.

Cortine Palace Hotel: fica localizo a uma curta caminhada do centro de Sirmione. Ele conta com lindos jardins dentro do seu espaço e também tem restaurantes.

Hotel Bella Riva: um hotel boutique com instalações modernas, misturadas com características históricas.

Hotel Sole: perto do centro histórico de Malcesine, o hóspede vai poder explorar os restaurantes da cidade sem a necessidade de um transporte. O hotel também oferece um restaurante com delícias locais.

Delícias gastronômicas: explorando a culinária local ao longo do passeio de bicicleta

Agora que você já sabe onde ficar, confira algumas dicas de restaurantes: 

Le Gemme di Artemisia: além de comida de alta qualidade, o restaurante oferece também cinco menus diferentes. Entre eles estão: “Vegan Meetings”, “Vivace”, “Amarone”, “Ef The Fusion” e “A Gem”.

Osteria al Pescatore: um restaurante pequeno e acolhedor, liderados por Livio e Rosaria, um casal que viveu a vida inteira na região. Este é um restaurante sem menu fixo, especializado em frutos do mar.

La Veranda del Color: incluído no Guia Michelin, o La Veranda del Color é um restaurante que além de delicioso, preocupa-se também com a aparência dos pratos. E eles dominam esta estética muito bem.

O que dizem os visitantes que exploraram a ciclovia no Largo de Garda

Os visitantes do Largo de Garda são apaixonados pela região. Confira alguns dos depoimentos de quem já viveu esta experiência incrível, de acordo com o Tripadvisor:

\”Uma grande e bem feita obra da engenharia que fica na orla do Lago de Garda. É possível fazer o trajeto à pé ou com bicicletas. Montanhas exuberantes de um lado e um gigante Lago do outro, poderia ser melhor?\”

\”De Limone é uma longa caminhada antes de chegar à ciclo pista. Você não obtém as informações adequadas sobre quanto tempo terá que caminhar antes de finalmente alcançá-lo. Mas quando você faz é gostoso passear e tirar fotos e descansar e curtir a vista dos surfistas e tal.\”

Dicas de planejamento: como organizar uma viagem de ciclismo memorável ao Largo de Garda

A primeira dica é contratar um bom seguro viagem. Afinal, não dá para viajar para fora sem fazer este planejamento para possíveis casos de adoecimento ou acidentes. Crie também uma conta digital na qual você poderá converter e usar o seu dinheiro durante a viagem. Você vai conseguir chegar até o Largo de Garda pelos aeroportos de Milão, Verona e Veneza.

A partir deles, a dica é que você alugue um carro e siga para as cidades do Largo. Uma dica importante é que você pode solicitar a permissão para dirigir na Itália pela internet. Assim, você evita perder tempo solicitando depois que chegar no país.

Preservando a beleza natural: compromisso com a sustentabilidade e conservação no Largo de Garda

No Largo de Garda são tomadas algumas medidas de preservação ambiental. Isso porque para garantir que o local não seja degradado pelos turistas, é preciso ter esse controle. Uma das medidas é o controle da qualidade da água.

Assim, é possível evitar a poluição, o acúmulo de resíduos industriais e também promover práticas agrícolas sustentáveis. A conservação da fauna e da flora aquática também é uma preocupação, assim coma a gestão sustentável do turismo, a educação ambiental, a regulamentação e o planejamento urbano e a monitorização ambiental contínua.

Estas são algumas das medidas que mostram a preocupação da região em garantir a preservação do Largo de Garda, evitando que os turistas ou moradores degradem os seus recursos.

Memórias duradouras: como a ciclovia no Largo de Garda Deixa uma marca nos corações dos ciclistas

As memórias que você vai guardar no seu coração das experiências vividas no Largo de Garda são eternas. São tantas belezas naturais raras, que a gente se sente em um verdadeiro filme. Por isso, aproveite ao máximo a sua viagem com seus amigos ou familiares. Curta muito esta oportunidade única na vida de viver momentos como este.

Confira ciclovias e trajetos bonitos no Brasil:

  • Estrada Real, MG/RJ
  • Vale dos Vinhedos, RS
  • Chapada Diamantina, BA
  • Circuito do Vale Europeu, SC
  • Costa do Descobrimento, BA
  • Campos do Jordão, SP
  • Circuito das Araucárias, SC
  • Estrada Salesópolis-Caraguatatuba, SP
  • Curitiba, PR

Se você é aventureiro e deseja explorar o mundo também, que tal vivermos uma desses experiências incríveis juntos? Assine o Seguro Bike Registrada e garanta toda segurança e assistência para qualquer ocorrência, desde reboque até mesmo furto de bicicleta. Assine agora e pedale com tranquilidade.

Artigos relacionados
Percursos e trilhas

Bicicleta em Bento Gonçalves (RS): confira trilhas incríveis

Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, apresenta muitas opções para quem gosta de bicicleta. Seja…
Leia mais
Esporte e FitnessPercursos e trilhas

4 incríveis trilhas da Amazônia para pedalar

Quando o assunto é a Floresta Amazônica, o que se vêm a mente são as grandes árvores, rios…
Leia mais
Esporte e FitnessMTBPercursos e trilhasPreparação e práticaTreinos

Subida com inclinação em porcentagem de 10%…15%…5%, o que é?

Hoje vamos falar sobre uma das maiores dúvidas de quem pratica ciclismo na modalidade montauin…
Leia mais
Newsletter
Receba  novidades  do Bike Registrada

Receba toda semana matérias  e novidades do Bike Registrada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?